23 junho 2012

Orientações para o trabalho final

Copiada do crônica net

Pois é pessoal, nossa jornada de diplomática está acabando!! Espero que os conhecimentos do semestre e da disciplina tenham sido muito proveitoso para todos e que vocês tenham aprendido muito!..
Por fim, resta somente a prova e o trabalho final. Para que vocês tenham sucesso, com muita criatividade e competência, segue as orientações (lembrem-se que o resultado é virtual e, portanto, supõe-se adaptação dos elementos tradicionalmente usados em um documento físico):

-Elementos mínimos para o trabalho escrito:
  • Capa:
  1. identificação do grupo(nome e matrícula dos integrantes);
  2. URL do blog do grupo;
  3. nome do blog;
  4. semestre;
  5. nome da disciplina;
  6. nome do professor;
  7. identificação da instituição;
  8. designação do trabalho ("o que é?");
  9. identificação do que foi feito (da análise, do documento em si);
  10. título do trabalho (*novo*).
  •  Sumário:
  1. partes, tópicos e respectivas localizações.
  • Proposta do grupo:
  1. explicitar qual a proposta do grupo (aqui explica-se o limite do trabalho).
  • Discussão conceitual:
  1. aborda-se o que será levantado, qual o referencial teórico.
  • Conteúdo:
  1. contexto do documento;
  2. analisar e/ou sugerir alterações no processo;
  3. apresentar as normas (regulamentos em geral) para o processo;
  4. fazer a análise diplomática (caracterísiticas) e tipológica (com base na classificação- situação do documento no ponto de vista da Universidade, a função a qual ela corresponde).
  • Fim:
  1. discussão do resultado;
  2. indicar como esse trabalho e a ideia desenvolvida podem ajudar no estudo dos documentos contemporâneos;
  3. referências bibliográficas (citadas no decorrer do trabalho);
  4. referências blogográficas  (citadas no decorrer do trabalho).
-Para a apresentação:
  • a avaliação será feita ao grupo, e não individualmente;
  • cada grupo terá de 5 a 10 minutos para sustentar as ideias propostas;
  • deverá haver, dentro do tempo destinado a cada apresentação, espaço para questionamentos, dúvidas e observações dos outros colegas e do professor;
  • os grupos deverão entregar para todos presentes em sala um roteiro do que está sendo apresentado - síntese da apresentação, URL e nome do blog (no MÁXIMO 01 página);
  • é aconselhável que vocês se inspirem nos blogs anteriores e observem erros e acertos cometidos por eles;
  • após a apresentação será feita análise crítica do blog  de cada equipe.

Se houver dúvida, explicite-a!
__________________
Héllen Moura

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