20 abril 2018

Atividades para o dia 27/04

Atividades individuais:

Compreender as principais diferenças práticas na aplicação dos seguintes modelos tipológicos
-tipologia mínima (Lopez)
-grupo de Archiveros de Madrid
-arquivos municipais espanhóis (texto de Mariano Ruipérez cap. 1.3)

Atividade 1: compreender tipologicamente o próprio fundo pessoal e escolher 3 séries documentais para analisar sob a ótica de 3 distintos modelos:
a)  Lopez
b) Madrid ou Conarq
c) Algum dos outros modelos arrolados por Ruipérez.
Tarefaindicar nos comments aqui, sob o título de "tarefa individual 1" quais foram as principais modificações verificadas.

Atividade 2: com base no capítulo 5 de Luciana Duranti explicar:
a) as razões da existência de diferentes modelos;
b) a importância dessa diversidade;
c) as desvantagens da adoção formal de um único modelo oficial.
Tarefa: nos comments aqui, sob o título de "tarefa individual 2" responder aos itens a, b e c.


Atividades em grupo:


Atividade 1: Trazer para discussão em aula um plano de classificação tipológico (com as respectivas análises das séries) dos documentos do grupo, pensado como um fundo. O Plano não poderá ter mais do que 3 páginas e deverá ser entregue em formato físico para os colegas e para o professor (9 cópias no total). Após a aula, o plano deverá ser reelaborado e postado nos próprios blogs. 
Tarefa: postar no blog do grupo, até o dia 04/05, o plano analisado em aula. Indicar nos comments aqui, sob o título "tarefa em grupo 1" a url do respectivo post.
EM TEMPO: agregar ao material a ser distribuido para a turma o exercício feito na última aula

Atividade 2: compreender tipologicamente documentos do foco do grupo e escolher 3 séries documentais para analisar sob a ótica de 3 distintos modelos:
a)  Lopez
b) Madrid ou Conarq
c) Algum dos outros modelos arrolados por Ruipérez.
Tarefa: postar as respectivas análises no blog do grupo, até o dia 27/04, 13hs, sob o título de "tarefa em grupo 2" e indicar aqui a respectiva url.

Atividade 3: compreender os diferentes conceitos imbricados na tipologia documental. definindo as diferenças entre:
a) espécie e tipo;
b) série e tipo;
c) arquivo e coleção;
d) classificação e plano de classificação;
e) autenticidade e veracidade
Tarefa: postar as respectivas comparações no blog do grupo, até o dia 27/04, 13hs, sob o título de "tarefa em grupo 3" e indicar aqui a respectiva url.

OBS: Os links para os textos estão na página Agenda.

65 comentários:

  1. Tarefa individual 1:

    O modelo apresentado por Lopez demonstra ser mais objetivo. A proposta de uma tipologia mínima registra informações mais básicas em relação aos documentos. Já o modelo trazido pelo grupo de Arquivistas de Madri, mais complexo, foca no trâmite do documento. O modelo proposto por J. M. Roldán Gual também demonstra uma preocupação com o contexto. Registrando, entre outras coisas, as relações com outras séries que precedem e descendem da série analisada.


    Tarefa individual 2:

    a) Existem diversos modelos pois eles precisam se encaixar em diferentes organizações com necessidades informacionais diversas.

    b)A diversidade de modelos é importante pois permite que cada um deles seja melhor aplicado em cada realidade específica.

    c)Um modelo formal adotado como o único oficial vai na contramão da necessidade dos modelos tipológicos que é ser adaptável.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Tarefa Individual 1

    Escolhi 3 documentos: Carteira Estudantil, Carteira de Identidade e Certificado de Conclusão do um Curso.

    a) De acordo com Lopez, o autor analisa alguns aspectos tais como:
    O nome do documento: Carteira Estudantil.
    O Formato e as dimensões: Cartão.
    O suporte: Plástico.
    O gênero: Textual.

    b) Grupo de Archiveros de Madrid, eles fazem uma análise com mais aspectos do documento, não só os aspectos como gênero (Textual) e Espécie documental (Carteira Nacional de Habilitação) e também o Trâmite (Pedido > preenchimento dos requisitos subjetivos > avaliação > Emissão da Licença > expedição).

    c) Ruipérez, o autor destaca alguns tipos de modelos de análise diplomática e tipológica. De acordo com o autor, essa abordagem depende da forma em que o documento será analisado e de acordo também como ele se encontra na organização ou no fundo em que está presente.

    Tarefa Individual 2

    a) Existem diferentes documentos e aspectos diferentes. Assim como também existem diversas organizações. Dessa forma, é possível analisar um documento sob diferente prisma.

    b) Essa diversidade de modelos é importante, pois permite a diferente aplicação dos modelos, não sendo necessário uniformizar ou padronizar para todos haja visto que cada um possui uma realidade e contexto fático distinto.

    c) No caso das desvantagens de se adotar um único modelo oficial podemos destacar o fato de que não atenderá de forma satisfatórias as demandas pelo documento. E aplicando somente um modelo, poderá acarretar em um eventual problema no futuro, quando determinado documento não se adequar a realidade fática.

    ResponderExcluir
  4. Tarefa Individual 1

    Considerações acerca da análise tipológica do fundo pessoal:
    Ao utilizar o modelo mínimo de Lopez, identifiquei que seu foco maior se apresenta na forma mais objetiva: elenca os elementos básicos – diplomática e tipologicamente –, evidenciando a função arquivística do documento para seu fundo.
    O modelo proposto pelo grupo de arquivistas de Madri, por outro lado, amplia o escopo da análise documental: há, de forma clara, uma maior preocupação com o posicionamento do documento na instituição, e com seu histórico de trâmites. Foca na importância do documento para o arquivo (neste caso, pessoal) e na construção de um código de classificação (não realizado).
    O modelo do Ayuntamiento de Zaragoza observa predominantemente as características físicas do documento analisado. Diferentemente do citado acima, não elucida código de classificação.



    Tarefa Individual 2

    a)As razões da existência de diferentes modelos:
    Isto se dá pela pluralidade e especificidade de diferentes documentos em diferentes instituições. Diferentes teóricos enxergam formas diferentes de analisar tipologias documentais, de acordo com o contexto específico de cada organização/acervo.

    b)A importância dessa diversidade:
    Como mencionado acima, a gama de diferentes instituições implica em necessidades diferentes de análise dos documentos. Segundo Duranti, a diversidade de modelos dá liberdade para as organizações escolherem um modelo de análise que a contemple da melhor forma.

    c)As desvantagens da adoção formal de um único modelo oficial:
    Não existe um modelo formal que abranja todas as necessidades específicas de todas as instituições. A adoção de um modelo único oficial seria um reducionismo às diferentes escolas de análise, de forma que dificilmente uma instituição teria, em suas compreensões tipológicas, todos os seus pontos relevantes abordados.

    ResponderExcluir
  5. Atividade individual 1:
    Lopes representa um modelo mínimo de análise, onde o documento é analisado de forma isolada e busca as características externas aos documentos. Madrid apresenta um modelo mais amplo e que busca o conhecimento de todo o ciclo de criação do documento, pois acredita que com isso o processo de recuperação da informação seria facilitado. Ruipérez apresenta a idéia de que cada documento deveria possui um modelo de analise própria, que deve ser baseada na função que o documento tem para o seu produtor.
    Atividade individual 2:
    A diversidade de modelos ocorre devido à variedade de tipos documentais e as funções desses documentos para as instituições.
    A importância dessa diversidade de modelos é que o arquivista pode adotar o modelo que melhor se aplica com a realidade de sua instituição.
    Um modelo único seria falho, pelo fato de cada instituição possui uma forma de trabalho e documentos com sentidos diferentes para a organização, fazendo com que um modelo único não seja suficiente para atender todas as demandas de órgãos distintos.

    ResponderExcluir
  6. Atividade individual 1:

    O modelo de análise de LOPEZ foca na tipologia mínima do documento, ou seja, se importa com os aspectos básicos da identificação documental buscando esclarecer a espécie e função arquivística do documento para seu fundo. O modelo sugerido pelo grupo de arquivistas de Madrid aparenta se mais complexo, pois apresenta um código de classificação, insere um destinatário e se preocupa com o trâmite do documento. Rupiérez apresenta vários modelos distintos porém diferentes onde nem estarão presentes em todos os modelos as funções.

    Atividade individual 2:


    a)A existência de diversos modelos ocorre devido a variedade de tipo de documentos distintos de acordo com o contexto de cada acervo.
    b)Essa diversidade de diferentes modelos são importantes para que se possa encontrar a melhor maneira de analisar o documento, uma vez que não existe um plano que se encaixa em toda situação.
    c)Adotar um único modelo seria desvantajoso, porque seria impossível encaixar diferentes documentos, isso significa que seria ignorado as especifidades do documento dentro de cada instituição.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Tarefa Individual 1

    Ao analisar três séries documentais do meu fundo pessoal (Carteira de Habilitação, Carteira de Identidade e Certificado de Conclusão do Ensino Superior) é possível perceber algumas diferenças entre eles no âmbito da aplicação dos modelos tipológicos.

    a) De acordo com Lopez, a tipologia documental é definida através da junção entre espécie e função de uso para o titular do arquivo (o porquê de o documento estar no arquivo), levando em consideração o fundo. Em relação a um analise diplomática de um documento, o autor analisa alguns aspectos tais como: o nome do documento, o formato, a forma, suporte e o gênero, para o caso da análise diplomática de um documento.

    b) De acordo com o Grupo de Archiveros de Madrid, o estudo da tipologia documental, se baseou na criação de um modelo de descrição de um tipo documental que se adaptasse com as necessidades dos arquivos, ou seja, a uma valorização do contexto a qual esse documento foi criado e usado. Então aspectos como o trâmite da organização, oficina produtora, destinatário, legislação e acesso são abordados nessa analise.

    c) No texto de Ruipérez, é abordado diversos modelos visando mostrar a diversidade de propostas e analises. As diferenças entre os modelos dizem respeito às 5 funções (classificar, descrever, selecionar, acessar e difundir) que nem sempre vão estar presentes na tipologia documental. Essa abordagem depende da forma em que o documento será analisado, observando o código, organismo produtor, definições e características físicas.

    Tarefa Individual 2

    a) De acordo com Durante, existem diferentes documentos e diferentes aspectos existentes. É possível analisar um documento sob diferentes formas apesar das diferenças quanto à origem, procedência ou data, pois todos os documentos apresentam formas bastante semelhantes possibilitando a concepção de uma forma documental mais típica e regular, com o propósito de examinar todos os seus elementos. Por isso existem, segundo a autora, diversos modelos.

    b) Segundo a autora, essa diversidade de modelos é importante, pois permite às organizações terem a liberdade de escolherem o modelo que seja de acordo com o contexto dessas organizações, Assim, não existe um modelo correto para todos os contextos, mas sim aplicações e modelos diversos que podem ser aplicados visando a identidade da organização em si.

    c) A adoção de um único modelo oficial não é vantajosa, pois não atenderá de forma satisfatória as demandas e características do documento, as peculiaridades do produtor, assim haverá uma perca significativa não possibilitando a resolução dos problemas arquivisticos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errata: O documento analisado foi o Diploma de graduação em História, não o Certificado de Conclusão do Ensino Superior.

      Excluir
  9. ATIVIDADES INDIVIDUAIS

    Atividade 1: Sob a ótica das séries documentais pertencentes ao fundo pessoal escolhi a Certidão de nascimento, Carteira de Identidade e Certificado de Conclusão de Ensino Médio.

    Analisando sob a ótica de Lopez, ele mostra uma análise tipológica que contempla: fundo, espécie, função e tipo arquivístico; de forma a demonstrar o motivo de tais documentos pertencerem ao Arquivo. Procura evidenciar a série, e consequentemente a função e a espécie. Seria o modelo mais prático para o meu pequeno fundo pessoal.

    Quanto ao Grupo Archiveros de Madrid, o diferencial é o trâmite do documento de arquivo, isto é, ele irá demonstrar o caminho administrativo que o documento percorreu para chegar até ali, tal feito irá falar muito sobre o documento. O modelo de descrição se adapta as peculiaridades do arquivo.

    Enquanto que Ruipérez diz que o mais importante é levar em conta a complexidade da estrutura administrativa do produtor, isto é, cada produtor pode pensar de uma forma e consequentemente isso será um requisito para determinar o fundo. Ele também aponta o fato de nem sempre as cinco funções principais estarão presentes, são elas: descrever, classificar, selecionar, acessar e difundir. Contempla diversos modelos afim de explicitar a diversidade em conceituação e nos modelos.

    Atividade 2: com base no capítulo 5 de Luciana Duranti explicar:

    a)As razões da existência de diferentes modelos;
    A existência de diferentes modelos se dá por se dá pela produção documental ser feita em tempos e jurisdição distintas. Além de possuir inúmeros criadores objetivos diferentes.

    b)A importância dessa diversidade;
    Essa diversidade é importante pois nada é universal, onde, um modelo não poderá resolver os problemas de inúmeras instituições que possuem finalidades muitas vezes contrárias. A diversidade vem justamente para que cada instituição encontre/crie o modelo que mais se adequa a sua realidade informacional.

    c)As desvantagens da adoção formal de um único modelo oficial.
    Como desvantagem tem-se o fato de por ser um único modelo, o mesmo pode não teria meios para atender a todos, isso, devido aos tipos documentais terem particularidades próprias.


    ResponderExcluir
  10. Atividade Individual 1:
    a)Lopez em sua abordagem de tipologia mínima apresenta dois aspectos que devem ser considerados: a espécie e a função de determinado documento, levando em consideração o fundo o qual ele pertence. Em relação à análise diplomática, o autor também apresenta aspectos básicos a serem considerados, tais como: nome do documento, gênero, formato, forma e suporte. Nota-se então no modelo de Lopez uma objetividade.
    Tendo como base um dos documentos do meu fundo pessoal (Certificado de Conclusão do Ensino Médio), é possível analisar sobre a perspectiva detipologia mínima de Lopez, da seguinte forma:
    Espécie: Certificado
    Função: Atestar a conclusão do ensino médio

    b)Já o modelo apresentado pelo grupo de Archiveros de Madrid, difere-se do modelo proposto por Lopez, pelo fato de possuir uma abordagem mais ampla, que procura entender o contexto da criação e uso de determinado documento, incluindo aspectos como: o destinatário, trâmite do documento, quem o produziu, legislação e acesso.
    Analisando um outro documento do meu fundo pessoal (carteira de identidade), com base nessa perspectiva é possível identificar alguns aspectos, como por exemplo: produtor - Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal ; legislação – Lei nº 7.116, de 29 de agosto de 1983.

    c)Ruipérez com intuito de diversificar sua análise, apresenta diversos modelos, que levam em conta determinados aspectos, como por exemplo, a forma que será feita a análise do documento, produtor, aspectos físicos, entre outros. A abordagem do autor sobre o modelo AYNTAMIENTO DE BARCELONA, em parte se aproxima do modelo do grupo de Archiveros de Madrid, sendo de certa forma mais complexo.

    Tarefa Individual 2
    a) A existência de diferentes modelos se dá pela diversidade de documentos, de espécies, tipologias e pelas diferentes formas de análise do contexto organizacional.

    b) A diversidade de modelos é importante, pois permite que uma organização faça escolha de um modelo que melhor se adeque a seu contexto e seus objetivos.

    c) Adotar um único modelo oficial pode dificultar o atendimento das demandas tanto do documento quanto da organização. As mudanças que acontecerão no contexto organizacional poderão não mais serem atendidas por determinado modelo, carecendo da adoção de um novo modelo.

    ResponderExcluir
  11. ATIVIDADE – INDIVIDUAL

    Atividade 01:

    a) Lopez desenvolve sua análise tipológica de maneira mínima, para que esta seja capaz de estabelecer de forma segura, uma relação estável entre o documento, e a função do titular deste. Tendo em vista que dessa maneira, seria facilitada uma criação de um plano de classificação que seja capaz de demonstrar claramente a organicidade entre os documentos, e também as respectivas funções.
    Para exemplificar, sugiro a seguinte análise:
    Fundo/Titular: Aquiles Reis;
    Espécie: Nota Fiscal;
    Função: Comprovante de compra;
    Tipo Arquivístico: Comprovante de compra, e de garantia de um aparelho celular smartphone.

    b) O modelo proposto pela Resolução nº14, elaborada pelo Conarq, unifica: tipos documentais, espécies, funções e atividades; junto em um único campo, genericamente denominado “assunto”. O que facilita o encontro de determinada documentação em meio ao fundo previamente ordenado. Porém, por outro lado, dificulta a compreensão da relação entre a documentação e as respectivas funções.
    Podemos exemplificar da seguinte maneira:
    Assunto: Declaração
    Fase corrente: Enquanto Vigora.
    Fase Intermediária: N/A
    Prazo de guarda: Guarda Permanente.

    c) O modelo referente à municipalidade de Aragão, exposto por Ruipérez, é o mais simplificado dentre os exemplares reunidos pelo autor. Este modelo, por ser simplificado, implica uma reduzida complexidade administrativa.
    Exemplo:
    Código: 02
    Tipo: Histórico Escolar
    Transferência: N/A
    Prazo de conservação: Permanente
    Acesso: Restrito
    Prazo: Permanente.


    Atividade 02:

    a) Ao longo do tempo, Duranti frisa, a elaboração de diferentes modelos analíticos, com suas especificidades, elementos intrínsecos e extrínsecos singulares, ocorreu de maneira natural, de acordo com a necessidade de informar e regular a respectiva atividade administrativa e/ou função à qual demandou a criação de um dito documento, e sua respectiva análise tipológica. Logo, diferentes funções e atividades administrativas, demandam diferentes elementos informacionais.

    b) Permite que as informações contidas em determinados modelos, sejam dispostas de acordo com a demanda específica gerada por cada conjunto. E impede que hajam “informações excludentes”, ou repetitivas dentro de uma mesma análise.

    c) Um único modelo, seria incapaz de satisfazer às singularidades de toda e qualquer atividade administrativa que precise ser registrada, classificada e arquivada, dentro de diferentes fundos com diferentes função e tipos documentais.

    ResponderExcluir
  12. Atividade 1
    As séries documentais analisadas foram: identidade estudantil, carteira de identidade militar e título de eleitor.
    Lopez apresenta um modelo tipológico mais objetivo, composto por dados de identificação do documento, caracteres externos e internos, bem como dados da fonte, para possível revisão dos elementos do documento.
    O modelo dos Archiveros de Madrid propõe um olhar arquivístico mais detalhado, em que um estudo homogêneo em todos os tipos documentais abarca todos os aspectos do ponto de vista arquivístico. Dentre os 10 elementos inseridos neste modelo estão: a legislação referente a cada tipo documental, a vigência administrativa e o expurgo.
    Para Ruiperez, os diversos modelos apresentados seguem o modelo do Grupo de Madri, e a principal diferença entre eles é que cada um tem seu propósito final, de acordo com a complexidade da estrutura organizacional do produtor.

    Atividade 2
    a) Os diferentes modelos existem para possibilitar o exame de todos os elementos das formas documentais.
    b) A diversidade de modelos é importante porque reflete o contexto e as particularidades de cada órgão produtor, a partir dos atos que geram os documentos.
    c) Adotar um único modelo oficial significa deixar de compreender ações administrativas e funções da instituição, comprometendo assim a análise contextual do órgão produtor.

    ResponderExcluir
  13. Atividade individual 1

    -Lopez: é focado em respeito à organicidade e proveniência. É um modelo baseado não só nas funções, mas também nas espécies, ou seja, um arranjo funcional-tipológico. Apresenta-se como uma alternativa à modalidade de arranjo estrutural, que apresenta muitos problemas; e complementa e viabiliza o arranjo funcional.

    -Mariano Ruipérez descreve alguns modelos, dentre eles o da Administración Autonómica Catalana, chamado: Identificación de Tipos de documentos
    Consiste em 7 epígrafes: descrição, documentos básicos que formam o dossiê, tempo de permanência, número de exemplares e lugares em que estão conservados, valor do documento, acesso à documentação e observações. Após isso a descrição se subdivide em temas. São eles: órgão produtor, tipo de documento, código, classe, formato, suporte, original ou cópia, marco legal, trâmite e função.

    -Madrid: É o mais complexo dentre todos analisados e é formado por 10 epígrafes: tipo documental, setor produtor, destinatário, legislação, trâmite, documentos básicos que compõem o dossiê, ordem da série, conteúdo, vigência administrativa e descarte.

    Atividade individual 2

    a) A existência de diversos modelos se dá ao contexto no qual os arquivos vão se formando. Para ser mais específico, estamos falando de contexto histórico, geográfico, econômico, idioma do local, cultural e etc.

    b) Não existe uma fórmula a priori que vai resolver todos os casos. Por isso é importante que existam diversos modelos para que seja possível adotar um que melhor se adeque ao contexto de determinado fundo arquivístico.

    c) Como dito anteriormente, a existência de diversos modelos de arranjo é mais benéfica que a adoção de um modelo padrão. Isso se dá ao fato de que cada fundo arquivístico possui suas peculiaridades e necessidades, não podendo ser submetido a uma “receita de bolo”, mas sim analisado e tratado de acordo com sua realidade. Na prática observamos fundos arquivísticos brasileiros adotando um arranjo tipológico-funcional, e por outro lado lado, o arquivos espanhóis adotam arranjos mais complexos, que se focam ser descrições detalhadas que abrangem o trâmite, período em que o documento permanece no arquivo corrente e intermediário e etc. Um dos porquês dessa diferenciação entre arquivos espanhóis e brasileiros é que municípios brasileiros possuem menos tempo de existência, logo isso vai influenciar diretamente em suas instituições arquivísticas; já na Espanha é difícil especificar uma data para o surgimento de municípios, logo isso se reflete na complexidade do arranjo por eles utilizado.

    ResponderExcluir
  14. Atividade Individual 1:
    Séries documentais do fundo pessoal: Identidade Funcional, Carteira de Estudante e Certidão de Casamento. No caso em análise irei utilizar a Identidade Funcional. O mesmo se aplica para os outros casos.
    O modelo apresentado por Lopez contempla uma objetividade por ser um modelo mais enxuto. Os dados utilizados para a análise diplomática são: Fundo, Função, Espécie e tipo arquivístico. Nesse tocante, temos:
    Fundo: Gustavo Ferreira Caetano
    Função: Comprovar vínculo empregatício.
    Espécie: Identidade Funcional.
    Tipo Arquivistico: Vínculo de emprego.
    No entanto, o Grupo de Arquivista de Madri tem seu foco voltado para o tramite do processo em que se avalia desde do pedido até sua expedição. Já para Ruipérez a forma documental depende de onde ele se encontra na organização e a relação de sua atividade.



    Atividade Individual 2:
    Com base no capítulo 5 de Luciana Duranti:
    a) Os diferentes modelos se justificam e tornam se necessários pela diferença dentro da produção documental, isso porque os fundos se relacionam com seus criadores e estão atrelados com suas funções administrativas.
    b) A diversidade de modelo é uma ferramenta de grande importância, pois dá a oportunidade de escolha para a instituição no momento de sua utilização, de tal modo que não o torne refém de apenas um modelo ainda mais quando se pensa em diversas realidades de organizações.
    c) A desvantagem de único modelo universal não seria interessante do ponto de vista operacional uma vez que ele não poderia atender a demanda de algumas instituições o que causaria um grande transtorno ao trabalho arquivista.

    ResponderExcluir
  15. Tarefa individual 1:
    Escolhi o certificado de conclusão do ensino médio, a carteira nacional de habilitação e o cartão de vacina como as três séries documentais do meu fundo pessoal a serem analisadas sob a ótica dos modelos de Lopez, Madrid e Ruipérez. Assim, as principais modificações verificadas foram que:

    A) No modelo de Lopez, ele analisa a denominação da espécie (1), as principais características internas (2), as principais características externas (3) e o trâmite (4). Dessa forma, os documentos elencados seriam assim analisados:
    (1) a)certificado de conclusão do ensino médio
    b)carteira nacional de habilitação
    c)cartão de vacina
    (2) a)certifica a conclusão do Ensino Médio
    b)comprova a habilidade de dirigir e autoriza que essa ação seja feita em todo o território nacional
    c)registro das vacinas tomadas pelo dono do cartão
    (3)a)suporte: papel; forma: original; gênero: textual; espécie: certificado.
    b) suporte: papel; forma: original; gênero: textual; espécie: carteira.
    c) suporte: papel; forma: original; gênero: textual; espécie: cartão.

    B) Enquanto o modelo do grupo de arquivistas municipais de Madrid, aborda 10 critérios de análise de um documento (tipo documental, oficina de produção, destinação, legislação, trâmite, documentos básicos que compõem o arquivo, ordenação da série, conteúdo, vigência administrativa e destinação-tradução pessoal, portanto podem haver algumas inconsistências). Portanto, é mais abrangente do que o modelo de Lopez;

    C) Já Ruipérez apresenta diversos modelos. Dessa forma, o modelo dele consegue abranger as peculiaridade de um maior número de documentos. Assim, demonstra também que alguns modelos não abordam todas as atividades arquivísticas.



    Tarefa individual 2:

    a) A partir da leitura de Duranti, é possível inferir que existem diferentes modelos, pois o contexto de produção e o fim para qual um documento é produzido pode variar de acordo com a função que ele desempenha.
    b) Assim, é importante que existam diversos modelos para analisar os mais variados tipos de documento.
    c)A adoção de um único modelo oficial pode ser desvantajosa se o modelo adotado não for suficientemente abrangente a ponto de englobar a necessidade de análise das particularidades dos documentos. Desse modo, alguns documentos poderiam ter uma análise incompleta, caso o modelo oficial adotado não tenha mecanismos para analisar particularidades.

    ResponderExcluir
  16. Atividade 1
    Comentário acerca da analise tipológica do fundo pessoal:
    Lopez apresenta um modelo de análise com o foco no tramite documental, na análise das características internas e externas do documento, apresentando estes elementos como o “mínimo necessário” para definir o que é o documento. O modelo proposto pelos arquivistas de Madrid é um pouco mais amplo, pois, além de se preocupar também com estas características, também se preocupa com outros pontos como, por exemplo, produtor, destinatário e a legislação vigente. A proposta dos arquivistas de Madrid busca apresentar um modelo que seja adaptável as diferentes realidades das instituições. Por fim, no texto de Ruiperez, são apresentados alguns modelos diferentes de analise, com o mesmo objetivo de adaptação proposto pelos arquivistas de Madrid, porém, com o foco maior nas características físicas do documento.

    Atividade 2
    a) O motivo da existência de diversos modelos de analise tipológica é o fato de existirem diferentes instituições, com diferentes necessidades, e com isso cada instituição pode adotar o modelo que melhor atende as suas demandas.
    b) Como citado acima, a existência de diferentes modelos é importante pois, cada instituição pode se adequar ao modelo que melhor supre suas necessidades.
    c) A aplicação de um único modelo de análise tipológica seria desvantajosa pois as instituições tem diferentes demandas e diferentes maneiras de trabalho, a aplicação de somente um modelo padrão a todas, faria com que as instituições tivessem que se adaptar ao modelo proposto, e essa adaptação não aconteceria da mesma forma em todas elas. Segundo Duranti, a ideia é que justamente a instituição escolha o modelo que melhor se adapte a ela.

    ResponderExcluir
  17. Respostas
    1. Comentário referente às tarefas em grupo do "Arquivo em Foco".

      Excluir
  18. Tarefa Individual 1:

    Lopez tem uma análise tipológica mais focada nas características externas, mas também se utiliza do trâmite e validação, identificando assim em conjunto a autenticidade dos documentos.
    Espécie: a) carteira de identidade; b) comprovante de matrícula; c) controle de vacina

    Principais características internas: a) documento de identificação pessoal; b) comprovação de inscrição na universidade; c) comprovação de tomada de vacinas.

    Principais características externas: a) suporte: papel, forma: original, gênero: textual, espécie: carteira. B) suporte: papel, gênero: textual, forma: original, espécie: comprovante. C) suporte: papel, gênero: textual, forma: original, espécie: controle.


    A análise tipológica de Madrid é a mais extensa, contemplando todas as características internas e externas do documento, como este será aplicado dentro do arquivo (com o código, vigência, ordenação, por exemplo) e fazendo uma análise da normatização desses documentos também por meio da legislação. O modelo de Zaragoza, citado por Ruiperérez, é também uma análise mais sucinta, mas que conta com características que constam nos dois anteriores, como produtor, código, definição, denominação e características físicas.



    Tarefa Individual 2:

    a) A razão pela a forma como a Diplomática é feita vai mudando ao longo do tempo, principalmente pelas formas de escritas e a inovação das tecnologias. E também pela Diplomática se tratar de uma atitude mental, uma maneira sistemática de pensar sobre os documentos arquivísticos dá margem de poder existir diferentes perspectivas.

    b) Dá a liberdade para as pessoas utilizarem do modelo que melhor se adequar ao tipo de análise que se deve fazer, assegurando a execução da ação, garantindo a validade e as formalidades exigidas.

    c) A autora afirma que os documentos que são padronizados deixarão de mostrar a marca da época, características típicas de certar categorias e ações ou de certas chancelarias, e também a marca de personalidade do autor.

    ResponderExcluir
  19. TAREFA INDIVIDUAL 1

    - Analisando o modelo proposto por Lopez, percebe-se que é um modelo mais objetivo focando tanto numa análise diplomática mais precisa (identificação das características básicas do documento) quanto numa tipologia mínima (identificação do fundo, espécie e função).
    - O modelo proposto pelo grupo dos Arquivistas de Madrid traz uma abordagem mais ampla analisando mais aspectos do documento, e não só focando no gênero e espécie documental. Além disso, eles dão maior ênfase para o trâmite do documento e a criação de um código de classificação.
    - Com base no que foi proposto por Ruipérez, ele apresenta diversos modelos a serem aplicados, entretanto, ambos diferem em sua finalidade pois nem sempre estão presente as cinco funções (descrever, classificar, selecionar, acessar e difundir). Ademais, Ruipérez dar importância para a complexidade da estrutura organizacional do produtor, visto que essa situação vai depender da maneira como o documento será analisado e como se encontra no fundo ou organização.

    ATIVIDADE INDIVIDUAL 2

    a)A existência dessa diversidade de modelos ocorre devido à presença de diferentes documentos e funções que eles exercem para as instituições. Logo, os vários modelos de análise devem corresponder às diferentes necessidades dos documentos e das próprias organizações.

    b)A importância de uma diversidade de modelos é relevante pois para cada instituição e documento diferentes necessita de uma determinada e específica análise. Dessa forma, esses diferentes modelos permite que em cada caso se adote o modelo que melhor se identificar com a realidade e contexto da organização.

    c)A adoção de um modelo único e formal é desfavorável pois ira restringir as diferentes especificidades e necessidades de cada documento, visto que não há um modelo único capaz de abranger toda a realidade do documento e instituição.

    ResponderExcluir
  20. Atividade Individual 1 – 27/04
    Compreender tipologicamente o próprio fundo pessoal e escolher 3 séries documentais para analisar sob a ótica de 3 distintos modelos:
    a) Lopez
    Denominação do Documento: Título de Eleitor; Forma: Original; Formato e Dimensões: Cartão; Suporte: Papel; Gênero: Textual; Validação: Assinatura e Carimbo.
    O modelo de Lopez foca nos mínimos aspectos essenciais, sendo preciso e objetivo, como se pode ver acima.
    b) Madrid
    Tipo Documental: Boleto; Produtor: Finatec; Destinatário: Alexandre; Tramite: Produtor ao destinatário; Vigência Administrativa: Data de Vencimento; e Acesso: Restrito ao destinatário.
    O modelo de Madrid é extremamente detalhista, havendo aspectos que nem se aplicam em todos os documentos como expurgo, ordenação da série e documento básicos que compõem o exemplar.
    c) Ruipérez.
    Tipo Documental: Histórico; Organismo Produtor: Secretaria de Administração Acadêmica; Origem: Secretaria de Administração Acadêmica; Função: Informa sobre o meu percurso e status como estudante no curso; Valores e Prazos de Utilização: Indeterminado; N° Exemplares: 1, podendo variar;
    O modelo de Ruipérez também é detalhista, mas com informações que vão além do documento em si (de maneira individual) como lugar onde se conservam, acesso e prazos, crescimento anual e observações e publicações que recorrem no documento parcial ou integralmente.

    Atividade Individual 2 – 27/04

    Com base no capítulo 5 de Luciana Duranti explicar:
    a) as razões da existência de diferentes modelos
    Para Duranti a função a qual serve um documento pode ser revelada a partir da análise sua forma, e com o apoio dessa afirmação diplomatistas elaboraram diversos modelos de analises. A razão da existência diferentes modelos é devido aos contextos de produção dos documentos, os quais se encontram em épocas e jurisdições diferentes, além de que existem diversos criadores de documentos para diversos fins, dos mais específicos ao mais comuns, onde cada modelo se aplica em uma situação apropriada.
    b) a importância dessa diversidade;
    A importância da diversidade de modelos advém da necessidade de se levar em consideração os contextos jurídicos, administrativos e processuais, onde há momentos em que é preciso uma análise mais rígida com um maior nível de detalhamento, para reconhecer a ação a qual o documento participa e suas possíveis finalidades.
    c) as desvantagens da adoção formal de um único modelo oficial.
    Um modelo único de análise implica em desvantagem, pois assim se ignora a questão das diferentes instituições, épocas, jurisdições, finalidades, contextos administrativos e contextos culturais. Sem contar a descoberta de conhecimento através da inclusão de novos elementos que não será possível em um modelo único.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. As séries documentais analisadas foram: diploma de nível superior, passaporte e certidão de casamento.

    Atividade individual 1

    A) Lopez especifica as características mínimas a serem buscadas na identificação e caracterização do documento, abordando sobretudo as características externas e internas do documento, cujo objetivo maior é verificar a função do documento através de suas formas.
    b) Madrid apresenta um modelo mais profuso, que representa a existência do documento desde a sua origem, pois ele supõe que é relevante a compreensão de todo processo de formação do documento.
    c) Ruiperez acredita que há uma multiplicidade de modelos que diferem, pois depende do intento de cada análise.

    Atividade individual 2

    a) A razão da existência de vários modelos se dá pela especificidade de cada instituição e pela variedade dos documentos produzidos em decorrência das atividades da instituição;
    b) A importância da diversidade se dá pela importância de se adequar às necessidades de cada instituição. Não há como adotar um modelo global que atenda as demandas específicas de todas entidades.
    c) A adoção de um único modelo seria insuficiente porque não atenderia as exigências e necessidades de todas as instituições.

    ResponderExcluir
  23. Atividades individuais

    Atividade 1:
    Séries documentais do meu fundo pessoal:
    1. Carteira Nacional de Habilitação
    2. Certificado de Conclusão do Ensino Médio
    3. Termo de Compromisso de Estágio
    A partir da análise do meu fundo, as principais modificações encontradas nas propostas de análises sugeridas por Lopez, Madrid e Ruipérez são que, para Lopez, para definir o que o documento é torna-se necessário identificar, no mínimo: a denominação da espécie, características internas principais, características externas principais e o trâmite. Portanto, sua análise é mais sistemática e objetiva.
    O modelo de análise do Grupo de Madrid, segundo Ruipérez, é um dos modelos de análise mais difundidos hoje em dia e se estrutura em dez tópicos: Tipo documental; Órgão Produtor; Legislação; Trâmite, Documentos básicos que compõe o expediente; Ordenação da Série; Conteúdo; Vigência administrativa; Expurgo e Acesso. Notamos que essa análise proposta por eles é mais abrangente, aborda aspectos também citados por Lopez, mas adiciona outros tópicos, abordando assim mais elementos a serem analisados. Porém, essa análise pode não ser tão eficaz para documentos mais simples, mas por outro lado, se o documento possui mais especificidades, esse modelo possivelmente atenderá melhor que o de Lopez.
    Por fim, Ruipérez apresenta diversos modelos de análise. Para o autor a organização dos documentos de arquivo depende do conhecimento profundo da instituição produtora, sua estrutura e suas competências, e salienta que o estudo das séries documentais requer muito esforço e é necessário clareza nos conceitos, pois a identificação das séries é fundamental para classificar, escrever e selecionar, com a finalidade de facilitar uma boa difusão, e um eficiente acesso à essa documentação. Um dos modelos apresentados por ele é o do Ayuntamento de Zaragoza, que se assemelha bastante ao de Lopez, este modelo apresenta cinco tópicos a serem analisados e são eles: definição, características externas, características internas, legislação e trâmite. No caso dos documentos do meu fundo, o modelo das análises mais simples e objetivos atenderam melhor ao propósito.

    Atividade 2 - Com base no capítulo 5 de Luciana Duranti:

    a) A existência de diferentes modelos se dá pela variedade de documentos, tipologias, espécies e contextos. Essa pluralidade gera a necessidade de modelos variados, para atender a demanda de todas as especificidades documentais.
    b) Essa diversidade é importante pois, possuindo uma vasta gama de análises, a possibilidade de atender as demandas de determinado documento é maior. Um modelo de análise mais objetivo, pode não atender um documento que possua a necessidade de uma análise mais abrangente.
    c) As desvantagens da adoção formal de um único modelo oficial, é que esse modelo restringe as possibilidades de análise, o que acaba acarretando em dificuldades para atender as especificidades de cada documento.

    ResponderExcluir
  24. Atividade individual 1:

    Para a análise das séries documentais escolhi do meu fundo pessoal: (i) o título eleitoral, (ii) a carteira nacional de habilitação e (iii) a identidade estudantil.

    a) Utilizando o modelo de tipologia mínima, Lopez apresenta uma análise mais objetiva evidenciando elementos importantes para a identificação do documento, como a espécie e a função arquivística dele, e elementos advindos da análise diplomática, como a denominação do documento, as características internas, as características externas (forma, formato, suporte, gênero e sinais de validação) e o trâmite do documento.
    i) Forma: original; Formato: cartão; Suporte: papel-moeda; gênero: textual; Sinal de validação: marca d’água.

    b) O grupo de Archiveros de Madrid já mostra uma análise mais ampla e um pouco complexa, dando mais importância para o trâmite do documento, quem é o seu produtor, a vigência administrativa, o destinatário e a legislação, por exemplo.
    ii) Trâmite: aprovação no exame prático > emissão da permissão para dirigir pelo Detran/DF (produtor) > entrega à domicílio (destinatário) pelos Correios. Vigência: Um ano após a sua emissão. Legislação: Art. 140 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997).

    c) A análise de Ruipérez demonstra uma maior amplitude de modelos para a identificação dos documentos, assemelhando-se ao grupo de Archiveros de Madrid, que vão além de, somente, sua forma física, o que possibilitou diversificar esta análise e tratar de séries documentais mais variadas.
    iii) Modelo de Carmen Cayetano: 1) Definição: Identidade Estudantil; 2) Suporte: plástico; Gênero (Clase): Textual e Iconográfico; Formato: cartão; Forma: original.

    Atividade individual 2:

    a) A motivação de se ter diversos modelos é pelo fato de que cada instituição possui uma particularidade quanto aos seus documentos produzidos, fazendo com que cada uma utilize o modelo de análise que melhor lhe convir.

    b) Esta diversidade é importante pois, como fora mencionado no item anterior, cada instituição possui uma particularidade, e a existência de diversos modelos dá alternativas para quem vai tratar desses documentos escolher a opção que melhor se encaixa à sua realidade.

    c) Duranti enfatiza em seu texto a diferença de estilos, objetivos, composições e funções dos documentos, portanto, a dificuldade que algumas instituições teriam ao adequar seus documentos nas formas de análise propostas, podem definir a desvantagem da adoção formal de um único modelo oficial.

    ResponderExcluir
  25. Atividade Individual 1

    Após analisar meus documentos sob a visão dos três autores pude encontrar os seguintes aspectos:

    A) Lopez é o mais objetivo, consequentemente ele define os documentos em séries, para então definir sua função arquivística e sua espécie , obtendo essas informações a partir do modelo da análise tipológica e diplomática mínima dos documentos, também definindo o formato dos documentos, o quantitativo dos mesmos, dentre outros aspectos básicos como formato, suporte, etc.

    B) O modelo dos arquivistas municipais de Madrid é um pouco mais abrangente, por ser voltado mais pra parte administrativa e ter a influência dos arquivos municipais, ele tem um enfoque maior a respeito dos trâmites dos documentos, uma vez que, esse processo define muitas outras características relevantes para a análise tipológica. Também é abordada a espécie e a função, assim como Lopez aborda, porém ligado a um código de classificação.

    C) Já no modelo proposto por Ruipérez, ele leva em conta a especificidade e complexidade dos documentos, consequentemente sendo mais adaptável aos diversos tipos de arquivo e suas peculiaridades, ele também analisa em eu texto as funções de classificar, descrever, selecionar, acessar e difundir.

    Atividade Individual 2

    A) A existência de vários modelos se explica também na existência de diversos tipos de documento e seus diferentes aspectos a serem contemplados na análise diplomática, além da diferença do contexto em que cada modelo foi elaborado por cada autor, trazendo assim pontos de vista diferentes.

    B) Essa diversidade é de suma importância, pois permite que a instituição ou até mesmo uma pessoa com seu arquivo pessoal tenha a possibilidade de escolher e avaliar seus documentos da maneira que mais achar adequado e mais vantajoso para a instituição.

    C) Adotar formalmente um único modelo por parte da instituição traz a desvantagem da generalização que pode ignorar algumas especificidades de determinados documentos e suas necessidades, ocasionando perdas de informações e não atendendo as todas as demandas da instituição.

    ResponderExcluir
  26. Atividades Individuais ( Roberto Fleury)

    Atividade 1
    Os documentos escolhidos do meu fundo pessoal para análise foram: CNH (Grupo “Identificação pessoal”), Diploma de graduação em Publicidade e Propaganda (Grupo “Formação Acadêmica”) e um Registro de Imóvel (Grupo “Bens e Patrimônio”).

    A) Segundo o modelo de análise tipológica proposto por Lopez, é possível compreender a espécie documental identificada dentro da organicidade do arquivo. Neste modelo, o tipo documental é definido pela junção da espécie (análise diplomática) com a função para o titular. Os documentos escolhidos podem ser descritos da seguinte maneira:

    (Documento 1)
    Nome: Carteira de Habilitação
    Forma: Original
    Suporte: Papel
    Gênero: Textual
    Validação: Assinatura, carimbo, timbrado etc
    Função: Registro de aptidão na condução de veículos automotores
    Tipo arquivístico: Carteira de Habilitação para registro de aptidão na condução de veículos automotores

    (documento 2)
    Nome: Diploma Universitário
    Forma: Original
    Suporte: Papel
    Gênero: Textual
    Validação: Assinatura, carimbo, timbrado etc
    Função: Registro de conclusão de curso
    Tipo arquivístico: Diploma Universitário para registro de conclusão de curso

    (documento 3)
    Nome: Certidão de Matrícula de Imóvel
    Forma: Original
    Suporte: Papel
    Gênero: Textual
    Validação: Assinatura, carimbo, timbrado etc
    Função: Registro de dados e propriedade de Imóvel
    Tipo arquivístico: Certidão de matrícula para registro de dados e propriedade de imóvel.

    B) Para os Archiveros de Madrid, a análise dos tipos documentais leva em conta outros elementos abordados , em parte, por Lopez, tais como: Emissor, Produtor arquivístico, Legislação, Documentos relacionados (organicidade), Ordenação, Conteúdo, Prazos de Guarda, Destinação e Acesso. O interessante desse modelo é que não há, de forma expressa, a especificação da função arquivística do documento. Neste modelo, os elementos identificáveis nos documentos são:

    (Documento 1)
    Emissor: Detran
    Produtor Arquivístico: Roberto Fleury
    Destinação: Guarda Permanente (por mais que tenha prazo de validade, pode ser usada como Documento de Identidade)

    (documento 2)
    Emissor: UnB
    Produtor Arquivístico: Roberto Fleury
    Destinação: Guarda Permanente

    (documento 3)
    Emissor: 6º Cartório de Registro de Imóveis
    Produtor Arquivístico: Roberto Fleury
    Prazo de Guarda: 30 dias
    Destinação: Eliminação (após cumprido o prazo de validade da certidão)

    C) O modelo Carmen Caytano, apresentado por Ruipérez, é muito semelhante à análise diplomática mínima apresentada por Lopez. A diferença está no item Legislação.

    Atividade 2

    A) Segundo o texto de Luciana Duranti, uma das razões que explicaria a existência de diferentes modelos tipológicos são as variações dos elementos que compõem a forma documental. Estes elementos, quando colocados em relação direta com os componentes do trâmite administrativo, criam várias combinações que ajudam a identificar a função documental. Como o trâmite administrativo também varia de documento para documento e de produtor para produtor, é impossível pensar em um modelo tipológico único capaz de dar respostas a todo conhecimento que se deseja ter sobre os diferentes tipos de documentos.

    B) A importância dessa diversidade está justamente no alcance de cada modelo para o estudo e a compreensão dos documentos de cada instituição. Enquanto alguns modelos tipológicos prezam por uma abordagem mais geral, ao focar as características essenciais a qualquer estudo que se faça, outros fazem uma abordagem mais minuciosa para uma realidade distinta.

    C) As desvantagens da adoção formal de um único modelo oficial ocorrem justamente por conta do que já foi explicitado acima. É impossível que um modelo tipológico abranja, com eficácia, todas as formas documentais e as diferentes nuances nas estruturas dos órgãos, nas funções das instituições produtoras e no trâmite documental.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Tarefa individual 2

    a) Podemos notar que existe um número maior de exemplos devido a especificidade que a instituição tem, assim como as atividades que essa instituição possui acaba gerando uma diversidade de documentos.

    b) Essa diversidade acaba se tornando relevante devido a instituição poder escolher qual o modelo mais adequado e prático para ela.

    c) A desvantagem é a não enquadratura de diversos documentos na realidade do modelo oficial, ocasionando a colocação inadequada, talvez até fora do padrão/modelo oficial.

    ResponderExcluir
  29. Tarefa Individual 1

    Segundo a tipologia mínima de Lopez compreendendo a importância do contexto de produção dos documentos elenca as seguintes característica: denominação do documento, forma, formato e dimensões, suporte, gênero e validação.

    Escolhido para análise meu passaporte, carteira de identidade militar e o título eleitoral, compreendi que os documentos de meu fundo pessoal foram todos produzidos por um propósito e em um contexto pessoal/legal como o passaporte para a viagem ao Estados Unidos, a carteira de identidade militar para facilitar o acesso e a identificação como filho de militar em unidades militares do Exército Brasileiro e o título eleitoral como obrigação legal do voto obrigatório aos 18 anos de idade em ano de eleições.

    O modelo de Lopez propõe uma compreensão sobre o contexto de produção dos documentos e seus elementos básicos de identificação como documento de arquivo.

    Então o meu passaporte, a carteira de identidade militar e o título eleitoral, foram produzidos segundo contextos distintos, porém cada por uma motivação explícita e legal para que eu possa desempenhar certas atividades em um contexto pessoal.

    De acordo com o texto dos Archiveros de Madri, os tipos de documentários são derivados das funções desenvolvidos pelos órgãos das instituições. Cada função é traduzida em um ou vários tipos de documentário. Cada tipo documental tem características internas próprias, uma maneira comum de produzir e processar.

    O modelo dos Archiveros de Madri elenca em 10 características importantes para uma análise tipológica: Tipo documental, Oficina Productora, Destinatario, Legislacion, Trámite, Documentos Básicos que Componen el Expediente, Ordenación de la Serie, Contenido, Vigencia Administrativa e Expurgo.

    Sob o olhar de meu fundo pessoal, o grande impacto prático sobre a análise tipológica é o nível de descrição do trâmite documental desde sua gênese até a destinação final, compreendendo as ações de motivação do trâmite, a vigência da vida documental e a legislação que ampara a existência desse documento.

    No texto de Ruipérez, os estudos de identificação de séries são fundamentais para classificar, descrever, selecionar, acessar e disseminar a documentação.

    A Carmen Cayetano descreve que para uma análise tipológica é importante termos a definição, as informações sobre as características externas e internas do documento, acompanhado da legislação e do caminho de trâmite documental.

    Do ponto de vista da Carmen Cayetano, é importante ter como base o conhecimento sobre as características externas e internas ao documento, acompanhado da legislação e do caminho de de trâmite documental que não difere muito do modelo dos Archiveros de Madri, mas há uma diferenciação na aplicação prática sob os níveis de descrição das características internas do documento com o foco de compreender quem é o autor do documento e a quem se destina. Então estaria focado na gênese e destinação do documento, sendo do ponto de vista de meu fundo pessoal amplamente explícito para uma identificação do motivo de criação do documento e para quem se destina.

    Tarefa Individual 2

    a) A razão pela existência de diferentes modelos de documentos se dá por conta da própria diferenciação organizacional que há entre as instituições sob as características específicas dos tipos documentais que existem.

    b) Já a importância dessa diversidade é pelo fato de que tendo modelos diferentes de tipos documentais há maiores variáveis de modificação e adaptação a cada meio organizacional

    c) As principais desvantagens em se adotar um único modelo oficial é explicitamente as maiores chances de não conseguir se adaptar à realidade da organização e com isso estar em constante mudança sob o olhar de um único modelo de documento, sendo que as organizações são complexas e mutáveis a todo momento.

    ResponderExcluir
  30. Grupo Patriarq - Andressa, Mariana, Márcio e Suéllen

    Tarefa em Grupo 3

    ResponderExcluir
  31. Atividade 2:

    a) A produção documental reflete o grupo que o produziu, sendo assim, existe grande diversidade em decorrência dos diferentes objetivos e função da desses documentos, bem como, diversidade de estilos, formas de discurso e vocabulários.

    b) A importância da diversidade de modelos é representar de maneira mais fidedigna a organicidade e a função do documento sob a ótica de quem o produziu.

    c) Ao submeter a pluralidade da produção documental e o reflexo de seus produtores sob uma ótica reducionista incorre na perda das características únicas e traz limitação às expressões da personalidade que o produziu.

    ResponderExcluir
  32. Tarefa Individual 1

    Os documentos escolhidos para análise foram Carteira de Trabalho, Certidão de Nascimento e Diploma de Ensino Médio.

    As diferenças observadas na aplicação dos modelos Lopez, Madri e Ayuntamiento de Zaragoza foi que a metodologia adotada pelo primeiro modelo é minimalista, focando em compreender aquela série documental com base na função que aquele documento exerce. Já Madri, um modelo adotado mundialmente, possui uma quantidade maior de dados registrados o que aumenta a sua complexidade em relação ao modelo anterior. Elementos que me chamaram atenção nesse modelo foram o trâmite, legislação, vigência, expurgo e acesso, fazendo assim esse modelo ser considerado por mim o mais completo. O modelo do Ayuntamiento de Zaragoza é também básico, mas o que me chamou atenção foi na adoção do registro das características físicas do documento.

    Tarefa Individual 2

    a) Existem diferentes modelos de análise tipológica porque existem diferentes contextos a se aplicar a depender das estruturas e das necessidades do arquivo.

    b) A diversidade cria uma gama de possibilidades que pode permitir aquela instituição ou pessoa adotar o que for mais adequado para si.

    c) Quando se escolhe um único modelo se fecha a possibilidade de adaptação a diferentes necessidades e contextos.

    ResponderExcluir
  33. ---> Tarefa Individual nº 1

    Abaixo vai ser mostrado a compreensão do assunto por cada autor e uma análise do meu fundo documental sobre cada ótica.

    a) Lopez: É um modelo mínimo, se importa com aspectos básicos, como: forma, formato, suporte, gênero a fim de compreender uma série documental.
    * Carteira de passe estudantil: O nome do documento: Carteira flex.
    O Formato e as dimensões: Cartão.
    O suporte: Plástico.
    O gênero: Textual.

    b) Madrid: Esse modelo é complexo, abrange o tramite do documento, a legislação, destinatário, produtor. É explanado que é importante conhecer todo o ciclo documental do documento.
    * CNH
    Gênero: Textual
    Espécie documental: Carteira Nacional de Habilitação
    Trâmite: pedido -> preenchimento dos requisitos -> avaliação -> expedição -> entrega ao indivíduo

    c) Ruipérez: aborda vários modelos e cada com sua particularidade e ainda expõe que o modelo que tem que ser usado é o que se adequa mais a necessidade arquivística daquele individuo ou organização.


    ---> Tarefa individual nº 2

    a) A existência de vários modelos é devido a existência de vários produtores, indivíduos, que esses, dependem que diferentes necessidades sejam atendidas.

    b) A diversidade é de importância grande, para que cada modelo se adeque a realidade do documento, o contexto e tipo de instituição.

    c) A unificação de uma só forma, não traz benefícios, pois, não obversa as peculiaridades do criador, muitas vezes não conseguindo solucionar os problemas apresentados




    ResponderExcluir
  34. ATIVIDADES INDIVIDUAIS

    Atividade 01) As séries documentais analisadas do meu fundo pessoal são: cartão de vacina; certificado de conclusão de curso e certidão de nascimento.

    a) A partir da tipologia mínima proposta por Lopez, pode-se analisar da seguinte maneira:

    - Espécie: Cartão de Vacina;
    - Função: Registro de doses de vacina;
    - Esquema hierárquico:
    --Fundo: Mariana Alves Rodrigues
    --Função: Cuidados com a saúde
    --Espécie: Cartão de Vacina
    --Tipo: Cartão de Vacina para registro de doses de vacina

    b) Para o modelo dos Arquivistas Municipais de Madrid, compreende-se a análise com 10 identificações:

    - Tipo documental: Certificado de conclusão de curso de qualificação profissional;
    - Oficina Produtora: Instituto Axiomas Brasil;
    - Legislação: Lei 1.295, de 27 de dezembro de 1950;
    - Trâmite: Requerimento de conclusão do curso > Elaboração do certificado > Transferência do certificado ao destinatário na cerimônia de entrega > Usufruto de prova de conclusão do curso pelo destinatário;
    - Documentos que compõem o expediente: N/A;
    - Ordenação da Série: Data de expedição: 26 de abril de 2012;
    - Conteúdo: Conclusão do curso profissional de Supervisor de Hospedagem com carga horária de 200 horas/aula;
    - Vigência Administrativa: Uso quando solicitado para provar a conclusão do curso;
    - Expurgo: Guarda Permanente;
    - Acesso: Restrito à autorização da titular.

    c)No texto de García Ruipérez, entre os 08 modelos diferentes utilizados na Espanha, se encontra o do “Ayuntamiento de Zaragoza”, com 05 observações:

    - Organismo produtor: Cartório Marcelo Ribas
    - Código: N/A
    - Denominação do tipo: Certidão de Nascimento
    - Definição: Certifica-se o nascimento de Mariana Alves Rodrigues
    - Características físicas:
    --Suporte: Papel
    --Formato: Folha avulsa
    --Forma: Original

    As diferenças entre os modelos podem ser percebidas primeiramente pela quantidade de requisitos de análise, que variam significativamente de um para outro. Lopez defende sistematicamente a tipologia analisada a partir da função do titular, além da análise de características externas e internas do documento (análise diplomática individual do documento); enquanto que os arquivistas de Madrid estabelecem um rol muito mais exigente de informações do documento, destacando-se a observação de legislação e trâmite, nas quais não são abordadas nos outros modelos selecionados. No modelo de Zaragoza, o foco de análise tipológico é muito mais intrínseco aos aspectos físicos do documento.

    Atividade 02)

    a) A produção documental ocorre naturalmente, por isso existem diferentes modelos, visto que podem ser produzidos e recebidos por vários produtores, que possuem distintas funções e atividades, criando documentos para variadas finalidades. Com isso, os diferentes modelos de documentos surgem desse caráter orgânico das necessidades funcionais; criando-se variadas espécies e tipos documentais para diversas atividades organizacionais.

    b) A vantagem dessa diversidade documental consiste na possibilidade das organizações encontrarem os melhores fluxos informacionais para suas respectivas realidades. O contexto de cada instituição é diferente, assim sua produção de documentos será distinta de outras, além de possuírem finalidades distintas nas quais demandam produção, recebimento e gestão documental distintas.

    c) Com uso de um único modelo vem a restrição das particularidades tipológicas daquele modelo; isso pode prejudicar as tomadas de decisão, visto que essa unidade documental pode não servir para funções distintas, limitando as atividades da organização.

    ResponderExcluir
  35. Grupo Anatomia Documental

    Atividade em grupo 2: http://anatomiadocumental.blogspot.com.br/2018/04/analise-tipologica-com-modelos-propostos.html


    Atividade em grupo 3: http://anatomiadocumental.blogspot.com.br/2018/04/tarefa-em-grupo-3.html

    ResponderExcluir
  36. Tarefa em grupo 2: https://lacasadel-archivo.blogspot.com.br/2018/04/tarefa-em-grupo-2.html

    Tarefa em grupo 3: https://lacasadel-archivo.blogspot.com.br/2018/04/tarefa-em-grupo-3_27.html

    ResponderExcluir
  37. Atividade individual Nº 01:
    Fundo Pessoal analisado:
    • Carteira de Identidade
    • Comprovante de Abertura de Conta
    • Termo de adesão ao pacote de serviços bancários
    O modelo de Lopez traz os requisitos mínimos para fazer análise, são eles: nome do documento; características internas e externas principais (forma, formato, dimensões, suportes, gêneros e sinais de validação) e o seu trâmite. Análise primordial de Lopez são as características externas e seu trâmite;
    Madri possui uma análise mais extensa, a fim de detalhar melhor os documentos, que estão divididos em dez tópicos: tipo documental (denominação, definição, código e caracteres externos); oficina produtora; destinatário; legislação; trâmite; documentos básicos; ordenação da série; conteúdo; vigência administrativa e expurgo. É notória a diferença desses requisitos para o de Lopez, percebemos que alguns requisitos são da mesma linha de raciocínio, porém na de Madri há uma extensão em sua análise;
    Ruipérez, traz vários modelos comparativos de análise, podemos perceber que o primeiro passo sempre é a identificação da instituição produtora. Alguns dos modelos apresentados assemelham-se ao modelo Lopez, sobretudo o trâmite, sendo assim, o modelo mais próximo ao de Lopez é do Zaragoza.

    Atividade individual Nº 02:
    a) As razões da existência de diferentes modelos
    Existem diferentes modelos, devido a produção de diferentes documentos em diferentes contextos: espécies; tipologias; formas; gêneros.
    b) A importância dessa diversidade
    É necessário conhecer o produtor, pois a diversidade de modelos de tipologia se dá ao fato da instituição adotar o que melhor se encaixa ao contexto da organização e seus objetivos institucionais.
    c) As desvantagens da adoção formal de um único modelo oficial
    Adotar um único modelo poderá dificultar o atendimento das atividades da instituição, e possivelmente não atenderá de forma satisfatórias as demandas do documento.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. TAREFA INDIVIDUAL 01
    Na aplicação de análise do meu fundo documental (Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Identidade e Título Eleitoral) sob a ótica dos modelos de Lopez, Madrid e Ruipérez, nota-se algumas diferenças entre elas.
    Lopez demonstra os aspectos básicos, mas não menos importantes, para a análise tipológica mínima, começando por uma análise diplomática, onde deve conter: o nome do documento, características internas principais, a forma, o formato, dimensões, suporte, gênero, sinais de validação e por fim o trâmite. Na análise tipológica deve conter o fundo, a espécie, a função e o tipo (espécie mais a função).
    O modelo apresentado pelo grupo de arquivistas de Madrid é um modelo mais complexo, se preocupando bastante com o trâmite do documento, mantendo sempre um controle. Além do trâmite, contém também no modelo, a oficina produtora, destinatário, legislação, documentos básicos, ordenação das séries, conteúdo, vigência administrativa, destinação e acesso.
    Ruipérez apresenta modelos de alguns arquivos, indicando suas diferenças e o que cada um mais se baseia, mas não quer dizer que um ou outro esteja errado, mas sim que cada um analisa o documento de uma forma, onde alguns nem sempre vão usar como base as cinco funções (classificar, descrever, selecionar, acessar e difundir).

    TAREFA INDIVIDUAL 02
    A) De acordo com o texto de Luciana Duranti, apesar das diferenças de pensamentos, compreensões e variedades de documentos, as diferenças quanto à origem, procedência ou data, todos os documentos apresentam formas bastante semelhantes para possibilitar a concepção de uma forma documental típica. Sendo assim, cada um tem sua maneira de compreender e analisar o contexto de um documento.
    B) A importância da diversidade se dá pelo fato das instituições terem a total liberdade de escolher um modelo que melhor se encaixa em seu acervo, e que melhor interage com seu contexto organizacional.
    C) A desvantagem começa quando um único modelo não consegue atender a todas as demandas da mesma forma, na maioria dos casos não resolverá os problemas arquivísticos da maneira em que a instituição necessita, pois não haverá interação com o produtor e suas peculiaridades.


    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  45. https://patriarqui.blogspot.com/b/post-preview?token=_N6PCWMBAAA.Xc2EkWKpIKe4BCfLlRDPDlTU5IYh92ussEyXUgXnyod2bWqmvr_NQi-Jz731VCZ357iDo-23xr16etkdaYbu0A.L-FbsxYs0fqQoceaqRt07g&postId=3658053105995220191&type=POST


    Tarefa em Grupo 2 Referente ao grupo PATRIARQ

    ResponderExcluir
  46. Atividade individual 1:

    Análise das séries documentais do meu FundoPessoal:
    A) Carteira de Motorista
    B) Título Eleitoral
    C) Identidade Estudantil.

    I) O Modelo do Professor Lopez Lopez é mais sintético e objetivo, mas não deixa de considerar coisas importantes para a compreensão do documento, como a espécie e a função arquivística dele, e elementos advindos da análise diplomática, como a sua espécie, e as suas qualidades internas e externas (forma, formato, suporte, etc) e ainda considera o próprio trâmite do documento.
    Definição da Espécie, Função, e demarcação entre documento pessoal de arquivoe documento pessoal não-arquivístico.

    II) O texto de Madrid é uma estudo muito mais profundo e detalhista, além de ser mais ampla, onde também se aprofunda no aspecto do do trâmite do documento, sua origem, o seu prazo de validade, existência e eficácia e a lei que lhe rege.

    ii) Emissão de Carteira de Identidade com nome social:
    a) Ir até a Polícia Civil do DF;
    b) Apresentar certidão de nascimento, de casamento, certificado de naturalização ou Tratado de Amizade Brasil-Portugal.
    c)Apresentar sentença judicial de adição do nome social na carteira de identidade.

    c) A análise de Ruipérez é uma compilação de vários modelos e o estudo parte além da parte física do documento, o que permite que o seu leque de aplicação seja o mais amplo,dos modelos estudados, se encaixando na maioria das série documentais existentes.

    iii) Modelo 3:
    1) Definição: Carteira de Motorista
    2) Suporte: papel.
    Gênero (Classe): Textual.
    Formato: cartão.
    Forma: original.

    Atividade individual 2:

    a) O motivo da eixstência de diversos modelos se deve pela própria diversidade administrativa das organizações, sendo que o modelo de séries documentais refletirá sempre a essência de sua organização, que é plural e tende a ser única conforme a organização se torne mais complexa.

    b) A diversidade de modelos é muito mais que importante, ela é essencial e inevitável, pois cada organizaçãoEsta diversidade é importante pois cada instituição possui uma particularidade, e a existência de diversos modelos permite que o modelo que for escolhido reflita de fato a realidade desta organização, que evolui conforme o tempo passa.

    c) Lendo Lopex, madrid e Duranti percebemos que tods os textos enfatizam que devemos levar em conta as particularidades de cada texto e organização, pois cada texto pesa de forma diferente a os aspectos de objetivos, a importância do seu trâmite e as próprias funções dos documentos, isso faz com que o modelo de uma organização se torne único, dificultando a adoção de análise prontas ou dos modelos sugeridos nos textos, o que pode significar na desvantagem d a aplicação de um único modelo, pois é o modelo que se molda à organização, e não o seu oposto.

    ResponderExcluir
  47. Tarefa Individual 1

    Depois de analisar alguns documentos do meu fundo pessoal, é possível reparar as diferençãs entre eles na aplicação dos modelos tipologicos. documentos analisados:
    A) Carteira de Identidade
    B) Título Eleitoral
    C) Identidade Estudantil.

    a) Ruipérez: defende varios modelos para mostrar a variação de proposta e analises que podem ser feitas, as diferenças são que nem sempre às 5 funções vão estar presentes na tipologia documental, sendo elas: classificar, descrever, selecionar, acessar e difundir. a abordagem depende da forma que o documento vai ser analisado, observando as caracteristicas fisicas, definiçoes, codigo e quem produziu.
    b) Lopez: defende que a tipologia documental é definida pela junção entre espécie e função de uso para o titular, levando em consideração o fundo, Já na análise diplomática de um documento, é analisado aspectos como o nome do documento, formato, forma, suporte e genero.
    c) Madrid: defende que a tipologia documental se baseou em um modelo de descrição de um tipo documental que se adeque às necessidades dos arquivos, levando em consideração o contexto o qual esse documento foi criado. Trâmite, legislação, acesso, destinatário e oficina produtora são abordados na análise.

    Tarefa individual 2

    a) Isto acontece pela quantidade e especificidade de diferentes documentos em instituições distintas. Outros teóricos enxergam formas diferentes de analisar tipologias documentais, de acordo com o contexto específico de cada organização/acervo.

    b) A diversidade de modelos são importantes para que se encontre a melhor maneira de se fazer a analise do documento, ja que nao existe um plano que se encaixa em toda situação.

    c) Adotar um unico modelo oficial não é vantajoso, porque nao atenderá satisfatoriamente todas as demandas e caracteristica que o documento exige. as peculiaridades do produtor, havendo assim uma perda que impossibilita a resolução de problemas arquivísticos.

    ResponderExcluir
  48. Grupo Patriarq - Andressa, Márcio, Mariana e Suéllen Tarefa em grupo 1

    ResponderExcluir
  49. Errata: o link da tarefa 2 do Patriarq enviado no comentário acima pelo Márcio encontra-se corrompido. Envio em anexo o link correto: Tarefa em grupo 2

    ResponderExcluir
  50. Grupo Anatomia Documental
    Tarefa em grupo 1: https://anatomiadocumental.blogspot.com.br/2018/05/tarefa-em-grupo-1.html

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  53. Atividade em grupo 1:

    https://lacasadel-archivo.blogspot.com.br/2018/05/ola-pessoal-no-post-de-hoje-voces.html

    ResponderExcluir
  54. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

clique para comentar