- Atividades em grupo
- Trazer, impresso, o kit MCEbyte - download aqui - um kit por grupo.
- Ter o blog funcionando minimamente (ver instruções aqui E aqui) .
- Atividade individual
- Ler e o texto
LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Tereznha Stampa. (Orgs.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.(Acesso aqui). - Fazer e responder perguntas sobre esse texto no modelo Gira-gira (ou Ciranda-cirandinha), nos comments abaixo. (explicação aqui).
ATENÇÃO: perguntas repetidas não serão consideradas.
Qual a relação entre tipologia e classificação para o autor?
ResponderExcluirDe acordo com o autor, “a tipologia documental é responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática (espécie) dentro da organicidade do arquivo. E ainda, Lopez informa que “o significado arquivístico espelha o uso feito pelo titular do fundo, como prova da realização de determinadas atividades, a despeito da coincidência diplomática dos documentos”. Dito isso, para ele, a relação entre tipologia e classificação está no fato de que é a partir da análise tipológica – do tipo documental – que é possível se alcançar a “plena compreensão desse significado” e por conseguinte a “correspondente representação dele num plano de classificação".
ExcluirMas, dentro desse contexto, como essa relação – tipologia/diplomática/classificação – se concretiza?
ResponderExcluirA Diplomática, ao contrário da Arquivologia, particulariza o documento e procura a sua autenticidade, essa análise é complementada com a tipologia, que "permite a compreensão do documento identificado pela Diplomática". Por fim, a classificação extrai justamente as informações dispostas no documento para defini-lo.
ResponderExcluirPergunta: quais as diferenças entre informação, documento de arquivo e arquivo de coleção?
Os documentos de coleção e de arquivo se diferenciam pela sua finalidade e a informação está associada ao suporte, segundo o autor ‘’ documento é definido como uma informação associada a um suporte material, o documento de arquivo é mais específico, pois se trata, necessariamente, do produto de uma vontade administrativa... Os documentos de coleção, os quais são armazenados apenas em função de seu conteúdo, sem relação direta com as funções administrativas do titular arquivístico.”
ResponderExcluirPergunta: explique a diferença entre as disciplinas Arquivologia e Diplomática.
Segundo o autor: "A diferenciação entre as duas disciplinas se dá justamente nesse enfoque: de um lado, a Diplomática tende a individualizar cada documento, enquanto a Arquivologia busca a inserção de cada documento em conjuntos mais amplos, caracterizados pelas atividades que os produziram (as séries)". Enquanto a Diplomática busca autenticidade de documentos sendo eles arquivísticos ou não,a Arquivologia busca inserir esses documentos em conjuntos e também busca provar que aquele documento é autêntico para que tenha valor legal como prova de algo.
ResponderExcluirPergunta: Como proceder para fazer análise diplomática?
o autor traz propostas para se fazer essa análise partindo de características em que o documento ou o objeto analisado seja avaliado em cima de elementos desenvolvidos por estudos para o diagnostico de tal objeto em questão, levando em conta alguns requisitos básicos como: "• Denominação da espécie
ResponderExcluir(o “nome” daquele documento).
• As características internas principais (como a informação está
disposta e como ela se comporta).
• As características externas principais, como, entre outras, forma,
formato
, dimensões,gênero e sinais de validação.
• O trâmite (quais as etapas e documentos foram produzidos
até chegar ao documento em pauta)."
Pergunta: Por quê o documento de arquivo possui valor de prova?
Segundo alguns pontos do autor, o documento de arquivo "é produto de uma vontade administrativa" e agregado à estas atividades administrativas, tem-se a necessidade de preservação desses documentos com a finalidade de comprovar a execução dessas atividades posteriormente, em suas diversas áreas e diversos tipos documentais, "O arquivo é
ResponderExcluirum conjunto sistematizado de provas de ações [...]".
Pergunta: O que o autor entende como sendo Diplomática ?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSegundo o autor, a diplomática é responsável por: "permitir compreender, de modo sistemático, através de método específico, as características básicas e essenciais dos documentos. Ainda segundo o autor, através da análise diplomática podemos identificar melhor o que cada documento é, dando uma melhor definição do que ele é ; tal conhecimento torna possível delinear procedimentos técnicos adequados.
ResponderExcluirPergunta: Segundo o autor, a tipologia documental é responsável pelo que?
Segundo o autor a tipologia documental é responsável pela compreenção do documento de acordo com o contexto. É portanto a éspecie mais a função que define o tipo documental.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPergunta: O que pode ocorrer com os documentos caso não seja feita uma análise tipológica?
ResponderExcluirSegundo o autor a ausência de uma análise tipológica prejudica a correta compreensão do contexto documental, afetando assim a organicidade, que é um princípio basilar da arquivologia e podendo o documento até mesmo não ser compreendido por estudiosos ou pesquisadores no futuro, por estarem fora de contexto.
ResponderExcluirPergunta: Segundo o autor, qual é a tarefa do arquivista para que haja uma correta contextualização da produção documental?
ResponderExcluirSegundo o autor, a tarefa do arquivista é procurar compreender, o melhor possível, a “missão” e a “visão” da organização e a “máquina” administrativa, tomando a devida precaução de utilizar as funções explicitadas formalmente apenas como referencial e nunca como reflexo absoluto da realidade; ou seja, tentar realizar a mediação entre o que se pretendia desempenhar (ou o que se afirmava como objetivo hipotético) e o que de fato foi feito (registrado pelos documentos de arquivo).
ResponderExcluirPergunta: O autor elabora quatro passos para realizar uma tipologia mínima, quais são esses passos?
a) Identificar as espécies do acervo da organização (análise diplomática).
Excluirb) Identificar quais as funções (quanto ao uso pelo titular do arquivo) se relacionam a quais documentos.
c) Sistematizar um esquema hierárquico que consolide as informações relativas às ocorrências documentais daquele titular, que seja
capaz de articular as espécies com as respectivas funções (plano de classificação).
d) Não se esquecer de registrar todos os passos do processo e as definições que foram sendo elaboradas.
Segundo o texto, que contribuição a Diplomática deu ao exercício arquivístico?
ResponderExcluirInicialmente ela servia principal e quase somente para averiguar a autenticidade dos documentos medievais. Como o passar do tempo, foi se tornando também instrumento para conferir as características básicas e essenciais dos documentos.
ResponderExcluirPergunta: Qual a contribuição da tipologia documental para a Arquivologia?
Para o autor a tipologia documental é responsável por estabelecer a ligação do documento diplomático (ficha de controle de empréstimos) com a função do titular arquivístico (investigação política). A sistematização de tal nexo num conjunto arquivístico se dará pela confecção de um plano de classificação capaz de articular, organicamente, as correspondências entre os diferentes documentos do arquivo de um dado titular com as respectivas funções.
ExcluirPergunta: Além da identificação, o que mais é preciso para uma organização arquivística?
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirReposta: Além da identificação é preciso da denominação do documento, entender a trama de relações internas decorrentes das funções desempenhadas pelo produtor, as quais demandam o arquivamento de determinados documentos, com finalidade probatória.
ResponderExcluirPergunta: Qual o ano de fundação da diplomática e qual sua importância no trabalho arquivístico?
ResponderExcluirRESPOSTA:
ResponderExcluirA diplomática surgiu, como disciplina, no ano de 1681. E com o tempo, passou a ter grande importância para o trabalho arquivístico, pois permitia compreender as características básicas e essenciais dos documentos.
PERGUNTA:
ResponderExcluirCite as principais diferenças do alcance dos documentos dentro de uma organização na realização das atividades-meio e as atividades-fim.
Os documentos da atividade-meio restringe-se à vigência legal e ao seu uso administrativo. Já os documentos de atividade-fim são frequentemente, destinados à guarda permanente.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirQuais os passos para a elaboração de uma tipologia mínima?
ExcluirDe acordo com o autor, existem quatro passos, são estes:
ResponderExcluir"a) Identificar as espécies do acervo da organização (análise diplomática).
b) Identificar quais as funções (quanto ao uso pelo titular do arquivo) se relacionam a quais documentos.
c) Sistematizar um esquema hierárquico que consolide as informações relativas às ocorrências documentais daquele titular, que seja
capaz de articular as espécies com as respectivas funções (plano de classificação).
d) Não se esquecer de registrar todos os passos do processo e as definições que foram sendo elaboradas."
Pergunta:
O autor fala da presença de elementos informais presentes na produção documental de natureza social e política. Cite esses elementos.
São os documentos produzidos sem regulamentação, normatização oficial ou preocupação jurídico-legal e costumam ter caráter mais informal, sem muito controle dos padrões de produção, razão pela qual são de difícil identificação.
ExcluirPergunta:
Qual aspecto o autor aponto como fundamental para realizar a analise tipológica?
O autor fala que é necessário "entender como um conjunto
ResponderExcluirdocumental específico, tendo em especial cuidado em identificar os diferentes usos da mesma informação, que pode ocorrer, principalmente, em documentos múltiplos (como panfletos, entre outros) e em documentos que já nascem com características próprias para reprodução do conteúdo"
Pergunta
A junção de quais aspectos é responsável por definir o tipo documental?
Resposta: a junção da espécie com a função
ResponderExcluirPergunta: Porque é necessário saber diferenciar o que é documento de arquivo dos documentos de coleções?
Porque as coleções nao estão organicamente relacionadas entre si em função das atividades do titular.
ResponderExcluirPergunta: o que é primordial para o estabelecimento dos límites de análise, interpretação e uso das informações e documentos pelo cidadão?
ResponderExcluirResposta: Segundo o autor é primordial a transparência dos critérios de geração, organização, seleção e disponibilização de registros.
ResponderExcluirPergunta: Existe a possibilidade de haver diferentes documentos da mesma especie, porem ligados a funções distintas? Cite um exemplo de acordo com o texto?
Segundo o autor do texto é possível diferentes documentos de uma mesma espécie estarem ligados a funções distintas. O exemplo dado: é possível que uma central sindical guarde seus periódicos, relacionando-os com a função de registro de atividade de divulgação, mas também pode guardar determinados exemplares, dos mesmos periódicos, ou de outros, por conterem textos normativos, relacionando-os à função de controle da produção de material programático.
ExcluirPERGUNTA: o que especifica um documento de arquivo?
ResponderExcluirO documento de Arquivo se especifica por ser produto de uma vontade administrativa,que é preservado para servir de prova da execução de certas atividades.
ResponderExcluirPergunta: Quais tipos de arquivos privados são importantes para a história?
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSegundo o autor, os arquivos privados importantes para a história são aqueles que possuem relação direta com a sociedade, como arquivos de empresas prestadoras de serviços públicos, arquivos pessoais de personagens relevantes para a vida nacional, arquivos de associações, tais como sociais, econômicas e culturais, sindicatos, agremiações políticas, entre outras.
ExcluirPergunta: O autor consolida que "o significado arquivístico espelha o uso feito pelo titular do fundo, como prova de realização de determinadas atividades." A compreensão desse significado e essa representação são possíveis a partir de qual aspecto?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirResposta: Segundo o autor, a compreensão e a representação do significado arquivístico se dá a partir de uma análise tipológica.
ResponderExcluirPergunta: De acordo com LOPEZ, A. (2012) verificando-se o interesse público nas informações contidas em documentos privados, qual seria o papel do Estado em relação a autonomia e a preservação dos mesmos?
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirResposta: Cabe ao Estado , quando for o caso, ter um papel de facilitador da preservação,organização e acesso a tais acervos.
ResponderExcluirPergunta: De acordo com LOPEZ, A. (2012) Qual a origem da disciplina diplomática?
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirDe acordo com Lopez (2012) a diplomática foi fundada em 1681, teve suas origens relacionadas à identificação e à averiguação da autenticidade de documentos medievais relativos à comprovação de posses de terra e títulos de nobreza, por meio da análise exaustiva das características externas dos documentos.
ExcluirPERGUNTA: Qual a importância da distinção entre atividades-meio e atividades-fim dentro das organizações?
ResponderExcluirSegundo o autor, a distinção irá determinar o alcance que os documentos terão nas organizações e o tratamento documental que irão receber. Os documentos-meio costumam cumprir sua vigência legal e administrativa enquanto os documentos-fim são frequentemente destinados ao arquivo permanente.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSegundo o autor, quais são as dificuldades encontradas pelas organizações de movimentos sociais em relação a seus documentos?
ResponderExcluirResposta: As organizações de movimentos sociais são organizações sem padronização normativa quanto à produção e trâmite documentais, por isso, sua principal dificuldade é a compreensão do correto significado do documento e a sua contextualização, pois o seu acervo é composto, em sua maioria, por documentos informais. Isso acaba dificultando a atribuição de uma única função para o documento, gerando documentos de uma mesma espécie ligados a mais de uma função.
ResponderExcluirPergunta: Segundo o autor, qual seria a tarefa do arquivista de contextualização da produção documental e a sua principal dificuldade?
A tarefa do arquivista é tentar realizar a mediação entre o que se pretendia desempenhar e o que de fato foi feito, e a principal dificuldade encontra-se no fato de que as funções realmente desenvolvidas por uma instituição são diferentes daquelas registradas ou explicitadas oficialmente.
ExcluirO que pode acontecer quando um documento muda, fisicamente, de titular arquivístico?
ResponderExcluirO documento passa a ter outra compreensão de significado, pois passa a assumir funções probatórias e administrativas diferentes, de acordo com o novo local de guarda, transformando o documento, sendo necessária a correta contextualização do documento para realizar a análise tipológica.
ExcluirDe acordo com o autor, quais as particularidades e especificidades dos acervos de Movimentos Sociais.
ResponderExcluirA transparência dos critérios
Excluirde geração, organização, seleção e disponibilização de registros são necessidades que se mostram fundamentais no tratamento dos acervos de movimentos sociais, bem como a limitação de interpretações, através do uso dos documentos de arquivo como prova definitiva da memória coletiva.
Com base no texto, o que impede que o carro apresentado na primeira imagem seja considerado um documento de arquivo??
ResponderExcluirPelo fato de ele não ser preservado como um registro de atuação da municipalidade. As provas das ações relativas à segurança pública estariam registradas pela municipalidade em documentos, tais como comprovantes da aquisição dos veículos, relatórios de utilização, entre outros, guardados pelo valor probatório. O interesse da contextualização arquivística recai sobre as atividades do produtor, expressas por meio de documentos, os quais mantêm uma relação de indicialidade com as atividades. Não basta, então, disponibilizar as informações do titular se estas carecerem dos atributos de prova.
ResponderExcluirO texto afirma que "a compreensão das ações administrativas engloba o entendimento da publicização do funcionamento da esfera decisória e dos procedimentos e documentos que embasam e consolidam tais ações." (p.17-18). Segundo Luciana Durandi, quais as características principais dos documentos modernos?
ResponderExcluirDe acordo com Luciana, nos documentos modernos o fracionamento do trâmite
ResponderExcluire a subdivisão das informações surgem como características principais.
O documento que outrora era completo, isto é, apresentava todos os dados
referentes ao trâmite que o produziu, tem hoje essas informações subdivididas
em múltiplos documentos, num grande processo. Deste modo, a
compreensão do sentido institucional de um documento moderno passa,
também, pelo conhecimento de seu trâmite administrativo e das relações
que o mesmo documento guarda com seus sucessores e antecessores nesse
trânsito
Relacione a importância dos arquivos privados para o pleno exercício da cidadania.
ResponderExcluir