22 maio 2019

Atividade para o dia 27/05

Atividade em grupo

Compreender tipologicamente o fundo fictício do grupo e escolher 3 séries documentais para analisar sob a ótica de 3 distintos modelos:
a) Lopez
b) Madrid ou Conarq
c) Algum dos outros modelos arrolados por Ruipérez.
Tarefa: indicar nos comments deste post quais foram as principais modificações verificadas.

O prazo se encerra ás 19h do dia 27/05/2019.

8 comentários:

  1. Grupo ComidArq

    Podemos notar que as principais modificações foram
    A) LOPEZ: Mostra os elementos básicos do documento através da análise do mesmo, focando nos elementos intrínsecos do documento, analisa a tipologia do documento para definir sua função.
    B) ARQUIVISTAS DE MADRID: Visam analisar o trâmite dos documentos, analisando seu processo até o estado final onde se encontra, o arquivo.
    C) RUIPÉREZ: Utiliza métodos distintos para cada analise, traz propostas diferentes, e deve levar em consideração a função do documento para o produtor através de um modelo de análise mais complexo.

    No link a seguir estão as análises diplomáticas de 3 documentos do nosso grupo
    Análises Diplomáticas

    ResponderExcluir
  2. Utilizando como base os modelos Lopez, Madrid e Ayuntamento de Zaragoza, foi possível observar as seguintes modificações:
    Lopez analisa os elementos mínimos de um documento, não necessariamente de arquivo. Já Madrid e Zaragoza analisam elementos como: Código, vigência administrativa e prazo de eliminação, que são próprios da gestão arquivística.
    Ainda nos elementos básicos, existe muitos elementos em comum, como denominação, forma, formato, suporte, gênero/classe, mas foi possível notar a presença do elemento "língua" em Madrid e em Zaragoza, que não existe na análise de Lopez.
    Madrid é uma analise bem detalhada, e voltada a analise de documentos de arquivo. Desde seu produtor, até sua série documental e seu código, até sua vigência administrativa, acesso e eliminação.
    Já Zaragoza analisa o produtor, o código, e o esclarecimento da denominação (entendido pelo grupo como a explicação da função da espécie no fundo) e termina fazendo uma analise semelhante a de Lopez.

    Link para a analise feita pelo grupo: https://cinemarqdiplo.blogspot.com/2019/05/modelos-de-analise-diplomatica.html

    ResponderExcluir
  3. A) Lopez mantém grande foco na série, mostra a função e a espécie de maneira clara, quantifica os documentos da série.
    B) Madrid tem como ponto de partida o tipo documental, introduzem o código e definem diversos pontos como o setor em que o documento foi produzido, para quem o documento está sendo enviado, as leis que regem sobre ele, descrevem o conteúdo e um grau de acesso e de temporalidade.
    C) Ruipérez apresenta diversos modelos, a diferença dos outros autores é mostrar que há uma diversidade de propostas, porque a finalidade de cada análise pode variar. O autor mostra que nem sempre estão presentes as cinco funções principais (descrever, classificar, selecionar, acessar e difundir) e mostra que devemos levar em conta o motivo de um indivíduo guardar determinado documento pode ser diferente para outra pessoa, se for pensado como um fundo pessoal.

    ResponderExcluir
  4. A análise é a forma de organização dos autores para conseguir administrar os documentos produzidos.

    a)Lopez foca na questão de identificar sua serie, a função mais espécie e o contexto de produção, com elementos mínimos.
    b)Madrid faz uma identificação dos documentos, elementos internos e informações administrativas, elementos externos.
    c)Andalucia faz uma separação na identificação, com elementos internos e os procedimentos de uma avaliação documental

    Segue a análise do grupo: https://docs.google.com/document/d/1aL4tziWH2i51Fp1OWQZmQOkDlG-u2ETaJeflFSDCxk4/edit?usp=sharing

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. GRUPO ARQUIVAFÉ.
    Atividade- Lopez: analisa tipologicamente por meio da junção da espécie com a função arquivística dos documentos, identificando o fundo/titular, espécie e função arquivística.

    Madrid: analisa tipologicamente identificando a espécie documental, sua definição e os elementos extrínsecos do documento (gênero, formato, forma e suporte).

    Ruipérez (Ayuntamento de Zaragova): Analise tipologicamente com maior número de elementos além dos existentes em modelos anteriormente mencionados, identificando o organismo produtor, o código, a denominação do tipo, descrição do tipo e características físicas (gênero, suporte/suporte informático, formato e forma).

     Análises Tipológicas

    ResponderExcluir
  7. Grupo ArQueen

    a- O modelo Lopez é bem sucinto, pedindo características básicas sobre o documento. Comparando com o fundo da Dream Heart, ele faz uma breve análise sobre os documentos.

    b- O modelo de Madrid é bem detalhado e carrega características da análise diplomática como forma, gênero e formato. E no modelo em comparação com o fundo do grupo é possível identificar de forma textual a contextualização do documento no arquivo, pelos títulos do modelo denominação e definição.

    Análise:

    https://arquivedabra.blogspot.com/2019/05/atividade-analise-tipologica.html?m=1

    ResponderExcluir
  8. INFO CC CARTÃO DE CREDITO
    WhatsApp: 088 98 10 51 543

    Somos correspondentes bancários das seguintes instituições: BANCO BRADESCO S.A. – (CNPJ 60.746.948.0001-12), BANCO SANTANDER BRASIL S.A. – (CNPJ 90.400.888/0001-42), CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. – (CNPJ: 00.360.305/0001-04).

    Dentre disso confeccionamos cartões e informações de várias instituições financeiras, caso você trabalha com esse tipo de material nos procure pelo WhatsApp. Estaremos aqui para tirar todas as suas dúvidas, lembrando quê nós não trabalhamos com Clone.

    Boletos bancários:

    * Pagamos boletos bancários e só cobramos 50% do valor.

    SPC E SERASA

    * Tiramos seu nome da Inadiplência dos órgãos de proteção ao consumidor SPC E SERASA.

    * Tiramos RG,CPF E RG DE NASCIMENTO

    Obs: só nos procure se estiver realmente interessados.


    CNH:


    Trabalhamos também com emissão de CNH ( carteira nacional de habilitação). Avisamos que dentro disso emitimos todas as categorias exemplo: AB, AC,AD e AE. Fazemos também a renovação da sua CNH e transferimos o seu prontuário para qualquer Estado Nacional.

    WhatsApp: 088981051543

    ResponderExcluir

clique para comentar