A revista Le Monde Diplomatique do mês de janeiro publicou um dossiê especial com um artigo de Manuel Castells, escritor de destaque na Ciência da Informação, reconhecido pela trilogia da era da informação: economia, sociedade e cultura (A sociedade em rede, O poder da identidade e Fim de milênio). Esses livros são essenciais para o entendimento da sociedade atual e para o conhecimento da trajetória da influência que os meios de comunicação adquiriram em nossas vidas.
Castells reafirma o poder dos blogs como um fenômeno e uma nova forma de comunicação de mídia de massa social, atrelado aos movimentos sociais e à reconstrução política. Para o autor, os mecanismos comunicacionais são os principais veículos de transmissão de experiências. E a nova rede que surge por intermédio dos blogs está sendo uma das responsáveis por controlar, desmentir e criar novas informações.
Apesar de estar mais próximo da realidade dos países desenvolvidos, leia e veja que o poder pode estar em nossas mãos (pelo menos para aqueles que têm acesso à internet!):
Rodrigo Fortes de Ávila
Os blogs são uma forma de união fortíssima. Entretanto, a população brasileira com a acesso à internet restringe-se apenas a 15%, se eu não estiver enganada.
ResponderExcluirE mesmo que a Internet seja acessada por todos, a leitura não é o forte do brasileiro, que se entretém com notícias de fofocas e com a televisão. Desta forma, a leitura deve ser incentivada, porque este material precisa ser divulgado às pessoas, que ainda não têm uma mentalidade crítica sobre o processo comunicativo.
Os dados mais recentes são da ordem de 40%, e crescendo. Porém, uma coisa é ter acesso, outra é saber o que fazer com ele. De qualquer modo, de acordo com Augusto de Franco, basta ter 1% conectado para que se possa fazer a diferença (Ver aqui) nas redes sociais e, consequentemente, na sociedade como um todo.
ResponderExcluir