Fonte CEDOC-UnB; foto <00041_01.JPG>, na pasta <0)fotografia - numeradas\00_075_Fotos_por_Ordem_Numerica> |
Na última sexta-feira o Conselho Universitário da UnB aprovou a criação do Sistema de Arquivos e do Arquivo Central da UnB. A deliberação formal abre importante caminho para a gestão documental da instituição, bem como para a preservação de sua memória, metaforicamente aqui representada pelo registro fotográfico da biblioteca volante dos primeiros anos da instituição.
O trabalho com a criação de uma plataforma piloto (Patente BR5120130004845) para a gestão dos documentos fotográficos do Centro de Documentação da UnB (CEDOC) - a ser e reformulado/extinto de acordo com a recente aprovação - foi objeto de trabalho de projeto do Grupo de Acervos Fotográficos (GPAF) financiado pelo CNPq, cujos resultados parciais podem ser vistos aqui. O material de apresentaçao dos resultados em evento na Universidad Cumplutense de Madrid pode ser consultado em http://gpaf.info/GPAF/vfotodoc/
Outros links:
Página do CEDOC: http://cedoc.unb.br/ (em tempo: por conta da mudança o site do CEDOC está indisponível)
Minuta de resolução de criação do ACE e SAUnB: http://gpaf.info/dtd/ResACEminuta.pdf
Regimento do ACE: http://gpaf.info/dtd/RegACE.pdf
Página do GPAF com link para o programa piloto: http://gpaf.info/
André Lopez
Página do GPAF com link para o programa piloto: http://gpaf.info/
André Lopez
Parabéns André, Tânia Moura, e todos os que sei que lutam pela estruturação da cultura arquivistica! Parabéns !
ResponderExcluirParabéns a todos que lutaram por isto!
ResponderExcluirAos poucos, avanços vão sendo feitos; ainda que de forma lenta e gradativa. Resta agora convencer a alta cúpula da Universidade de Brasília que as unidades desta instituição não devem procurar o arquivo apenas para despejar a massa de papéis velhos quando falta espaço nos setores de trabalho.
Também que esqueçam a politicagem nojenta de pensar apenas nos próprios cargos; se o arquivo tivesse visibilidade política, isto já deveria ter ocorrido há anos.
Luis Pereira,
Parabéns André e Tânia Moura, vocês são guerreiros e servem de inspiração para os arquivistas Brasileiros. Espero um dia conhece-los pessoalmente
ResponderExcluirAbraços, Iris Rodrigues UEPB
Fui estagiário do CEDOC e monitor do Prof André, e pude acompanhar de perto todo esforço da Tânia e sua equipe para que esse momento se tornasse realidade. Também estou certo que as aulas de Diplomática ministradas no CEDOC e todas as discussões pertinentes à gestão documental da Universidade contribuíram muito para o crescimento profissional dos alunos e, principalmente, para que a Universidade entendesse melhor o universo arquivístico. Quem ganha somos nós todos!
ResponderExcluirAgradeço a todos os gentis elogios. Estou sempre disposto a colaborar com a minha instituição, quando seus gestores acham necessário.
ResponderExcluir