11 agosto 2017

Atividades para a aula do dia 18/08/2017

  • Atividades em grupo
  1. Trazer, impresso, o kit MCEbyte -  download aqui - um kit por grupo.
  2. Ter o blog funcionando minimamente (ver instruções  aqui E aqui) .

  • Atividade individual
  1.  Ler e o texto
    LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Tereznha Stampa. (Orgs.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.(Acesso aqui).
  2. Fazer  e responder perguntas sobre esse texto no modelo Gira-gira (ou Ciranda-cirandinha), nos comments abaixo. (explicação aqui).
    ATENÇÃO: perguntas repetidas não serão consideradas.

63 comentários:

  1. Qual a relação entre tipologia e classificação para o autor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o autor, “a tipologia documental é responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática (espécie) dentro da organicidade do arquivo. E ainda, Lopez informa que “o significado arquivístico espelha o uso feito pelo titular do fundo, como prova da realização de determinadas atividades, a despeito da coincidência diplomática dos documentos”. Dito isso, para ele, a relação entre tipologia e classificação está no fato de que é a partir da análise tipológica – do tipo documental – que é possível se alcançar a “plena compreensão desse significado” e por conseguinte a “correspondente representação dele num plano de classificação".

      Excluir
  2. Mas, dentro desse contexto, como essa relação – tipologia/diplomática/classificação – se concretiza?

    ResponderExcluir
  3. A Diplomática, ao contrário da Arquivologia, particulariza o documento e procura a sua autenticidade, essa análise é complementada com a tipologia, que "permite a compreensão do documento identificado pela Diplomática". Por fim, a classificação extrai justamente as informações dispostas no documento para defini-lo.
    Pergunta: quais as diferenças entre informação, documento de arquivo e arquivo de coleção?

    ResponderExcluir
  4. Os documentos de coleção e de arquivo se diferenciam pela sua finalidade e a informação está associada ao suporte, segundo o autor ‘’ documento é definido como uma informação associada a um suporte material, o documento de arquivo é mais específico, pois se trata, necessariamente, do produto de uma vontade administrativa... Os documentos de coleção, os quais são armazenados apenas em função de seu conteúdo, sem relação direta com as funções administrativas do titular arquivístico.”
    Pergunta: explique a diferença entre as disciplinas Arquivologia e Diplomática.

    ResponderExcluir
  5. Segundo o autor: "A diferenciação entre as duas disciplinas se dá justamente nesse enfoque: de um lado, a Diplomática tende a individualizar cada documento, enquanto a Arquivologia busca a inserção de cada documento em conjuntos mais amplos, caracterizados pelas atividades que os produziram (as séries)". Enquanto a Diplomática busca autenticidade de documentos sendo eles arquivísticos ou não,a Arquivologia busca inserir esses documentos em conjuntos e também busca provar que aquele documento é autêntico para que tenha valor legal como prova de algo.

    Pergunta: Como proceder para fazer análise diplomática?

    ResponderExcluir
  6. o autor traz propostas para se fazer essa análise partindo de características em que o documento ou o objeto analisado seja avaliado em cima de elementos desenvolvidos por estudos para o diagnostico de tal objeto em questão, levando em conta alguns requisitos básicos como: "• Denominação da espécie
    (o “nome” daquele documento).
    • As características internas principais (como a informação está
    disposta e como ela se comporta).
    • As características externas principais, como, entre outras, forma,
    formato
    , dimensões,gênero e sinais de validação.
    • O trâmite (quais as etapas e documentos foram produzidos
    até chegar ao documento em pauta)."
    Pergunta: Por quê o documento de arquivo possui valor de prova?

    ResponderExcluir
  7. Segundo alguns pontos do autor, o documento de arquivo "é produto de uma vontade administrativa" e agregado à estas atividades administrativas, tem-se a necessidade de preservação desses documentos com a finalidade de comprovar a execução dessas atividades posteriormente, em suas diversas áreas e diversos tipos documentais, "O arquivo é
    um conjunto sistematizado de provas de ações [...]".

    Pergunta: O que o autor entende como sendo Diplomática ?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Segundo o autor, a diplomática é responsável por: "permitir compreender, de modo sistemático, através de método específico, as características básicas e essenciais dos documentos. Ainda segundo o autor, através da análise diplomática podemos identificar melhor o que cada documento é, dando uma melhor definição do que ele é ; tal conhecimento torna possível delinear procedimentos técnicos adequados.

    Pergunta: Segundo o autor, a tipologia documental é responsável pelo que?

    ResponderExcluir
  10. Segundo o autor a tipologia documental é responsável pela compreenção do documento de acordo com o contexto. É portanto a éspecie mais a função que define o tipo documental.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Pergunta: O que pode ocorrer com os documentos caso não seja feita uma análise tipológica?

    ResponderExcluir
  13. Segundo o autor a ausência de uma análise tipológica prejudica a correta compreensão do contexto documental, afetando assim a organicidade, que é um princípio basilar da arquivologia e podendo o documento até mesmo não ser compreendido por estudiosos ou pesquisadores no futuro, por estarem fora de contexto.

    ResponderExcluir
  14. Pergunta: Segundo o autor, qual é a tarefa do arquivista para que haja uma correta contextualização da produção documental?

    ResponderExcluir
  15. Segundo o autor, a tarefa do arquivista é procurar compreender, o melhor possível, a “missão” e a “visão” da organização e a “máquina” administrativa, tomando a devida precaução de utilizar as funções explicitadas formalmente apenas como referencial e nunca como reflexo absoluto da realidade; ou seja, tentar realizar a mediação entre o que se pretendia desempenhar (ou o que se afirmava como objetivo hipotético) e o que de fato foi feito (registrado pelos documentos de arquivo).

    Pergunta: O autor elabora quatro passos para realizar uma tipologia mínima, quais são esses passos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a) Identificar as espécies do acervo da organização (análise diplomática).
      b) Identificar quais as funções (quanto ao uso pelo titular do arquivo) se relacionam a quais documentos.
      c) Sistematizar um esquema hierárquico que consolide as informações relativas às ocorrências documentais daquele titular, que seja
      capaz de articular as espécies com as respectivas funções (plano de classificação).
      d) Não se esquecer de registrar todos os passos do processo e as definições que foram sendo elaboradas.

      Excluir
  16. Segundo o texto, que contribuição a Diplomática deu ao exercício arquivístico?

    ResponderExcluir
  17. Inicialmente ela servia principal e quase somente para averiguar a autenticidade dos documentos medievais. Como o passar do tempo, foi se tornando também instrumento para conferir as características básicas e essenciais dos documentos.

    Pergunta: Qual a contribuição da tipologia documental para a Arquivologia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para o autor a tipologia documental é responsável por estabelecer a ligação do documento diplomático (ficha de controle de empréstimos) com a função do titular arquivístico (investigação política). A sistematização de tal nexo num conjunto arquivístico se dará pela confecção de um plano de classificação capaz de articular, organicamente, as correspondências entre os diferentes documentos do arquivo de um dado titular com as respectivas funções.

      Excluir
    2. Pergunta: Além da identificação, o que mais é preciso para uma organização arquivística?

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  18. Reposta: Além da identificação é preciso da denominação do documento, entender a trama de relações internas decorrentes das funções desempenhadas pelo produtor, as quais demandam o arquivamento de determinados documentos, com finalidade probatória.

    ResponderExcluir
  19. Pergunta: Qual o ano de fundação da diplomática e qual sua importância no trabalho arquivístico?

    ResponderExcluir
  20. RESPOSTA:
    A diplomática surgiu, como disciplina, no ano de 1681. E com o tempo, passou a ter grande importância para o trabalho arquivístico, pois permitia compreender as características básicas e essenciais dos documentos.

    ResponderExcluir
  21. PERGUNTA:
    Cite as principais diferenças do alcance dos documentos dentro de uma organização na realização das atividades-meio e as atividades-fim.

    ResponderExcluir
  22. Os documentos da atividade-meio restringe-se à vigência legal e ao seu uso administrativo. Já os documentos de atividade-fim são frequentemente, destinados à guarda permanente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Quais os passos para a elaboração de uma tipologia mínima?

      Excluir
  23. De acordo com o autor, existem quatro passos, são estes:
    "a) Identificar as espécies do acervo da organização (análise diplomática).
    b) Identificar quais as funções (quanto ao uso pelo titular do arquivo) se relacionam a quais documentos.
    c) Sistematizar um esquema hierárquico que consolide as informações relativas às ocorrências documentais daquele titular, que seja
    capaz de articular as espécies com as respectivas funções (plano de classificação).
    d) Não se esquecer de registrar todos os passos do processo e as definições que foram sendo elaboradas."

    Pergunta:
    O autor fala da presença de elementos informais presentes na produção documental de natureza social e política. Cite esses elementos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São os documentos produzidos sem regulamentação, normatização oficial ou preocupação jurídico-legal e costumam ter caráter mais informal, sem muito controle dos padrões de produção, razão pela qual são de difícil identificação.
      Pergunta:
      Qual aspecto o autor aponto como fundamental para realizar a analise tipológica?

      Excluir
  24. O autor fala que é necessário "entender como um conjunto
    documental específico, tendo em especial cuidado em identificar os diferentes usos da mesma informação, que pode ocorrer, principalmente, em documentos múltiplos (como panfletos, entre outros) e em documentos que já nascem com características próprias para reprodução do conteúdo"

    Pergunta
    A junção de quais aspectos é responsável por definir o tipo documental?

    ResponderExcluir
  25. Resposta: a junção da espécie com a função

    Pergunta: Porque é necessário saber diferenciar o que é documento de arquivo dos documentos de coleções?

    ResponderExcluir
  26. Porque as coleções nao estão organicamente relacionadas entre si em função das atividades do titular.

    ResponderExcluir
  27. Pergunta: o que é primordial para o estabelecimento dos límites de análise, interpretação e uso das informações e documentos pelo cidadão?

    ResponderExcluir
  28. Resposta: Segundo o autor é primordial a transparência dos critérios de geração, organização, seleção e disponibilização de registros.

    Pergunta: Existe a possibilidade de haver diferentes documentos da mesma especie, porem ligados a funções distintas? Cite um exemplo de acordo com o texto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o autor do texto é possível diferentes documentos de uma mesma espécie estarem ligados a funções distintas. O exemplo dado: é possível que uma central sindical guarde seus periódicos, relacionando-os com a função de registro de atividade de divulgação, mas também pode guardar determinados exemplares, dos mesmos periódicos, ou de outros, por conterem textos normativos, relacionando-os à função de controle da produção de material programático.

      Excluir
  29. PERGUNTA: o que especifica um documento de arquivo?

    ResponderExcluir
  30. O documento de Arquivo se especifica por ser produto de uma vontade administrativa,que é preservado para servir de prova da execução de certas atividades.

    Pergunta: Quais tipos de arquivos privados são importantes para a história?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Segundo o autor, os arquivos privados importantes para a história são aqueles que possuem relação direta com a sociedade, como arquivos de empresas prestadoras de serviços públicos, arquivos pessoais de personagens relevantes para a vida nacional, arquivos de associações, tais como sociais, econômicas e culturais, sindicatos, agremiações políticas, entre outras.

      Pergunta: O autor consolida que "o significado arquivístico espelha o uso feito pelo titular do fundo, como prova de realização de determinadas atividades." A compreensão desse significado e essa representação são possíveis a partir de qual aspecto?

      Excluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Resposta: Segundo o autor, a compreensão e a representação do significado arquivístico se dá a partir de uma análise tipológica.

    Pergunta: De acordo com LOPEZ, A. (2012) verificando-se o interesse público nas informações contidas em documentos privados, qual seria o papel do Estado em relação a autonomia e a preservação dos mesmos?

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Resposta: Cabe ao Estado , quando for o caso, ter um papel de facilitador da preservação,organização e acesso a tais acervos.

    Pergunta: De acordo com LOPEZ, A. (2012) Qual a origem da disciplina diplomática?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. De acordo com Lopez (2012) a diplomática foi fundada em 1681, teve suas origens relacionadas à identificação e à averiguação da autenticidade de documentos medievais relativos à comprovação de posses de terra e títulos de nobreza, por meio da análise exaustiva das características externas dos documentos.

      Excluir
  35. PERGUNTA: Qual a importância da distinção entre atividades-meio e atividades-fim dentro das organizações?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo o autor, a distinção irá determinar o alcance que os documentos terão nas organizações e o tratamento documental que irão receber. Os documentos-meio costumam cumprir sua vigência legal e administrativa enquanto os documentos-fim são frequentemente destinados ao arquivo permanente.

      Excluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Segundo o autor, quais são as dificuldades encontradas pelas organizações de movimentos sociais em relação a seus documentos?

    ResponderExcluir
  38. Resposta: As organizações de movimentos sociais são organizações sem padronização normativa quanto à produção e trâmite documentais, por isso, sua principal dificuldade é a compreensão do correto significado do documento e a sua contextualização, pois o seu acervo é composto, em sua maioria, por documentos informais. Isso acaba dificultando a atribuição de uma única função para o documento, gerando documentos de uma mesma espécie ligados a mais de uma função.

    Pergunta: Segundo o autor, qual seria a tarefa do arquivista de contextualização da produção documental e a sua principal dificuldade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A tarefa do arquivista é tentar realizar a mediação entre o que se pretendia desempenhar e o que de fato foi feito, e a principal dificuldade encontra-se no fato de que as funções realmente desenvolvidas por uma instituição são diferentes daquelas registradas ou explicitadas oficialmente.

      Excluir
  39. O que pode acontecer quando um documento muda, fisicamente, de titular arquivístico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O documento passa a ter outra compreensão de significado, pois passa a assumir funções probatórias e administrativas diferentes, de acordo com o novo local de guarda, transformando o documento, sendo necessária a correta contextualização do documento para realizar a análise tipológica.


      Excluir
  40. De acordo com o autor, quais as particularidades e especificidades dos acervos de Movimentos Sociais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A transparência dos critérios
      de geração, organização, seleção e disponibilização de registros são necessidades que se mostram fundamentais no tratamento dos acervos de movimentos sociais, bem como a limitação de interpretações, através do uso dos documentos de arquivo como prova definitiva da memória coletiva.

      Excluir
  41. Com base no texto, o que impede que o carro apresentado na primeira imagem seja considerado um documento de arquivo??

    ResponderExcluir
  42. Pelo fato de ele não ser preservado como um registro de atuação da municipalidade. As provas das ações relativas à segurança pública estariam registradas pela municipalidade em documentos, tais como comprovantes da aquisição dos veículos, relatórios de utilização, entre outros, guardados pelo valor probatório. O interesse da contextualização arquivística recai sobre as atividades do produtor, expressas por meio de documentos, os quais mantêm uma relação de indicialidade com as atividades. Não basta, então, disponibilizar as informações do titular se estas carecerem dos atributos de prova.

    ResponderExcluir
  43. O texto afirma que "a compreensão das ações administrativas engloba o entendimento da publicização do funcionamento da esfera decisória e dos procedimentos e documentos que embasam e consolidam tais ações." (p.17-18). Segundo Luciana Durandi, quais as características principais dos documentos modernos?

    ResponderExcluir
  44. De acordo com Luciana, nos documentos modernos o fracionamento do trâmite
    e a subdivisão das informações surgem como características principais.
    O documento que outrora era completo, isto é, apresentava todos os dados
    referentes ao trâmite que o produziu, tem hoje essas informações subdivididas
    em múltiplos documentos, num grande processo. Deste modo, a
    compreensão do sentido institucional de um documento moderno passa,
    também, pelo conhecimento de seu trâmite administrativo e das relações
    que o mesmo documento guarda com seus sucessores e antecessores nesse
    trânsito

    ResponderExcluir
  45. Relacione a importância dos arquivos privados para o pleno exercício da cidadania.

    ResponderExcluir

clique para comentar