A análise diplomática e tipológica acurada nos permite compreender a fundo os documentos e conseguir entender seus verdadeiros propósitos. Dependendo da qualidade da análise e do alcance do tema, as implicações podem ser socialmente transformadoras ao redefinir narrativas de fatos históricos, fazendo com que o constante (re)interpretação do passado, efetivamente, altere o futuro.
A proposta é que os interessados assistam o filme "Gueto" e busquem identificar os diferentes documentos utilizados para sua elaboração, e os respectivos propósitos, de acordo com cada produtor arquivístico anterior. Trata-se de um exercício que mobilizará todos os conhecimentos arquivísticos dos interessados, trabalhando questões de autenticidade/veracidade, trâmite, forma, elaboração e criação de documentos, circulação e criação de novos documentos.
A atividade é optativa individual para ser feita em várias etapas, ao longo do semestre. Sugere-se que ao término de cada semana, os interessados trabalhem os conceitos discutidos à luz da presente problemática. Às 18h00' de cada 5ªf encerra-se, para efeito de pontuação optativa, uma atividade. O limite máximo de atividades pontuadas por semana é uma por aluno.
A sistemática para alunos da disciplina é realizar as reflexões nos próprios blogs e indicar aqui:
a) nome do aluno;
b) número da reflexão;
c) nome dos conceitos abordados na reflexão;
d) url da reflexão no blog de seu grupo.
Participantes que não sejam alunos atuais e possuam acesso para postar em outros espaços virtuais podem indicar aqui
a) nome;
b) a expressão "NÃO SOU DISCENTE DE DTD/UNB 1-2016" em maiúsculas;
c) pequeno resumo sobre a reflexão (máximo três linhas);
d) url da reflexão no espaço virtual escolhido.
Participantes que não sejam alunos atuais e não possuam acesso para postar em outros espaços virtuais podem indicar aqui:
a) nome;
b) a expressão "NÃO SOU DISCENTE DE DTD/UNB 1-2016" em maiúsculas;
c) a reflexão em si.