09 dezembro 2013

Aluna de DTD convoca professor para "aula não obrigatória"


Alguns alunos de DTD entenderam que a avaliação escrita realizada na última sexta-feira era principalmente um outro instrumento didático. Não apenas algo para "aferir" (essa palavra é indevida) o conhecimento discente, mas, principalmente algo elaborado para ajudar a aprimorar o raciocínio crítico. Um dos pontos básicos dessa postura é se preocupar menos com os acertos e erros e buscar entender melhor os porquês dos mesmo.  

Em resposta a post sobre a prova, a aluna Anna Lídia convocou este docente e demais interessados para discutirmos a prova. Prontamente a outra aluna, Manuela, fez coro à ideia.

Atendendo a pedidos, então, informo que nesta 6ªf às 19:15hs estarei em sala para discutir a prova com os alunos que por ventura estejam interessados (não para corrigir ou fechar notas e pontos, porém para discutir cada questão da prova).

Peço apenas que os interessados anotem os nomes aqui abaixo, em atendimento à convocatória de estudantes interessados em aprender.

___________
André Lopez

06 dezembro 2013

Hoje é dia de prova


Tradicionalmente, a prova sempre foi vista como um divisor de águas; um momento no qual o aluno deve, em princípio dar o melhor de si, com o efeito colateral perverso de que passado esse momento o aluno entende que não há mais necessidade nenhuma de reter ou aprimorar tais conhecimentos. A metodologia de ensino-aprendizagem utilizada na disciplina visa quebrar com essa postura nada educativa e utiliza a prova como "um" dos elementos avaliativos e não "o" elemento. 

A enquete feita com alunos e ex-alunos da disciplina apontou que a grande maioria deles, com númenos acima dos 75%, acharam que o expediente dos blogs e a prática das oficinas realmente teve um efeito muito positivo no interesse e na melhoria da aprendizagem. Espero que a charge de abertura desse post possa, cada vez mais, ser um retrato grotesco de uma realidade efetivamente ultrapassada. 

__________
André Lopez

03 dezembro 2013

Para relaxar e se aprofundar em outros saberes antes da prova


Ocorrerá, nesta 6ªf, dia 6/dez, a partir das 8h:30min da manhã, a sexta reunião aberta do GPAF, como atividade do IX Workshop Internacional de Ciência da Informação, na Faculdade de Ciência da Informação, da Universidade de Brasília. A reunião é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição e será uma ótima oportunidade para melhor conhecer o trabalho de grupo e poder interagir com nossos pesquisadores e alunos. 

A programação resumida é a seguinte:
  • 8h30: Abertura da 6ª Reunião (Coord. Darcilene Sena Rezende)
    • Balanço e Perspectivas Atuais do GPAF (LOPEZ, A.)

  • 8h50: Apresentação de pesquisas concluídas do GPAF (Coord: Laila Figueiredo Di Pietro)
    • DIGIFOTOWEB: repositório digital de materiais fotográficos de arquivo; (LOPEZ, A & ANTUNES, O.)
    • O uso da folksonomia na organização e recuperação da informação fotográfica: o caso do acervo CONTAG; (ARAÚJO, A)

  • 9h10: Apresentação de pesquisas em andamento no GPAF (Coord: Alessandra dos Santos Araújo)
    • Identificação e análise de documentos imagéticos na Universidade de Brasília e instituições relacionadas; (ALVES, T.) 
    • Diagnóstico do acervo fotográfico do Arquivo Público do Distrito Federal; (MENEZES, M.)
    • UnB: a crise de 1977 e o registro fotográfico feito pela Assessoria de Segurança e Informações; (SOUZA, T.)
    • Acervo fotográfico do Museu de Astronomia e Ciências Afins: uma proposta de mapeamento documental; (REZENDE, V.)
    • Estruturação de acervos imagéticos e acesso à informação: estudo comparativo de instituições de memória no Chile e Argentina; (DI PIETRO, L.)
    • Organização da informação de acervos fotográficos de arquivos pessoais: um estudo de caso do projeto Cine Memória,  s salas de cinema do Espírito Santo ;(MALVERDES, A.)
    • Proposição de uma metodologia de identificação de conjuntos fotográficos dispersos em grandes instituições; (COSTA, R.) 
    • A autenticidade da informação no processo de produção de prova testemunhal no Inquérito Parlamentar; (CARVALHO, T.)
    • Dimensões informacionais de documentos imagéticos do transporte ferroviário em Formiga (MG): de 1908 a 1957 (NASCIMENTO, N.)

  • 10h30 — Intervalo Interativo:
  • 10h50 — Palestras
    • GPAF e intercâmbio nacional — Telma Campanha de Carvalho Madio (UNESP - Marília)
    • Adequação da descrição arquivística de documentos fotográficos a standarts internacionais — Darcilene Sena Rezende (UnB)

  • 11h50 —  Debate

  • 12h20 —  Encerramento
O folder com a programação completa e com os resumos dos trabalhos pode ser baixado aqui.

__________
André Lopez

02 dezembro 2013

Só mais uma!


Bom gente, 

Atividade OPTATIVA para fechar com chave de ouro antes da prova!

Super simples, basta que cada aluno responda aqui no post, as principais diferenças entre a proposta da MEF e o plano de classificação do CONARQ, em relação a interoperabilidade.

Alguma dúvida?
Prazo: até a prova!

__________________
André Matheus

Nos finalmentes!



Bom dia galera!

Estamos na reta final, vale lembrar que sexta dia 06/12 temos a prova final!

A atividade agora é OBRIGATÓRIA em grupo!

Vocês irão fazer uma análise COMPLEMENTAR a atividade da semana passada sobre a comparação com o MEF e o MADRI, no entanto, aula passada, tivemos uma discussão sobre o assunto, e acho válido reforçarmos este ponto visando a prova de sexta-feira. Enfoque no texto do Guardado, visando revisar as principais diferenças entre eles, e complementar.

Atividade simples, prazo: 06/12 18:59

__________________
André Matheus