19 outubro 2010

Ciranda cirandinha


"Ciranda cirandinha vamos todos cirandar..." 

A velha cantiga das brincadeiras de criança volta a ser entoada, agora num ambiente virtual. É isso mesmo, a brincadeira agora é a seguinte: um faz a pergunta (com um comentário individual aqui nesta postagem), outro vem e responde. Depois de responder faz outra pergunta. E assim a gente vai dando as mãos e construindo conjuntamente o conhecimento. Não vale perguntar por perguntar. A qualidade da pergunta será avaliada. Lembrando que as perguntas e respostas devem estar relacionadas ao texto da Rosa Vasconcelos, apresentado no post anterior. Então, resumindo, é isso:

1º passo: "A" pergunta;
2º passo: "B" responde a pergunta de "A" e faz uma pergunta a "C";
3º passo: "C" responde a pergunta de "B" e faz uma pergunta a "D".

O aluno "A" ganha a recompensa de não responder pela iniciativa de começar a corrente. E o ciclo vai se repetindo até a participação de todos.

PRAZO: sexta-feira (22/10) - Hora: 18:59 (antes da aula).
Abraços e boa atividade.

Postado por Rodrigo Fortes de Ávila

39 comentários:

  1. Duranti(1996) postula que "Várias pessoas podem participar da formação do documento mesmo não tendo influência direta na natureza do documento em que aparecem, mas somente na sua efetividade”. Rosa Vascolcelos reiteira que "Esses outros participantes são chamados de controladores".( p.46)
    Neste contexto, se tratando de documentos públicos, qual o papel legal dos produtores e possíveis controladores?

    ResponderExcluir
  2. Resposta: O papel legal do produtor, no contexto de uma documentação pública, seria o de efetivamente cumprir o fim pelo qual o documento foi criado, transformando o ato em transação, que seria "uma declaração da vontade dirigida a obter efeitos reconhecidos e garantidos pelo sistema jurídico” para “promover o interesse geral da sociedade” (DURANTI, 1996, p. 50), princípio fundamental que rege toda a ação do poder público. Já os controladores teriam o papel de viabilizar a atuação dos agentes públicos, normatizando a forma dos documentos, como com a criação de formulários, de modelos documentais, entre outros que atendam a ação da melhor maneira possível.

    Pergunta: De acordo com o que dispõe Duranti, qual seria a diferença entre processo e procedimento?

    Marcelo Alves Castro

    ResponderExcluir
  3. Resposta: Procedimento é um conjunto de regras pelas quais se efetua uma transação e compreende os passos formais para que seja concluída a transação. Já o processo são as atividades cumpridas para direcionar os passos formais do procedimento.

    Pergunta: Qual a relação entre ato e fato?

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Um fato jurídico é um evento produzido intencionalmente,o fato que resulta de uma vontade humana se define como ação ou ato, logo o ato é a consequência de um fato o que faz com que exista uma relação de dependência.

    Pergunta: Para a Diplomática que tipo de ato tem relevância?

    ResponderExcluir
  6. Para a Diplomática são relevantes somente os atos manifestados e percebidos na forma escrita, que resultam em documentos.

    Tendo em vista o contexto histórico, quais os dois tipos de documentos que os diplomáticos identificaram e avaliaram?

    Wanderson T. Barbosa

    ResponderExcluir
  7. Documento dispositivo e documento probatório.

    Quais são os quatro tipos de documento citados no texto e suas diferenças?

    ResponderExcluir
  8. Documento dispositivo: o ato só existe por meio de um documento,
    Documento probatório: a documentação é feita a fim de provar um ato,
    Documento de apoio: é a prova escrita de uma atividade que não é um ato jurídico,
    Documentos narrativos: é um documento que prova uma atividade juridicamente irrelevante.

    ResponderExcluir
  9. Quais são as pessoas envolvidas na criação de um documento? Fale sobre cada uma delas.

    ResponderExcluir
  10. Autor, destinatário e escritor do documento.

    Pergunta: A autora relata que "Outro diferencial da investigação do Grupo de Madrid é a verificação do trâmite, pois acreditam que permite cobrir todo o caminho percorrido pelo
    documento, apontando as normas a que está relacionado, detalhando quais documentos o compõem e mostrando as particularidades que devem ser levadas em consideração em sua classificação, avaliação, descrição e guarda."

    Você acha que é possível com todas as técnicas já existentes "cobrir todo o caminho percorrido pelo documento"?

    ResponderExcluir
  11. Autor, destinatário e escritor do documento.

    Pergunta: A autora relata que "Outro diferencial da investigação do Grupo de Madrid é a verificação do trâmite, pois acreditam que permite cobrir todo o caminho percorrido pelo
    documento, apontando as normas a que está relacionado, detalhando quais documentos o compõem e mostrando as particularidades que devem ser levadas em consideração em sua classificação, avaliação, descrição e guarda."

    Você acha que é possível com todas as técnicas já existentes "cobrir todo o caminho percorrido pelo documento"?

    ResponderExcluir
  12. Resposta: Sim, acho que é possível pois de acordo com Cortéz Alonso: "Ao ter em mãos um esquema de cada tipo documental em que se pontualiza a legislação que o contempla, o trâmite que se segue e os documentos que o integram nos parecem uma ajuda oportuna para o produtor dos documentos, que, em cada caso, não tem necessidade de voltar a consultar códigos, datas de prazo ou incidências. Para o arquivista (...) ao efetuar esta análise lhe permite melhorar seu conhecimento dos caracteres internos dos documentos, entender melhor suas relações com séries paralelas ou entrelaçadas e assim, avaliar melhor cada uma delas para, em seu momento, poder dar um informe para a correspondente seleção. Uma eliminação dificilmente será correta se antes não se fez a análise da série e das que são afins ou contingentes. Para o administrador, ao decidir quanto a expurgos, evitará desestimar documentos que não devem ser destruídos(1986)".

    Pergunta: Segundo a autora "os elementos internos se referem à articulação intelectual da forma documental e são aqueles que fazem com que o documento esteja completo". Quais são os tipos de elementos internos?

    ResponderExcluir
  13. Os elementos internos compõe o documento em termos de contextualização e estrutura do conteúdo.De acordo com a autora, documento é estruturado sob três formas:
    Protocolo: contém o contexto administrativo da ação, indicação das pessoas, tempo, lugar e assunto, bem como fórmulas iniciais;

    Texto: contém a ação e inclui as considerações e circunstâncias que lhe deram origem e as condições relacionadas ao seu cumprimento.

    Escatocolo: contém o contexto de documentação da ação – enunciação dos meios de validação, indicação de responsabilidades com relação ao ato da documentação – e as fórmulas finais.


    PERGUNTA: A autora cita que Cortés Alonso (1986) convida os arquivistas a formarem manuais de tipologias documentais.
    Você concorda com a confecção destes manuais?

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Priscylla Araujo

    O documento interno é estrururado sob 3 formas. A primeira é denominada protocolo e esta relacionada as atividades administrativas, que pode se desdobrar em protocolo de vídeo (visual e sonoro). A segunda é denominada texto que esta relacionada as circunstâncias que lhe deram origem, se desdobra em texto no védeo que refere´se a sessão legislativa. e a terceira e última escatocolo que refere-se a enunciação dos meios de validação, indicação de responsabilidades com relação ao ato da documentação que desdobra-se em escatocolo no vídeo logomarca da TV Senado e os nomes dos integrantes da Mesa Diretora e dos diretores Geral, da Secretaria Geral da Mesa, da TV Senado e da Comunicação Social.


    pergunta: "Os elementos externos referem-se ao revestimento físico da forma documental" .O que são os elementos externos e quais as suas características?

    ResponderExcluir
  16. Maiara Portela

    Os elementos externos referem-se ao revestimento físico da forma documental, às características materiais e sua aparência que fazem o documento capaz de cumprir a sua finalidade, isto é, esteja perfeito. São eles o suporte, escrita, linguagem, sinais especiais, selos e anotações. As características são suporte , linguagem, sinais especiais, selos e anotações.

    A aplicação da Diplomática pode ser verificada quando Cortés Alonso (1986, p. 423) aponta a análise dos caracteres internos e externos do documento para definir o modelo ou quando faz comparações entre a tipologia proposta e a Diplomática. Lopez faz um comentário a cerca do assunto, fazendo as devidas aproximações com a disciplina em questão. A repeito desse expresse sua opiniao?

    ResponderExcluir
  17. Fernanda Cândido


    Concordo com Lopez, pois a análise detalhada dos elementos internos típicos de cada tipo documental acaba por se aproximar da diplomática, já que esta tem por finalidade o estudo dos documentos a fim de definir sua natureza jurídica e para isso faz a análise dos elementos inter-relacionados do documento (fato, forma e documentação) observando, entre outros aspectos, as características físicas, intelectuais dos documentos. Por essa questão pode-se ver que as análises diplomáticas e tipológicas têm uma relação de aproximação.


    Acerca dos procedimentos, qual a diferença entre a documentação medieval e a contemporânea?

    ResponderExcluir
  18. A diferença entre a documentação medieval e a contemporânea consiste no fato de que, na última, os quatro tipos de procedimentos podem ser encontrados em muitos níveis, não somente em um. Uma mesma entidade tem possibilidade de desenvolver diferentes atividades que também podem gerar diferentes tipos de documentos.

    PERGUNTA: No que diz respeito ao TRÂMITE, responda: Para aplicar a proposta de Duranti é preciso vislumbrar duas questões, quais são elas? Justifique.

    ResponderExcluir
  19. Segundo DURANTI no que diz respeito ao trâmite é preciso vislumbrar duas questões: 1° O trâmite completo, pelo qual passa os documentos em vídeo. A 2° Nem sempre irá se efetivar a correspondência exata entre os documentos textuais com os documentos audiovisuais. Para justificar esta afirmação DURANTI escreveu “a função e a competência influem no conteúdo dos fundos arquivísticos em que a organização influi sobre a estrutura geral; mas são as ações e as transações, os procedimentos mediantes os que se cumprem o que se determina a forma dos documentos, suas inter-relações e sua quantidade. (DURANTI, 1996, p.153, tradução nossa).

    Na criação do documento existem pessoas envolvidas na sua criação (autor, destinatário e escritor do documento), mas existem outros participantes que são chamados de controladores. Explique porque essa denominação.

    Victor Hugo Rosa de Lima
    10/08242

    ResponderExcluir
  20. A minha pergunta a Ivina jah fez. Vou fazer outra.

    Segundo Rosa Vasconcelos, qual é o caráter probatório do documento?

    Victor Hugo Rosa de Lima
    10/08242

    ResponderExcluir
  21. Isabella Massi

    Resposta: Rosa vasconcelos nos traz que a finalidade pela qual nasce o documento nos traz a essência do documento arquivístico que é o seu caráter probatório, onde um documento ao ser criado ele o é para atender as necessidades daqueles que o criaram. Os documentos não são criados para a posteridade.

    Pergunta: No texto a autora cita Menne- Haritz de o documento de arquivo é uma transação registrada , e ela ainda vai além dizendo que o documento de arquivo é a própria transação. Diz que: “Se assim for, a documentação (records) não é nem mesmo transações registradas (recorded transactions), mas as transações em si, petrificadas ou congeladas e preservadas com o propósito de tornar possível voltar a elas mais tarde”. A respeito dessas transações registradas demonstre a sua opinião levando em conta se: o documento é a própria transação? E petrificada?

    ResponderExcluir
  22. Resposta: Menne-Haritz acredita que a essência do documento de arquivo seja estritamente seu caráter probatório, uma vez que alega que os fundamentos lógicos de existência de arquivos perpassam a comunicação administrativa, o registro do que aconteceu no âmbito administrativo e a prestação de contas necessária de um órgão administrativo. Ela alega que os documentos não são para a posteridade dizendo que "documentos são produzidos porque são necessários para aqueles que produziram, não como coleção de informações, mas como ferramentas de trabalho intelectual para o direcionamento e controle dos processos de decisão". Dessa forma, Menne- Heritz afirma que os fatos registrados servem como base para a tomada de decisão, tendo o documento e sua tramitação valor probatório.
    Acredito que a documentação não seja a transação em si, congelada e preservada com o propósito de garantia de recuperação da informação e do processo administrativo. A documentação não possui apenas um contexto administrativo, ela pode adquirir relações externas, sendo elas sociais ou históricas, tudo a depender do ambiente e do contexto em que foi submetida. Menne-Haritz possui uma idéia delimitadora da atuação da Arquivologia, desprezando suas diversas funções e importâncias.

    Pergunta:
    Os fundadores da Diplomática, ao definir a natureza do documento, entendem a área como um conjunto de elementos inter-relacionados e que para proceder à sua análise é preciso separá-los. A divisão é feita em torno de três partes: fato, forma e documentação. Existe ainda outra divisão entre o aspecto externo e o interno. Explique cada um dos elementos resultantes dessas divisões e suas relações com o objeto da Diplomática.

    ResponderExcluir
  23. Mariana Rocha Siqueira

    O fato: refere-se ao que envolve o documento; A forma: refere-se às características físicas e intelectuais dos documentos; A documentação: refere-se ao procedimento que incorpora o fato ao documento. O aspecto externo, se relaciona com às palavras, que se refere a ação. O outro aspecto, interno, relaciona-se àquilo que o documento informa; transferência para um suporte e meio semântico e juridicamente crível.
    A Diplomática tem por objeto a estrutura formal do documento, objetivando comprovar sua autenticidade, baseando-se no fato de que “o documento deve conter a mesma construção semântica de discurso com a mesma problemática jurídica. A forma “é o complexo de regras de representação usadas para transmitir uma mensagem” (DURANTI, 1996, p. 119). Ela se manifesta na forma física e intelectual, integrando o seu aspecto externo, com a articulação interna de seu conteúdo. Para proceder à análise crítica do documento, a Diplomática estabelece princípios, estudando as partes, considerando suas características externas e internas.


    Pergunta:
    Para a Diplomática, de acordo com o propósito do procedimento, surgem atividades, resultando em documentos. Os procedimentos geravam idênticas formas documentais e advinham de idênticas atividades. Então, para classificar formas idênticas, basta identificar os procedimentos, ou seja, as atividades que as geravam. Exponha sua opnião.

    ResponderExcluir
  24. AYANA LEAL RESPONDE:

    A INDENTIFICAÇAO DO PROCEDIMENTO É A BASE PARA CLASSIFICAR UM DOCUMENTO COM A DEVIDA EFETIVIDADE, POIS APARTIR DO MOMENTO QUE SE ENTENDE QUAL ATIVIDADE DEU ORIGEM A AQUELE DOCUMENTO A ANÁLISE DOCUMENTAL FICA MAIS CLARA E OBJETIVA, POIS O DESCONNHECIMENTO DOS PROCEDIMENTOS EXECUTADOS NOS LEVA A DESCONHECER O CONTEXTO O QUAL A INFORMAÇÃO FOI PRODUZIDA.

    ResponderExcluir
  25. AYANA PERGUNTA.

    DE ACORDO COM O TEXTO, QUAL É A DIFERENÇA ENTRE DOCUMENTOS MEDIEVAIS E OS CONTEMPORÂNEOS??

    ResponderExcluir
  26. DESCULPA A MINHA PEGUNTA FOI REPETIDA.
    AYANA PERGUNTA:
    NO TEXTO, DURANTI (1996) DEFENDE A IDÉIA DE QUE AO FAZER A ANÁLISE DIPLOMÁTICA DEVE-SE ANALISAR PRIMEIRO OS DOCUMENTOS E DEPOIS SE FARÁ DAS LEIS.EXPONHA SUA OPINÃO.

    ResponderExcluir
  27. As normas muitas vezes não espelham as funções e atividades desenvolvidas pelos órgãos. O mais importante, nesse caso, é investigar os processos de criação dos documentos. Para Durantti, cada procedimento apresenta uma estrutura. De acordo com o propósito dos procedimentos, surgem as atividades, resultando os documentos.
    Como a sociedade se relaciona com esses procedimentos?

    ResponderExcluir
  28. Por meio da investigação e do exame dos procedimentos de criação documental: os documentos devem ser mapeados, de acordo com as funções e atividades de seus criadores e o pesquisador “deve avançar debaixo para cima, quer dizer, dos documentos resultantes de cada procedimento até os procedimentos em si mesmos”


    Vê-se claramente que há um nível entre o que aconteceu e o que é registrado, que não está contido nos documentos. Que medida deve ser usada para haver um melhor descrição dos documentos no acervo?

    ResponderExcluir
  29. Através da normatização descitiva.

    ResponderExcluir
  30. ou melhor descritiva...explico...

    ResponderExcluir
  31. Fernando Gabriel, falta a sua pergunta para continuar a atividade. Abraços :)

    ResponderExcluir
  32. Através do desenvolvimento de normas técnicas de descrição de forma e conteúdo. Mesmo que se busque a imparcialidade, os critérios de descrição são sempre arbitrários, através de regras de análise documentária, a descrição seria mais eficiente e facilitaria, posteriormente, o processo de busca e recuperação da informação.

    Pergunta:

    De acordo com Rosa Vasconcelos: "O estudo tipológico também subsidia a identificação da autenticidade, que é uma das cinco caractéristicas do documento de arquivo, vinculado à sua criação, manutenção e custódia". Aautora em sua dissertação cita Duranti (1994, p.52): " [...] os documentos são autênticos por que são criados mantidos e conservados sob custódia de acordo com procedimentos regulares que podem ser comprovados". O que seriam esses procedimentos regulares? Cite exemplos.

    ResponderExcluir
  33. Kaian Bernardes 09/98486

    Esses procedimentos regulares são função/atividade para a qual o documento foi criado, sua manutenção para comprovação de valor legal, juridico e administrativo e conservação pelo valor historico e que podem ser comprovados por serem registrados.

    pergunta a seguir

    ResponderExcluir
  34. A aplicação da Diplomática aos documentos contemporâneos continua sendo válida, mesmo com as transformações ocorridas em relação aos documentos medievais?

    Kaian Bernardes

    ResponderExcluir
  35. Luanna

    Para a Diplomática, inicialmente, os procedimentos geravam idênticas formas documentais e advinham de idênticas atividades. Então, para classificar formas idênticas, bastava identificar os procedimentos, ou seja, as atividades que as geravam. Apesar das mudanças ocorridas ao longo do tempo, Duranti acredita que é possível aplicar também esta lógica de criação aos documentos contemporâneos porque a sociedade está organizada sob um sistema jurídico, e, sendo assim, as atividades humanas sempre apresentam uma natureza organizativa e instrumental, executiva ou constitutiva – que é a identificação e classificação dos procedimentos aplicados aos documentos medievais. A diferença entre a documentação medieval e a contemporânea consiste no fato de que, na última, os quatro tipos de procedimentos podem ser encontrados em muitos níveis. Uma mesma entidade tem possibilidade de desenvolver diferentes atividades que também podem gerar diferentes tipos de documentos.


    Pergunta:

    Para Duranti (1996), para ser um documento que produz consequências, deve passar por dois momentos cronologicamente distintos ou não, na fase de criação: o “momento da ação” e o “momento da documentação”. A autora propõe uma estrutura ideal de procedimento integrado, composta por fases. Apresente as fases e relacione-as aos momentos da estrutura ideal apresentada.

    ResponderExcluir
  36. RESPOSTA: As fases de uma estrutura ideal de procedimento integrado segundo Duranti(1996) são:
    1 Fase introdutória ou iniciativa.
    2 Fase preliminar ou investigação.
    3 Fase consultiva ou consulta.
    4 Fase deliberativa ou deliberação.
    5 Fase de controle ou controle da deliberação.
    6 Fase executiva ou execução.
    Nas três primeiras fases o momento da ação e o momento da documentação acontecem juntos e são necessários para que a transação se inicie ou prossiga. As três últimas fases estão focalizadas na ação, isto é, na sua preparação, cumprimento em tornar o documento perfeito, portanto é quando acontece o momento da documentação.

    PERGUNTA: A lógica de criação documental tem por fundamento alguns princípios. Quais são e explique-os?

    ResponderExcluir
  37. A lógica de criação documental significa identificar procedimentos, sequências, que geraram idênticas formas documentais,onde as atividades são as mesmas. Nesse contexto Duranti está comparando os arquivos Medievais com os contemporâneos e ela acredita que essa lógica pode ser aplica aos documentos atuais, porque a sociedade está organizada sob um sistema jurídico, onde as atividades humanas sempre apresentam uma natureza organizativa e instrumental, executiva ou constitutiva.

    Os principios que ela tem por fundamento são:
    1) Cada procedimento tem a mesma estrutura ideal; Nesse caso a estrutura (forma), assim como a natureza das pessoas produtoras são relevantes para estabelecer a semelhança;

    Sei que deveria responder o segundo principio,mas não sei se o que entendi é o correto então passo a vez e pergunto:

    PERGUNTA: 2)Todos os documentos e procedimentos que os geraram podem ser divididos em categorias com base na finalidade que se espera que cumpram, explique:

    Viviane Viana Silva - 10/08587

    ResponderExcluir
  38. Rodrigo Nogueira

    RESPOSTA: Todos os documentos e procedimentos que os geraram podem ser divididos em categorias com base na finalidade que se espera que cumpram, ou seja, com relação à classificação geral e também à natureza privada ou pública das pessoas jurídicas que iniciam/participam do procedimento, a variação do princípio organizativo de um sistema jurídico é irrelevante.

    PERGUNTA: Quais são os tipos e as respectivas características dos procedimentos dos quais deviram quaisquer documentos arquivísticos na análise dos documentos em vídeo "master"?

    ResponderExcluir
  39. 1)
    Procedimentos organizativos: Os que tendem ao estabelecimento de
    uma estrutura organizativa e aos procedimentos internos como também a
    sua manutenção, modificação ou supressão.
    2)
    Procedimentos Instrumentais: Os que se relacionam com a expressão
    de opiniões ou assessoramentos.
    3)
    Procedimentos executivos: os que permitem a transação regular dos
    negócios dentro dos limites e de acordo com as normas previamente
    estabelecidos por cada autoridade.
    4)
    Procedimentos constitutivos – os que criam, extinguem ou modificam
    o exercício do poder. Os procedimentos constitutivos compreendem três
    subcategorias:
    i) Procedimentos de concessão: os que criam novas situações
    e novos poderes para os destinatários
    ii) Procedimentos de limitação: os que privam poderes ou faculta
    pessoas físicas ou jurídicas.
    iii) Procedimento de autorização: Os que consistem ao exercício
    de poderes previamente obtidos por uma pessoa física ou
    jurídica. Estes procedimentos não criam limites para seu
    exercício.” (DURANTI, 1996, p. 106, tradução nossa).


    Pergunta: Em que se resume a referida dissertação?

    ResponderExcluir

clique para comentar