14 maio 2019

Paralisação da UnB dia 15/05

Paralisar as atividades docentes e discentes não significa inatividade.

Todos os alunos são convidados a dispender o tempo da aula desta 4ªf para assistir o video disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Y4p6MvwpUeo

Como atividade optativa (em grupo ou individual) é sugerida uma análise do atual desmonte das IFES tendo em vista o observado no documentário.

Caso necessário, use a notícia a seguir como inspiração:
https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/el-ladrillo-e-a-biblia-do-novo-ministro-da-economia-paulo-guedes/

PRAZO 20/05 20hs

OBS: Não-alunos e demais interessados também podem participar da atividade.

6 comentários:

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  2. Marília Cristina da Silva 17/0041662

    O vídeo é um documentário sobre o Estado de Choque, um estado de choque é quando ficamos desorientados. O que nos mantem alerta é a nossa história e um período de crise é um ótimo momento para repensarmos a nossa história. A tese da Doutrina do Choque é que nos foi vendido um conto de fadas de como as políticas radicais acabaram com o mundo. Friedman acreditava que se o Governo deixasse de regular, a economia cresceria. Friedman acredita que somente a crise, real ou percebida, produz uma mudança real. Quando a crise ocorre, as ações dependem das ideias que estão em volta.
    A crise nas Instituições Federais de Ensino Superior vem desde 2016 quando passou a vigorar a Emenda Constitucional 95, a qual visou “reverter, no horizonte de médio e longo prazo, o quadro de agudo desequilíbrio fiscal em que nos últimos anos foi colocado o Governo Federal.” É notória a crise que o Brasil passa desde 2014 e isso, de acordo com o Estado de Choque, ocasiona um repensar da nossa história. Utilizando os pensamentos acima, as ações que estão ocorrendo dependem das ideias que estão em voga. A mudança de Governo traz uma “renovação” de pensamento. O atual Governo acredita em um Estado minimalista, o qual interfere o mínimo possível na economia do país, na expectativa de que se maximize o progresso e a prosperidade no país. Nos últimos dias, foi anunciado um corte de 30% no orçamento de Instituições Federais de Ensino Superior, o que tem sido visto como uma intenção de desmonte da educação pública brasileira. Em função disso, o corpo docente e discente tem se mobilizado com paralisações nacionais na tentativa de restabelecer a força da educação no país.

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  3. Análise do desmonte das IFES - Trabalho Individual - Paulo Valadares 17/0043266

    Temos no Brasil um sistema de ensino baseado nas IFES - Instituições Federais de Ensino Superior, que atuam em todos os campos da educação tanto nas áreas de humanas, exatas, físicas e biológicas, pois dependemos de todas essas modalidades para o desenvolvimento das atividades na vida real e não podemos privilegiar e nem prescindir de nenhuma delas, para a totalidade da nossa população e seu desenvolvimento intelectual e técnico.
    As atuais demonstrações de preferencias e de contingenciamento de verbas indicando a valorização de algumas atividades em depreciação a outras é um erro pois a formação das pessoas deve considerar suas habilidades, o intelecto, o raciocínio.
    A descrição do contingenciamento, ou cortes, na realidade, trata o assunto de forma não linear, ou seja, indica que é na base comum ou seja no custeio, atingindo umas mais do que as outras. O que é pior, porque demonstra a falta de sensibilidade pelo geral e sem critérios, atingindo toda a comunidade acadêmica.
    Na análise que podemos fazer da aplicação dessas teses de liberalismo econômico em que tudo pode ser privatizado, tudo pode ser desregulamentado e as regras das forças do mercado serão exercidas livremente. Fica demonstrado que a parcela menos protegida da população será a que vai arcar com os custos dessa eventual transformação, enriquecendo ainda mais os ricos e empobrecendo ainda mais os mais pobres, que ficarão ainda com menos possibilidade de crescimento e afirmação.
    O que nos é apresentado é que políticas neoliberais não surtem os efeitos que são alardeados por seus representantes. É que as tais forças de mercado são manipuladas e manipuláveis, agindo no sentido do interesse das elites e produzindo riquezas para quem as exerce.
    A escola de Chicago, Milton Friedman e os “Chicago boy’s” ainda são uma realidade, que foi aplicada em grande medida nas economias latino-americanas e em outros países, como um teste para verificar sua validade, que era recomendada no livro “Capitalismo e Liberdade” para ser usada em conjunto: liberdade econômica como condição essencial para a liberdade das sociedades e dos indivíduos.
    No entanto seus ensinamentos e teorias foram usados em intervenções em diversos países como “Terapia de Choque”, segundo a jornalista e escritora Naomi Klein, e o primeiro grande teste foi no Chile, implementado pela ditadura de Pinochet, com os resultados que hoje são conhecidos. Resultados econômicos e restrição das liberdades fundamentais, contradições não recomendáveis, aplicados por seus discípulos chilenos formados na Universidade de Chicago.
    O comportamento do atual governo brasileiro em relação às nossas Instituições Federais de Ensino Superior, é um indicativo das ideias de privatização e de concessão do ensino à iniciativa privada, diminuindo as oportunidades e o acesso à educação de qualidade ao grande contingente e maioria da população brasileira, menos privilegiada e pobre.

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  4. O vídeo denuncia como uma sociedade com sede de solucionar seus problemas imediatos por meio de um governo autoritário pode ocasionar consequências maiores às minorias e classes mais pobres do “estrato social”, invertendo valores em detrimento do poderio, coerção em nome da democracia, e punição acima da liberdade de expressão. Além disso, o vídeo ressalta a importância da memória, da história; como ela se repete, como as pessoas não a conhecem, como ela é esquecida e como ela é sustentadora de conflitos que parecem circular e circular e a colheita de um povo sem referências. O desmonte das IFES, caracteriza um início de burla a educação e acesso ao conhecimento, uma manobra de contingenciar o estudo através de cortes que aos poucos implicará na falta de manutenção dos centros universitários desencadeando uma verdadeira quebra no funcionamento das faculdades gratuitas federais e mais do que isso afastando do meio acadêmico os menos desfavorecidos presentes no ambiente universitário. A doutrina de choque, de imposição e de execução é capaz de deturpar ideias que viriam a estabelecer a ascensão da ciência, da economia, da saúde pública e da estabilidade social.

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  5. Atividade Feita pelo grupo Arqueen
    https://arquivedabra.blogspot.com/2019/05/atividade-relacionada-ao-documentario.html

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