11 fevereiro 2011

Wikileaks e a gestão do conhecimento


Continuando a discussão sobre a Wikileaks e o acesso às informações sigilosas, o site do Observatório da Imprensa publicou uma boa matéria para debate (ACESSE AQUI!). Nela, Manuel Castells, já citado aqui  no blog (AQUI!) enfatiza que não se trata mais de uma " simples" guerra entre os Estados e a Wikileaks. Muito menos uma preocupação com a proteção de dados dos governos; mas sim uma luta entre os Estados e o direito da sociedade civil de acesso à informação. A liberdade de comunicação promovida pela internet é o berço das grandes discussões, realizadas por aqueles que têm o desejo de controlar as informações que circulam na rede.

Antes de criar a Wikileaks, Assenge já declarava o seu caminho: 

"Quanto mais uma organização é injusta ou extremamente preocupada com seus segredos, mais o medo de vazamento de informações se aproxima da paranóia entre seus dirigentes e a camarilha dos tomadores de decisão. [A divulgação de documentos] levará inevitavelmente  a um empobrecimento dos mecanismos de comunicação interna, à maior retenção da informação e, consequentemente, a um declínio de conhecimentos em toda a organização".

Assim, aumentar o grau de proteção das informações e dissimular dados não seria, segundo os analistas de informação, a melhor estratégia para lidar com a tentação do segredo. Contudo, parece que é essa a via que as organizações estão comprometidas a seguir.

Diante de tudo isso, onde fica a tão aclamada gestão do conhecimento que as organizações tanto preconizam nos dias de hoje? Parece que gerir conhecimentos é tirar informações tácitas de seus trabalhadores, mas no momento de divulgar dados internos das instituições fala-se em segredo. Ademais, gerir conhecimentos é uma via de mão unica? Ou seja, dissemine o que você sabe, enquanto controlo o que eu sei. 

Leia abaixo mais uma boa matéria sobre o tema:



Rodrigo Fortes de Ávila

6 comentários:

  1. Parabéns pelo artigo bem instigante! Apesar da influência mundial da Wikileaks é paradoxalmente impressionante como os pesquisadores da Arquivologia e Ciências da Informação não lhe dedicaram a atenção merecida!!! A tensão da faceta política da função arquivística de classificação/desclassificação está sendo colocada em evidência. Eu, pessoalmente, gostaria muito de estudar este caso! abraços, profºTaiguara
    taiguara@usp.br

    ResponderExcluir
  2. No que tange ao Acervo Fotográfico publicado no site WikiLeaks, existem questões-problemas a serem respondidas, mas o interesse é focado sobre o caso das fotografias Still de Bagdá/Iraque. Cada chave-problematizante pode servir como diretriz para o desenvolvimento de uma pesquisa onde as perguntas resultariam em partes/capítulos elucidatórios desta pesquisa que resultariam na tentativa de solucionar as seguintes cadeias de questionamentos:

    1ª Chave de questões - Análise dos Arquivos Fotográficos -
    a )Que tipo de fotografias foram publicadas no site WikiLeaks?
    b)Este material pode ser considerado como arquivos fotográficos?
    c)Que características demonstram que estas fotografias podem ser identificadas como arquivos?
    d)Quais são os elementos destas fotografias e sua confiabiliddae?
    e)Que análises podem ser feitas destas fotografias?
    f)Qual narrativa imagética pode ser compreendida a partir destas fotografias?

    ResponderExcluir
  3. 2ª Chave de questões - Gênese Documental e Contextos Envolventes -
    a)Qual a gênese documental destas fotografias?
    b)Qual o contexto da gênese documental de produção destas fotografias Still e do evento que as fotografias retratam(guerra americana contra Iraque e sua ocupação)?
    c)Quais informações enquanto evidência estão contidas nestas fotografias, enquanto documento de arquivo e material imagético?
    d)Como as evidências imagéticas se articulam em relação aos crimes de guerra?
    e)Qual contexto de publicação dos arquivos fotográficos no site WikiLeaks?
    f)Qual é o contexto de surgimento e proposta de publicação do próprio site WikiLeaks enquanto meio público de TIC - Tecnologia da Informação e Comunicação?

    ResponderExcluir
  4. 3ª Chave de questões - Classificação Arquivísitca, Graus de Sigilo e os domínios da Verdade -
    a)A partir do estatuto probatórios do arquivo, o que podem provar estes arquivos fotográficos(e informações enquanto evidências) no que tange aos crimes de guerra cometidos pelo Exército dos Estados Unidos na ocupação do Iraque?
    b)A informação arquivística enquanto evidência materializada pelas fotografias poderia ser últim a demandas de juristas e pesquisadores por verdades jurídicas e também sócio-históricas sobre o episódio de crime de guerra fotografado?
    c)Quais parâmetros foram adotados na Classificação Arquivística destas imagens quanto a natureza das informações e grau de sigilo?
    d)Qual vínculo causal fundamentaria a classificação destas fotografias como "Top Secret/SCI level"?
    e)Quais teorias poderiam elucidar a classificação arquivística quanto ao grau de sigilo?
    f) Quais seriam as consequências penais para o governo estadunidense caso o vazamento de fotografias que retratam seus crimes de guerra forem levados a poder judiciário nacional e internacional?

    ResponderExcluir
  5. 4ª Chave de questões - Direitos Humanos versus Segredos de Estados: conflitos de interesse entre os cidadões e o governo
    a)Que consequências e penalidade estão sendo imputadas ao informante da Inteligência Americana por ter colaborado com o site WikiLeaks com imagens dos crimes de guerra do Exército dos Estados Unidos?
    b)Quais são os interesses conflitantes entre a classificação arquivística entre "público e o secreto"?
    c)Quais são os interesses conflitantes entre o público e o secreto no caso retratado pelas fotografias em questão?
    d)Qual o choque entre legislações nacionais/mundiais sobre livre acesso a informação como garantia a cidadania e a opacidade do Estado em relação as fotografias publicadas pela WikiLeaks?
    e)Quais incompatibilidades entre o discurso atual de "Governaibilade Democrática e Transparência Administrativa" com a manuteção do sigilo aos documentos e as punições e perseguições aos componentes e colaboradores do site WikiLeaks?
    f)Seria um crime ou mérito expor, revelar e denunciar publicamente crimes de guerra através de imagens atendendo interesse comum entre cidadãos e órgãos de manutenção dos Direitos Humanos?

    ResponderExcluir
  6. 5ª Chave de questões - Conclusões sobre o direto a cidadania e sua relação com os valores probatórios e informativos de arquivos fotográficos -
    a)Seria um crime perseguir, prender e vilipendiar cidadãos que expõe crimes de guerra por interesse público?
    b)Seria um crime perseguir, prender e vilipendiar cidadãos que expõe informações públicas de interesse comum entre outros cidadãos e órgãos de manutenção dos Direitos Humanos?
    c)Quais são os mecanismo legais para proteger toda pesquisa que resultar em publicação de material classificado de interesse da cidadania e liberdade de informação e expressão?
    d)Seria um crime proibir ou perseguir publicações como WikiLeaks?
    e)Qual o valor probatório e o valor infomativo das fotografias em pauta no site WikiLeaks para Tribunais e Sociedades Civis?
    f)Qual conclusões é possível chegar sobre a exposições de provas imagéticas de crimes de guerra e sua da reação opressiva por parte dos estados em relação a liberdade de informação, aos direitos humanos e a cidadania?

    Recorte temático para a pesquisa -
    Arquivos fotográficos no site WikiLeaks: estudo do vazamento de fotografias Still a partir de material classificado como "Top Secret/SCI level" acerca dos crimes de guerra do Exército dos Estados Unidos na ocupação do Iraque

    ResponderExcluir

clique para comentar