05 setembro 2011

Documentos e documentos de arquivo....


Na aula passada tivemos um interessante exercício de identificação de documentos e de suas respectivas características. A atividade foi dividida em 3 partes: uma ciranda-cirandinha sobre documentos sugeridos pelos alunos. Uma tentativa de identificar documentos variados, como na imagem acima. E, por fim, uma discussão mais específica sobre documentos de um universo desconhecido na grande maioria dos alunos: documentos típicos do movimento escoteiro. A atividade de identificação de documentos "não-usuais" já foi realizada algumas vezes na UnB, já tendo sido objeto de aula como professor convidado na University of Malta:

  

Aqueles que quiserem maiores informações sobre diplomática de documentos escoteiros podem acessar o blog Escoteiros Diplomáticos, realizado por alunos de semestre anterior deste curso.

A conclusão da atividade para está semana, até às 18h59 da sexta-feira consiste em:
  • Ajustar a atividade individual do "ciranda-cirandinha" aqui, já que o tempo em sala foi exíguo para a conclusão a contento por todos. (atividade individual a ser concluída nos comments do blog-mãe)
  • Realizar um post em grupo que discuta a problemática da identificação de documentos APENAS por seu conteúdo, sendo que vimos diversos exemplos de documentos diplomaticamente quase idênticos, porém de séries distintas; às vezes até mesmo de fundos diferentes.
  • Preparar, em grupo, no mínimo três documentos típicos de universidade, com a respectiva normatização, como tarefa prévia à aula do CEDOC. A preparação consiste em realizar novo post indicando quais os documentos escolhidos e os links (ou anexos) para as respectivas nornas.
Lembrete: a próxima aula será no CEDOC e o material obrigatório de leitura é o estudo de Mariano García sobre passaportes (link aqui).

10 comentários:

  1. Professor,
    Os documentos da segunda atividade precisam ser arquivísticos?

    ResponderExcluir
  2. Onde posto as atividades 2 e 3 abaixo? (Em que link?)
    "A conclusão da atividade para está semana, até às 18h59...

    (...)

    •Realizar um post em grupo que discuta a problemática da identificação de documentos APENAS por seu conteúdo, sendo que vimos diversos exemplos de documentos diplomaticamente quase idênticos, porém de séries distintas; às vezes até mesmo de fundos diferentes.

    •Preparar, em grupo, no mínimo três documentos típicos de universidade, com a respectiva normatização, como tarefa prévia à aula do CEDOC. A preparação consiste em realizar novo post indicando quais os documentos escolhidos e os links (ou anexos) para as respectivas nornas."

    ResponderExcluir
  3. Segue o link para nossa atividade da semana no blog.
    http://arquivoemfoco.blogspot.com/2011/09/atividade-de-diplomatica-identicos.html

    ResponderExcluir
  4. Tentei fazer um post, mas não consegui. Vou postar aqui.

    Para um arquivista conhecer um determinado tipo de documento é necessário acima de tudo que ele conheça a instituição, estude como foi criada, leia seu regimento interno e outras fontes que mostre como funciona a instituição. Isso faz com que certos tipos de documentos que para ele não aparente nenhum siguinificado, mostre o seu valor real, a exemplo o que foi visto em sala de aula sobre os escoteiros, para um arquivista desinformado, os lenços seriam todos iguais e os arganeis não teriam nenhum valor como prova de alguma atividade. Outro ponto interessante foi a forma com devemos respeitar o principio da proveniência.Para o arquivista alem da importancia do documento também é importante conhecer o contexo em que o documento está inserido. No mesmo exemplo havia 2 lenços idênticos, aparantemente com as mesmas funções, mas com proveniencia diferente, um era um presente de um amigo, possuia um valor sentimental e o outro um lenço qualquer para o dia-a-dia. O mesmo com as camisinhas uma era de publicidade arquivística e outra uma campanha de saúde pública, mas o que seria proveniencia, Segundo Bellotto a procedência consiste em deixarem agrupados, sem misturar a outros, os arquivos (documentos de qualquer natureza) provenientes de uma administradão, de um estabelecimento ou de uma pessoa física ou jurídica determinada (BELLOTTO).
    No mesmo exercíco foi observado diverso tipos de documentos aleatórios, alguns falaram que era documento de arquivo e outro não. Novamente é necessário conhecer o contexto da documentação, um documento pode ter perdido o seu valor administrativo, exemplo quando uma pessoa falece a carteira de identetidade perde o seu valor, mas para outra pessoa essa carteira de identidade pode tornar um documento para o seu arquivo pessoal pelo falto de ter um valor sentimental.

    e para a próxima atividade será o trancamento geral de matricula na UnB
    Legislação:
    http://vsites.unb.br/ft/ft/atualizacao/CCG/ccg12.htm

    ResponderExcluir
  5. Segue o link para nossa atividade da semana no blog.

    http://rockmh.blogspot.com/2011/09/documentos-e-documentos-de-arquivo.html

    ResponderExcluir
  6. Segue o link para atividade da semana no Blog.
    Passaporte para a Informação
    http://pass2info.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Referente a continuidade da tarefa: selecionar três documentos típicos de universidade, com a respectiva normatização; nosso grupo selecionou os seguintes documentos:
    - Documentação para Intercâmbio entre faculdades nacionais e estrangeiras;
    - Documentos de transferência de faculdade e
    - Documentação para Validação de Diploma estrangeiro de graduação.
    Até o momento, não conseguimos localizar a legislação que trata especificamente sobre cada um desses tópicos, mas estamos procurando .....
    e postaremos no nosso Blog em breve.

    ResponderExcluir
  8. Rudney

    essas duas atividades em grupo devem ser postadas no blog diplomaticaemfoco.blogspot.com

    caso vcs tenham optado por não fazer um blog próprio.

    ResponderExcluir
  9. Seguem os links para as nossas atividades da semana no blog:

    1.a) http://imobiliarq.blogspot.com/2011/09/sobre-documento.html

    OU

    1.b) http://diplomaticaemfoco.blogspot.com/2011/09/postagem-da-1a-parte-da-atividade-em.html

    2.a) http://imobiliarq.blogspot.com/2011/09/documentos-tipicos-de-universidade.html

    OU

    2.b) http://diplomaticaemfoco.blogspot.com/2011/09/documentos-tipicos-de-universidade_09.html

    Frederico, Helen, Isabella e Rudney

    ResponderExcluir
  10. Fiz a postagem no dia, só que esqueçi de colocar io link aqui:

    http://arquivocapital.blogspot.com/

    ResponderExcluir

clique para comentar