29 abril 2016

Classificando...

Disponível em : Nelsoncorrea.com


Nesta atividade baseada na prática em sala, vocês terão de fazer uma proposta de uma plano de classificação da fotografia em específico, juntamente com sua análise tipológica, identificando o respectivo:

-Fundo;
-Função arquivistica;
-Espécie;
-Série/Tipo;

Vocês terão de classificar este documento com base;

 1 - No plano de classificação do Conarq, indicando o por que de suas deficiências e sugestões de melhoria
 2 - Um outro plano de classificação, fiquem a vontade (Senado, Lopez, Madrid, Duranti)

Atividade em grupo e obrigatória, deve ser postada até as 18:40 Hrs do dia 06/05 e ter a URL indicada nos commets abaixo

Atividade Piloto de Mapeamento


Disponível em: Micreiros.com


Olá Turma.

Como atividade piloto para se acostumarem com o software Bizagi, façam um mapeamento do processo de atividade e post de vocês, englobando desde o momento em que a atividade sai postada no blog mãe, até o momento final onde vocês respondem indicando a URL nos comments.

É interessante vocês darem uma olhada em processos já mapeados.

Atividade em grupo e optativa, deve ser postada até as 18:40hrs do dia 06/04 e ter a URL indicada ns comments abaixo
_______
Thadeu Alexander.

Iniciando o Mapeamento de Processos



Disponível em: Bizagi.com


Boa noite turma,
Como parte importante dos módulos desta disciplina, entraremos no que se refere ao mapeamento de processos por meio do software BIZAGI BPM Suite. É um software livre e bastante utilizado atualmente para o mapeamento e  refino das atividades administrativas.  

Iremos realizar na sexta do dia 06/05 uma atividade prática no laboratório da FCI, vamos mapear um processo simples e ter um diálogo sobre o assunto. Ainda nesta atividade prática, vocês terão de começar um mapeamento sobre determinada atividade referente ao tema de seu grupo. 

É interessante vocês pensarem que este mapeamento poderá lhes ser útil em suas oficinas, visto que o mapeamento por meio deste software evidencia as etapas do projeto e os documentos envolvidos.

Podem e devem achar mais informações referentes ao software e se quiserem fazer o download também, é de graça. Disponível em : http://www.bizagi.com/pt/produtos/bpm-suite/modeler

Como atividade preparatória, vocês devem fazer explanações referente a como o mapeamento de processos pode melhorar o desempenho  das atividades administrativas e como isso reflete na gestão documental do seu tema em específico, façam sugestão de alguma bibliografia sobre o assunto, lembrem que isso foi visto(ou deveria ter sido) na matéria obrigatória do curso Organizações, Métodos e Sistemas (OMS).

Atividade em grupo e obrigatória, deve ser postada e ter a URL indicada nos comments abaixo até as 18:40hrs do dia 06/05.
___________
Thadeu Alexander


A formação do profissional Arquivista!!


Disponível em: Bieau.blogspot


Boa noite, como parte das atividades de hoje vocês terão de avaliar um post referente á formação do profissional  arquivista na Colômbia.

Link para o post:
http://bieau.blogspot.com.br/2013/04/nuevo-programa-de-archivistica-en-la.html

Façam uma leitura e reflexão deste post, pensem oque acham de curioso e interessante ou sobre qualquer dúvida que ficaram, ou alguma comparação com a formação aqui no Brasil.

A atividade se consiste em elaborar uma pergunta a cerca dessa reflexão.

Atividade individual e optativa, podem fazer as perguntas nos comments abaixo.
____
Thadeu Alexander.


19 abril 2016

Comparando os Planos

Para está atividade vocês terão de analisar alguns planos de classificação e fazer um debate em cima deles. Deixem comentários referentes a estruturação de cada um dos planos, a forma como as funções e as tipologias estão organizadas, se é fácil a localização dos documentos, etc
Para ficar mais fácil, classifiquem algum documento nos diferentes planos e vejam se a funcionalidade é eficiente.

Planos e links:

- Resolução 14 do Conarq, disponível aqui.(Façam esse leitura da resolução para elucidar qual é o posicionamento e diretriz estatal para esta questão)
- Plano de classificação do Senado Federal, disponível aqui
- Plano de classificação da Annel, disponível aqui
- Fundo documental de Isaac Francisco Rojas, disponível aqui

Atividade em grupo e obrigatória, deve ser postada até as 18:40hrs e ter a URL indicada nos comments abaixo.
______
Thadeu Alexander.


18 abril 2016

Variação dos contextos documentais


Disponível  em Townshipsheritage.com


Boa tarde pessoal.
Como sabem, é muito comum certas confusões entre os alunos do curso em identificar se um documento é de arquivo, se faz parte de uma coleção de biblioteca, ou se é um documento pertencente a um museu.
A proposta desta atividade é que vocês abordem os três documentos selecionados do fundo do grupo na atividade anterior e como eles podem e conseguem se configurar como documentos museológicos.
Para o embasamento de seus comentários, façam a leitura do texto abaixo.

LIMA, Diana Farjalla Correia. Museologia e patrimônio interdisciplinar do campo: história de um desenho (inter)ativo. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, 2007, Salvador. VIII ENANCIB: Programa: debates sobre Museologia e Patrimônio.(Disponível aqui)

Atividade em grupo e optativa, deve ser postada até as 18:40Hrs do dia 29/04 e ter a URL indicada nos comments abaixo.
____________
Thadeu Alexander

17 abril 2016

Seu grupo como fundo arquivístico!!!



Disponível em Keepcalmdiy.com


Como parte das atividades da semana em torno de questões voltadas a proveniência e classificação, vocês agora terão de pensar o grupo de vocês na disciplina como sendo um fundo produtor de documentos.
Dentro dessa perspectiva, identifiquem 3 documentos que façam parte do fundo do grupo e uma proposta de plano de classificação para estes documentos.

Atividade em grupo e obrigatória, deve ser postada até as 17:40hrs do dia 29/04 e ter a URL específica indicada nos comments abaixo.
________

Thadeu Alexander.

16 abril 2016

Análise documental do filme "Gueto"


Disponível em: Hoycinema


Boa tarde turma como estão?
Para esta semana do feriado você terão algumas atividades.
A primeira, se consiste em assistir o filme "Guetto" e responder algumas reflexões.
Identifiquem e comentem as diferentes  espécies documentais presentes no filme e as diferentes proveniências, e mudanças de proveniência, em que estão envolvidos.

Para complementar esta atividade, façam uma proposta de uma plano de classificação para pelo menos três destes documentos.
Podem achar o filme aqui.

Para servir de inspiração e como base bibliográfica de embasamento dos seus comentários, façam a leitura do texto do professor André

LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Tereznha Stampa. (Orgs.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31. (disponível aqui)

Atividade individual e obrigatória, deve ser postada nos comments abaixo até as 17:40hrs do dia 29/04.
____________
Thadeu Alexander.

11 abril 2016

Elaborando Problemáticas Arquivísticas


disponível em Businessrecords.com

Relembrando as práticas realizadas em sala no dia  01/04, onde os grupos se separaram para analisar diferentes situações que estão comumente presentes no dia a dia de um arquivo, vamos buscar pensar e elaborar questões que sejam semelhantes..

Como parte da questão, vocês devem identificar qual prática foi realizada pelo grupo no dia da aula;

1 - (dentro do auditório) - Identificar as  diferentes espécies documentais e realizar uma análise estrutural dos elementos diplomáticos;
2 - (dentro do auditório) - Avaliar os documentos e fazer a distinção do que se configura como documento de arquivo que gera uma tipologia, e um documento de coleção;
3 - (fora do auditório) - Avaliar as espécies documentais, e entender em como elas em conjunto se configuram em uma só tipologia;
4 - (fora do auditório) - Analisar uma massa documental, identificando as espécies, e classificando as diversas tipologias.

Feito isso, escrevam uma atividade original a ser proposta, que seja similar e que reproduza a problemática da atividade prática feita pelo grupo em sala.

Sejam criativos, pode pensar algo voltado ao determinado tema de seus blogs.

Futuramente esta atividade será respondida por outro grupo da disciplina, então pensem na questão estrutural e na elaboração da questão.

Atividade em grupo e optativa, deve ser postada até as 18:40 do dia 15/04 e ter a Url indicada nos comments abaixo.
_________
Thadeu Alexander.

10 abril 2016

Documento para chamar de seu


   disponível em Pinimg.com


Nesta atividade, vocês terão de eleger um documento para chamar de seu. Se consiste, em definir um documento (pensando no conjunto documental que pode estar presente no mesmo contexto e atividade) que será abordado pelo grupo ao longo do semestre e que tem a ver com o tema do Blog.
Lembrando que este documento deverá estar presente futuramente em suas respectivas Oficinas Documentais.

Vocês devem pensar  e comentar de que forma o grupo pretende discutir o documento em questão, refletindo quais os fundos envolvidos e o seu contexto arquivístico.

Como base bibliográfica semelhante á proposta da atividade:

- VASCONCELOS, Rosa Maria Gonçalves. Análise tipológica dos registros videográficos masteres das sessões plenárias do Senado Federal. PPGCINF-UnB. Tese de Doutoramento. Brasília, 2009.(acesso aqui)

- GALENDE DIAZ, J. ; GARCÍA RUIPÉREZ, M. Los pasaportes, pases y otros documentos de control e identidad personal em España durante La primera mitad Del siglo XIX: estúdio archivístico y diplomático. Revista Hidalguía. Madrid, n. 1, 2004 p.113-144. n 2, 2004, p.169-208.
(disponível na pasta de Dropbox)

- DI PIETRO, Laila. e CARVALHO, Nathália. Organização de documentos audiovisuais e imagéticos: uma abordagem em diplomática e tipologia documental. Monografia de Graduação em Biblioteconomia. UnB. 2010.(acesso aqui)

- FREIAS Jr, Edson. Panorama arquivístico do tratamento de documentos imagéticos forenses pela SPTC-GO (Edson FREITAS Jr.). In: III ENCUENTRO de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración de la América Latina y el Caribe Internacional del Conocimiento: Diálogos en Nuestra América, 2015, Goiânia. Anales del III Encuentro de las Ciencias Humanas y Tecnológicas para la integración de la América Latina y el Caribe Internacional del Conocimiento: Diálogos en Nuestra América. Pelotas: Rede Acadêmica Diálogos en Mercosur, 2015. p. 3668-3678 (p. 110-120)(acesso aqui)

Vocês terão de selecionar um dos textos(ou mais, fiquem a vontade) e dar as respectivas referências metodológicas que vocês acham interessante e que possa ser trabalhado de forma semelhante pelo seu grupo.

Atividade em grupo e obrigatória, deve ser postada até as 18:40hrs da sexta do dia 15/04, e ter a URL indicada nos comments abaixo.
________
Thadeu Alexander.

09 abril 2016

Será que é falso???



Catch Me If You Can (Prenda - me se For Capaz), EUA/Steve Spilberg/2002. Disponível em: Hollywood.com



Bom dia pessoal, esta semana entraremos no tópico da agenda referente a  "Autenticidade e Veracidade".

A ideia desta atividade é que vocês trabalhem com os conceitos relativos ao contexto e elementos de validação, junto com o texto de apoio de Duranti passado como leitura nesta semana. Tentem montar o post em forma de desafio a ser solucionado.

Vocês devem elaborar e emitir um documento, (seja ele falsificado ou autêntico, e não especificar tal informação) pensando as estruturas dos elementos de análise diplomática vistos em sala até o momento.


OBS: Não se esqueçam de trazer o documento físico no dia.

Atividade em grupo e optativa, o documento versão digital deve ser postado até as 18:40Hrs do dia 15/04 e ter a URL indicada nos comentários abaixo,

______
Thadeu Alexander.

Locuções com Duranti...

disponível em Catracalivre.com

Boa noite pessoal, para esta semana vamos trabalhar em cima de um texto clássico usado na disciplina;

- DURANTI, Luciana. Diplomática: usos nuevos para una antigua ciencia. Trad. Manuel Vázquez. Carmona (Sevilla): S&C, 1996. (Biblioteca Archivística, 5). - CAP. 1
OBS: Texto compartilhado na pasta do Dropbox

Após a leitura do texto, respondam

Atividade 1 - Explicar diferenças entre os conceitos de diplomática clássica e diplomática especial.
Atividade 2 - Explicar o conceito de autenticidade diplomática, e dar um exemplo que ilustre a abordagem.
Atividade 3 - Explicar o conceito de autenticidade jurídica, e dar um exemplo que ilustre a abordagem.
Atividade 4 - Explicar o conceito de autenticidade histórica, e dar um exemplo que ilustre a abordagem.
Atividade 5 - Comentem qual a relação entre os três conceitos de autenticidade (diplomática, jurídica e história).

Cada grupo tem de escolher duas atividades a serem respondidas, indicando o número da atividade, e todos devem responder a atividade 5. Lembrando que nenhuma atividade, com exceção da 5 claro, pode ter mais de 3 grupos comentando, confiram quais as atividade foram respondidas pelos grupos anteriores a sua postagem.

Atividade em grupo e obrigatória, deve ser postada até as 18:40hrs do dia 15/04, e ter a Url indicada nos comments abaixo.
________
Thadeu Alexander.

08 abril 2016

Ciranda Cirandinha com Lopez


Cantigas de roda, disponível em Mirokids

Boa noite pessoas, para esta semana, vamos trabalhar agora novamente com atividade realizada por vocês no ínicio do semestre; a ciranda cirandinha.

Iremos utilizar um texto do prof. André, presente na ementa;

LOPEZ, André Porto Ancona. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José (org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005; p.21-34. (Formação de Professores EAD, 27).
OBS: Este texto será disponibilizado para vocês via Dropbox.

Recapitulando como funciona: a primeira pessoa a postar deve realizar uma pergunta, em seguida, outra pessoa responde esta pergunta e deixar outra referente ao mesmo texto, e assim suscetivamente.
Caso vocês estejam respondendo uma questão e de repente outra pessoa a responde na sua frente, não tem problema, respondam mesmo assim assinalando de que pessoa você está respondendo.

Esta atividade é individual e obrigatória, as perguntas devem ser feitas e respondidas nos comments abaixo até as 17:00 Hrs da sexta do dia 15/04.

Ps: A primeira pessoa a propor uma pergunta nos comennts deverá responder a última pergunta que tenha sido postada até as 17:00 Hrs, tendo até as 18:40 Hrs do mesmo dia para responder.
________
Thadeu Alexander

01 abril 2016

Qual o nome da Espécie?










Boa noite, já sabem o que fazer não é?
Com base nos documentos avaliados na prática em sala de aula, façam um post abordando a respeito dos elementos de análise Diplomática, considerando uma análise para os primeiros discutidos, e outra para o documento evidenciado neste post. Considerem questões como....

- É um documento de arquivo ou de coleção?
- Espécie:
- Forma:
- Formato:
- Gênero:
- Suporte:
- Sinais de validação:

Pensado cada situação, respondam também

1-  É o mesmo documento ou ele difere em cada situação?
2 - Qual é o produtor do documento em cada contexto? Qual seu valor arquivístico?
3 - Qual seria sua série documental?


Atividade em grupo e obrigatória, deve ser postada e ter a url indicada nos comments abaixo até as 18:40 do dia 08/04.
________
Thadeu Alexander.

Arquivo e mudança histórica

A atividade atual, em grupo, consiste em indicar um episodio histórico (tem que ser diferente para cada grupo) nos quais os documentos de arquivo e sua análise diplomática e/ou tipológica foram decisivos para o desfecho.

O ponto de inspiração comum é a busca, neste blog, de discussões referentes a saída do então presidente da Câmara dos Deputados Severino Cavalcante em função de análise diplomática de documentos por ele emitidos.

Cada grupo deve, então
a) indicar aqui as url das atividades deste blog referentes ao episódio mencionado de Severino Cavalcanti; (obrigatório)
b) postar comentário nas atividade mencionadas (optativo), lembrando de deixar bem explícito no local que se trata desta atividade, indicando com  precisão a autoria do grupo;
c) postar no próprio blog reflexão sobre o episódio histórico escolhido (obrigatório)
d) indicar aqui a url da referida reflexão, acrescida de indicação do nome do episódio (para evitar repetição pelos demais grupos) (obrigatório)
* - no caso de repetição de episódio somente fará jus aos pontos da atividade o grupo que houver postado antes, de acordo com o horário-google, anotado neste blog.

O prazo desta atividade encerra-se às 18h45' do dia 08/abr/2016, horário de Brasília, conforme indicação do  horário-google, anotado neste blog.

__________
André Lopez

Arquivo e sociedade


A análise diplomática e tipológica acurada nos permite compreender a fundo os documentos e conseguir entender seus verdadeiros propósitos. Dependendo da qualidade da análise e do alcance do tema, as implicações podem ser socialmente transformadoras ao redefinir narrativas de fatos históricos, fazendo com que o constante (re)interpretação do passado, efetivamente, altere o futuro.

A proposta é que os interessados assistam o filme "Gueto" e busquem identificar os diferentes documentos utilizados para sua elaboração, e os respectivos propósitos, de acordo com cada produtor arquivístico anterior. Trata-se de um exercício que mobilizará todos os conhecimentos arquivísticos dos interessados, trabalhando questões de autenticidade/veracidade, trâmite, forma, elaboração e criação de documentos, circulação e criação de novos documentos. 

A atividade é optativa individual para ser feita em várias etapas, ao longo do semestre. Sugere-se que ao término de cada semana, os interessados trabalhem os conceitos discutidos à luz da presente problemática. Às 18h00' de cada 5ªf encerra-se, para efeito de pontuação optativa, uma atividade. O limite máximo de atividades pontuadas por semana é uma por aluno.

A sistemática para alunos da disciplina é realizar as reflexões nos próprios blogs e indicar aqui:
   a) nome do aluno;
   b) número da reflexão;
   c) nome dos conceitos abordados na reflexão; 
   d) url da reflexão no blog de seu grupo.

Participantes que não sejam alunos atuais e possuam acesso para postar em outros espaços virtuais podem indicar aqui
  a) nome;
  b) a expressão "NÃO SOU DISCENTE DE DTD/UNB 1-2016" em maiúsculas;
  c) pequeno resumo sobre a reflexão (máximo três linhas);
  d) url da reflexão no espaço virtual escolhido.

Participantes que não sejam alunos atuais e não possuam acesso para postar em outros espaços virtuais podem indicar aqui:
  a) nome;
  b) a expressão "NÃO SOU DISCENTE DE DTD/UNB 1-2016" em maiúsculas;
  c) a reflexão em si.