11 agosto 2017

Atividades para a aula do dia 18/08/2017

  • Atividades em grupo
  1. Trazer, impresso, o kit MCEbyte -  download aqui - um kit por grupo.
  2. Ter o blog funcionando minimamente (ver instruções  aqui E aqui) .

  • Atividade individual
  1.  Ler e o texto
    LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Tereznha Stampa. (Orgs.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.(Acesso aqui).
  2. Fazer  e responder perguntas sobre esse texto no modelo Gira-gira (ou Ciranda-cirandinha), nos comments abaixo. (explicação aqui).
    ATENÇÃO: perguntas repetidas não serão consideradas.

3 comentários:

  1. Qual a relação entre tipologia e classificação para o autor?

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    Respostas
    1. De acordo com o autor, “a tipologia documental é responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática (espécie) dentro da organicidade do arquivo. E ainda, Lopez informa que “o significado arquivístico espelha o uso feito pelo titular do fundo, como prova da realização de determinadas atividades, a despeito da coincidência diplomática dos documentos”. Dito isso, para ele, a relação entre tipologia e classificação está no fato de que é a partir da análise tipológica – do tipo documental – que é possível se alcançar a “plena compreensão desse significado” e por conseguinte a “correspondente representação dele num plano de classificação".

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  2. Mas, dentro desse contexto, como essa relação – tipologia/diplomática/classificação – se concretiza?

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