22 setembro 2013

REVIRANDO BAU NOVAMENTE!

Bom pessoal,
Sexta a discussão rendeu um pouco,

Mas pela falta de energia não podemos terminar as análises e concluir o assunto.

No entanto, agora, temos um embasamento BEM maior para argumentos, além de vários conceitos que foram esclarecidos...

Então a atividade deste post é em GRUPO também.

- Vocês devem voltar a atividade "TEM GENTE REPROVADA";
- Devem LER as postagens de seus colegas, entender as criticas do prof.;
- Unir tudo à discussão de sexta, rever os conceitos e REFAZER  a atividade, mas agora de forma OBRIGATÓRIA e em GRUPO, ou seja, postem aqui nos comentários DESTE post as novas respostas...

Cuidado para mais de um integrante do grupo não postar 2 vezes a mesma resposta...

ABRAÇOS!

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André Matheus

15 comentários:

  1. Bom dia. Apesar de termos discutido em sala, não achei nenhuma literatura a respeito de multiplos, formulário que pudesse me ajudar. Gostaria de uma sugestão, professor André, de Literatura para entender melhor este assunto e poder dar uma opinião. Obrigada

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  2. Na verdade não há um manual de referência onde vc possa encontra esse tipo de informação. Alguns textos de Luciana Duranti, Paola Carucci, Vicenta Cortes etc. fazem menção; mas daí vc tería que sair da zona de conforto da bibliografia nacional preparatória para concursos....

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  3. Autenticidade :
    Verossímeis e confiáveis para quem deles necessita para agir. São mantidos com garantias apropriadas para ação futura e para informação essas são características da autenticidade. Como diz Gico Junior (2000) autenticidade de um documento como o grau de confiabilidade que pode ser retirado deste comprovante, contestando se quem assinou é de fato seu verdadeiro criador. Segundo o conceito a chamada é autentica, porém suas informações não são verdadeiras. O que diz claramente, Luciana Duranti (1994), para um documento ser autêntico basta que este demonstre o que realmente está transmitindo, mesmo que seu conteúdo abranja algumas informações não verdadeiras.

    Organicidade:

    Organicidade é o vínculo que os documentos arquivísticos guardam entre si e que expressam as funções e atividades da pessoa ou organização que os produziu. O documento é inicialmente uma ficha, e a partir do preenchimento torna-se um documento em construção único no decorre do semestre, De acordo com o conceito de organicidade consideramos que a chamada é ORGÂNICA, pois estabelece relações com as atividades da instituição e essas informações ainda podem dar origem a outros documentos como, por exemplo, as menções semestrais.
    Veracidade :

    A Arquivologia não tem como provar se o documento é dotado de veracidade e o que podemos fazer é analisar o documento, sua função, o órgão produtor e estabelece requisitos de autenticidade e se o documento analisado cumprir essa contextualização o documento começa a ser considerado como verídico.
    O documento tem que estar inserido dentro de um contexto institucional, para facilitar a analise documental.

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  4. Autenticidade é a qualidade de um documento quando preenche as formalidades necessárias para que se reconheça sua proveniência, independente da veracidade do respectivo conteúdo, ou seja, seria o documento ser o que ele diz que é. No caso do exercício, o exemplo seria uma lista de freqüência feita pelo monitor Daniel. Tal documento possui elementos que comprovam que ele é, efetivamente, uma lista de frequência; como o nome dos alunos, as matriculas e a sequência dos dias das aulas com o preenchimento da presença ou da falta; a assinatura do monitor comprova que tal documento foi produzido por ele. Levando-se em conta essas características, o documento é autêntico.

    A veracidade auxilia no fato de poder afirmar se as informações contidas no documento são verdadeiras. Essa por sua vez deverá ser analisada no contexto em que o documento fora criado. No caso, se durante a verificação dessa frequência o aluno estava ou não presente em sala, se o aluno respondeu e o professor não escutou ou até mesmo se o aluno estava presente em sala e não ouviu a chamada. Como os alunos não possuem acesso a lista de frequência, não podem afirmar se as informações ali são verídicas ou não, mas podem contestar tais informações utilizando outros documentos que também comprovam a freqüência; como atestado, menção e provas. Até essa contestação, por ser um documento de arquivo corrente pressupõe-se que ele é um documento verídico.

    A organicidade e uma característica de um acervo documental decorrente da existência de relação natural entre seus documentos. Por essa definição pode-se dizer que o documento é orgânico; pois, existe uma relação natural entre a lista de freqüência, atestados e provas onde todos possuem a função de comprovar a frequência dos alunos.

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  5. Jogos Documentados responde:

    Veracidade
    Há o entendimento de que a veracidade está ligada à característica do documento atestar fatos verdadeiros, mesmo que nem sempre sob critérios absolutos. A lista de presença em questão, pode ter sua veracidade relativizada, devido ao fato de atestar somente a presença do aluno no momento da chamada, eximindo-se responsabilidade sob variáveis como a de o aluno não comparecer durante todo o período da aula, ou ainda o professor estar sujeito a não ouvir a resposta do aluno e atestar falta. Apesar de todas essas variáveis concluímos que o documento estudado é dotado de veracidade, por ser o procedimento administrativo aceito que comprova a presença dos alunos em na aula.

    Autenticidade
    Vimos também que o documento autêntico é aquele que consegue servir como prova e atestar, sob critérios de confiabilidade específicos e pertinentes ao documento em questão. No caso da lista de chamada apresentada pelo monitor, essa autenticidade é assegurada devido aos requisitos inerentes àquele documento de atestar, como complemento da lista de chamada do professor, a autenticidade deste documento.
    Organicidade
    A organicidade está ligada à ligação natural do documento com outros que possuam funções e atividades correlacionadas. O documento deve, nesse caso, ser analisado no contexto em que foi produzido. No caso da lista de chamada, devemos partir da análise sobre o produtor do documento, sua função dentro da instituição, além da análise sobre outros produtos derivados daquela atividade. Os outros documentos correlacionados à lista de presença e que estão ligados à organicidade daquele documento, estão relacionados a uma das funções da lista de presença: atestar a presença do aluno em sala como forma de critério de avaliação para a aprovação ou reprovação do aluno na respectiva matéria. Dessa forma, poderiam ser considerados orgânicos e ligados à essa atividade (critério de avaliação para aprovação do aluno na matéria) documentos como: lista de menção, atestados de saúde, controle de presença feito pelo monitor (que na ausência da lista de frequência do professor poderia inclusive servir como original), documentos emitidos –como resultado final - pela Secretaria de Administração Acadêmica, entre outros.

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  6. Na aula de sexta, vários conceitos sobre Diplomática foram esclarecidos e aplicados ao exercício "Tem gente reprovada". Assim, o grupo “Arquivo, Cinema e Diplomática” chegou ao seguinte entendimento:

    A chamada disponibilizada por e-mail pela secretaria é um original múltiplo e não possui organicidade, uma vez que não se caracteriza como documento arquivístico. Trata-se de um formulário, um modelo de documento em branco a ser preenchido de forma padronizada. Sua não-organicidade advém do fato de os formulários poderem ser substituídos por um outro igual, sem problemas. No momento em que o professor começa a utilizar a lista de frequência e a preencher o documento, este se diferencia e adquire organicidade potencial, uma vez que a organicidade inscreve-se não apenas no fato de este documento refletir funções e atividades da organização, mas na inter-relação com outros documentos desta mesma função ou desta mesma atividade. Neste caso, a lista de frequência que vem sendo preenchida será orgânica a partir de sua interação com a lista de menção, com os controles de frequência parciais, com os atestados médicos recebidos pelo professores e outros documentos correlatos.
    No que concerne à sua forma, a lista de frequência, durante seu preenchimento, passará por três estágios: primeiramente é formulário, depois será um original em desenvolvimento e, por fim, um original concluído, quando o semestres chegar ao fim.

    A chamada do monitor André, antes de tudo, não é autêntica porque ele falsificou a assinatura do Daniel (que peguinha maldoso do monitor!). A chamada, entretanto, continua sendo orgânica, uma vez que é fruto da atividade de docência e relaciona-se com outros documentos advindos da mesma atividade. A veracidade, por sua vez, está comprometida dado o desencontro de informações entre os documentos que deveriam trazer os mesmos dados. As divergências entre as chamadas do monitor Daniel, do monitor André e do professor André gerou insegurança e dúvida, tornando a chamada do monitor André não confiável e não verídica.

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  7. De acordo com o que foi discutido em sala de aula e as postagens dos alunos e respostas do professor o grupo arquivo vivo concluiu que:

    - O mesmo não possui veracidade pois os registros podem ter ocorrido erro como algum aluno responder chamada e sair ou professor fazer anotação de falta por não ouvir o aluno responder isso compromete de alguma forma a veracidade do documento até mesmo algum erro do monitor ao refazer essa lista de frequência.
    - O documento é autentico segue o modelo proposto pela secretaria, e o monitor possui autoridade estabelecida pelo professor para gerar este documento. É autentico o documento que possui a qualidade de ser o que diz ser.
    - Quanto a organicidade, o documento apresentado é de fato orgânico pois reflete a atividade para o qual foi criado, que é o registro da frequência dos alunos.

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  8. A autenticidade está relacionada coo o processo de criação do documento com aquilo que o documento se propõe a fazer (DURANTI, 1994), ou seja basta que o documento transmita às informações pelas quais foi criado, mesmo que as informações não sejam inteiramente verdadeiras. Para que um documento seja autêntico, ele tem que possuir elementos que comprovem a sua integridade, ou seja, tem que compreender um conjuntos de elementos que caracterizam e confiram a identidade de um determinado documento. No caso do documento em questão: NÃO É AUTÊNTICO, apesar de possuir assinatura do monitor a mesma foi foi falsificada pelo monitor André e ainda carece de determinados atributos como: tipo documental, disciplina, nome do professor, instituição e etc.

    A veracidade está relacionada diretamente com a qualidade das informações que estão contidas no documento, auxilia no entendimento sobre o que é verdadeiro e o que é falso e deve ser avaliada levando em consideração ao contexto em que foi criado. É uma qualidade subjetiva. Ao analisar o documento em questão, pode-se pressupor que o mesmo NÃO É VERÍDICO pois o mesmo contém informações que sugerem contestação em relação à veracidade das informações nele contido.

    A organicidade representa o reflexo das atividades institucionais e o inter- relacionamento entre o conjunto documental ( série documental articulada com outras séries que refletem às atividades do produtor), ou seja: é a relação entre a função e o produtor. De acordo com as informações anteriores, o documento analisado, É ORGÂNICO, pois relaciona-se e reflete uma atividade - docência e possui inter-relacionamento com outros documentos que possuem a mesma função;

    Concluindo: O documento NÃO É AUTÊNTICO, É VERÍDICO E É ORGÂNICO.

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  9. Correção ortográfica do último parágrafo - Concluindo:
    Onde está escrito " É VERÍDICO", lê-se NÃO é verídico.

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  10. Autenticidade
    - O documento de frequência exposto está de acordo com as características adotadas pela autenticidade, pois a autenticidade se baseia na qualificação da caracterização daquele no documento. Está frequência possui todas as características necessárias para ser realmente uma folha de frequência, mesmo que as informações ali redigidas não condizem com as informações verdadeiras. Concluindo: o documento deve apresentar características próprias de uma folha de frequência como, a relação de de alunos e matriculas, dados do professor ou monitor e as frequências, sendo assim o documento atende ao requisito da autenticidade.

    Organicidade
    - O documento ali colocado expõe um vinculo com a instituição e com o produtor, pois a folha de frequência mostra uma relação com outros tipos de documentos como atestado, trabalhos, provas etc, estes que também podem servir para comprovar ou desmentir informações contidas ali, nessa folha de frequência.

    Veracidade
    - O documento só se tornará verídico com a analise do mesmo, pois como a folha de frequência é validada somente pelo exato momento de o professor chamar o nome do aluno e o mesmo confirma ali na hora a sua presença, essa validação da presença ou não do aluno se torna frágil, por diversos fatores. Podemos utilizar de outros documentos que possuem relação orgânica com a folha de frequência para aprofundar ainda mais a analise do documento para torná-lo verídico ou não, como provas, trabalhos, entre outros.

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  11. Resposta do grupo Arquivo Libertário:

    Após o esclarecimento de alguns conceitos e das orientações que o Professor André nos deus, os grupo chegou a conclusão que o documento é autêntico, já que segue o modelo de formulário que a instituição adota (enquanto não preenchido), cumpre com o objetivo para o qual foi criado e está assinado por pessoa autorizada e competente para isso.

    A veracidade está ligada a elementos e características que atestem se determinado documento é realmente verdadeiro ou se é falso. Para atestar veracidade dos documentos existem vários detalhes que podem ser verificados, como por exemplo: papel timbrado de determinada instituição, dados dos documentos corretos e o contexto de criação do documento. Por esses motivos a veracidade deste documento pode depender da situação. Se considerarmos que a lista de frequência da atividade é fictícia, então ela pode sim ser verídica, mas se for analisada a situação real da nossa turma, o documento não é verídico, pois houveram contestações de alguns alunos sobre as informações apresentadas

    Quanto a organicidade, o documento reflete a atividade e funções da instituição, logo ele é orgânico.

    Conclusão do grupo: Documento orgânico, autêntico e verídico, se consideramos que o documento é fictício, e não verídico se estiver representando a situação real da turma.

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  12. Resposta do grupo "Diplomáticas Já":

    Organicidade
    De acordo como afirma o conceito de organicidade que, um documento orgânico é aquele que reflete as funções e atividades da instituição ou pessoa física de quem o produziu/acumulou, observa-se que neste caso este formulário de frequência pode ser orgânico, pois é resultado e reflexo da atividade da Instituição e relaciona-se com outros documentos sucedidos da mesma atividade.

    Veracidade:
    o critério de veracidade está ligado a realidade, se o que o documento diz é condiz com a realidade. Ao observar a lista de presença, pode-se dizer que a veracidade é relativa, estando condicionada ao momento em que a chamada foi feita, assim, ela não garante a permanência do aluno em toda a aula, apenas no momento em que a chamada foi feita. Visto que é utilizado e aceito para comprovar a presença, mesmo que relativa dos alunos, o grupo conclui que o documento é verídico.

    Autenticidade:
    Segundo Luciana Duranti (1994), o documento de arquivo é gerado no curso de uma atividade prática e serve como fonte de prova da ação que o gerou, sendo que o valor desta fonte depende da fidedignidade e autenticidade do documento. Sendo a Fidedignidade a que faz referência à autoridade e à confiabilidade de um documento e faz relação ao momento da produção do documento e, a Autenticidade sendo a capacidade de um documento arquivístico ser o que diz ser, referindo-se à fidedignidade ao longo do tempo. conclui-se então que, este documento em questão, não é autentico porque não faz referência a nenhuma autoridade e, também, pelo fato de que a assinatura do Daniel não é verdadeira.

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  13. Resposta do Grupo Sigilo Exposto

    Um documento é autêntico quando ele diz que é o que diz ser, independente de ser original ou cópia, contudo este documento deve está livre de adulterações ou qualquer tipo de corrupção. Logo, a partir dessa definição a chamad do monitor pode ser considerada autêntica uma vez que ele atesta que aquilo é uma chamada, independente dela ser original.

    Veracidade: Um documento arquivístico é verídico quando ele possui a capacidade de sustentar os fatos que o atesta, ou seja, está relacionada ao momento da criação do documento. Logo, a chamada não é verídica, pois as faltas e as presenças podem ter sido alocadas em locais diferentes aos respectivos nomes dos alunos.


    Organcidade: É relação que um documento mantêm com os demais documentos do órgão ou entidade que refletem suas funções e atividades. Logo, a chamada do monitor tem organicidade uma vez que ela faz parte das atividades desenvolvidas no curso.

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  14. O blog Arquivo Doce, após revisar os comentários dos componentes do grupo e refletir sobre os comentários dos integrantes da sala, mantém o texto feito pela Carol na postagem "TEM GENTE REPROVADA JÁ", sendo sua única alteração a retirada da sugestão de solução ao problema fictício, sendo ele postado abaixo:

    O documento é autêntico, pois como salientado pelo Prof. André nos comentário, os monitores têm "legitimidade" para o controle da chamada e o monitor Daniel afirmou ser verdadeira a informação desta, assinando seu nome.

    "O documento não é verídico (graças, poque se não eu tinha me dado mal) como sabemos e provavelmente houve alguma falha no controle de presenças ou alguém forjou as informações de má-fé. Mas como comprovar que não se trata de um documento verídico? Bom, se eu tivesse que comprovar para o professor que estive presente em todas as aulas, ao contrário do que demonstra a chamada acima, eu buscaria "testemunhas" entre os colegas, pessoal da secretaria, monitores e outros professores que tenham me visto na aula, a caminho da aula ou saindo desta. Buscaria também me utilizar das atividades feitas em sala de aula, visto que alguma delas foi feita EM SALA e postada no blog no MOMENTO DA AULA, demonstrando que nestes dias estive presente.

    A organicidade é prejudicada por estes documentos originais múltiplos serem documentos diferentes. Se há o documento digital e o físico e eles se contradizem, não se tratará mais de originais múltiplos."

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