27 janeiro 2012

Artigo em romeno sobre diplomática



O artigo sobre atos administrativos e suas respectivas formas é um interessante exemplo de discussão diplomática sob a ótica do Direito, indicando como os aspectos formais dos documentos são fundamentais para que eles possam ter validade jurídica e produzirem desdobramentos legais. É sempre um risco muito grande a tradução de termos conceitualmente complexos pelos softwares automatizados, mas o artigo merece uma visita para que se possa ter uma ideia de como alguns elementos de análise diplomática são considerados em "outras" culturas administrativas. Tal diversidade administrativa merece ser relativizada posto que tanto nós como os romenos somos herdeiros, mesmo que longinquamente, da burocracia do Império Romano. Eles mais diretamente do que nós. 

Acesse o artigo do Prof. Ovidiu Podaru aqui ou clique na imagem acima. 

Bogdan Popovici, que já nos visitou em Brasília (ver aqui) destaca (também em romeno) a importância dada por Podaru aos selos e carimbos como sinais de validação aqui.

Sugestão de atividade de estudos para o período de férias
tentar realizar uma tradução "decente" do referido artigo para o português. O prof. Popovici, certamente poderá ajudar os interessados quanto a melhor definição de termos técnicos. O contato com ele poderá ser feito em inglês ou francês no e-mail bogdanpopovici@gmail.com.

__________
André Lopez

13 janeiro 2012

Prêmio Maria Odila Fonseca

Se você acompanha esse blog e acha que suas ideias podem ser de interesse geral para a arquivologia, está na hora de estruturá-las na forma de mongografia para concorrer ao Prêmio AAB 2012. Se você já tem a monografia pronta, melhor ainda, desde que seja inédita. 

Confira o regulamento do concurso no site da AAB, ou baixe diretamente o arquivo em PDF aqui.

O prazo para envio dos originais é o dia 30 de abril.


Mãos à obra!!!

04 janeiro 2012

Acervo histórico da CUT via internet


O Centro de Documentação e Memória Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CEDOC CUT) trabalha desde 1999 na recuperação, organização e preservação da documentação produzida, recebida e guardada pela Central e suas entidades ao longo de sua história. Reunidos e guardados em um único espaço, este material permanece disponível para consultas e pesquisas na sede da Central. Mas agora, toda essa produção poderá ser acessada e utilizada via internet. Isso porque foi lançado no final de 2011 o hotsite do CEDOC, vinculado a secretaria-geral, onde se tem acesso ao acervo de documentos da CUT, cronologia das lutas, resoluções dos congressos e plenárias, além das outras atividades desenvolvidas pelo setor.

São materiais que abarcam o período entre o final dos anos 70 até os dias atuais. Já estão disponíveis para visualização cerca de 600 cartazes produzidos entre 1979 e 1993. Para o próximo ano, centenas de publicações produzidas pela CUT e seus entes estarão disponíveis para download.

“Era uma demanda antiga. Tínhamos um acervo organizado, mas era pouco utilizado pelas nossas entidades. A partir deste site não estaremos apenas preservando a memória, mas disponibilizando facilmente um material de subsídio para as organizações sindicais, pesquisadores e o público em geral”, explica Antonio José Marques, coordenador do CEDOC.

Este hotsite faz parte do projeto de Comunicação da CUT iniciado em agosto deste ano com a construção dos sites dos estados e ramos e a reformulação do site da CUT Nacional.

“Com esta nova ferramenta vamos potencializar o acesso a produção do movimento sindical e operário que é rica e admirável, porém muitas vezes não acessível facilmente. Continuaremos preservando e divulgando a memória sindical que é um direito de todos e todas”, destaca José Marques.

Aos poucos, o Centro de Documentação vai disponibilizar para download todas as publicações. Caso não encontre o documento necessário entre em contato com a assessoria do CEDOC.

http://cedoc.cut.org.br/ - Entrem para uma visita e enviem sugestões.

_____________________
Postado por André Lopez, adaptado de texto de William Pedreira