Este Blog



Bienvenidos, señoras e señores, al Blog Diplomática e Tipologia Documental 

Este é o Blog da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, ministrada pelo professor André Ancona Lopez, do curso de Arquivologia, da Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília - UnB.

Durante a disciplina, os grupos de alunos escolhem um tema -previamente estabelecido pelo professor - e devem  abordá-lo, do ponto de vista arquivístico. Os blogs desse semestre podem ser encontrados na página Home, na coluna do lado direito.

A ideia do uso de blogs surgiu no 1º/2009. Num primeiro momento, o blog-mãe era quase que apenas uma agenda - registrando as atividades a serem cumpridas naquela semana. Os "blogs-filhos", pouco se aprofundavam e o número de posts era baixo.

Aos poucos, os blogs ganharam uma nova dimensão. Além de postar em seus blogs  curiosidades e assuntos  que estão na mídia envolvendo documentos, a entrega dos trabalhos é feita via blog - não ficam mais disperdiçados, mofando em alguma gaveta do professor. Os alunos podem comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas. Participam também pessoas alheias à disciplina, mas que mantém seu interesse pela arquivologia e afins. Você pode conferir os blogs e seus respectivos temas clicando na aba "Blogs Discentes".

A evolução dos blogs da disciplina foi devidamente registrada e gerou artigos que foram apresentados:
  • LOPEZ, A. et al. Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia Documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento. Perspectivas em Gestão do Conhecimento. João Pessoa, Vol. 1, Número Especial (2011): Perspectivas em Arquitetura da Informação, p. 86-99. Disponível em http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790/6098
  • LOPEZ, A. P. A. ; AVILA, R. F. . Blogs de Diplomática e Tipologia Documental como instrumento de aprendizagem: uma experiencia da Universidade de Brasília. In: II Congreso Internacional Comunicación 3.0, 2010, Salamanca. Libro Nuevos Medios, Nueva Comunicación. Salamanca : USAL, 2010. v. 1. p. 1086-1098.  Disponível em: http://comunicacion3punto0.files.wordpress.com/2011/05/comunicacion3punto0libroactas2010.pdf; ISSN/ISBN: 9788461516933.
  • No XVI Congresso Brasileiro de Arquivologia - Santos-SP, agosto 2010: "Blogs de Diplomática e Tipologia Documental como instrumento de aprendizagem: uma experiência da Universidade de Brasília" (dowload aqui)
  • no IV Congresso Nacional de Arquivologia, Vitória -ES, em outubro de 2010: "Blogs como ferramenta de estudo de Diplomática e Tipologia: um ponto de vista discente" (download aqui)
  •  Post sobre apresentação do blog de DTD em congresso internacional, Salamanca, Espanha, 2010, com link para o texto completo.