17 novembro 2010

Arquivistas Genuínos


A turma pioneira de blogs de diplomática e tipologia colou grau no dia 11/11. Foram 10 blogs, sendo que um deles está tendo a temática continuada neste semestre. Aqueles alunos abraçaram a nova proposta (meio que induzidos, porém abraçaram) e a executaram muito bem, lançando as bases bem sucedidas do atual projeto. Clique aqui para acessar os links para os blogs de 1/2009 e aqui para conhecer o blog vencedor de acordo com a votação dos próprios alunos (o critério do professor nem sempre é o mesmo...).

O discurso do patrono da turma qualificou os novos arquivistas como "genuínos" em um jogo de palavras arquivístico:
"Para a Diplomática a autenticidade é uma qualidade inerente a qualquer documento de arquivo que possa ser designado como tal. Nem sempre a veracidade acompanha tal qualidade. Quando um documento além de autêntico é também verídico ele é considerado genuíno. Tais arquivistas, formados pela UnB, têm uma origem, uma procedência, que impõe respeito. O respeito a tal proveniência, somado à autenticidade profissional e à veracidade de caráter permite considerar esses jovens profissionais, arquivistas genuínos."
Clique aqui para acessar a íntegra do discurso.

Parabéns arquivistas formados em 1/2010!!!

Aqueles que tiverem fotos da cerimônia podem colocar as respectivas URLs no comentário abaixo.

PS: A foto abaixo é da nova arquivista genuína Larissa Marques Martins, a criadora do primeiro layout e da primeira postagem deste Blog, ao lado da atual coordenadora do curso de Arquivologia. Para quem não sabe, uma curiosidade: até hoje todo este blog continua hospedado na conta de e-mail dela. Larissa, Parabéns e obrigado!


PS 2: Clique aqui para baixar o discurso da oradora da turma, Heloísa Arquivista Corazolla Genuína e aqui para o discurso de homenagem aos pais, por Wiliam Genuíno Arquivista Clebson.

15 comentários:

  1. André, seu discurso foi muito bonito. Parabéns! E eu fiquei lisonjeada pela qualidade que nos foi atribuída. :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns a essa nova turma!
    E professor arrasou no discurso hein?!

    ResponderExcluir
  3. Larissa, essa turma foi realmente muito especial. Os elogios foram mais que sinceros.

    ResponderExcluir
  4. Larissa vai ser minha chefe, mas vou logo avisando, eu que mando!! XD

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pela conquista Larissa!!

    Parabéns tbm ao André pelo belíssimo discurso.

    =)

    ResponderExcluir
  7. Parabéns a todos os formandos e em especial para você Larissa!
    Ficaram bem na foto!
    Beijo!
    :)

    ResponderExcluir
  8. Aêêêê. Ih é a Larara, Lararararara. Lararara rararararara!

    Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Parabéns a todos os formandos, colegas e amigos que superaram mais esta etapa. E o discurso do André foi show, parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Ps. Até a Decana de Assuntos Comunitários puxou brasa pro lado dos arquivistas.

    ResponderExcluir
  11. Ver post scriptum nº2, neste mesmo post, com acesso aos discursos da oradora e de homenagem aos pais.

    Para quem não sabe post scriptum é aquilo que se adiciona a um texto depois de seu término: escrito depois, mais vulgarmente conhecido como P.S., como no célebre sucesso dos Beatles.

    ResponderExcluir
  12. Prezado Professor André,
    Obrigado pela força no tempo de graduação e, principalmente, pelo ensino da Diplomática e pelo caráter inovador na sua disciplina.
    A minha turma de graduação em Arquivologia cujo grau foi colado no dia 11 de Novembro de 2010, que serviu de "cobaia" para as suas experiências inovadoras no fazer e desenvolver arquivístico possui uma dívida eterna com VSª, pois conseguimos sair da inércia secular da ciência arquivística e dos modelos ultrapassados da Academia para pesuardimos o velho e instigar o novo com ferramentas modernas como o BLOG e outras formas de disseminação efervescente de comunicação. Pois se a Arquivística quiser entrar no rol das ciências da informação, ela precisa transmitir uma informação despojada, rápida, ilimitada, dinâmica e bastante acessível com o advento da informática!
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
  13. De algum modo fomos cobaias mútuas, pois a coisa foi sendo construída coletivamente. Eu nunca tive um plano preciso de como iríamos fazer. Foi a vontade de sair, como diz vc, da inércia e tentar algo novo. Sem o comprometimento de vcs e a vontade de experimentar o novo nunca teríamos saído do lugar. Eu que agradeço a confiança.

    ResponderExcluir

clique para comentar