06 maio 2019

Atividade para o dia 08/05

Com base no texto de Duranti, Cap. 1 (acesso aqui) trace  uma relação entre:

a) Diplomática clássica (Duranti) e análise diplomática (Lopez);

b) Diplomática especial (Duranti) e tipologia documental (Lopez).

Atividade em grupo a ser postada até às 20:30hs do dia 08/05 nos comments DESTE post.

7 comentários:

  1. Grupo - ComidArq
    a) Segundo Duranti, a diplomática clássica é um conceito mais restrito em relação a análise dos documentos, que busca analisar cada documento de forma individual. Segundo André Lopez, é através da análise diplomática que se consegue identificar melhor o documento em seu caráter individual, ele destaca as principais informações para fazer uma análise diplomática dos documentos, como: o nome, características internas e externas, e o formato do documento entre outras características cruciais dos documentos, tais quais: autenticidade, sinais de validação, etc.
    b) De acordo com Luciana Duranti, a diplomática especial é um ramo da própria diplomática, e tem como objeto de estudo o documento em si, sua unicidade e autenticidade e demais partes que o compõem. A diplomática especial analisa situações específicas e faz uso da teoria da diplomática geral que guia e controla a diplomática especial e é alimentada por ela. Apesar de ainda ser contestada por alguns autores, é uma disciplina em que os princípios teóricos formulados e analisados pela diplomática se individualizam, ou seja, são vistos e interpretados separadamente.
    Pensando nessa individualidade, o conceito de tipologia de Lopez correlaciona a função dos arquivos à uma série, construindo a possibilidade da classificação tipológica. Vincula-se, portanto, o documento de arquivo ao contexto em que foi produzido.

    ResponderExcluir
  2. Grupo - ARTEvístico

    A) Para Duranti, a Diplomática Clássica se baseia nas noções fundamentais e teóricas tradicionais. De acordo com Lopez, a Análise Diplomática serve para uma melhor identificação de cada documento, para que ele possa ser definido de acordo com suas informações.

    B) A Diplomática Especial, de acordo com Duranti, é um ramo da diplomática onde se dá a individualização, desenvolvimento e classificação dos princípios teóricos formulados e analisados pela diplomática geral, para ser aplicado em documentos distintos. Lopez fala que a Tipologia Documental é a responsável para o entendimento do documento identificado pela diplomática dentro da organicidade, correlacionando a espécie com a função para, então, definir o tipo documental.

    ResponderExcluir
  3. Grupo Cinemarq:
    A Diplomatica classica (Duranti) e análise diplomática (Lopez)

    A diplomática clássica e a paleografia eram responsáveis por analisar criticamente os documentos somente de carácter jurídico, para verificar a presença de falsificação. Até o século VI não tinham critérios para identificar essa falsificação afinal, os legisladores da época acreditavam que por se tratar de documentos guardados em “lugares” seguros como o arquivo, órgãos públicos, igrejas e até cofres, os mesmos não pudessem ser falsificados. A autenticidade ainda não era avaliada intrinsecamente, mas a partir do momento em que a diplomática passou a analisar documentos de todos os tipos, assemelhando-se a arquivística, foi necessário estabelecer outros critérios. A análise diplomática, portanto, que Lopez traz já apontam elementos mínimos o que facilita para realização da análise da autenticidade. São elas:

    - Denominação da espécie

    - As características internas e externas

    - Trâmite









    Diplomática especial (Duranti) e tipologia documental (Lopez).



    A diplomática especial analisa de forma individualizada o documento, porém usa da sua proveniência (origem) e usa outros documentos de mesma origem para validar a autenticação. O uso da proveniência se assemelha a para que segundo o autor a tipologia documental é responsável por realizar a a análise da função do documento e sua razão de ser para analisar o tipo documental, que é resultado da análise tipológica, definida por Lopez como responsável por realizar a ligação do documento diplomático para que se entenda o tipo e a função do documento para seu produtor ou titular arquivístico.

    ResponderExcluir
  4. DIPLOMÁTICA CLÁSSICA

    A diplomática por definição, ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial - documentos emandados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras, submetidos, para efeito de validade, à sistematização imposta pelo Direito, tornando-os eivados de fé pública, garantindo-lhes legitimidade de disposição e obrigatoriedade de imposição, bem como a utilização no meio sociopolitico regido por aquele mesmo direito.

    Assim não é possível dissociar a diagramação e a construção material do documento do seu contexto jurídico-administativo de gênese, produção e aplicação.

    O objeto da Diplomática Clássica é o documento diplomático: registro legitimado do ato administrativo ou jurídico, cosequência, por sua vez, do fato administrativo ou jurídico; testemunho escrito de natureza jurídica, redigido com observância a certas formas estabelecidas que se destinam a dar-lhe força probatória. O objeto da Diplomática é a estrutura formal do documento. O documento deve conter a mesma construção semântica de discurso para a problemática jurídica.

    Duranti diz que a diplomática, juntamente com a paleografia, nasceu para analisar criticamente documentos falsificados na antiguidade que eram levados a “oficinas documentais” para ganhar autenticidade, por este motivo pode-se dizer que possui um caráter mais prático e não um caráter com aprofundamento teórico como o de hoje. Por ter este caráter prático, ou investigativo a diplomática clássica possui forma parecido com o que aprendemos por análise diplomática, a tentativa de identificar um documento ou individualizá-lo observando suas características internas e externas, seja por suporte, tinta, linguagem, escrita, pontuação, etc.



    DIPLOMÁTICA CONTEMPOR NEA

    Diplomática especial é uma ramo da diplomática, uma disciplina em que os princípios teóricos formulados e analisados pela diplomática se individualizam, desenvolvem e esclarecem para serem aplicados a documentos singulares,concretos,reais, existentes e facilmente exemplificáveis.

    O objeto dos estudos modernos da Diplomática é a unidade arquivística, analisada enquanto espécie documental, servindo-se de seus aspectos formais para definir sua natureza jurídica dos atos nela implicados, tanto relativamente a sua produção como a seus efeitos.(CARUCCI, 1987)

    Concentra-se na gênese, na constituição interna, na transmissão e na relação dos documentos entre seu criador e seu próprio conteúdo com a finalidade de identificar, avaliar e demonstrar sua verdadeira natureza. (DURANTI, 1995)

    Hoje, este é o objetivo da Diplomática, muito mais do que simplesmente a autenticidade formal dos documentos.

    ResponderExcluir
  5. Grupo ArQueen
    https://docs.google.com/file/d/0B_nsQNBkqjomUHVJMGUzZmZIUG5PSWNrOWJzWE00c2FZT2t3/edit?usp=docslist_api&filetype=msword


    a) Diplomática clássica (Duranti) e análise diplomática (Lopez)
    Para Duranti, os princípios, conceitos e método da diplomática são universalmente válidos e podem oferecer sistema e objetividade ao estudo arquivístico das formas documentais, isto é, mais qualidade científica. A diplomática e ciência arquivística eram analisadas conjuntamente.
    Lopez também atesta a complementaridade entre Arquivologia e Diplomática, e explicita que tais disciplinas se diferenciam pelo enfoque que esta tende a individualizar cada documento, enquanto aquela busca a inserção de cada documento em conjuntos mais amplos. Para o autor, a análise diplomática é feita buscando identificar e caracterizar os documentos de forma mais sistemática, procurando reconhecer a denominação da espécie, características internas e externas principais, e o trâmite do documento.

    b) Diplomática especial (Duranti) e tipologia documental (Lopez)
    Para Duranti, a diplomática especial é um ramo da diplomática, uma disciplina em que os princípios teóricos formulados e analisados pela diplomática se individualizam, desenvolvem e esclarecem para serem aplicados a documentos singulares, concretos, reais, existentes e facilmente exemplificáveis, mais que a documentação geral abstrata e atípica. A diplomática especial seria a aplicação da teoria da diplomática geral. Este conceito é muito semelhante ao apresentado por Lopez à definição de tipologia documental, em que o documento individual, analisado anteriormente pela diplomática, é estudado junto ao conjunto de documentos produzido pela entidade, ou seja, dentro da organicidade.

    ResponderExcluir
  6. Me Arquive

    Diplomática Clássica e Análise diplomática

    Diplomática clássica é analisada por conceitos, pelas noções fundamentais e sobre o método que se usa para se aplicar à um documento. Sua relação com a análise diplomática é que ambas identificam melhor o que o documento é de fato, tornando mais fácil de se definir procedimentos técnicos adequados.


    Diplomática especial e Tipologia documental

    A diplomática especial é um ramo da diplomática em que os princípios teóricos se tornam individuais, com características mais claras se aplicando a cada documento individualmente, e suas funções específicas. Assim como a tipologia, que busca definir cada função para trazer uma maior e melhor compreensão do documento.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

clique para comentar