03 março 2013

Balanço!

imagem retirada de: http://livialambletcosta.blogspot.com.br/2011/12/balanco-de-2011.html
Pessoas!

Esta é nossa última atividade do semestre, e estamos interessados em saber o que vocês acharam do semestre.
Queremos que cada grupo faça um balanço do semestre e da disciplina.

Cada um pode emitir sua opinião aqui mesmo, nos comentários deste post.

Queremos saber o que vocês acharam da disciplina, do  conteúdo, das atividades e tudo o mais que os seus nobres corações desejarem falar.

A atividade é livre, e pode ser postada em grupo ou individualmente.

Um abraço!

_____________
Daniella Larcher

34 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Diplomática e Tipologia e Documental, sem dúvidas, é uma disciplina fundamental para o exercício do profissional arquivista. No decorrer desse semestre, através das atividades propostas, pude perceber mais ainda a importância do aprendizado dessa disciplina. Particularmente, a experiência do trabalho em grupo não foi muito boa. E mexer no blog foi trabalhoso, e confesso que escutar "trabalhoso? mas vocês não fizeram quase nada" me deixou extremamente incomodada, já que todas as atividades que foram passadas, tanto as obrigatórias quantos as extras, individuais e em grupos, foram realizadas e dentro do prazo estipulado. Podemos não ter feito corretamente, ou como se esperava que fossem feitas, mas feitas foram, todas, e sim, trabalhosas.
    Enfim, acredito que um feedback das respostas das atividades, poderiam ter me ajudado mais no aprendizado do conteúdo da disciplina. Mas, posso dizer que, no geral, o semestre, a disciplina, o conteúdo , as atividades, com certeza ajudaram nos conhecimentos que me foram adquiridos e espero que, sejam bem aplicados no cotidiano do meu futuro profissional.

    INGRID CORDOVIL- 10/0012876

    ResponderExcluir
  3. De fato, foi a matéria que mais aprendi, apesar do desastre da minha prova, porque eu errei coisas que eu sabia,que havia estudado durante o semestre todo e acabou que o nervosismo tomou conta. Revi conceitos, percebi que tinha aprendido muita coisa errada ou até faltou aprender alguns desse conceitos, explicado em sala de aula os motivos dessa defasagem. Percebi a importância da disciplina pra atuação do profissional da informação e é uma disciplina legal de estudar, é interessante.Achei válida a utilização do blog. Apesar de não gostar nem um pouco de blog, ele te deixa ligado na matéria, faz você prestar sempre atenção, querer aprender. O trabalho em grupo, no meu caso, em dupla, foi super tranquilo, entrávamos em consenso sempre, não tivemos muitas dificuldades, as atividades sempre foram feitas com antecedência. Concordo com a Ingrid sobre o feedback das atividades. Acho que faltou mais atenção quanto a isso.

    Tuila Barros - 100125808

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvidas foi a matéria na qual tive maior aproveitamento, mesmo sabendo que com o nervosismo me atrapalhei na hora de fazer a prova, e a entreguei sabendo que havia confundido algumas coisas. Durante todo o semestre achei valioso poder rever conceitos e aprimorá-los, a matéria me serviu para refinar muitos destes conceitos. Ao longo do tempo, ficou bastante claro que ter o conhecimento da Diplomática e Tipologia Documental, tanto na teoria quanto na prática, é de grande importância para o futuro trabalho de todos nós arquivistas.
    O trabalho do blog desenvolvido pelo grupo foi de colaboração e entendimento. Com horários chocados, a maioria era decidido por email, e quando um não podia outro podia. Mas sempre havia consenso antes de qualquer publicação.
    Também concordo com as meninas quanto ao feedback nas atividades. Mesmo que estes fossem feitos após a data e hora do vencimento das atividades, acho que o feedback é muito importante para que possamos observar se o conteúdo está mesmo sendo absorvido. Pois podemos achar que estamos certos, sendo que podemos estar confundindo algum detalhe importante. Assim, em futuras atividades, as dúvidas já estariam sanadas e esclarecidas. No mais, obrigada Professor André e monitoras, pelo carinho, atenção, dedicação... e também paciência. Muito obrigada.

    Jessica de Queiroz Alves 10/0106692
    do Grupo Stark

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Deus!
    Pensei que isso já tinha acabado! Prova, trabalho, postagens finalizadas e entregues... E qual não foi minha surpresa hj, aqui e agora?!

    Eu poderia falar algumas coisas do tipo:
    - Não "curti" mexer com o Blog: esse fundo escuro me embaralha a vista e, além disso, porque meu tempo é quase nenhum, perdi algumas atividades porque, qdo eu entrava, elas já estavam "escondidas", passadas pra trás por outra atividade (e, sejamos sinceros, o ritmo é frenético) e eu não as via;
    - Tb acho que uma resposta ao que fizemos teria sido legal, do tipo: "Tá bom, mas pode merolhar" ou "Faz de novo" ou "Lê esse texto extra aqui, ó!"
    - Uma enorme pena e perda ter ficado sem aula direto com o professor em janeiro. Nada contra nada nem ninguém, galera, por favor. Só acho que teríamos ganhado mais.

    Sim, eu podia dizer tudo isso, mas eu digo apenas que na disciplina de Diplomática neste semestre (e me faltam apensas dois para me formar) FOI A ÚNICA EM QUE DE FATO E DE VERDADE, desde o começo do curso até agora, foi a única em QUE TIVEMOS AULA!

    Enfim, ao menos um professor nesta FCI que dá aula, no sentido e na acepção original, completa e perfeita do termo! E que aula!

    Obrigado!
    Fernando Medeiros, 10.0101283 (Grupo Stark)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando,

      1) grato pelo elogio;

      2) muitas vezes não dá para ir diretamente em todos os 10 blogs, olhar, ler e comentar; isso simplesmente duplicaria minha carga na graduação; a ideia foi sempre dar o retorno durante as aulas, abordando problemas similares (nem sempre conseguimos fazer isso a contento, sorry)

      3) "sem aula direito em janeiro"??? Vocês tiveram atividades práticas no CEDOC, sob a supervisão de uma das pessoas que mais conhece a realidade documental da UnB além de uma palestra com o Leonardo, um dos melhores arquivistas formados pela UnB e recém-titulado como mestre. Torno a indicar que eu estava de férias, compulsoriamente usufruídas para que não se perdessem. Entendo e agradeço o teor do seu "nada contra nada nem ninguém", mas são os limites da UnB e de greves mais ou menos bem sucedidas (umas mais outras bem menos)

      Excluir
    2. Eu entendo tudo isso, prof!
      Quis dizer que não tivemos aula direito em janeiro com vc. Sem que isso vá contra e diretamente a nada nem ninguém. As aulas da Tania e a palestra do Leonardo foram muito boas e proveitosas!
      Obg pelo retorno!

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. A matéria mais proveitosa de todo o curso até o momento. Não tem como fazer comparações com as outras que já fizemos, começando por Introdução à Arquivologia!
    Apesar de ter sido tudo tão corrido para postar as atividades, o grupo sempre sentava e debatíamos, tentando chegar a pontos em comum.
    Esse sim foi um semestre longo, que cansou bastante boa parte dos colegas, pelo menos os mais próximos a mim estavam sempre implorando por férias.

    Não ficamos um dia sem aula. Não perdi meu tempo e gasolina indo à UnB pra não ter aula.
    Monitoras super dedicadas e simpáticas. Juro que não entendi o porque da palhaçada do anônimo!

    Leonardo, Tânia e principalmente o Domingos. Muito atenciosos. Domingos nos atendeu sempre que foi solicitado com muita boa vontade e nos deu uma luz para o trabalho final.

    Enfim, como já foi dito (não só por mim), a matéria em que realmente aprendemos e tivemos aula. Hahahaha.

    Yago Werner - 100127771

    ResponderExcluir
  9. Boa-noite, pessoal!

    Gostei demais da matéria, assim como do método utilizado pelo professor. Apesar de não gostar de mexer com blogs, o método é extremamente eficaz. O tempo inteiro ficamos ligado na disciplina, nos forçando a ler mais sobre ela e principalmente aplicar os fundamentos teóricos às práticas da profissão.

    Acredito que a comunicação tenha sido boa. O professor e as monitoras estavam disponíveis o tempo inteiro.

    Pelo fato de trabalhar o dia inteiro, das 9h30 às 18h30, e o acesso a blogs ser proibido no meu local de trabalho, tive grandes dificuldades para acessar o blog, tendo em vista que à noite eu estava tendo aulas na UnB. Por tal motivo, seguirei com o blog.

    Sinceramente, não coloco quase nenhum defeito em relação à bibliografia, ao método pedagógico e à forma que o professor André leciona.

    Sobre as atividades em grupo, tudo foi tranquilo! Como foi em dupla com a Tuila não tivemos qualquer problema. Nos comunicávamos o tempo inteiro e tivemos ótimas discussões sobre a disciplina.

    É um privilégio ter tido aula um professor que sabe o que fala e se preocupa de verdade com o aprendizado. Infelizmente isto não acontece com todas outras disciplinas e professores da FCI/UnB.

    Sugiro que para os próximos semestres, apesar de não ser o foco dessa disciplina, incentivar atividades optativas ou mesmo obrigatórias, que induzam os alunos a rever conceitos arquivísticos de forma a deixar cada vez mais claro seu vínculo com a Diplomática e a Tipologia Documental.

    Professor André, muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco! Meus parabéns pelo excelente profissional que você é! Seria muito bom que pudéssemos ter outras disciplinas com o sr. nos próximos semestres!

    João Paulo R. Berrêdo - Grupo Arquivo de Exportação
    11/0032322

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue com essa atitude positiva e vc vai longe, com ou sem apoio do professor. Grato pelos elogios.

      Excluir
  10. Sem dúvida nenhuma, posso afirmar que este foi um semestre que me proporcionou um grande crescimento acadêmico, devido às múltiplas atividades desenvolvidas, principalmente as propostas pela disciplina Diplomática e Tipologia Documental que me fez entender a importância do fazer arquivístio não apenas de maneira técnica, mas o fazer cognitivo de forma crítica e responsável proporcionando uma atuação profissional competente de acordo com o que a disciplina propõe ao profissional da área.
    A forma didática que são propostas as atividades são todas muito válidas, porem acredito que muitas delas poderiam ser desenvolvidas em sala de aula para um melhor aprendizado, mas contudo posso afirmar que as que mais contribuíram com o meu aprendizado foram as atividades individuais, apesar de não ter tido nenhum feedback, o que proporciona ao aluno certa insegurança com relação ao aprendizado, mas foi por meio delas que pude superam obstáculos e desenvolver a capacidade de análise de forma mais crítica. Acredito ter aprendido muito, apesar da decepção de não ter feito uma prova como eu esperava devido a fatores ambientais e emocionais terem me impedido de mostrar o quanto aprendi.
    Peço desculpas ao professor por não ter conseguido refletir o seu grande empenho em transmitir os seus conhecimentos que tanto contribuíram para o meu aprendizado e o agradeço muito pelo profissional que é e pela preocupação em contribuir com a formação de profissionais competentes e competitivos para atuar num mercado de trabalho cada vez mais exigente. Agradeço também a todas as monitoras pelo tempo dispensado na colaboração com a disciplina e em especial a Tânia Moura que com a sua incrível competência, prestou um excelente trabalho a nosso favor.
    Maria Helena de Souza Viana

    ResponderExcluir
  11. faço das palavras da nobre colega Maria Helena as minhas, principalmente sobre o empenho do professor, monitores e o pessoal do CEDOC \ Leonardo. só acho que houve retorno sim, tanto que tudo que faziamos era mostrado em sala e comentado pelo professor. e talvez fica a sugestão de passar algumas listas de exercícios bem massantes sobre analise diplomatica e tipologica, para se fazer em sala de aula, acho que fixaria mais para a prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando digo em não ter conseguido refletir ao professor o seu grande empenho na transmissão dos seus conhecimentos, me refiro a minha prova, pois ele deixou bem claro o baixo rendimento da turma em relação a essa avaliação e eu tenho a certeza que assim como eu, todos que se empenharem no desenvolvimento de todas as atividades tiveram um grande aprendizado.
      Maria Helena de Souza Viana

      Excluir
    2. é verdade, também confesso que fiquei meio apreensivo na prova, mas acho que o resultado final foi satisfatório. talvez o ideal seriam duas provas durante o semestre, porém, ficaria muito pesado tendo em vista ter que conciliar com os exercicios e o blog. mas descarrega a tensão de uma prova só

      Armando W. Neto

      Excluir
  12. O semestre foi cansativo... Estudar no verão não é fácil! Mas apesar disso... Tivemos a oportunidade de debater sobre questões atuais, como os documentos digitais, de fazer leituras interessantes e de compartilhar nossas experiências nos trabalhos e estágios! Apesar de toda a correria para lidar com os prazos e refletir sobre as atividades, consideramos que houve um valioso crescimento acadêmico, o que muitas vezes não ocorre nas outras disciplinas do curso! Trabalhar com o blog foi um desafio além de tudo didático, que deixa contribuições para os próximos estudantes! Se pudermos deixar uma frase final, será: “Se choramos ou se sorrimos, o importante é que emoções nós vivemos!”

    Aline, Diana, Maiara e Priscila

    ResponderExcluir
  13. Particularmente, achei as atividades bem criativas... Ficava pensando: Quero ser monitora pra passar estar atividades também! Pena, que não será possível... :/

    Priscila Medeiros Pereira Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sabe não dá para ser monitora em 1/2014...

      Excluir
    2. Digo em 2/2013... Esqueci que ainda estamos no final de 2012, no calendário acadêmico.

      Excluir
  14. Como desabafo: Este semestre foi punk, cheguei até a ficar doente... Mas no final foi o mais proveitoso... Parece que uma matéria contribuiu de forma significante pra outra... Além de trabalhar com o blog, fiz um hipertexto sobre Arquivos escolares e um Artigo sobre Arquivologia e Educação à Distância, além de outros trabalhos que também apreciei o resultado final! Enfim, apesar de tudo, sinto que a turma está evoluindo a cada semestre que passa!

    Priscila Medeiros Pereira Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa... divulgue os artigos/hipertextos aqui no blog.

      Excluir
    2. Hipertexto Didático elaborado na disciplina de Educação e Linguagens Tecnológicas: https://sites.google.com/site/orgarqesc/

      :)

      Excluir
    3. O material é bacana. Tem alguns probleminhas (coisa pouca). Se quiserem podemos conversar sobre ele um dia desses.

      A estrutura do site ficou bacana. Querem fazer algo similar para DTD?

      Excluir
  15. Gostei muito do semestre, foi muito proveitoso e gostei da metodologia, apesar de ter sido muito trabalhoso e um pouco difícil.
    O professor se esforçou muito e teve paciência com a gente. Foi o primeiro a se mostrar preocupado com nosso desenvolvimento e futuro acadêmico, agradeço por isto.
    Quanto as monitoras, foram todas prestativas e solícitas quando exigidas. Foram todas umas gracinhas *-* , fiquei com pena da carga que passamos para elas , mas com boa desenvoltura e educação elas deram conta de todo o recado.
    Muito obrigado pelo semestre e pelos ensinamentos, professor.

    Lucas Leal de Souza

    ResponderExcluir
  16. Todos os alunos que passaram pela disciplina que conversei falavam o quanto era uma disciplina que exigia muito do aluno, com um professor bastante exigente, realmente é uma disciplina em que temos que nos dedicar bastante, em vários tipos diferentes de tarefas e um método de ensino bastante diferente das demais disciplinas, porém só coisas boas a dizer.
    É uma disciplina bastante enriquecedora, onde pude aprender muito sobre o assunto, muito difícil, porém tirei muito proveito da disciplina, como dito por colegas acima, a disciplina em que mais aprendi até hoje na FCI e que despertou bastante senso crítico sobre o assunto, tanto o professor quanto as monitoras estão de parabéns tanto pelas tarefas quanto pela metodologia de ensino proposta pelo professor.

    ResponderExcluir
  17. A disciplina de Diplomática é lembrada na FCI como um "divisor de águas" que abre os olhos para outros tipos de análise e funções arquivísticas que não são lembradas à essa altura do curso. Particularmente, a análise de um documento e a elaboração de um plano de classificação não pareciam depender de tantos aspectos.

    As experiências acumuladas nos debates relembram um comentário que dizia: "nós temos o conhecimento, mas não conseguimos encaixar as peças". O que proporcionou, a meu ver, essa situação foi a metodologia de aulas, que incita a curiosidade e propõe que nós mesmos encontremos as soluções para as problemáticas de acordo com o conhecimento acumulado.

    Os blogs também são formas interessantes de nos manter ligados à disciplina durante a semana. Tais mecanismos nos fazem perceber, no fim das contas, o caminho que traçamos e os progressos alcançados de uma forma mais simplificada.

    Por fim, apesar dos contratempos por virtude da greve, posso dizer que foi um semestre muito proveitoso e interessante. Certamente mudou algumas noções arquivísticas que eu tinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Encaixar as peças", você disse. Essa relação entre conhecimento e habilidade já foi trabalhada antes:

      "Como bem colocam Abreu e Masetto (1999) o aprendizado e a construção de competências só são possíveis com a conjunção de conhecimentos (que podem ser construídos em sala de aula e com material de apoio), habilidades (que devem transcender os exercícios repetitivos, tão utilizados no ensino tradicional) e atitudes (a capacidade de utilizar a competência em situações reais, quando necessário)" (Lopez, 2011, p 97 acesso na guia "este blog" acima, nesta mesma página).

      "Por COMPETÊNCIA define-se a união de CONHECIMENTO, HABILIDADE e ATITUDE em relação a algum tema específico. O aspecto educativo da Competência é que ela reúne não só o SABER algo (Conhecimento), mas também o SABER FAZER (Habilidade) para aplicação do conhecimento e, mais ainda, SABER SER (Atitude) em relação ao que sabe e faz, ou seja, uma conduta que revela a incorporação de valores." (União dos Escoteiros do Brasil, 2012, p 38 acesso em http://www.escoteiros.org.br/arquivos/programa/escotistas_em_acao_ramo_pioneiro.pdf.

      Excluir
  18. A matéria está com certeza entre as melhores do curso. Apesar de ter sido bem trabalhosa as atividades infinitas TODA SEMANA, foi o método que melhor se aplicou para observar os resultados da aprendizagem. O blog em si não é chato de manusear ou postar, mas as atividades, algumas, eram trabalhosas e por exigirem mais de nós (alunos), acabamos por nos envolver mais e procurar de fato estar a par do assunto tratado, a fazer "as ligações" do conteúdo com a prática. Foi um dos poucos semestres bem realizados, em que sinto que saí da aula aprendendo de fato o conteúdo, apesar de muitas vezes ficar confusa ou não entender ao certo o que estava sendo ensinado (fazer as tais ligações), no final clareou tudo. Colocar em prática o que era tratado e discutido em sala de aula, fez o conteúdo ficar fixado de forma diferente e criativa, e espero que este não seja esquecido. O que sinto falta é por não possuirmos professores tão interessados e dispostos a ensinar e motivar o interesse dos alunos sobre a área Arquivologia. A falta de disciplinas e professores que façam com que o aluno aprenda o conteúdo se interesse e se esforce pelas leituras, projetos extraclasse etc dificulta muito o estudo e principalmente a aprendizagem. Como aprender alguma coisa com alguém que é menos motivado a ensinar que a gente de aprender? IMPOSSÍVEL!
    Percebo que assim como eu, meus colegas de turma, gostaram da matéria, do conteúdo. E alguns blogs deveriam de fato continuar com as postagens, são muito criativos e os assuntos são bem interessantes. AMEI A MATÉRIA, e pretendo continuar com o projeto e monitoria do professor !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será MUITO benvinda para a monitoria. O problema vai ser conciliá-la com AP2.

      Excluir
  19. Só vou ratificar que já foi dito aqui pelos demais colegas.

    Depois da greve muitos já estão cansados, ainda mais com aula durante os meses de Janeiro/Fevereiro e isto acabou tornando o semestre mais cansativo e trabalhoso. A disciplina teve inúmeras atividades, umas bem tranquilas e outras que exigiam um pouco mais dos grupos. Discussões sobre as atividades surgiam, não apenas com o seu grupo mas com outros grupos também. Podemos dizer que foi uma construção não exclusivamente individual, mas um aprendizado coletivo. Gostei bastante da disciplina. A experiência com os blog foi nova e interessante. Foi uma disciplina que, de fato, nos fez correr atrás e estudar. Foi uma excelente disciplina.
    Esta é uma das disciplinas mais importantes do curso e deve ser bem ministrada e ela realmente foi bem dada.

    ResponderExcluir
  20. Eita! Achei este post só agora. Espero que ainda esteja em tempo de responder...

    Como disseram os semestre foi dolorido, porém proveitoso. Aprendi a ser mais paciente e a me concentrar mais nas leituras (ou focava nos textos ou não fazia os exercícios da disciplina), acredito que a nossa turma evoluiu após esta disciplina. Eu me empolguei quando percebi que é possivel conciliar as discussões em aula às situações arquivísticas cotidianas.
    Pena que o calendário do semestre foi tão tumultuado, era tanta correria, que em alguns momentos observava os exercícios que tinha acabado de fazer e percebia que podia fazer melhor, mas não havia mais tempo para aprimorá-los, inclusive o trabalho final que poderiamos ter explorado e discutido o Plano de Classificação das IFES um pouco mais.
    Gostaria de ressaltar que esta disciplina e a metodologia adotada foram desafiadoras e motivadoras, principalmente em relação às minhas concepções e condutas como futura arquivísta. Muito obrigada professor André!

    Érika Soares - 10/0099831 - Integrante do Grupo Batom Bike

    ResponderExcluir

clique para comentar