tag:blogger.com,1999:blog-67627328075114606532024-03-17T03:52:15.787-03:00Diplomática e Tipologia Documental - UnBDe re-diplomatica: novos usos à antiga arte.<br><br><p align="right">no ar desde 25 maio 2009</p>André Porto Ancona Lopezhttp://www.blogger.com/profile/14180734929333106192noreply@blogger.comBlogger678125tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-90597355511556540362019-11-20T21:17:00.001-03:002019-11-20T21:29:26.634-03:00Atividades para a aula do dia 25/11/2019Para a próxima aula, dia 25 de novembro de 2019, será realizada a entrega e apresentação do trabalho final e a postagem da oficina virtual.
Para mais informações sobre o trabalho final e oficina virtual, ver os seguintes links:
http://dtdvirtual.blogspot.com/p/trabalho-final_17.html
http://dtdvirtual.blogspot.com/p/oficina-virtual.html
A apresentação dos grupos deverá ser feita no máximo em 5Julia Donatohttp://www.blogger.com/profile/13497727708405537868noreply@blogger.com8tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-68517989827957091672019-11-07T14:52:00.000-03:002019-11-07T14:52:43.736-03:00Atividade para a aula do dia 11/11/2019
Atividade 1: apresentar o roteiro da sua oficina e o convite para o público (vale fazer flyer, cartaz ou novas espécies documentais a serem criadas). As atividades devem ser postadas nos respectivos blogs e os links nos comentários do blog da disciplina.
Atividade 2: fazer convites especiais para ex alunos da Arquivologia. No dia da oficina, os ex alunos que comparecerem devem entregar Julia Donatohttp://www.blogger.com/profile/13497727708405537868noreply@blogger.com8tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-64018415227087973512019-11-06T21:26:00.001-03:002019-11-06T21:38:28.423-03:00IV Encuentro de Archivos Fotográficos del Mercosur
No dia 25 de outubro de 2019 ocorreu o IV Encuentro de Archivos Fotográficos del Mercosur, evento paralelo ao XIII Congreso de Archivología del Mercosur (CAM). O encontro aconteceu no Centro Cultural de España Montevideo, no Uruguai, e teve como propósito apresentar e discutir o estado atual dos fundos e coleções fotográficas da América Latina e o tratamento desenvolvido por profissionais e Julia Donatohttp://www.blogger.com/profile/13497727708405537868noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-68929431468569274882019-10-30T22:05:00.001-03:002019-10-30T22:05:44.408-03:00Atividade para a aula do dia 04/11/2019Cada grupo deverá concluir o roteiro e o respectivo projeto que será apresentado na Oficina e postá-los nos respectivos blogs. Informar neste blog o link até as 18h do dia 04/11/2019. Estes dados serão corrigidos em sala pelo Professor!Elaine Torreshttp://www.blogger.com/profile/15579676148011252718noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-33278191284763578222019-10-30T21:16:00.002-03:002019-11-06T19:09:13.396-03:00Atividade em aula 30/10/2019Cada grupo deve elaborar durante a aula de 30/10/2019 um esboço do Projeto que subsidiará a Oficina. Redigir no respectivo blog e postar o link no blog da disciplina. Se preferir, use como referência o Blog do DançArq: http://dancarq.blogspot.com/search?updated-max=2015-11-13T09:43:00-08:00&max-results=8Julia Donatohttp://www.blogger.com/profile/13497727708405537868noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-79423296637478888202019-10-16T22:39:00.001-03:002019-10-16T22:39:45.985-03:00Atividade para o dia 30/10/2019Pensando o blog como um documento de arquivo do seu grupo, faça um fluxo no Bizagi. A atividade deve ser postada no blog, até as 18 hrs do dia 30 de outubro.
Atenção: essa atividade será cobrada posteriormente na oficina.Julia Donatohttp://www.blogger.com/profile/13497727708405537868noreply@blogger.com8tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-53478715024557584182019-10-14T22:22:00.000-03:002019-10-14T22:22:11.444-03:00Atividade para dia 16/10/2019Considerando a atividade realizada em sala de aula no dia 14/10/2019, elaborar um fluxograma relativo a geração de algum documento fantasia (qualquer documento do grupo). Atividade em grupo. Postar no blog e indicar o link aqui. Serão consideradas postagens até 18h do dia 16/10/2019!Elaine Torreshttp://www.blogger.com/profile/15579676148011252718noreply@blogger.com5tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-55425599432571178812019-10-14T21:24:00.003-03:002019-10-14T21:26:47.432-03:00Atividade em aula - 14/10/2019Explicar com um exemplo concreto a importância do trâmite para a Diplomática. Prazo da atividade até 21:45h. Atividade em grupo! Disponibilizar o link no blog da disciplina!Elaine Torreshttp://www.blogger.com/profile/15579676148011252718noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-2125511777623304992019-10-09T21:18:00.005-03:002019-10-09T21:22:44.145-03:00Atividade avaliativa surpresa !Atividade individual a ser postada nos comments daqui até às 22:15hs.
Nome
Matr
Nome do grupo
Nome da organização fictícia do seu grupo
Escolha 1 documento postado por seu grupo e
5A) faça análise diplomática mínima de acordo com Lopez
5B) faça análise tipológica minima de acordo com Lopez
6. Explique quais são as principais diferenças entre a Diplomática e a Tipologia, levandoAndré Porto Ancona Lopezhttp://www.blogger.com/profile/14180734929333106192noreply@blogger.com37tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-18252434515400820732019-10-07T21:42:00.001-03:002019-10-07T21:50:15.524-03:00Análise diplomática e tipológica - Atividade em sala 07/10/2019Cada grupo deve corrigir as análises diplomáticas relativas às imagens publicadas nos blogs em 02/10/2019. Concluída esta etapa, o grupo deverá realizar a respectiva análise tipológica.Elaine Torreshttp://www.blogger.com/profile/15579676148011252718noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-70225445691258889312019-10-02T10:22:00.001-03:002019-10-02T10:23:34.925-03:00Atividade para dia 02/10/2019 Para reposição da aula do dia 02/10/2019, pede-se que cada grupo poste em seu respectivo blog dois registros em meio digital (pode ser fôlder, cartaz, banner ou matéria jornalística) referenciando a GREVE NACIONAL DA EDUCAÇÃO e realize a respectiva análise diplomática. Favor mencionar a fonte! Serão considerados os links postados neste blog até 23hs do dia de hoje (02/10/2019)!Elaine Torreshttp://www.blogger.com/profile/15579676148011252718noreply@blogger.com6tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-72197876644793395052019-09-13T14:19:00.001-03:002019-09-16T22:26:06.762-03:00Atividade paras aulas de 18/09/2019 e 30/09/2019 - Enganando Daniella
Esta atividade destina-se a discutir os conceitos de autenticidade e veracidade. Deverão ser postados exemplos de documentos, no mínimo dois, sendo ao menos um falso.
Etapa 01:
Em grupo (18/09/2019) - Apresentar documentos digitais e físicos em grupo.
Etapa 02:
Individual (30/09/2019) - Apresentar documentos digitais.
O texto básico para discussão é o capítulo 01 de Luciana Duranti:
•&Elaine Torreshttp://www.blogger.com/profile/15579676148011252718noreply@blogger.com26tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-31781538484431845992019-09-11T22:34:00.001-03:002019-09-11T22:34:29.800-03:00Atividade para aula de 16/09/2019Tema: Autenticidade, veracidade e diplomática. Com base na leitura de Duranti, capítulo 1 (link) e o texto de Daniella Larcher (link) faremos a seguinte atividade:
Segundo Daniela Larcher, todo mundo tem documentos pessoais, mas vamos descobrir os fraudadores dentro de nós. Cada um tem de inventar um exemplo de documento a ser fraudado (ou alterado, ou falsificado, ou adulterado, ou.. ou..Elaine Torreshttp://www.blogger.com/profile/15579676148011252718noreply@blogger.com37tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-67410899938523463532019-09-09T22:23:00.002-03:002019-09-09T22:23:41.943-03:00Atividades para 4ªf dia 11/09Fazer novamente o exercício anterior (aqui) como nova postagem, sem retificar a antiga.
Tarefa 1: elaborar um plano de classificação do grupo.
Tarefa 2: elaborar espécies documentais diplomaticamente descritas, conforme modelo mínimo da página 23 do texto Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores (acesso aqui).
Tarefa 3 (extra): Indicar com precisão e André Porto Ancona Lopezhttp://www.blogger.com/profile/14180734929333106192noreply@blogger.com8tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-25074515068088512712019-09-05T16:47:00.000-03:002019-09-09T22:21:09.210-03:00Atividade para a aula de 09/09/2019Tarefa 1: elaborar um plano de classificação do grupo.
Tarefa 2: elaborar espécies documentais diplomaticamente descritas, conforme modelo mínimo da página 23 do texto Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores (acesso aqui).
As duas atividades devem ser feitas em apenas uma postagem no Blog. Os links devem ser colocados aqui nos comentários até as 18 horas do dia 09 deJulia Donatohttp://www.blogger.com/profile/13497727708405537868noreply@blogger.com2tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-58829277949109710782019-09-02T21:40:00.000-03:002019-09-04T08:56:35.926-03:00Gira-gira (Ciranda-cirandinha) para apresentar na aula de 04/09/2019
Leitura do texto:
LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Terezinha. (Orgs.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 151. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31. (Acesso aqui).
Elaine Torreshttp://www.blogger.com/profile/15579676148011252718noreply@blogger.com41tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-91250784046869240472019-08-29T15:59:00.000-03:002019-08-29T15:59:13.241-03:00Atividade para a aula de 02/09/2019Tarefa 1: Deixar claro o nome do grupo e o nome da empresa fictícia em uma postagem no Blog.
Tarefa 2: Indicar a análise diplomática mínima dos dois documentos escolhidos por cada grupo, conforme ficha da página 24 do texto Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores (acesso aqui). Fazer uma postagem no Blog também.
Tarefa 3: Cada grupo deverá imprimir o Kit MCEByte (Julia Donatohttp://www.blogger.com/profile/13497727708405537868noreply@blogger.com11tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-64353386620540596162019-08-27T09:33:00.001-03:002019-08-27T09:33:44.400-03:00Atividade para a aula de 28/08/2019
Iniciar a leitura do texto (acesso por aqui) e levar para a aula dois documentos: um documento do grupo e um documento fictício.
Elaine Torreshttp://www.blogger.com/profile/15579676148011252718noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-87792610024241150072019-08-19T22:23:00.002-03:002019-08-19T22:23:17.983-03:00Atividade para o dia 21/08/2019
Atividade em grupo
Leitura do texto (acesso aqui) e elaboração de 03 perguntas arquivísticas relativas a ele.
As perguntas deverão ser postadas nos comentários deste post com a identificação do grupo.
O prazo para execução da atividade é o dia 21/08/2019 até às 18h.Elaine Torreshttp://www.blogger.com/profile/15579676148011252718noreply@blogger.com16tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-59695934898390004922019-08-19T21:33:00.001-03:002019-08-19T21:45:22.832-03:00Atividade em aula - 19/08/2019
Buscar notícia atual, associá-la à Arquivologia e postar comentários em seus respectivos blogs, indicando nos comentários deste post o LINK de acesso.
Elaine Torreshttp://www.blogger.com/profile/15579676148011252718noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-40939141674592893292019-08-14T22:03:00.002-03:002019-08-14T22:03:44.313-03:00Atividades para o dia 19/08
Cada grupo, agora já com o tema central definido, deverá indicar no próprio blog, links de grupos anteriores correlacionados com a escolha atual. Atenção: nem sempre haverá um grupo que trate especificamente do mesmo tema, porém existem diferentes grupos anteriores que trabalharam temas passíveis de inspiração e diálogo. Mais especificamete, cada grupo necessita elaborar um post que contenha:
André Porto Ancona Lopezhttp://www.blogger.com/profile/14180734929333106192noreply@blogger.com8tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-8889171049352773582019-08-14T21:26:00.002-03:002019-08-14T21:27:22.528-03:00Criação do blog do grupo
Cada grupo deverá criar seu blog, de acordo com as instruções constantes aqui, acrescentando o documento de criação elaborado na aula anterior.
As respectivas URLs deverão ser indicadas nos comments deste post.
O prazo encerra-se às 21:45 de hoje.
Como continuação desta atividade, cada grupo poderá aperfeiçoar o próprio blog até às 18hs do dia 19/08, devendo indicar a atualização André Porto Ancona Lopezhttp://www.blogger.com/profile/14180734929333106192noreply@blogger.com9tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-7277898202155674922019-08-12T21:02:00.002-03:002019-08-12T21:02:29.779-03:00Início do semestre
Bem vindos!
As atividades deste semestre de DTD, mais uma vez, serão realizadas em grupos. Vamos trabalhar com 6 grupos de 5 pessoas. As informações básicas e as tarefas dos dia-a-dia estarão postadas neste ambiente virtual. As indicações gerais estarão no blog DTD virtual. Parte das atividades vocês deverão respondê-las neste blog e outra parte em blogs específicos que cada grupo irá criar.
André Porto Ancona Lopezhttp://www.blogger.com/profile/14180734929333106192noreply@blogger.com7tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-87230565410825172952019-06-21T08:00:00.000-03:002019-06-21T08:00:00.375-03:00Trabalho finalNa próxima 4ª dia 26/06 cada grupo deverá apresentar em sala os respectivos trabalhos finais, de acordo com as orientações disponíveis em http://dtdvirtual.blogspot.com/p/trabalho-final_17.html.
Não se esqueçam que o blog finalizado e ajustado é parte do trabalho final.
Cada grupo que tenha o blog, com os respectivos elementos avaliativos (incluindo trabalho final e oficina virtual) André Porto Ancona Lopezhttp://www.blogger.com/profile/14180734929333106192noreply@blogger.com9tag:blogger.com,1999:blog-6762732807511460653.post-50064364495289970002019-06-19T22:40:00.000-03:002019-06-19T22:40:04.386-03:00Oficina VirtualDepois da apresentação ao vivo das oficinas imagina-se que cada grupo gostaria de fazer modificações. A oficina virtual é o exercício que replica a oficina, já com os ajustes necessários, para que outras pessoas possam delas desfrutar on-line, em qualquer momento.
As oficinas virtuais deverão estar disponíveis para análise em classe no dia 24/06 a partir das 20:30hs.
Sistemática: postar o link André Porto Ancona Lopezhttp://www.blogger.com/profile/14180734929333106192noreply@blogger.com9