02 outubro 2013

DESAFIO DUPLICIDADE

Bom dia pessoal,

De um lado temos a segura Julia Roberts (Claire) e do outro Clive Owen (Ray), cada um é espião de uma empresa a procura de patentear primeiro um produto que salve a autoestima das pessoas. Mas tudo não passa de uma grande mentira: é um fingimento que os dois agentes se odeiam, eles se amam e armaram tudo. Também é mentira que o produto existe. Mentira, mentira, mentira... Contei o final para vocês (e isso não é mentira)! 

Já se lembraram de tudo que aconteceu no filme (mesmo entre um cochilo e outro)?!? Alguns documentos foram criados para dar história ao filme. Um deles é o discurso do Tully (um dos velhinhos que mandam em tudo) e outro é a fórmula secreta. Como já discutido inicialmente em sala, sabemos que o discurso pode ser original, mas será verídico? Pode ser orgânico, mas em qual arquivo? Pode ser autêntico, mas qual é o seu valor intrínseco? Algumas questões foram levantadas, alguns nós foram dados na cabeça e outros foram desatados. Mas o desafio de vocês agora será: 

Ambos documentos ( fórmula e o discurso) foram criados de forma manipuladas para os agentes caírem na pegadinha (eles não tiveram aula com o André de diplomática, dá um desconto, né?). Para Claire e Ray, quais são as características dos dois documentos de forma comparativa? (Comparem as característica dos dois documentos: veracidade, organicidade, autenticidade, ordem original, conteúdo intrínseco e extrínseco) Não esqueçam dos detalhes, afinal, vocês fazem aula de diplomática com o André! 

Boa sorte! 

Para ajudar vocês (ou confundir ainda mais) destaco as imagens abaixo




ATIVIDADE EXTRA INDIVIDUAL 
Prazo:  04/10 às 18:59


Essa atividade foi proposta da nossa colega Ester Kimura que está desafiando a turma

___________________
Isabella Ribeiro 

13 comentários:

  1. Daniel, como eu quem propus a atividade, o professor André me dispensou de responder a atividade.

    ResponderExcluir
  2. Desafio Duplicidade

    Respondendo ao desafio da nossa colega Ester irei começar pelo destaque da autenticidade, neste valor é levado em conta algumas características e valores íntrisecos ou pode-se levar em conta características padrões que o autentica. Em relação a fórmula e o discurso, primeiramente vamos analisar o discurso, o discurso não tem por que seguir uma regra de autenticação da instituição até por que é um documento "pessoal", mas ao mesmo tempo é considerado um documento institucional, pois mesmo sendo produzido por alguma pessoa cujo a funcionalidade era o discursar esse mesmo discurso tem um valor para instituição pois poderia vim a ser um documento representando tanto a futura visão da instituição e também o lançamento de um novo produto como também poderia vim a ser somente um documento de valor permanente por ser considerado um marco histórico para a instituição. Diante disso a única forma de se analisar a autenticidade deste documento é levando em consideração a escrita por se tratar de um documento manuscrito, no qual irá ser analisado se a letra é realmente a letra de quem eles acham que produziu o documento. Em relação a fórmula, está foi produzida por outra pessoa no caso um cientista ou químico não sei, mas que também não seguia uma rede de caracterização para ser definido como autêntico para a instituição, poderia ser autêntico para um órgão regulador de fórmulas, mas não para a empresa, e por se tratar de um documento digitado se torna impossível a analise da escrita como a única forma de analise.
    A veracidade do documento, quando o documento é considerado autentico logo a informação ali contida é considerada verídica, mesmo que não seja. Pegando os dois casos dos documentos do filme, tanto a fórmula quanto o discurso podem ser considerados autênticos diante disto suas informações poderão ser validadas.
    O valor orgânico destes documentos é o que mais me surpreende, pois os documento tanto falso quanto verdadeiro ao meu ver possuem um valor orgânico para a instituição, pois eles retratam a luta pela busca de um lançamento de um produto renovador que irá mudar os patamares da instituição, então o valor de organicidade destes documentos (tanto o falso quanto o verdadeiro) é intrínseco.

    ResponderExcluir
  3. Partindo-se do objetivo de criação dos dois documentos – tanto o discurso quanto a fórmula – que foram produzidos para enganar os dois espiões, analisarei as características desses documentos.
    1 – Veracidade: É a característica que garante que as informações dos documentos são verdadeiras. Tanto o discurso como a fórmula não são verídicas , mesmo que tenham sido criadas para “pegar” os agentes suas informações não reproduzem a verdade.
    2 – Organicidade – é a característica dos documentos de arquivo que os diferem dos demais documentos produzidos. A organicidade diz respeito as relações que os documentos de arquivo mantém entre si e os demais documentos produzidos por uma organização na realização de suas funções/atividades para a consecução de seus objetivos.
    Suas relações devem ser mantidas e se relacionam diretamente com o princípio da proveniência e da ordem original ( ou segundo grau do princípio da proveniência). Ambos os documentos são orgânicos porque foram produzidos no contexto das atividades da organização e refletem essas atividades.
    3 – Autenticidade: é a característica do documento em que ele é o que diz ser independentemente de ser original ou cópia e é livre de qualquer adulteração. Apenas o discurso seria autentico porque suas informações são aquelas que fazem parte do discurso. Já a fórmula não é autentica pois é um shampoo e sim um creme para a pele.
    4 - Ordem Original: é um dos princípios da Arquivologia em que se deve manter a ordem interna de acumulação dos documentos dentro da série. Porque essa ordem reflete a forma como os documentos foram produzidos/acumulados como resultado da atividade/ação da organização no desempenho de suas atividades. Também chamado de segundo grau do Princípio da Proveniência. Ambos os documentos seguem a ordem original porque refletem o contexto de produção. Estão diretamente vinculados com a organicidade.
    5 – Conteúdo Intrínseco e Extrínseco :
    Conteúdo Intrínseco : Estão relacionados com as características do assunto, quanto com a proveniência e natureza, ou seja, está relacionado com o conteúdo – as informações- do documento.
    Conteúdo Extrínseco: Está relacionado com as características formais e estrutura física, a forma de apresentação. Estão relacionadas com o gênero e o tipo documental. Levando em consideração apenas esses critérios ambos os documentos são válidos pois refletem essas características.

    ResponderExcluir
  4. Desafio Duplicidade

    1-Veracidade:
    A fórmula não contém veracidade, pois não representa o composto de um novo produto de cabelo, e sim, uma loção para a pele.
    O discurso, por sua vez, é verídico, pois se trata de um anúncio de um novo produto da empresa.
    2-Organicidade:
    A fórmula é um documento orgânico, pois apesar de não ter sido produzido pela agência foi adquirido pela empresa no desempenho de suas atividades industriais de pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e patente de novos produtos.
    O discurso é um documento orgânico, pois foi produzido pelo assessor de comunicação ou pelo próprio diretor da empresa (manuscrito) para o anúncio do novo shampoo.
    3-Autenticidade:
    Ambos os documentos são autênticos. Não foram adulterados e contém todas as características comprobatórias de que foram produzidos pelas entidades competentes.
    No entanto, se considerarmos o contexto de trapaça do filme, veremos que a fórmula (que é autêntica, é um registro de um composto químico) foi inserida em um contexto na qual ela se tornaria inverídica (ao tratar-se de um produto de cabelo, quando na verdade é um creme para a pele).
    4-Ordem Original:
    Os documentos exemplificados seguem a ordem original, ou seja, refletem que os documentos produzidos e recebidos encontram-se em um contexto orgânico de existência, ao mesmo tempo em que estão relacionados com outros documentos de atividades correlatas.
    5-Conteúdo Intrínseco e Extrínseco:
    Corresponde diplomaticamente às características relacionadas ao conteúdo, contexto e função do documento. Já as características extrínsecas dizem respeito às características físicas e ao estudo tipológico do documento.
    Logo, os documentos podem ser analisados segundo esses critérios.

    ResponderExcluir
  5. Comprovar a veracidade dos fatos expressa a necessidade de avaliação do grau de verdade do documento, se não há contradições ou dúvidas que ponham em causa a confiabilidade do mesmo. Sendo assim o discurso e a formula não são verídicos.
    Apesar da formula ser um documento orgânico e não ter sido feita pela agencia ele foi adquirido pela empresa. Já o discurso é um documento orgânico, pois foi produzido pela empresa para o anúncio.
    Os dois documentos são autênticos pois eles foram produzidos pelos emissores competentes e não tem nenhum rastro de adulteração.
    Os documentos estão na sua ordem original e estão dentro de um contexto, sendo assim estão diretamente ligados com a organicidade.
    Os valores intrínsecos dos documentos correspondem às características relacionadas ao conteúdo, contexto e função. Já os extrínsecos correspondem às características formais e estrutura física, a forma de apresentação, sendo esses os critérios de avaliação.

    ResponderExcluir
  6. 1 – Veracidade:” A veracidade está ligada diretamente a qualidade das informações que compõem este certificado (LOPEZ, 2005)." Os dois documentos são verídicos, mesmo sendo o discurso feito a mão e não tenha nenhum logo da empresa, a informação contida nele é verdadeira para todos menos para quem a criou. A formula também é verdadeira, não está dizendo nela que, por exemplo, ela seja o tal novo produto, ela só é uma formula.
    2-Autenticidade:Um documento autêntico é aquele que se mantém da mesma forma como foi produzido e, portanto, apresenta o mesmo grau de confiabilidade que tinha no momento de sua produção. Quanto a formula não sei se é autentica, pois não tem nenhum registro que comprova que foi criada pela empresa, e nesse caso não seria autentica. Já o discurso, esse sim é autentico, foi criado pela empresa para promover um produto novo
    3-Organicidade:O documento arquivístico se caracteriza pela organicidade, ou seja, pelas relações que mantém com os demais documentos do órgão ou entidade e que refletem suas funções e atividades. Os dois documentos sáo orgânicos, pois refletem ações das funções e atividades da empresa.Vale lembrar que a formula mesmo não sendo criada pela empresa foi usada nas suas atividades.
    4-Ordem Original: É a forma como os documentos são produzidos e acumulados ao longo do tempo como resultado das atividades da instituição.Nesse caso os documento os dois documentos possuem ordem original, pois foram acumulados por atividades da empresa.
    5-Conteúdo Intrínseco e Extrínseco: Intrínseco é o conteúdo do documento, a informação e extrínseco é a forma física, a estrutura, o gênero e a tipo documental. Ambos os documentos tem essas duas características.

    ResponderExcluir
  7. Veracidade: Para o documento ser verídico ele deve conter elementos que correspondem com a realidade. No filme, o discurso feito pode ser considerado verídico se realmente a empresa for lançar um produto inovador, mas se estiver se referindo ao produto de loção para a pele (produto não inovador), o discurso não seria verídico. Já a fórmula é verídica, já que sua estrutura química está correta e produz o que sua fórmula propõe (loção).
    Organicidade: uma vez que “Organicidade é a qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade produtora, acumuladora em suas relações internas e externas” (BELLOTO, 2005), os documentos possuem essa característica, pois foram produzidos pela empresa no desenvolver de suas atividades e para cumprir funções específicas (enganar os espiões) relacionados com a mesma.
    Autenticidade: Os dois documentos apresentados são autênticos, pois apesar de terem enganado os espiões, eles (documentos) são o que propõe ser, o discurso e a fórmula “nasceram” e permaneceram com suas características especificas, não sofreram adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.
    Ordem original: está relacionada com a conservação do arranjo dado pela entidade que produziu o documento, dessa forma, os documentos analisados seguem esse princípio, por terem sido produzidos de acordo com os acontecimentos acompanhando uma ordem cronológica, ou seja, possuindo relação e organização lógica entre os documentos.
    Os conteúdos intrínsecos e extrínsecos da fórmula não estão de acordo segundo o ponto de vista dos espiões, pois o que o documento diz ser (loção pra pele) não coincide com o que os espiões esperavam que fosse (produto revolucionário para cabelo). Já o discurso, suas informações intrínsecas e extrínsecas estão de acordo com o que está no documento e a informação transmitida.

    ResponderExcluir
  8. VERACIDADE: O documento com a fórmula buscada pelos dois agentes não é verídica pois, ao invés de ser a composição de um produto revolucionário que aumentaria a auto estima da população, é apenas uma loção de pele. Já o discurso contém informações verídicas sobre o lançamento de tal produto.

    AUTENTICIDADE: Os dois documentos são autênticos, são validados pela instituição que o produziu e mesmo que não contenham informações corretas, tem validade legal.

    ORGANICIDADE: A organicidade está ligada a relação que os documentos tem com a instituição e o reflexo de suas atividades. Na minha opinião os documentos não apresentam organicidade já que foram criados apenas para manipular e sabotar dois agentes secretos e não tem relação com a atividade exercida pela instituição produtora.

    ORDEM ORIGINAL: Como este é um princípio diretamente relacionado com a organicidade, os documentos não se aplicam ao princípio de ordem original.

    CONTEÚDO INTRÍNSICO: diz respeito ao conteúdo do documento em si, os dois documentos tem conteúdo condizentes com o que são (fórmula e discurso).

    CONTEÚDO EXTRÍNSECO: diz respeito a estrutura de texto, forma de apresentação, características físicas do documentos. No caso apresentado no filme, as características extrínsecas foram fundamentais para o sucesso na sabotagem dos agentes, que por sua vez se prenderam superficialmente apenas a essas características e ignoraram o conteúdo.

    ResponderExcluir
  9. Com base nos documentos fórmula e discurso e partindo dos conceitos abaixo listados, seguem as seguintes conclusões:

    1-Veracidade: um documento arquivístico é verídico quando ele possui a capacidade de sustentar os fatos que o atesta, ou seja, está relacionada ao momento da criação do documento. Partindo desse princípio, considero que tanto o discurso e a fórmula são verídicos, uma vez que mesmo sendo uma farsa, ambos atestaram ser o que eram naquele contexto do filme.

    2-Organicidade: A organicidade faz com que os registros documentais sejam acumulados naturalmente e de maneira contínua e progressiva em função dos seus objetivos práticos nas instituições. Logo, tanto o discurso como a fórmula apresentam organicidade, uma vez que serão acumulados em razões de seus objetivos e funções para os quais foram criados.

    3-Autenticidade: Os documentos de arquivos são autênticos quando criados, mantidos e conservados de acordo com os procedimentos regulares passíveis de comprovação, a partir das rotinas estabelecidas. Ou seja, essas rotinas são processuais que visam ao cumprimento de determinada função, ou consecução de alguma atividade. Partindo dessa ideia, os dois seriam autênticos, já que ambos tinham como função a fala do discurso e a fórmula de um produto.

    4-Ordem Original: A ordem original está vinculada a preservar a ligação orgânica que os documentos têm, ou seja, os documentos que representam a missão, as funções, as atividades e as tarefas desenvolvidas pelas instituições. A ordem original permite a identificação dessa relação e indica a proveniência de cada documento e de cada subdivisão do fundo separadamente. Dentro dessa perspectiva, conclui-se que os dois documentos apresentam ordem original já que ambos fazem parte do contexto da instituição.

    5-Conteúdo Intrínseco e Extrínseco: a Diplomática se encarregou de estabelecer princípios respaldados em componentes intrínsecos e extrínsecos a fim de atestar a autenticidade e fidedignidade dos documentos, ou seja, a partir dessas características podemos identificar a forma e a estrutura que compõe o documento. Logo, tanto o discurso como a fórmula apresentam componentes que os fazem se identificados como são.

    ResponderExcluir
  10. Resposta ao desafio

    Analisando os documentos sugeridos sendo o discurso e a fórmula:


    1- Organicidade:
    A organicidade está ligada a relação que os documentos tem com a instituição e o reflexo de suas atividades. A fórmula é um documento orgânico, pois apesar de não ter sido produzido pela agência foi adquirido pela empresa no desempenho de suas atividades
    O discurso é um documento orgânico, pois foi produzido no desenvolvimento da atividade.
    Autenticidade:
    Ambos os documentos são autênticos. Não foram adulterados e contém todas as características comprobatórias de que foram produzidos pelas entidades competentes. Porem suas informações são inverídicas no contexto organizacional.

    2- Veracidade:
    O documento com a fórmula não é verídica pois, o que deveria ser uma composição de um produto inovador que traria muito dinheiro com a sua patente , é apenas uma loção de pele. E o discurso contém informações verídicas sobre o lançamento de tal produto, sobre uma nova era.

    4-Ordem Original:
    Os documentos exemplificados seguem a ordem original, ou seja, refletem que os documentos produzidos e recebidos encontram-se em um contexto orgânico de existência, ao mesmo tempo em que estão relacionados com outros documentos de atividades correlatas.
    5-Conteúdo Intrínseco e Extrínseco:
    O conteúdo Intrínseco corresponde diplomaticamente às características relacionadas ao conteúdo do documento, contexto e função do documento. Já as características extrínsecas dizem respeito às características físicas e ao estudo tipológico do documento tipo a estrutura de texto, a forma de apresentação.

    ResponderExcluir
  11. O discurso foi criado com o intuito de ser falso e enganar os espiões, logo é autêntico. Entretanto, não é verídico, pois simula um discurso que não ocorreu. Esse documento foi fruto de uma atividade de contra-espionagem da instituição e apenas será orgânico se houver interesse e relevância em guardar a documentação advinda desta atividade atípica.
    A fórmula é autêntica pelo mesmo motivo do discurso, pois foi criada com o objetivo de ser falsa. Porém, não é verídica porque trás a fórmula de um creme, quando diz trazer a de um shampoo. A criação desse documento não foi fruto das atividades de pesquisa da instituição, e sim da atividade de contra-espionagem. Logo, assim como o discurso, a fórmula será orgânica caso haja interesse e relevância em guardar a documentação dessa atividade pela instituição.

    ResponderExcluir

  12. VERACIDADE DA FÓRMULA: A fórmula não é verídica, pois o documento foi criado com a finalidade de enganar os espiões fazendo com que eles acreditassem que a fórmula contida no documento fosse de um produto capilar inédito, mas na verdade se tratava de um fórmula já patenteada de uma loção. Desse modo, no contexto em que Tully criou o documento este não representa os fatos que determinaram sua criação.

    VERACIDADE DO DISCURSO: O discurso é verídico porque foi criado para o fim de anunciar a novidade de um suposto produto novo e reforçar os ideais da empresa Burkett & Randle.

    ORGANICIDADE DA FÓRMULA: A fórmula é orgânica pois estabelece relação com outro documento produzido pela instituição, o discurso pelo por Tully. Foi o que Tully escreveu no discurso que fez com que fosse desencadeada uma corrida atrás do documento que contivesse a fórmula capilar, dessa forma os dois documentos estabelecem relações intrínsecas.

    ORGANICIDADE DO DISCURSO: O discurso é orgânico porque foi produzido no decorrer de uma atividade da empresa que seria a reunião para exposição de ideias referentes as atividades da empresa e gerando novos documentos. A fórmula, por sua vez é um derivado desse discurso e esses dois documentos estabelecem ligações entre si.

    AUTENTICIDADE DA FÓRMULA: A documento que contém fórmula é autêntico pois representa uma fórmula de um produto já existente e que passou por processos de validação e patenteação, assim se trata de um documento que objetiva comprovar as razões pela qual foi criado.

    AUTENTICIDADE DO DISCURSO: O discurso é autêntico pois obedece os motivos pelo qual foi criado, reproduzir a fala de um discurso feito por Tully.

    CONTEÚDO INTRÍNSECO E EXTRÍNSECO: Os conteúdos intrínsecos se referem as características informacionais do documento, ao conteúdo propriamente dito. Já as características extrínsecas do documento dizem respeito ao conteúdo físico do documento, a forma como o documento foi estruturado. Ao analisar essas condições os dois documentos obedecem a todas as características que atestam que sejam um documento referente a um discurso e a uma fórmula de um produto cosmético.

    ORDEM ORIGINAL: Refere-se a ordem de acumulação dos documentos no seu contexto de produção de forma mais interna. Portanto, determina que os documentos acumulados em um fundo devem ser mantidos naquela ordem. Assim, os documentos também se inserem nesse conceito já que foram originados a partir do contexto das atividades da instituição

    ResponderExcluir

clique para comentar