13 abril 2018

Atividades para a aula do dia 20/04

Prepararem-se para a aula da Daniella Larcher:

  • resolver o desafio por ela proposto
  • executar o enganando Daniella
  • trazer versão impressa do certificado "Enganei a Daniella" para que ela assine, se for o caso (duvide-o-dó)
Atividades:

1 ) Postar a versão definitiva do fluxograma da elaboração de um post de professor convidado. Indicar a url aqui.

2) Comparar as versões de outros grupos e indicar o porque das diferenças, considerando que os fluxogramas deveriam, em tese, ser idênticos. Os alvos das análises são os seguintes:
Metamorfose --> Aliança
Morto-vivo --> Casa del Archivo 
Anatomia --> Patriarq
ArqMídia --> Arquivo em Foco 
 Aliança --> Morto-vivo
Casa del Archivo --> Anatomia 
Patriarq --> ArqMídia
Arquivo em Foco --> Metamorfose
Postar a análise nos comments daqui indicando qual foi o grupo-alvo.

O prazo se encerra às 13:00hs do dia 20/04

13 comentários:

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  3. Grupo Anatomia Documental

    ---> atividade 1 - http://anatomiadocumental.blogspot.com.br/2018/04/fluxograma-postagem-de-convidado.html

    ---> atividade 2 - Analisando o fluxograma do grupo “patriarqui” e comparando com o fluxograma feito pelo nosso grupo (anatomia documental), podemos perceber algumas diferenças na estrutura. Iremos neste post compará-las uma a uma.
    Primeiramente começamos com as duas atividades, que são elas, “definir tema” e “fazer convite”; enquanto que o grupo patriarqui também começou com duas atividades, porém em uma está usando o símbolo de início. Em nosso entendimento, os círculos de início e fim num fluxograma não são ações, portanto não podem ter texto que representa tarefa/ação.
    Posteriormente, ambos os grupos utilizaram a figura do losango, que indica decisão. Nesta parte há o consenso dos dois grupos de que esta parte compete ao convidado.
    Em seguida, nosso fluxograma propõe que o convidado definiria como seria a aula e ambos, professor e convidado, elaborariam-na juntos. Por outro lado, o patriarqui define que o convidado elaboraria a aula sozinho e encaminharia ao professor, que seria responsável por aceitar ou não a proposta. Entendemos que como o professor disse que sempre chama alguém que é especialista em algum assunto, e que já trabalharam juntos outras vezes, não seria necessário haver a “atividade” de receber ou não aprovação do professor, sendo assim colocamos que ambos montariam a aula.
    Ao analisar as atividades finais o nosso grupo conclui que o convidado definiria as atividades e postaria no blog, lembrando que ele já teria recebido acesso ao blog a partir do momento que aceitou o convite do professor. Além disso devemos enfatizar o fato de que essas atividades finais geram documentos, como se pode notar no fluxograma. Por outro lado, o grupo patriarqui se diferencia pelo fato do convidado receber acesso ao blog somente na hora de fazer a postagem.

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  5. Grupo PatriArq

    Atividade 1: https://patriarqui.blogspot.com.br/2018/04/elaboracao-de-um-post-de-professor.html

    Atividade 2: (postada também no blog - https://patriarqui.blogspot.com.br/2018/04/comparacao-de-fluxogramas.html )

    Analisando o fluxograma do grupo ArqMidia, a primeira diferença que podemos encontrar em relação ao nosso, é uma diferença estrutural, em que as partes envolvidas colocadas pelo ArqMidia são : o professor André, o professor convidado e o blog da disciplina. Já o nosso grupo, optou por colocar apenas dois envolvidos: o professor e o convidado, visto que o blog em si não é responsável pelo desenvolvimento de uma tarefa dentro do processo.

    As primeiras atividades colocadas pelo ArqMidia possuem semelhança com as colocadas pelo nosso grupo, que vão desde o convite feito pelo professor ao convidado até a orientação dada pelo professor sobre os parâmetros para a elaboração da atividade.

    Com base nas informações dadas pelo professor André, em sala de aula, o convidado apresentaria para ele uma proposta concreta da atividade, sendo assim ele apenas aprovaria ou não a atividade apresentada pelo convidado. Sendo essa aprovada, o professor concede o acesso ao convidado, que poderá fazer a postagem da atividade no blog da disciplina. Nesse quesito outra diferença pode ser observada, o grupo ArquMidia criou atividades relacionadas a um rascunho que seria criado pelo convidado, não julgamos necessário colocar o rascunho visto que o convidado já apresentaria a atividade pronta para o professor.

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  6. Atividade 1: Fluxograma - Postagem de professor(a) convidado(a)

    Atividade 2: Arquivo Morto-Vivo --> La Casa del Archivo

    Analisando o fluxograma do grupo “La Casa Del Archivo” em comparação ao do nosso grupo, “Arquivo Morto Vivo”, pode-se perceber que os processos de produção dos fluxogramas são parecidos, visto que ambos pensaram na mesma lógica. Ademais, nota-se que há algumas diferenças na estrutura do fluxograma em determinadas atividades.

    O fluxograma do nosso grupo “Arquivo Morto Vivo” é um pouco mais extenso e detalhando abrangendo mais atividades e só possui dois envolvidos no processo: o Professor André e a Professora Convidada Daniella. Já o fluxograma do grupo “La Casa Del Archivo” é um pouco mais curto e objetivo tendo menos atividades e possuindo três envolvidos no processo: o Professor André, a Professora Convidada Daniella e o Blog de Tarefas da disciplina.

    Desse modo, verifica-se que enquanto no nosso grupo o processo encerra com a postagem da professora convidada, no grupo “La Casa Del Archivo” o processo encerra com a visualização da postagem no blog pelos alunos da disciplina. Além disso, no nosso grupo incluímos tanto um post rascunho quanto um post definitivo no fluxograma, o que não acontece com o grupo “La Casa Del Archivo”.

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  8. Grupo Arquivo em Foco

    Atividade 1
    Versão definitiva do fluxograma da elaboração de um post de professor convidado

    Atividade 2
    Comparação com o fluxograma do grupo Metamorfose Documental

    Ao iniciar a comparação entre os fluxogramas, é válido ressaltar inicialmente que o nosso grupo preferiu pormenorizar as ações e, desta forma, produziu mais etapas no fluxo da atividade. O grupo Metamorfose Documental propôs uma representação mais condensada do processo.
    Enquanto, no nosso fluxo, estipulamos como estruturas participantes: 1. O professor André; 2. O(A) professor(a) convidado(a) e 3. Os alunos, o grupo Metamorfose Documental apontou 1. O professor André; 2. A Daniella(especificamente) e 3. Professores André e Daniella em conjunto. Ainda sobre a apresentação do fluxo, vale destacar também que utilizamos a técnica de linhas tracejadas de atividades comuns, diferentemente do Metamorfose Documental.
    Ao passo que no fluxograma do grupo Metamorfose Documental as atividades são descritas de forma levemente mais arbitrária, na representação do grupo Arquivo em Foco houve a padronização na descrição das atividades com a utilização de verbos no infinitivo.
    Como último apontamento, destacamos que o grupo Metamorfose Documental não contemplou em sua abordagem os documentos gerados no decorrer do processo, diferentemente do que é visto na versão proposta por nosso grupo.

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    1. Retificação de url:

      Devido ao fato do link acima não está redirecionando para nossa postagem, insiro abaixo a url da postagem no nosso blog.
      Quanto ao prazo, é possível verificar na data de postagem do nosso blog que a atividade foi postada no dia 19/04/2018 às 09:09. Desse modo, foi realizada dentro do prazo estipulado.
      Desde já agradeço a compreensão e peço desculpas pelo ocorrido.

      Atividade 1: http://arquivoemfoco2018.blogspot.com.br/2018/04/versao-definitiva-do-fluxograma-da.html

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  9. Grupo Aliança Diplomática

    Atividade 1: http://aliancadiplomatica.blogspot.com.br/2018/04/fluxograma-da-postagem-por-pessoa.html

    Atividade 2: Analisando o fluxograma do grupo "Arquivo Morto vivo" em comparação ao nosso, notamos que os processos de produção dos fluxogramas são bem parecidos, primeiramente porque trabalhamos em conjunto na aula para que pudéssemos seguir a mesma linha de raciocínio, e segundo porque o tramite que gerou a postagem deve ser o mesmo. Baseado nas informações apresentadas pelo professor, o convidado faria a proposta da atividade assim o professor definiria se aceita a proposta e já faria sugestões para alguma alteração se preciso, nesse quesito o processo está igual ao do grupo “Arquivo morto vivo”.
    Nota-se algumas diferenças estrutural como o fato de termos considerado a utilização do rascunho mais vezes, bem como adicionamos o blog DTD no campo onde constam os envolvidos, o professor André, o professor convidado e o blog da disciplina, o grupo "Arquivo morto vivo" só possui dois envolvidos no processo: professor André, e o professo convidado.
    Por fim, em nosso grupo o processo encerra após a postagem do professor convidado, onde inserimos o Documento “Postagem no blog” e depois o fim. No grupo “Arquivo morto vivo” o fim vem depois da ação “Formata o texto do post da atividade”. Ou seja, a diferença é tênue e está relacionada aos elementos escolhidos para essa representação do fluxograma, mas a essência é a mesma.

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  10. Atividade 1: https://lacasadel-archivo.blogspot.com.br/2018/04/fluxograma-postagem-no-blog-de-d.html

    Atividade 2

    No fluxograma do grupo Anatomia Documental há a ausência de definição do evento de início e evento de fim o que acarreta a falta de complementação para o ponto de início e do fim em que um conjunto de ações foram desenvolvidas ao longo do fluxograma, impactando diretamente no motivo pelo qual há a elaboração de um post de um convidado e também nos motivos de término do fluxograma.

    Enquanto o convite feito pela entidade professor não for aceita pela entidade convidado, serão feitas várias tentativas de definir um tema, confeccionar um convite e esperar a aprovação pelo convidado para que se possa elaborar a aula em conjunto com o professor e assim prosseguir com o desenvolvimento do fluxograma. Isso cria um loop infinito que não aceita uma opção de recusa no convite para a elaboração de um post pelo convidado, tendo que ser reelaborado diversas vezes o tema da postagem até o convite ser aceito pelo convidado.

    O diferencial encontrado é que para a definição da atividade para postagem e fazer o post foram produzidos dois documentos em decorrência dessas ações.

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  11. Atividade 1:
    https://metamorfosedocumental.blogspot.com.br/2018/04/fluxograma-da-elaboracao-de-um-post-de.html

    Atividade 2:

    O fluxograma do Grupo Aliança Diplomática é bem semelhante ao do Metamorfose Documental, contudo alguma tarefas se diferenciam.

    A divisão das partes do fluxograma do outro grupo contém uma parte chamada "blog DTD" enquanto o nosso possui "Professor André e Daniella" com o intuito de situar as atividades feitas pelos dois, o grupo Aliança Diplomática possui uma tarefa "rascunho da postagem" que se diferencia do nosso pois não elencamos uma uma tarefa de rascunho, apenas de sugestão de mudança e alterações para posterior revisão, ademais todas as outras tarefas se assemelham.

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  12. ARQ|MÍDIA (Hugo Novaes, Paulo Henrique Marra e Roberto Fleury)

    Atividade 1: Fluxo de Processos para publicação de Post no blog de DTD por professor convidado

    Atividade 2: Comparação de Fluxogramas

    Grupo-alvo: Arquivo em Foco

    Após analisarmos o fluxograma do grupo Arquivo em Foco, percebemos certas semelhanças com o fluxograma do grupo ARQ|MÍDIA. Isso é bom, pois, como proposto pelo professor André Lopez, os fluxogramas deveriam ser idênticos.
    Ao compararmos os dois fluxogramas, notamos que existem algumas diferenças. A primeira refere-se ao nível de detalhamento do fluxograma do Arquivo em Foco, onde estão inseridos todos os documentos produzidos, como por exemplo o email de convite feito pelo professor André Lopez ao professor convidado. No fluxograma do ARQ|MÍDIA, foi ressaltado apenas o documento gerado como objetivo do fluxograma (postagem por professor convidado), o que não exclui a existência de produção documental ao longo de todo o processo.

    A segunda diferença é a existência de etapas extras no fluxograma do Arquivo em Foco, que foi dividido em três raias (lanes): Professor DTD, Professor Convidado e Alunos. Aqui verificamos que a terceira raia (Lane) “Alunos” apresenta processos que são, na opinião do grupo Arquivo em Foco, indispensáveis para a execução das etapas finais. Achamos que, apesar de importantes, etapas como “participar da aula” não interfere, ou seja, não é uma etapa obrigatória no processo de postagem por professor convidado. Entendemos apenas como uma fase acessória.

    A terceira diferença, talvez a mais intrigante, está na parte de publicação da postagem no blog. O grupo Arquivo em Foco colocou o documento “postagem no blog” na raia “Professor DTD”, ao contrário do grupo ARQ|MÍDIA, que preferiu criar uma Lane denominada “blog”, onde encontra-se o “Documento (postagem)”.

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