Considerando as possibilidades de contextualização colocadas no texto de André Lopez (2012) sobre tipologia documental, compare os dois registros fotográficos reproduzidos abaixo, propondo uma classificação arquivística para eles em conformidade com a proposta do texto (ou seja a atividades tem duas partes: (a) discussão/comparação e (b) classificação).
A atividade é individual é deve ser postada aqui, nos comentários, até às 18:59 do dia 29/08/2014.
- LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Tereznha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31. Disponível aqui.
- ____. Contexto & Conteúdo [fotografia digital, 2012]. Inédita.
- LOPEZ, I. Passatempo [fotografia digital, 2010]. Publicada em: LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores, p. 17, op. cit.
Apesar de os carros apresentados também serem documentos, podemos descartar a possibilidade de que sejam um documento de arquivo, visto que os carros em si não carregam informações o suficiente para adquirirem o valor de prova.
ResponderExcluirAs fotos apresentadas também são precárias em suas informações, não sabemos quem, quando, como e por que foram produzidas.
Para que seja possível fazer a atividade proposta, partirei do seguinte contexto: Ambas fotos foram tiradas por um turista em uma mesma viagem realizada. Dessa forma temos que essas fotos seriam sim documentos de arquivo, pois foram produzidas em uma atividade do titular, se mantida a ordem original de produção documental, podemos afirmar que comprovam tal atividade. Assim sendo, estes documentos são:
Tipo => Fotografias de Recordação de Viagem Realizada (Fotografia de Viagem)
Espécie => Fotografia
Fundo/Titular => Turista
Função => Recordação de Viagem Realizada
Foma => Original
Suporte => Digital, dimensionado em 1600 x 1200 pixels, .jpg
Gênero => Imagético/Textual
Validação => Não há
Pertecente a série de fotografias tiradas numa mesma viagem
Descrição Foto 01 => Fotografia de veículo azul e preto, tirada em perspectiva forçada em (lugar) em (data)
Descrição Foto 02 => Fotografia de veículo azul, com escultura de peixe gigante dentro, tirada em (lugar) em (data)
As fotos são do arquivo pessoal do professor André, são documentos pois tem significado e transmitem informações que podem ser compreendidas pelo observador. Também são documentos de arquivo, pois há uma ação deliberada para a produção dessas fotos e possuem um valor sentimental para o proprietário.
ExcluirQuanto à classificação:
Denominação: fotografia de viagem.
Espécie: registro fotográfico.
Forma: original
Suporte: digital.
Dimensões: foto padrão
Gênero: imagético
Validação: não se aplica.
Pela concepção ampla de documento, na qual o documento é definido como uma informação associada a um suporte material as fotografias podem ser consideradas documentos, porém não seriam documentos de arquivo, pois não trazem claramente as soluções sobre quem, como, onde e o porquê da sua produção. Quando analisados em conjunto, as duas fotos poderiam ser documentos de coleção – escolhidas pelo objeto em si ( duas fotografias de carro) e não pela sua função.
ResponderExcluirPara diferenciar da colega que já realizou a atividade, tentarei apresentar classificação de maneira diversa , como se as fotografias estivessem impressas/reveladas.
Denominação – fotografias de carros 1 e 2
Forma – fotografia
Formato – fotografia impressa ou revelada
Fundo – pessoal/particular
Função – registro de imagem de carros durante viagem
Dimensões - não identificadas
Suporte - papel fotográfico
Gênero - imagético
Sinais de validação - não identificados
Trâmite - Talvez registro fotográfico e revelação do filme fotográfico, ou
Registro fotográfico e impressão do registro, ou ainda, registro fotográfico e transmissão de arquivo fotográfico (no caso da análise de documento em arquivo digital).
Maiquel
Na aula realizada no dia 29 de agosto de 2014, vimos que essas imagens são referentes a fotografias que compõem o acervo do professor doutor André Ancona Lopes, mantidas em seu acervo pessoal, resultantes, portanto, de atividades por ele realizadas.
ExcluirDessa forma podemos dizer das imagens pertencentes ao acervo do professor André:
Denominação: Registro de Fotografia de Registro de Viagem
Espécie: Registro Fotográfico
Forma: Original
Suporte: Não Informado
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo Pessoal do Professor André Ancona Lopez
Validação: Não identificada
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1) O caráter das duas fotografias, com base no contexto analisado, não se consiste propriamente em documento de Arquivo. Baseamos isso na sua não produção por atividade laboral Institucional, logo, sua organicidade administrativa é ausente. Com base nas informações disponíveis, se deduz que ambas as fotografias são pertencentes a um acervo pessoal (Coleção) e produzidas de acordo com a intencionalidade de associar e registrar determinada memória ou lembrança de quem as registrou.
ResponderExcluir2 -
Denominação: Fotografias de carro (1 e 2)
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Suporte: Digital
Dimensões: não Identificado
Material: Não identificado
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo pessoal
Validação: Não identificado
Aluno: Thadeu Alexander Varela de Almeida Souza
Matrícula: 12/0136171
Conforme discutido aula passada, as fotografias fazem parte do acervo pessoal do professor André, mantidas pelo valor que a informação possui para o produtor. Dessa forma, as imagens apresentadas podem ser consideradas como documento de arquivo, uma vez que mantidas por pessoa física.
ExcluirSendo assim, classificadas como:
Denominação: Imagem de Registro de Viagem
Espécie: Registro Fotográfico
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo Pessoal
Validação: Não identificada
Refeito pelo aluno: Leonardo Oliveira Almeida
Matrícula: 12/0152746
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA) Podemos observar, de acordo com o texto, que as fotografias dispostas acima trazem várias informações para uma análise técnica, porém eles não podem ser consideradas como documento de arquivo no contexto apresentado. Depreende-se do texto que documento de arquivo é um produto da vontade administrativa, ou seja, representação de vínculos diretos com processos e funções responsáveis por sua existência. Partindo desse princípio, não podemos identificar relações diretas entre processos e funções, além da não identificação do caráter administrativo das fotos em epígrafe.
ResponderExcluirB) Denominação: Fotografias Acervo Pessoal
Forma: Original
Formato : Fotografia
Suporte: Papel Fotográfico
Gênero: Visual
Validação: Não tem
Luiggi
12/0126907
A) Com base na análise das imagens e conciliando com o texto de referência as duas fotografias foram tiradas com a mesma finalidade, que seria recordação de viagem, representação da diferença entre os automóveis em outro país, interesse pessoal, dentre diversos outros motivos. Apesar de terem a mesma função, as duas imagens apresentam conteúdos distintos uma vez que cada veículo contém informações/ideias diferentes: a primeira foto representa um carro de policia diferente daqueles encontrados no Brasil, dando ênfase ao seu tamanho e a segunda foto traz uma representação humorística, pois, a meu ver, o carro seria como um aquário no qual se encontra um peixe dentro dele. Os dois veículos não deixam de ser documentos, porém não se pode afirmar que sejam documentos de arquivo.
ResponderExcluirB) Denominação: Fotografias de veículos
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Suporte: Digital
Dimensões: Não Identificado
Material: Não identificado
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo pessoal
Validação: Não identificado
Aluna: Rafaela de Souza Pinto
Matrícula: 12/0133521
Vou refazer esse exercício .
Excluira) Conforme discutido em sala de aula, não sabemos os contextos em que foram produzidas as fotografias, podemos então fazer uma análise de conteúdo. Com isso não se pode afirmar a finalidade das fotografias, pois apesar de na fotografia 2 possuir um conteúdo publicitário não significa que ela foi tirada com esse intuito.
Excluirb) Denominação: registros de viagem
Espécie: fotografia
Forma: aparentemente original
Suporte: digital
Gênero: imagético
Fundo: acervo pessoal
Validação: não identificada
a) Comparando os dois registros fotográficos o que observamos primeiramente é o tamanho do carro na primeira fotografia, por ser bem menor do que os carros normais e o fato de ter uma escultura de peixe na fotografia do segundo carro.
ResponderExcluirOs registros fotográficos podem ser considerados documentos, mas não documentos de arquivo. Pois, com base no texto de referência utilizado, não se tratam do resultado de uma vontade administrativa. Sendo assim, o que mais se assemelha a situação é que se tratam de documentos de coleção de acervo pessoal, produzidos em viagem.
b) Denominação: Fotografias de automóveis
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Suporte: Digital
Dimensões: Não identificada
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo pessoal
Validação: Não identificada
Aluna: Ana Carolina Rosário dos Santos Mouta
Matrícula: 12/0109492
Vou refazer esse exercício.
ExcluirComo abordado pelo professor em sala de aula podemos ter três documentos diferentes no caso das imagens acima colocadas: (1) o foto original, que pertence ao arquivo pessoal do professor André; (2) as fotografias que foram colocadas como ilustração no documento em que o artigo está inserido e (3) as fotos que estão blog da disciplina de Diplomática e Tipologia documental.
ExcluirNo caso do original, que pertence ao professor, essas imagens fazem parte do arquivo pessoal do professor, pois ele as escolheu para fazerem parte do seu arquivo, pois para ele possuem valor, no caso sentimental, e foi o resultado de uma atividade desempenhada pelo professor. Não entendo que seja documento de coleção, pois o que diferencia documento de arquivo e documento de coleção é que os documentos de arquivo possuem uma relação entre si (organicidade), já os documentos de coleção, nem sempre possuem essa característica. Então, quando o professor escolheu essas imagens para fazer parte de seu arquivo, ele as juntou com outras imagens que fez no mesmo momento que essas, uma viagem.
Quanto à classificação, entendo que alguns pontos podem ser modificados:
Denominação: imagem registrada durante viagem.
Espécie: registro fotográfico.
Forma: original
Suporte: papel ou digital. Não temos como saber, pois não sabemos como o professor as têm em seu arquivo.
Dimensões: não se aplica
Gênero: imagético
Fundo: pessoal
Validação: não se aplica.
Exercício refeito por Valéria C. S. Silva - 12/0137259
1 - Com base na leitura do texto de referência e na análise das imagens, podemos assumir que estas são documentos, pertencentes ao Acervo Pessoal de quem as tirou. Sua finalidade é de registar diferente carros encontrados pelo fotógrafo, carros com características especiais.
ResponderExcluirNão podem ser consideradas documentos de arquivo, pois não apresenta caráter administrativo, não são produto de vontade administrativa.
2 - Tipo => Fotografias de Carros Especiais
Espécie => Fotografia
Fundo/Titular => Fotógrafo
Forma => Original
Suporte => Digital: .jpg
Gênero => Imagético
Validação => Não há
Fundo => Acervo Pessoal
Aluna: Clara Andreozzi de La Rocque Couto
Matrícula:12/0009463
Irei refazer este exercício.
ExcluirA) De acordo com discussão em aula (29/08), não há como descobrirmos o contexto das fotografias apenas visualizando-as, devemos entender aonde estão inseridas, para então compreender a finalidade de seu registro. Sendo assim, a resposta dada pela colega está parcialmente correta, pois as fotografias podem sim ser consideradas como documentos, porém, a primeira imagem pode ser analisada em três (03) situações:
ExcluirI - é um registro fotográfico, original, pertencente ao acervo pessoal do professor André Lopez, que consequentemente é o produtor do documento, a partir do instante que o selecionou para seu acervo, pelos mais variados motivos, como recordação de uma viagem, peculiaridade do conteúdo, e etc.
II - o registro fotográfico faz parte de um trabalho acadêmico, entendido como uma informação, que participa de um todo, que seria o livro/artigo, ou melhor, o documento. Esse documento pode integrar o acervo de algum estudante ou pesquisador, tem fim acadêmico e de pesquisa.
III - Por fim, o registro fotográfico está inserido em uma postagem do blog da disciplina, tendo o mesmo papel que a segunda situação, é uma informação contida no todo, que no caso é a postagem. Sua finalidade poderia ser didática, pois faz parte de um exercício.
A segunda imagem só compartilharia do último tópico (III) da primeira imagem, pois é o único contexto em que está inserido. Não há como saber de qual acervo faz parte, nem sua real finalidade, que poderia ser de recordação de viagem, registro de publicidade incomum, etc.
B) Imagem 1
Espécie: Registro fotográfico
Tipo arquivístico: Registro fotográfico de registro de viagem.
Formato e dimensões: Imagem JPEG (.JPG), 1600X1200 pixels (96dpi)
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Sinais de validação: Não localizadas
Fundo/Titular: Acervo pessoal André Porto Ancona Lopes
B) Imagem 2
Espécie: Registro fotográfico
Tipo arquivístico: Registro fotográfico de registro de viagem.
Formato e dimensões: Imagem JPEG (.JPG), 1600X1200 pixels (96dpi)
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Sinais de validação: Não localizadas
Fundo/Titular: Não identificado
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirParte A)
ResponderExcluirCom a perspectiva apresentada no texto, pode -se concluir que as duas fotos são documentos, mas sem um contexto necessário, não podemos afirmar que é um documento de arquivo, pois não são identificados em ambas quem as produziu, para que finalidade (administrativa,
probatória, entre outras).Podemos dizer que são imagens de coleção, pois parte do pressuposto que foram tiradas pela mesma pessoa, em situações diferentes e que essa as coleciona. Podemos dizer também que a as duas imagens tem uma proposta mais dinâmica, não só de registro, sendo a primeira de percepção projetada e a segunda com um teor mais humoristico, ligando o veiculo ao condutor.
Parte B) Para ambas as fotos:
fundo: Quem fez o registro de imagem (supõe-se que seja de acervo pessoal)
suporte: digital
dimensão: não foi possível identificar
material: não identificado
gênero: imagético
forma: não identificado
espécie: fotografia
validação: não identificado
Ana Julia Batista da Silva de Assis
12/0109697
Vou refazer .
ExcluirParte A )
ExcluirDe acordo com o texto anteriormente exposto para a atividade e a aula com o professor André, as duas imagens são consideradas documentos de arquivo , a princípio elas apenas fotos feitas por duas pessoas , mas no momento que o Professor André se utilizou para formar parte de seu arquivo pessoal ele se tornou o produtor do documento , tornando assim documento de arquivo de acervo pessoal.
Parte B)
Denominação: Fotografias de registro de viagem
Suporte: Digital
Formato: Fotografia Digital . Jgp.
Gênero: Imagético
Espécie: Fotografia
Fundo: Acervo Pessoal
Validação: Não identificada
Forma: Original
A) Com base nas imagens apresentadas, as fotografias são consideradas documentos por carregarem uma informação em determinado suporte, porém não são documentos de arquivo, uma vez que não possuem uma vontade administrativa. Analisando o contexto e o que foi disponibilizado, entende-se que estes documentos apresentam suas informações nítidas para quem os gerou.
ResponderExcluirB) Denominação: Fotografias de carros 1 e 2
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo pessoal
Validação: Não identificada
Aluno: Leonardo Oliveira Almeida
Matrícula: 12/0152746
Revisado por Thadeu Alexander, M:120136171
ExcluirCom base nas novas considerações em sala de aula podemos aumentar o nível de contextualização das fotos. Numa primeira situação, as fotos originais pertencem ao acervo pessoal de André Lopez, que se tornou o produtor do documento de arquivo a partir do momento em que o selecionou para seu acervo. Ressalta-se também, que as imagens integram parte dos dados de determinado artigo científico, dando outra contextualização e originalidade á imagem e podendo integrar o arquivo pessoal de determinado pesquisador ou estudante. Como terceiro contexto as imagens estão na página do blog da disciplina, que como post virtual as caracterizam como parte de um Documento.
Fotos 1 e 2
Denominação: imagens de registro de viagem
Espécie: Registo fotográfico
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo pessoal
Validação: Não identificada
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirCom base no texto, pode-se entender as imagens como sendo um documento de coleção, umas vez que são imagens guardas pelo seu conteúdo e não por possuírem nem uma função administrativa. As duas imagens mostram carros, sendo que na primeira da ideia de um brincando facilmente manuseável com as mãos dando certa “graça” a imagem, e a segunda de um meio de transporte mais real.
ResponderExcluirDenominação: Fotos de coleção
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Formato: não identificada
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Validação: Não identificada
Maria Carolina G. da Silva 12/0153050
Vou responder esse.
ExcluirDocumento de arquivo “é um documento produzido e/ou recebido por uma pessoa física ou jurídica, no decorrer das suas atividades, qualquer que seja o suporte, e dotado de organicidade.” ( e-ARQ Brasil, p.4)
ExcluirMesmo não tendo uma função administrativa e nem sendo possível identificar “quem?”, “como?”, “quando?” ou “ por quê?”, estas fotos foram produzidas, elas passam a ser documento de arquivo quando o produtor decide mante-las em seu acervo pessoal, sendo por valor sentimental, como registro de uma viagem ou outro motivo qualquer.
a) Os dois registros fotográficos reproduzidos consistem em documentos. Conforme o texto aludido, o documento arquivístico nasce em decorrência das atividades institucionais, ou seja, de vontade administrativa. Muito embora, segundo o e-Arq Brasil, “documento arquivístico é um documento produzido e/ou recebido e mantido por pessoa física ou jurídica, no decorrer das suas atividades, qualquer que seja o suporte, e dotado de organicidade.” Dessa forma os registros, em questão, em referência ao texto não são documentos arquivísticos institucionais, mas podem ser documentos arquivísticos mantido por pessoa física (um acervo pessoal) em decorrência de suas atividades de turismo.
ResponderExcluirb)Denominação – fotografias de carros exóticos.
Forma – fotografia
Formato – fotografia impressa ou revelada
Fundo – pessoal/particular
Função – registro de imagem de carros durante viagem
Dimensões - não identificadas
Suporte - papel fotográfico
Gênero - imagético
Sinais de validação - não identificados
Validação: não confere.
Marisa Vieira Leite da Silva
matrícula: 12/0129264
Vou fazer a anotação desse post.
Excluira) Os dois registros fotográficos reproduzidos consistem em documentos. Segundo o e-Arq Brasil, “documento arquivístico é um documento produzido e/ou recebido e mantido por pessoa física ou jurídica, no decorrer das suas atividades, qualquer que seja o suporte, e dotado de organicidade.” Dessa forma os registros, em questão, são documentos arquivísticos mantido por pessoa física (um acervo pessoal) em decorrência do valor sentimental que o documento possui.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA) As duas fotos pertencem ao acervo pessoal André Porto Ancona Lopez. A principio as fotos não podem ser consideradas de arquivo, já que o documento de arquivo é um produto de uma vontade administrativa. E não sabemos, o por que, quando e para quem foram produzidas. Portanto se não tivermos uma contextualização mostrando o contrario, essas fotos são meramente ilustrativas, de caráter pessoal, de coleção.
ResponderExcluirB) Denominação: Fotografias de carro
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo pessoal
Validação: Não tem
Bruno Machado – 12/0112426
Vou refazer este exercício!
ExcluirDocumento de arquivo:“é um documento produzido e/ou recebido por uma pessoa física ou jurídica, no decorrer das suas atividades, qualquer que seja o suporte, e dotado de organicidade.”
ExcluirOu seja, mesmo sem nenhuma função administrativa, ou algum questionamento específico dessas imagens terem sido produzidas, elas se tornam um documento de arquivo quando o produtor decide que elas farão parte do seu acervo pessoal, seja por recordação, valor sentimental, ou qualquer que seja o motivo.
A) Com base no texto e nas imagens apresentadas, pode-se concluir que ambas as fotografias são documentos, mas é necessário todo um contexto para poder afirmar se essas são documentos de arquivo, já que não possível identificar para que finalidades foram produzidas ( e se tem algum valor de prova). Pelo caráter mais descontraído e pessoal da foto, parece ser de um arquivo pessoal.
ResponderExcluirB) DENOMINAÇÃO: Fotografias de carros
SUPORTE: Digital
FORMA: Original
FORMATO: Digital
GÊNERO: Imagético
ESPÉCIE: Fotografia
NATUREZA DO ASSUNTO: Ostensiva
FUNDO: Acervo pessoal
VALIDAÇÃO: Não identificada
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirCom base no que aprendemos em aula, as imagens podem ser analisadas sob 2 contextos. O primeiro é que elas são documentos por fazerem parte do texto (o que muda a questão de sua originalidade), mas não podem ser consideradas documentos de arquivo porque não se tem informações suficientes sobre os motivos pelos quais as fotos foram tiradas. O segundo, analisando as fotos em si, é que elas se tornaram documentos de arquivo a partir da decisão do produtor, que decidiu tê-las como parte de seu acervo.
ExcluirDenominação: Fotografias de carros exóticos
Suporte: Digital ou papel fotográfico
Formato: Fotografia impressa ou revelada
Gênero: Imagético
Espécie: Fotografia
Fundo: Acervo Pessoal
Validação: Não identificada
A) Com base no texto, tanto os registros fotográficos quanto os objetos ali apresentados, neste caso os veículos, são documentos. Porém, nenhum dos dois podem ser considerados como documentos de arquivo, já que não foram produzidos por uma intencionalidade administrativa, e outra característica que reforça esta afirmação, é o contexto no qual se encontram, não há nada que nos comprove que estes registros foram feitos com fins institucionais.
ResponderExcluirAinda que não há como determinar o real motivo da produção destes documentos, estas imagens parecem fotografias de uma viagem, procurando registrar as peculiaridades de cada um dos veículos, que no caso são:
FOTOGRAFIA 1 - Registro fotográfico de veículo na cor azul e preto, identificado como um carro de polícia, devido o brasão, número de identificação e número do batalhão. A peculiaridade é o seu tamanho, que é evidenciado pela mão de quem realizou o registro, dando a ilusão de que caberia entre dois dedos, pra representar o quanto é pequeno.
FOTOGRAFIA 2 - Registro fotográfico de veículo na cor azul, modelo clássico, e a característica que chamou atenção, foi a escultura de um peixe ao volante, e a palavra aquário na lataria.
Ambos os registros, poderiam compor o arquivo pessoal de um viajante.
B)Denominação – registros fotográficos de automóveis (FOTOGRAFIA 1 e 2)
Forma – original
Formato – fotografia digital
Fundo – particular/pessoal
Função – registro de veículos
Dimensões - não identificadas
Suporte - digital
Gênero - imagético
Sinais de validação - não identificados
Alef Batista Ferreira
12/0108402
Ambas fotografias podem sim serem consideradas documentos de arquivo pessoal/privado da pessoa que os produziu. As imagens isoladas não possuem valor, mas inseridas no seu contexto, ou seja, no arquivo pessoal que quem as produziu são consideradas documentos de arquivo
ExcluirCarolina A. C. Bueno
Excluir10/0009018
A definição de documento mais recorrente é aquela que diz que documento é a informação registra em algum tipo de suporte e resultante de uma atividade. As imagens acima mostradas podem ser consideradas documento, pois foram resultado de uma atividade (viagem) por uma pessoa (turista) e possuem informações (como se pode ver nas imagens - inscrições na porta). Então as imagens fazem parte do arquivo pessoal dessa pessoa. As imagens isoladas não possuem qualquer valor de prova, sendo consideradas objetos de coleção - escolhidas tão somente pelo objeto - os carros; mas quando juntadas à outros documentos se tornam um documento de arquivo, pessoal nesse caso, para a pessoa que as produziu. Tornam-se documentos de arquivo a partir do momento que se pode identificar quem as produziu, como, onde e o motivo da produção.
ResponderExcluirDiante do exposto pode-se classificar esse documento da seguinte maneira:
Tipo: fotografia registrada durante viagem turística.
Espécie: fotografia.
Formato: fotografia.
Forma: original.
Gênero: imagético (pela imagem do carro) e textual (escritos impressos nos carros)
Fundo: pessoal.
Função: registro de imagem de carros durante viagem turística.
Dimensões: não identificadas, pois podem ser de várias tamanhos, depende de como o seu dono as quer em seu arquivo pessoal.
Suporte: pode ser papel fotográfico, se impressa; ou estar em meio digital, como HD.
Sinais de validação: não se aplica
Descrição:
Foto 1: carro nas cores azul claro e preto e tirada de maneira extrovertida pelo turística como se estivesse segurando o carro nas mãos. Contém na porta o desenho de um brasão, um número de identificação e uma SIGLA.
Foto 2: carro na cor azul escuro com inscrições na porta nas cores amarela, vermelho, azul claro e laranja e um peixe amarelo sentado ao volante.
Aluna: Valéria Colletti Sanches Silva
Matrícula: 12/0137259
Vou refazer este exercício!
ExcluirCompletando a resposta pode-se dizer que as imagens são sim documentos, porém não se pode afirmar que são de arquivo pois não se tem informações suficientes sobre os motivos pelos quais as fotos foram tiradas, como por exemplo: "quem?", "como?", "quando?" e "por que?". As fotografias passam a ser documento de arquivo a partir do momento em que o produtor, no caso o professor André, determinou que elas fariam parte de seu acervo pessoal.
ExcluirAssim podemos fazer a seguinte classificação:
Denominação: Registro de Fotografia de Registro de Viagem
Espécie: Registro Fotográfico
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo Pessoal
Validação: Não identificada
A) Não se tratam de documentos de arquivo. É muito provável que as imagens não tenham sido produzidas ou adquiridas no decorrer das atividades administrativas do professor. Elas não foram criadas segundo a chamada "vontade administrativa". Elas somente são usadas como forma didática no meio acadêmico.
ResponderExcluirB)
IMAGEM 1 - registro fotográfico de automóvel azul claro:
Suporte: digital (.jpg)
Gênero: Iconográfico
Espécie: fotografia
Forma: original múltipla
Dimensões: 218 x 168 pixels
IMAGEM 2 - registro fotográfico de automóvel azul escuro com peixe supostamente ao volante:
Suporte: digital (.jpg)
Gênero: Iconográfico
Espécie: fotografia
Forma: original múltipla
Dimensões: 218 x 168 pixels
Lucas Vinícius Rodrigues de Souza
Matrícula: 12/0017016
A) Os dois registros fotográficos são documentos, já que se tratam de informação contida em um suporte. Em um primeiro momento as fotos apresentadas não são documentos de arquivos, pois não possuem valor primário, porém, podem fazer parte do acervo pessoal de quem produziu esses documentos.
ResponderExcluirB) Denominação: Fotografia de Carros
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Dimensões: Não identificadas
Fundo: Acervo pessoal
Validação: Não há
Flavio Severiano - 12/0117916
Vou responder esse.
ExcluirSim, os dois registros são documentos! Pois documento é qualquer informação fixada em um suporte. E são no maximo documentos de arquivo pessoal, já que temos somente as fotografias e não seu contexto de criação.
ExcluirA) De acordo com o texto, as fotografias apresentadas não são documentos de arquivo e podemos dizer que são documentos de acervo pessoal, coleção, partindo de que no texto usado como referência para esta análise diz que o documento de arquivo é um produto da vontade administrativa. No contexto apresentado não conseguimos identificar o valor de prova ou administrativo, com apenas deduções de que estas são do acervo pessoal do produtor o qual não indica qual é o valor existente para estes documentos.
ResponderExcluirB) Denominação: Fotos de carros
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Validação: Não identificada
Carolina De Souza - 12/0113449
Irei refazer esse exercício.
ExcluirA) Não podemos afirmar que as fotos são documentos de arquivo, já que não sabemos do contexto de sua criação. Não podemos dizer que há ali um contexto, pois somente a informação visual apresentada não nos dá base suficiente para fazermos um julgamento. Concordo com o grupo, que afirmou que o que podemos fazer são apenas deduções.
ExcluirB) Denominação: fotografias de automóveis
Espécie: fotografia
Forma: original
Suporte: digital
Gênero: imagético.
A) Os dois carros são documentos, porém de um arquivo pessoal, que uma pessoa guardou de recordação que testemunha um momento, que seja uma viagem ou apenas um momento da vida. Não dá para saber quem ou quando foi tirada. A primeira foto a pessoa quis da enfase no tamanho do carro, que parece ser muito pequeno. Na segunda foto parece que o carro foi pinchado ou é apenas uma arte também. Ao meu ver ele quis recordar essas duas imagens por causa de serem carros muito diferentes aqui do Brasil, um por ser pequeno e o outro por estar riscado.
ResponderExcluirB)Denominação: Fotografia de carro
Especie: Fotografia
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Validação: Não identificado
Fundo: Acervo pessoal
NOME: LUNA LUISA SILVA OLIVEIRA
MATRICULA: 12/0127407
As dua imagens são documentos, provavelmente de um arquivo pessoal, e como discutido em sala de aula o contexto em que foram tiradas é desconhecido.
ExcluirDenominação: Registro de fotografia de registro de viagem
Especie: Registro fotográfico
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Validação: Não identificado
Fundo: Arquivo pessoal
1) Analisando as fotos e associando-as com o texto, não podemos dizer que se trata de documentos de arquivo, pois não se pode obter informações relativas a "quem?", "como", "quando?" e "por quê?" foram produzidas, e nem se possuem caráter probatório. Aparentemente se trata de documentos de coleção, pois ambas as fotos trazem a imagem de carros, ou um simples registro para recordação, pertencendo a um arquivo pessoal.
ResponderExcluir2)
Denominação: Fotos de Carro
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Formato: Fotografia Digital
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Validação: Não Identificado
Fundo: Acervo Pessoal
Dimensões: Não Identificadas
Natália Gomes C. Cunha
12/0130912
A resposta acima está praticamente prudente, o que vale acrescentar é que as fotografias passam as ser documentos de arquivo a partir do momento que o produtor determinou que elas fossem fazer parte do seu acervo pessoal como registro ou recordação de uma viagem.
ExcluirDenominação: Fotografias de registro de viagem
Suporte: Digital ou papel fotográfico
Formato: Fotografia impressa ou revelada
Gênero: Imagético
Espécie: Fotografia
Fundo: Acervo Pessoal
Validação: Não identificada
Rafaela Ribeiro
12/0133539
1) As duas fotografias, podem ser consideradas documentos, partindo do pressuposto que a ampla concepção de de documento pode englobar todos os tipos de objetos, com ou sem informação escrita, contanto que algo seja transmitido. Além disso, pode ser considerado documento de arquivo pessoal, pois a importância é dada pela pessoa que possuem as fotografias, como por exemplo valor sentimental.
ResponderExcluir2)
Denominação: Fotografia e Carro
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Suporte:Digital
Gênero: Imagético
Validação: Não Há
Fundo: Acervo Pessoal
Dimensões: Podem ser vários tamanhos, depende de como o dono do acervo o quer.
Letícia Lorrane da Silva
12/0152797
Letícia,as fotografias são documentos de aquivo, mais de um arquivo pessoal como você relatou, o que vale ressaltar é que as fotografias passam as ser documentos de arquivo a partir do momento que o produtor determinou que elas fossem fazer parte do seu acervo pessoal.
ExcluirDenominação: Fotografias de registro de viagem
Espécie: Fotografia
Forma: Fotografia impressa ou revelada
Suporte: Digital ou papel fotográfico
Gênero: Imagético
Validação: Não identificada
Fundo: Acervo Pessoal
LUNA LUISA SILVA OLIVEIRA
ExcluirMATRICULA: 12/0127407
1)
ResponderExcluirAs duas fotografias, com base na analise do contexto, são sim documentos, pois contem informação em algum tipo de suporte, e podem ser consideradas documentos do arquivo pessoal, da forma que tem um valor sentimental para o mantedor do arquivo.
2)
Denominação: Fotografias de carro
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Dimensões: Não foi possível definir.
Fundo: Acervo pessoal
Validação: Não possui.
a) As duas fotografias podem ser consideradas documento. Porem, analisa-las fora de um contexto arquivístico impossibilita saber se é um documento de arquivo, ou não.
ResponderExcluirNo entanto, ao considerar que essas duas fotos pertençam a uma mesma pessoa, mesmo não sendo possível identificar "quem?", "como?", "quando?" ou "por quê?", elas fariam parte de um acervo pessoal sendo documentos de coleção.
b) Classificação:
Denominação: Fotografia de automóvel
Suporte: Digital
Forma: Original
Formato: Digital
Especie: Fotografia
Gênero: Magnético
Fundo: Acervo pessoal
Dimensões: Não identificado
Vou responder esse.
ExcluirFaço uma ressalva quando ela afirma que essas imagens seriam de coleção, uma vez que por serem pertencentes a um cervo pessoal, fazem parte de um conjunto de outras fotos tiradas pelo professor durante uma viajem. Essas imagens possuem uma relação entre si, característica que nem sempre é encontrada em uma coleção.
ExcluirClassificação:
• Denominação: Registro de viagem
• Suporte: digital
• Forma: original
• Formato: Digital (.jpg)
• Espécie: registro fotográfico
• Gênero: Imagético
• Fundo: acervo pessoal
• Dimensões: não se aplica
Embora o carro número 01 seja da PFA (Polícia Federal da Argentina) não pode ser considerado um documento de arquivo pois o mesmo, aparentemente, está estacionado em uma rua e aparece como parte de uma composição de uma foto. Possivelmente uma fotografia de registro de viagem. Esta mesma foto ilustra o artigo “Identificação de Tipologias documentais em arcervos dos trabalhadores”, dessa maneira, pode fazer parte dos materiais de trabalho do autor.
ResponderExcluirA segunda fotografia é o registro de um carro azul com inscrições em tinta spray na porta, com um imenso peixe amarelo no lugar do motorista e no vidro traseiro há a inscrição “visito gruta dos peces autóctonos”. Pode-se tratar de uma Intervenção Urbana (manifestação artística) que chame a atenção para os referidos peixes ou de um tipo publicidade do local. Mas há não indícios de que a fotografia esteja relacionada a qualquer dos eventos, em princípio parece com um registro de turista. Aparentemente tirada na Argentina, em 2012. As duas fotografias podem fazer parte de uma série.
Tipo: Fotografia de viagem / turista
Descrição: Foto 1 – carro azul claro e azul marinho da PFA (Polícia Federal Argentina) ao fundo com intervenção – mão simulando perspectiva – Tirada em 2010 na cidade Buenos Aires Argentina.
Foto 2 – Carro azul, com inscrições em tinta spray, com grande peixe amarelo no banco do motorista, adesivo nos vidros traseiros que se referem a uma gruta de “peixes autóctones” pode se tratar de Intervenção urbana (manifestação artística) ou publicidade de um local. Possível foto de viagem. Local e data não identificados, data 2012.
Espécie: Fotografia digital
Fundo: pessoal/particular
Função: registro de viagem e ilustração de artigo
Denominação do documento: Fotografia
Forma: não é possível identificar se o documento é original ou cópia
Formato e dimensões: Imagem JPEG (.JPG) - 474 KB (485.839 bytes)
Suporte: Digital
Gênero: Iconográfico
Validação: fotografia nr.01 = Créditos do fotógrafo e do produtor são informados na fotografia nr.02 não informados.
Ambas as fotografias podem ser consideradas documentos visto que ambas possuem informações registradas em suporte. Mas dificilmente fazem parte de um arquivo por se tratarem de imagens de entretenimento. A primeira, uma tentativa de brincadeira ilusória e a segunda para mostrar uma cena inusitada. Provavelmente fazem parte de uma coleção de fotos pessoais por não haver forma de identificação de produção nem informações pertinentes para análise.
ResponderExcluirImagem 1:
Denominação: Fotografia de carro em tentativa de ilusão ótica como se alguém segurasse o carro.
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Formato: Fotografia Digital (.jpg)
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Validação: Não Identificado
Fundo: Acervo Pessoal
Dimensões: Não id.
Imagem 2
Denominação: Foto de Carro Azul Marinho Pichado com escultura de peixe ao volante.
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Formato: Fotografia Digital (.jpg)
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Validação: Não Identificado
Fundo: Acervo Pessoal
1) Quando se analisa as duas fotos pode se identificar como documento de arquivo, pois são imagens que passam informações e considerando que elas podem participar de um acervo pessoal , ganhando assim o valor de documento para o dono.
ResponderExcluir2) Denominação: Fotografia de Automóvel
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Suporte:Digital
Gênero: Imagético
Validação: Sem comprovação
Fundo: Acervo Pessoal
Dimensões: Não identificadas.
Aluno : José Lucas Costa do Amaral
Matrícula: 120122821
Item a) Discussão
ResponderExcluirAs imagens digitais representam documentos imagéticos criados a partir de um armazenamento digita. É de arquivo pessoal, possivelmente de computadores ou celulares com recursos de fotografias. São consideradas documentos de arquivo se for parte de um acervo pessoal/privado.
2) Classificação:
Espécie: Digital
Formato: montagem tridimensional
Suporte: imagem digital
Gênero: imagético
Acervo: pessoal
Dimensões: tridimensional
Referências:
LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Tereznha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31. Disponível aqui.
____. Contexto & Conteúdo [fotografia digital, 2012]. Inédita.
LOPEZ, I. Passatempo [fotografia digital, 2010]. Publicada em: LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores, p. 17, op. cit.
Com base na aula de 29 de agosto de 2014, viu-se que o contexto não está no documento e que embora a imagem permita que se retire informações dela, a análise do conteúdo não esclarece o contexto. Para saber do contexto é necessário responder às seguintes perguntas: O que? Quem? Como? E Por que? o documento foi produzido.
ExcluirSabe-se que as imagens acima são fotografias de viagens e pertencem ao acervo pessoal do Professor André Lopez Ancona (produtor dos documentos de arquivo, pois selecionou e decidiu que essas imagens fariam parte de seu acervo). E ainda, que são originais, pois uma delas ilustra um artigo de sua autoria e ambas ilustram esse post do blog.
Denominação: Registro de Fotografia de Registro de Viagem
Espécie: Registro Fotográfico
Forma: Original
Suporte: meio digital
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo Pessoal do Professor André Ancona Lopez
Validação: Não identificada
Como o próprio texto aponta, a definição de documento de arquivo não é tão simples como a de documento, de forma geral (informação registrada em um suporte). Para documentos de arquivo, a definição é mais específica pois se trata, necessariamente, de uma vontade administrativa.
ResponderExcluirPortanto, as duas fotografias podem ser consideradas como documento de arquivo. Para tanto, deve-se considerar o contexto, significação e fundo.
Imagem 1
Denominação: Fotografia de carro de segurança pública em Buenos Aires
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Formato: Fotografia Digital
Suporte: Digital
Gênero: Iconográfico
Validação: Indisponível
Fundo: Acervo Pessoal
Dimensões: Indisponível
Imagem 2
Denominação: Fotografia de carro, com carroceria, apresentado em perspectiva com uma mão humana passando a impressão de que os dedos polegar e indicador estavam segurando o veículo.
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Formato: Fotografia Digital
Suporte: Digital
Gênero: Iconográfico
Validação: Indisponível
Fundo: Acervo Pessoal
Dimensões: Indisponível
Ambas fotografias não são documento de arquivo por não possuir valor de prova e nem informações suficientes para tal análise. A primeira trata-se de uma ilusão ótica e a segunda de um carro exótico.
ResponderExcluirDenominação: Fotos de Carros exóticos
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Formato: Fotografia Digital
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Validação: Não Identificado
Fundo: Acervo Pessoal
Dimensões: Não Identificadas
Este comentário foi removido pelo autor.
ExcluirAmbas fotografias podem ser consideradas documentos. Entretanto apenas com a análise da imagem não podemos compreender seu contexto, informações como "quem" , "como", "onde" e "por quê" não podem ser identificadas.
ExcluirA partido do momento que o professor André os produziu, ou seja determino que seriam parte de seu acervo pessoal, conhecemos o seu contexto e podemos considerá-los documentos de arquivo.
Denominação: Registro de fotografia de registro de viagem
Especie: Registro fotográfico
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Validação: Não identificado
Fundo: Arquivo pessoal do Professor André Ancona
Tendo valor atribuído e escolhidas para tal fim. as imagens podem fazer parte do arquivo pessoal do professor.
ResponderExcluirEm outro contexto, estas imagens fazem parte de uma publicação acadêmica, podendo integrar arquivos pessoais deste nicho de pessoas, se assim ficar decidido.
Denominação: registros de viagem
Espécie: Fotografia
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo pessoal
Validação: Não identificada
Márcio Eduardo de Melo Cruz
12/0127814
Parte A:
ResponderExcluirCom base no texto “Arquivos do mundo dos trabalhadores” é possível afirmar que a imagem 1 se trata se um documento de arquivo pois no arquivo pessoal de um viajante, por exemplo, este registro Fotográfico pode soma-se aos demais produzidos na mesma ocasião, formando um pequeno dossiê, ao qual são agregadas outras imagens, que podem ser, inclusive, de outros fotógrafos.
O fotógrafo seria o Autor e o Produtor Arquivístico, nesse caso, o professor André que é o titular.
Com base no debate ocorrido entendemos que a imagem em si é incapaz de revelar o contexto, ela apenas revela o conteúdo. Com base apenas na fotografia não podemos afirmar que o documento é um documento de arquivo.
Com relação a imagem 2, com base no debate ocorrido em sala, é possível afirmar que se trata de uma fotografia de viagem, a fotografia pode ser considerada um documento de arquivo desde que se enquadre na justificativa para a classificação da imagem 1 como tal. (não a encontrei no texto)
Parte B:
Foto 1
Denominação: “Passatempo 1”, 2010.
Espécie: Documento Fotográfico
Forma: (blog e acervo) Original, (no texto) Cópia
Formato: Positivo fotográfico digital
Suporte: (blog) Digital
Gênero: Imagético
Validação: *
Fundo: Acervo Pessoal
Dimensões: 1600 x 1200 pixels, .jpg
Foto 2
Denominação: Fotografia de viagem
Espécie: Documento Fotográfico
Forma: (blog e acervo) Original, (no texto) Cópia
Formato: Positivo fotográfico digital
Suporte: (blog) Digital
Gênero: Imagético
Validação: *
Fundo: Acervo Pessoal
Dimensões: 1600 x 1200 pixels, .jpg
matrícula 12/0131021.
Excluir*Obs: a classificação foi com base no "Exemplo de análise diplomática mínima" encontrado no texto.
Em relação à foto 1 podemos entender um pouco de seu contexto por meio da leitura do texto de apoio. Trata-se de uma foto, cujo produtor da informação é Iúri Rezende Ancona Lopes e o produtor do documento de arquivo é André Porto Ancona Lopes, que a guarda em seu acervo pessoal de fotos de viagens. Quanto à foto 2, por não conhecermos o contexto arquivístico, não podemos compreender plenamente o significado do documento.
ResponderExcluirFoto 1:
Denominação do documento: Fotografia de viagem
Forma: original
Formato: positivo fotográfico
Dimensões: não informado
Suporte: software
Gênero: imagético
Validação: não informado
Espécie: documento fotográfico
Foto 2:
Denominação do documento: Fotografia (não podemos precisar se trata-se de documento arquivístico)
Forma: original
Formato: positivo fotográfico
Dimensões: não informado
Suporte: software
Gênero: imagético
Validação: não informado
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs duas fotografias são consideradas documentos de arquivo, pois foram selecionadas pelo produtor para compor seu acervo pessoal. Neste caso, as fotografias compõem o acervo pessoal do Prof. André Ancona.
ResponderExcluirDenominação: Registro de Fotografia de Registro de Viagem
Espécie: Registro Fotográfico
Forma: Original
Suporte: Não Informado
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo Pessoal do Professor André Ancona Lopez
Validação: Não identificada
Aluna: Jaqueline Santos
Matrícula: 12/0121581
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs fotografias podem ser consideradas documentos de arquivo no ponto de vista do produtor da informação, ou seja, aquele que deu um contexto a fotografia. Em outro ponto de vista elas também poderiam fazer parte de uma coleção.
ResponderExcluirDenominação: Fotografia
Suporte:Digital
Forma: Original
Gênero: Imagético
Fundo: Acervo pessoal
Espécie: RegistroFotográfico
As fotografias pertencem ao acervo pessoal de André Porto Ancona Lopez e por estarem inseridas nesse contexto elas contêm um valor e um significado para o produtor da informação e por isso elas podem ser consideradas documentos de arquivo.
ResponderExcluirDenominação: Registro de Viagem
Espécie: Registro Fotográfico
Forma: Original
Suporte: Digital
Gênero: Imagético
Validação: Não identificada
Aluno: Elyphas Henrique Nascimento Florêncio
Matrícula: 12/0116197