22 maio 2019

Atividade para o dia 27/05

Atividade em grupo

Compreender tipologicamente o fundo fictício do grupo e escolher 3 séries documentais para analisar sob a ótica de 3 distintos modelos:
a) Lopez
b) Madrid ou Conarq
c) Algum dos outros modelos arrolados por Ruipérez.
Tarefa: indicar nos comments deste post quais foram as principais modificações verificadas.

O prazo se encerra ás 19h do dia 27/05/2019.

8 comentários:

  1. Grupo ComidArq

    Podemos notar que as principais modificações foram
    A) LOPEZ: Mostra os elementos básicos do documento através da análise do mesmo, focando nos elementos intrínsecos do documento, analisa a tipologia do documento para definir sua função.
    B) ARQUIVISTAS DE MADRID: Visam analisar o trâmite dos documentos, analisando seu processo até o estado final onde se encontra, o arquivo.
    C) RUIPÉREZ: Utiliza métodos distintos para cada analise, traz propostas diferentes, e deve levar em consideração a função do documento para o produtor através de um modelo de análise mais complexo.

    No link a seguir estão as análises diplomáticas de 3 documentos do nosso grupo
    Análises Diplomáticas

    ResponderExcluir
  2. Utilizando como base os modelos Lopez, Madrid e Ayuntamento de Zaragoza, foi possível observar as seguintes modificações:
    Lopez analisa os elementos mínimos de um documento, não necessariamente de arquivo. Já Madrid e Zaragoza analisam elementos como: Código, vigência administrativa e prazo de eliminação, que são próprios da gestão arquivística.
    Ainda nos elementos básicos, existe muitos elementos em comum, como denominação, forma, formato, suporte, gênero/classe, mas foi possível notar a presença do elemento "língua" em Madrid e em Zaragoza, que não existe na análise de Lopez.
    Madrid é uma analise bem detalhada, e voltada a analise de documentos de arquivo. Desde seu produtor, até sua série documental e seu código, até sua vigência administrativa, acesso e eliminação.
    Já Zaragoza analisa o produtor, o código, e o esclarecimento da denominação (entendido pelo grupo como a explicação da função da espécie no fundo) e termina fazendo uma analise semelhante a de Lopez.

    Link para a analise feita pelo grupo: https://cinemarqdiplo.blogspot.com/2019/05/modelos-de-analise-diplomatica.html

    ResponderExcluir
  3. A) Lopez mantém grande foco na série, mostra a função e a espécie de maneira clara, quantifica os documentos da série.
    B) Madrid tem como ponto de partida o tipo documental, introduzem o código e definem diversos pontos como o setor em que o documento foi produzido, para quem o documento está sendo enviado, as leis que regem sobre ele, descrevem o conteúdo e um grau de acesso e de temporalidade.
    C) Ruipérez apresenta diversos modelos, a diferença dos outros autores é mostrar que há uma diversidade de propostas, porque a finalidade de cada análise pode variar. O autor mostra que nem sempre estão presentes as cinco funções principais (descrever, classificar, selecionar, acessar e difundir) e mostra que devemos levar em conta o motivo de um indivíduo guardar determinado documento pode ser diferente para outra pessoa, se for pensado como um fundo pessoal.

    ResponderExcluir
  4. A análise é a forma de organização dos autores para conseguir administrar os documentos produzidos.

    a)Lopez foca na questão de identificar sua serie, a função mais espécie e o contexto de produção, com elementos mínimos.
    b)Madrid faz uma identificação dos documentos, elementos internos e informações administrativas, elementos externos.
    c)Andalucia faz uma separação na identificação, com elementos internos e os procedimentos de uma avaliação documental

    Segue a análise do grupo: https://docs.google.com/document/d/1aL4tziWH2i51Fp1OWQZmQOkDlG-u2ETaJeflFSDCxk4/edit?usp=sharing

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. GRUPO ARQUIVAFÉ.
    Atividade- Lopez: analisa tipologicamente por meio da junção da espécie com a função arquivística dos documentos, identificando o fundo/titular, espécie e função arquivística.

    Madrid: analisa tipologicamente identificando a espécie documental, sua definição e os elementos extrínsecos do documento (gênero, formato, forma e suporte).

    Ruipérez (Ayuntamento de Zaragova): Analise tipologicamente com maior número de elementos além dos existentes em modelos anteriormente mencionados, identificando o organismo produtor, o código, a denominação do tipo, descrição do tipo e características físicas (gênero, suporte/suporte informático, formato e forma).

     Análises Tipológicas

    ResponderExcluir
  7. Grupo ArQueen

    a- O modelo Lopez é bem sucinto, pedindo características básicas sobre o documento. Comparando com o fundo da Dream Heart, ele faz uma breve análise sobre os documentos.

    b- O modelo de Madrid é bem detalhado e carrega características da análise diplomática como forma, gênero e formato. E no modelo em comparação com o fundo do grupo é possível identificar de forma textual a contextualização do documento no arquivo, pelos títulos do modelo denominação e definição.

    Análise:

    https://arquivedabra.blogspot.com/2019/05/atividade-analise-tipologica.html?m=1

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

clique para comentar