30 janeiro 2013

Para refletir: Conciliando Informações

Boa tarde, Pessoal! Trago para vocês hoje algumas informações sobre a visão administrativa de processos:


Características básicas do processo

         Os processos possuem características básicas que suportam a implantação de seu gerenciamento:
            Fluxo de Valor: transformação de entradas e saídas, com a utilização de recursos da empresa, com a esperada agregação de valor.
            Eficácia: grau com que as expectativas do cliente são atendidas. Ser eficaz é fazer o que o cliente quer.
            Eficiência:  grau de aproveitamento dos recursos para gerar uma saída. Ser eficiente é fazer o que o cliente quer da melhor forma para a empresa (otimizando o processo).
            Tempo de ciclo: tempo necessário para transformar uma entrada numa saída. Deseja-se que o tempo de ciclo seja o menor possível.
            Custo: recursos despendidos no processo.
            O conhecimento destas características é importante para:
§  Identificar as áreas com oportunidades de melhoria;
§  Fornecer o conjunto de dados para a tomada de decisão;
§  Fornecer a base para definir metas de aperfeiçoamento e avaliar resultados.

Definições associadas à organização estruturada por processos
           
Processo: Qualquer atividade que recebe uma entrada (input), realiza uma transformação agregando-lhe valor e gera uma saída (output) para um cliente externo ou interno. Processos fazem uso dos recursos da organização para gerar resultados concretos.
Processo produtivo: Qualquer processo que entra em contato físico com o produto ou serviço que será fornecido a um cliente externo, até o ponto em que o produto é embalado (por exemplo, a manufatura de computadores, preparação de alimento para consumo em massa, refinação de petróleo, conversão de minério de ferro em aço). Não inclui os processos de transporte e distribuição.
Processo empresarial: Geram serviço e/ou dão apoio aos processos produtivos (por exemplo, processos de atendimento de pedido, de mudança de engenharia, de folha de pagamento, planejamento de processo de manufatura). Um processo empresarial consiste num grupo de tarefas interligadas logicamente, que fazem uso dos recursos da organização, para gerar resultados definidos, em apoio aos objetivos da organização.
(Trecho extraído de: TEXTO 4 - DEFINIÇÃO DE PROCESSO E SUAS SUBDIVISÕES, por sua vez adaptado do do material do curso Gerenciamento de Processos Grupo de Análise de Valor – Departamento de Engª de Produção - UFSC, disponível aqui)

E aí, o que acham? Nos ajuda a pensar sobre processo arquivístico? Espero que tenha contribuído para as reflexões de vocês.
Boa Semana!
Tânia Moura

Um comentário:

  1. Muito bom Tânia!
    Sua informação é de grande valor para a soma de conhecimentos acadêmicos e nos faz refletir de maneira mais ampla sobre o processo arquivístico.
    Maria Helena de Souza Viana

    ResponderExcluir

clique para comentar