22 setembro 2013

XERETANDO!

Bom dia galera!

Essa semana esta light!
Vocês terão uma atividade bem simples nesse post.

Vamos direto ao ponto.

Atividade EM GRUPO;
-Vocês devem entrar em DOIS blogs de colegas de turma, e vocês tem que ANALISAR o blog dos colegas observando aspectos estruturais, ver se tem mecanismo de busca, se o blog é ativo (tem postagens independentes das atividades), se ha facilidade de identificar assuntos, se o layout é agradável, ou seja, dar uma opinião geral!

Para isto, vocês irão avaliar os 2 blogs e COMENTAR aqui neste post, os critérios analisados, identificando seu grupo e os outros dois também.

Bem tranquilo não?
Mais ao fim da semana, os grupos devem olhar os comentai-os para ver o que foi dito sobre seus blogs, no intuito de melhorar no que for possível.

Evitem fazer de blogs que ja foram feitos, a medida que saturar, pode-se haver 1 repetição.

abraços galera!


____________________________
André Matheus

15 comentários:

  1. Esta análise pertence ao grupo "Arquivo, Cinema e Diplomática", que avalia os blogs "Arquivo Protéico" e "Doce Arquivo":

    Arquivo Protéico: o blog em comento tem layout agradável, bastante didático e possui efetivo mecanismo de busca. O blog não possui atividades independentes daquelas propostas pela disciplina, no entanto é ativo, pois o grupo está realizando as atividades propostas pelo professor e por seus monitores. Os assuntos são facilmente identificáveis. Em avaliação geral, o grupo entende que o blog “arquivo protéico” é muito bom.

    Doce Arquivo: o blog em comento é aprazível em seu layout e conta com mecanismo de busca fácil e eficaz. Apesar de o blog não contar com atividades independentes daquelas propostas pelo professor e seus monitores, ele é ativo, devido ao fato de seus participantes realizarem a contento as atividades da disciplina. Os assuntos podem ser identificados de maneira didática e rápida. Portanto, a avaliação geral do grupo é de que o blog “doce arquivo” é muito bom e merece destaque neste semestre.

    ResponderExcluir
  2. O Grupo Sigilo Exposto avaliou os seguintes Blogs: CSI e Arquivo Vivo.

    BLOG CSI: O blog retrata, além dos exercícios obrigatórios da disciplina, assuntos diversos de investigação criminal, o que acarreta um interesse maior por parte dos internautas que visitam o blog. A música de fundo foi uma boa sacada, assim como as fotografias das autoras do blog. Por fim, concluímos que o Blog CSI é bem desenvolvido e articulado, apesar de faltarem alguns requisitos do check-list listado acima.


    BLOG ARQUIVO VIVO: Chegamos à conclusão que no Blog Arquivo Vivo o usuário consegue ter acesso às informações desejadas de forma rápida e clara, o que facilita na recuperação da informação. O Blog posta matérias diversas das obrigatórias passadas pelo Professor e Monitores da Disciplina. O layout é dinâmico, criando um ambiente de interatividade maior com o usuário.


    Para chegarmos a essa avaliação, utilizamos um check-list com várias perguntas referentes aos requisitos que um blog precisa ter. Segue o link: http://sigiloexposto.blogspot.com.br/2013/09/check-list-dos-blogs-csi-e-arquivo-vivo.html.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Palavras do grupo sigilo Exposto: "Por fim, concluímos que o Blog CSI é bem desenvolvido e articulado, apesar de faltarem alguns requisitos do check-list listado acima."

      Nós do Blog CSI Arquivo não concordamos com a análise feita pelo Grupo Sigilo Exposto, tendo em vista que temos mecanismo de busca, o blog é ativo (tem postagens independentes das atividades), há facilidade de identificar assuntos e o layout está de acordo com o tema do Blog . Logo, os requisitos do check-list listado acima, pelo monitor, estão de acordo.

      O grupo também fez uma pesquisa sobre os requisitos que um blog precisa ter, porém não é possível a leitura da tabela que guiou a avaliação feita pelo grupo.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. ARQUIVO JURÁSSICO:
    - O blog não possui descrições sobre seus colaboradores, além dos nomes. Possui layout e título compatíveis com a ideia de arquivo permanente. A página possui instrumento de busca (barra de pesquisa do blogger), mas não possui tags que ajudam a filtrar as informações contidas nas postagens. As atualizações são frequentes em razão das atividades sugeridas pelo blog mãe e além disso possuem postagens independentes das atividades. Os posts são sempre ilustrativos, o que é um diferencial. É um bom blog, que atende as demandas propostas. Sugerimos que haja um espaço para que os colaboradores do blog se identifiquem.

    SIGILO EXPOSTO:
    - Temática do blog voltada para a análise de documentos sigilosos, o layout e nome do blog são compatíveis com essa proposta. Não há descrições sobre os colaboradores do blog, além dos nomes. O blog não possui tags e não foram encontradas atualizações independentes daquelas propostas pelo blog mãe. Como complemento do layout o blog possui "favicon" em formato de lupa (pequeno ícone situado na aba do navegador quando se abre uma página) o que é um diferencial, considerando que poucos blogs desse semestre possuem esse incremento. Outro ponto relevante é que há um contador de visitas na página. É um bom blog, que atende os requisitos, mas que necessita de mais movimentação referente a seu tema: explorar as características de documentos sigilosos. Sugerimos que haja um espaço para que os colaboradores do blog se identifiquem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mayara, só faltou colocar de qual grupo você faz parte. Não consigo achar seu blog para dar a nota.

      Excluir
  6. O blog Movimente-se Brasil (http://movimente-sebrasil.blogspot.com.br/), analisou os blogs: Jogos Documentados (http://movimente-sebrasil.blogspot.com.br/) e Doce Arquivo (http://docearquivodoce.blogspot.com.br/).

    JOGOS DOCUMENTADOS – O blog possui conteúdo, mas em sua grande maioria são publicações propostas pela disciplina. Não fornece um e-mail para que seus leitores entre em contato com os membros, fazendo o leitor só ter a opção de comentar as postagens. O layout é limpo, mas a mudança de letra deixa o texto cansativo, pois quando começamos a nos acostumar com leitura, muda o formato. Tem marcadores e arquivo, o que julgamos essenciais.
    Dica: Achamos que o blog deveria explorar mais o tema, realizando postagens sobre jogos e dando dicas a seus leitores sobre o tema.


    DOCE ARQUIVO – O blog possui conteúdo, trazendo não apenas publicações propostas pela disciplina, como dicas que remete ao tema escolhido. Como no blog jogos documentais, não fornece um e-mail para que seus leitores. O layout é limpo, mas a letra escolhida muitas vezes fica menor do que o esperado para uma leitora rápida. Possui marcadores e arquivo, como no outro blog analisado.
    Dica: Achamos que o blog deveria colocar mais receitinhas de doces (fácil de fazer). Sugerimos ao grupo fazer vídeos e postarem. Outra dica é usar a cor da letra utilizada como título das postagens para o texto da postagem, pois é uma cor menos cansativa para uma leitura mais extensa.


    O grupo realizou pesquisa sobre os requisitos que todo blog tem que ter no site Mulherzices (http://www.mulherzices.com/2010/03/10-coisas-que-todo-blog-tem-que-ter.html / http://www.mulherzices.com/2010/03/10-coisas-basicas-e-essenciais-que-todo.html)

    ResponderExcluir
  7. O grupo Arquivo Vivo fez a analise dos seguintes blogs

    CSI arquivo:
    Layout do blog muito bem desenvolvida, fácil visualização dos links e postagens que estão bem organizadas, possui mecanismo de busca eficiente, contem postagens das atividades e post livres com temas relacionados ao blog, tem link para blogs parceiros, possui uma barra de música onde temos a opção de pause caso o usuário não goste, no aspecto geral o blog está muito bom.

    Jogos Documentados

    Layout muito divertido, bem trabalhado, possui opção de busca no site e funciona muito bem, contém postagens de atividades e livres com conteúdo interessante, porem não possui a opção de link dos blogs de outros grupos, no aspecto geral está bem simples e eficiente.

    ResponderExcluir
  8. O grupo Arquivo Libertário analisou os blogs Movimente-se Brasil e Arquivo Vivo
    Movimente-se Brasil: o Blog se propôs a apresentar atualidades relevantes que ocorrem no Brasil, o tema é interessante, pois da margem para várias postagens que vão além do que a disciplina exige, e isso realmente acontece, existem bastantes postagens interessantes sobre a temática.
    Quanto ao design, o blog é bem simples, possuem abas que separam as atividades, dicas, notícias e apresentação, o que é um diferencial, já que a maioria dos blogs não se atentou a esta separação, também possuem links diretos para os outros blogs discentes e para o blog mãe, não foi encontrada nenhuma ferramenta de busca no blog.
    O tamanho da imagem principal do blog não se encaixa no espaço, e as cores escuras e as fontes das letras não tornam o blog atrativo para os leitores, isso pode ser revisto pelo grupo e melhorado.
    Arquivo Vivo: O blog Arquivo vivo escolheu três instituições (CAESB,MDIC e NOVACAP) para terem seus documentos analisado diplomaticamente e tipologicamente.
    O blog está bem completo, possui ferramenta de busca, postagens obrigatórias da disciplina e também diversas postagens livres, os colaboradores do grupo se preocuparam em apresentar o foco do blog e também um pouco sobre as instituições escolhidas, uma coisa interessante notada é que existe uma aba para postagens mais populares do blog.
    Quanto ao design, não notamos nada que precise ser melhorado, o blog está interativo e bem organizado, as cores e fontes de textos foram bem pensadas e são atrativas para os visitantes do blog.

    ResponderExcluir
  9. As colaboradoras do blog CSI Arquivo, analisaram os blogs Arquivos Jurássicos e Arquivo Libertário:

    Arquivos Jurássicos: dispõe de uma boa visualização quanto às atividades já postadas, ficando evidenciado tudo que é lançado na página. Na interface está disponível o link para o blog-mãe, bem como os dos "blogs parceiros". O blog é ativo, realizando com comprometimento as atividades propostas pela disciplina. Como sugestão de melhoria, o grupo deveria se preocupar em realizar postagens aleatórias, que remetessem preferencialmente ao tema do blog e utilizar uma layout mais interativa e dinâmica.

    Arquivo Libertário: possui um layout bem diferente dos outros blogs (legal!), mas pra quem não está habituado a navegar nesse tipo de plataforma, encontrará dificuldade em localizar o que procura quando o blog contiver muitas postagens, aliás, esse também é um dos pontos fracos. O blog não possui postagens independentes, apenas as atividades obrigatórias do blog-mãe. Também possui descrição do blog, mas não vimos nenhum post relacionado ao tema.

    ResponderExcluir
  10. Analisamos os blogs Movimente-se Brasil e Diplomáticas Já. Segue abaixo nossas considerações:

    Movimente-se Brasil: O layout se encontra bem estruturado facilitando, assim, o acesso as informações necessárias. O contém abas para facilitar a navegação do visitante como: Atividades Realizadas, Apresentação, Dicas, Notícias. No lado direito encontra-se a lista dos blogs parceiros, os componentes do blog e o blog mãe.
    Todas as atividades foram realizadas e o grupo não se deteve apenas nas atividades propostas, realizando, assim, postagens na guia dicas - como se fossem curiosidades.


    Arquivo , Cinema e Diplomática: O layout do blog é visualmente agradável não possuindo imagens fortes resultando em uma poluição visual, diante disto o blog apresenta suas atividades bem dispostas. As atividades executadas e postadas no blog são de fácil acesso além de possuir ferramentas de busca. Observa-se também que as atividades foram executadas de acordo com o cronograma ficando assim ainda mais organizado as atividades ali realizada.

    ResponderExcluir
  11. O blog DOCE ARQUIVO faz análise dos seguintes blogs:

    BLOG JOGOS DOCUMENTADOS:
    Seu topo possui somente o nome de seu blog, sem nenhuma imagem ou algo a mais. Possui marcadores aparentemente atualizados, nome dos integrantes a esquerda, páginas nomeadas de forma criativa ("Escolha seu personagem" e "Bônus"), o arquivo de suas postagens por data anual e últimas notícias relativas a jogos.
    O conteúdo se mostra atualizado. O blog é ativo. O layout é limpo e escolhe bem as cores, como também o plano de fundo, deixando harmonioso. O último ponto que poderia ser melhorado em minha opinião é adicionar os outros blogs desse semestre em uma lista para aparecer no blog.

    BLOG DIPLOMÁTICAS JÁ:
    Topo comum, com título e descrição do grupo. A parte transparente entre o plano de fundo e onde o layout fica disponibilizado atrapalha um pouco para a visualização e leitura. O elemento "Quem sou eu" se encontra meio solto, chegando a "distorcer" por assim dizer, o arquivo do blog de postagens. Não há formatação padrão no tamanho das imagens postadas, assim como um erro de formatação da postagem "Abrindo os olhos". Tem a relação de blogs desse semestre. Não é um blog ativo. Minha recomendação além dos pontos a melhorar que eu falei acima é pensar em uma cor para substituir esse cinza do blog.

    ResponderExcluir
  12. O blog Arquivos Jurássicos fez análise dos seguintes blogs:

    O Blog Jogos Documentados tem um layout animado, mas a fonte de letra escolhida dificulta a leitura. Tem um espaço legal para descrição das organizadoras ou, como elas próprias se chamam, personagens e as descrições são divertidas. Infelizmente, não achei um mecanismo de busca, mas elas utilizam marcadores nas postagens, o que facilita a identificação de assuntos. O blog é bem ativo, com postagens de atividades da disciplina e extra, relacionadas à jogos. É um ótimo blog!

    Analisamos também o grupo Diplomáticas já!. Nesse caso foram levados em conta os aspectos estruturais e intelectuais. Os aspectos estruturais, como a disposição das ferramentas no site e a apresentação visual, estão equalizados com a proposta do tema. Há ferramentas de busca, acesso aos blog’s amigos e mãe, apresentação do grupo. Quanto aos aspectos intelectuais, o próprio tema auxilia uma estrutura de informação muito intrigante, uma vez que o tema é bem atual frente a promulgação da lei de acesso à informação ( Lei 12.527/2011). O grupo só pecou na atualização do blog, pois não há post’s independentes das atividades obrigatórias. No entanto, de modo geral, o blog é bem disposto visualmente e as informações sobre arquivos da ditadura com certeza renderão muitas visualizações e discussões em sala.

    ResponderExcluir
  13. O blog Diplomáticas Já! fez análise dos seguintes blogs:

    Arquivos Jurássicos:
    O blog possui um leiaute agradável para navegação, há harmonia nas cores utilizadas com a imagem principal do blog. Os links para as publicações anteriores estão bem colocados e há também links para o blog mãe e para os blog dos outros grupos da disciplina. Houve a preocupação do grupo ema acrescentar um buscador, o que facilita a localização de postagens anteriores no blog. A identificação dos integrantes do grupo é facilitada, já que está em posição de destaque no blog. O blog possui outras publicações, não apenas as feitas em sala, ou como atividade da disciplina. As autoras utilizam muitas figuras em suas postagens, o que torna as publicações mais agradáveis e divertidas. Não há a possibilidade de assinar o blog para receber suas atualizações de forma automática.

    Movimente-se Brasil:
    Possui uma bela imagem no topo, alinhada com os tópicos (o que facilita a navegação). Seu fundo preto e letras brancas torna a leitura algo agradável e não cansativo. Tem uma boa localização dos integrantes do grupo, além do link para o blog mãe e dos demais grupos da disciplina. O blog possui postagens independentes das atividades, enriquecendo bastante seu conteúdo. Também possui contador de visitas e possibilidade de assinatura para receber atualizações. Excelente blog!

    ResponderExcluir

clique para comentar