20 outubro 2011

Dia do Arquivista - 20 de outubro

Copiado de WikiLivros
Hoje comemora-se no Brasil o Dia do Arquivista, primeira profissão do célebre Lao Tsé, que, supostamente, teve um célebre encontro com o sábio Confúcio em 517 a.C., há mais de 2.500 anos. Lao Tsé, na verdade não ficou famoso por sua prática arquivista, porém pela sistematização dos princípios filosóficos do Taoísmo. A busca pelo equilíbrio taoista, séculos depois, inspirou a também milenar arte marcial do Tao-chi-chuan, que hoje não é mais praticada como luta.

O Ministério do Trabalho, através do Código Brasileiro de Ocupações (www.mtecbo.gov.br, família 2613). Reconhece uma grande diversidade de formação no desempenho da profissão, reconhecendo o exercício profissional de arquivistas não graduados em Arquivologia, que tenham o título de especialista e/ou diploma de pós-graduação. 



A vida em equilíbrio e a complementariedade fazem parte dos princípios taoistas há muito pensados pelo mais antigo arquivista conhecido. Lao Tsé, que não tinha curso superior em Arquivologia, sistematizou tais princípios na interação das energias Yin e Yang, que não concorrem, porém se complementam. Assim como o Tai-chi-chuan que outrora foi uma arte de luta é chegada a hora de os ARQUIVISTAS, deixarem as desavenças de lado e buscarem a harmonia na hercúlea tarefa comum de prover melhor tratamento arquivístico para os milhões de documentos que são diariamente gerados sem correspondentes condições e procedimentos para sua guarda, preservação e posterior acesso. 

Hoje no Brasil a celebração deve valer para todos aqueles que trabalham nos arquivos exercendo atividades de organização arquivística de documentos. Sem esse trabalho profissional a eficiência da administração fica comprometida, a memória das ações institucionais corre serio risco quanto à integridade informacional e o registro das ações coletivas dos povos será sempre indefinido. São esses profissionais que além de realizar ações de preservação dos registros, trabalham também na busca da efetivação do acesso a documentos e informações arquivisticamente contextualizados, de tal sorte que os cidadãos possam ser brindados com informações arquivísticas sistemáticas, estruturadas e consistentes, reflexo das ações administrativas efetivamente desempenhadas pelas organizações e pelo Estado.

Parabéns a TOD@S nós Arquivistas, com "A" maiúsculo.

______________
André Lopez

2 comentários:

  1. Parabéns a todos os alunos do curso de arquivologia e também as professores que são atores de sucesso nesse cenário acadêmico!

    ResponderExcluir
  2. eu sempre digo que Lao Tse foi arquivista e as pessoas em geral acham que se trata de algum tipo de propaganda ideológica, agora temos mais uma fonte segura para nos apoiarmos,
    abraços e parabéns!

    ResponderExcluir

clique para comentar