23 novembro 2010

Febre de blogs de arquivologia


Tenho recebido uma série de notícias de novos blogs (sérios) de Arquivologia, que se proliferam cada vez mais. Não me refiro aos blogs de alunos ligados a este blog-mãe, porém blogs estimulados por esse projeto, que não guardam nenhum vínculo formal com a disciplina. 

Outro dia recebi a grata notícia da criação do blog dos Arquiveiros (ver nota aqui), que continua bem atuante. Na semana passada, em resposta ao "popular" post sobre a capacitação profissional (veja aqui), recebi notícia de um novo blog: o Pensamento Arquivístico, com textos mais elaborados e reflexivos, que, agora, passa a ter seu ícone em nossa "poluída" barra lateral (ou acesse por aqui). 

A autora do blog deixou um interessante comentário (pergunta "d") no post mais popular (é o da capacitação mencionado acima) deste blog que pode ajudar muita gente na tarefa de comparação dos modelos de tipologia com  o código do Conarq (este post). Tem gente que está está confundindo função com assunto. Tudo bem, afinal tem gente mais tarimbada já caiu nessa. O problema não é errar, porém persistir no erro...

Se você tem um blog de Arquivologia (ou temas afins) e quer divulgar neste blog, use o campo comentário abaixo.

____________
André Lopez

2 comentários:

  1. Olá Professor André!

    Fiquei lisonjeada pela divulgação do meu blog e por mencioná-lo como uma proposta séria. Agradeço imensamente pela consideração. Pelo menos, o objetivo está sendo alcançado. O blog tem menos de um mês e já possui oito seguidores!
    O seu blog está também no menu "Blogs recomendados". Parabenizo a sua iniciativa de quebrar barreiras por meio deste veículo de comunicação; é disso que nós precisamos, pois estamos contaminados pela mesmice e por construções teóricas arcaicas. Primeiro, pela discussão séria de assuntos relacionados à disciplina arquivística. E segundo, pela abordagem da diplomática próxima da nossa realidade. Quando fui aluna de Arquivologia, não tive a oportunidade de ter um estudo tão rico e aprofundado da disciplina. Penso em fazê-la como aluna ouvinte no próximo semestre e, aos poucos, tendo aprender a fazer a análise tipológica e diplomática dos documentos a partir da leitura deste blog e com o auxílio do ex-aluno e colega Robson Gomes de Almeida.
    No que eu puder colaborar, estarei à disposição.

    Cordialmente,

    Roselene Candida

    ResponderExcluir
  2. Conheça o blog Aluna de Arquivo - Arquivista em Construção http://alunadearquivo.blogspot.com/ da Aluna da UFF do RJ

    ResponderExcluir

clique para comentar