01 junho 2010

Tarefa da Semana


Lembram-se da tarefa pra essa semana?
Sei que são várias, mas vamos lá...
Vocês devem ler os seguintes textos:

Elaborar questões e postá-las aqui mesmo no blog-mãe até o dia:
10 de junho


Aproveitando o post é importante ressaltar que um dos objetivos desse blog é promover e disseminar conhecimentos não somente relativos à disciplina Diplomática e Tipologia Documental, mas também ao curso de Arquivologia e outros assuntos correlatos. Isso é feito, entre outros meios, com as sugestões e as críticas dos alunos. Vocês são os principais responsáveis pelo bom “caminhar” da disciplina. Desse modo, utilizem o que tem de melhor em vocês, comentem, questionem, critiquem, sugiram... E que isso seja feito de maneira coerente e com bom senso, grosso modo:

Usem a INTELIGÊNCIA!

Outra coisa, quando realizarem alguma atividade, desafio ou afim no blog de vocês, utilizem o campo "pitacos" do blog-mãe para divulgarem o acontecido.

Então não percam tempo... Mãos à obra!

26 comentários:

  1. Perguntas do blog - Pode beijar a noiva:
    1 - Qual é o objeto da Diplomática para Luciana Duranti?
    2 - Por que Duranti afirma que "o conteúdo do documento é extranho à Diplomática"?
    3 - Diferencie documentos legalmente autênticos de documentos diplomaticamente autênticos:
    4 - Por que o conceito de inautenticidade não pode ser usado em sentido histórico?

    ResponderExcluir
  2. O texto de José Augusto C.Guimarães, afirma que, "no tocante a moderna Diplomática ou Tipologia Documental, a literatura faz especial referência ao nome de Luciana Duranti, no entanto, não há, na literatura, nenhuma sistematização específica de suas idéias para a construção de uma Diplomatica moderna".
    Eis a questão:porque não há essa sistematização específica das ideias de Duranti, sendo que, como afirma no seu texto, José Augusto C.Guimarães," depois de Luciana Duranti qualquer documento pode ser analisado a partir do método diplomatico independente de sua natureza".

    ResponderExcluir
  3. Olá Senhores. Aqui estão as questões do Blog “Arquivistas Peregrinos”.

    1° Que obra de Duranti preconizou a Diplomática Arquivística na América do Norte?

    2° Quais foram os objetivos do projeto “The Preservation of The Integrity of Eletronic Records” (projeto UBC)? Quais foram as conclusões do projeto? Segundo Duranti qual foi a maior realização deste projeto.

    3° Autenticidade histórica e veracidade podem ser entendidas como sinônimos?

    4° Do ponto de vista diplomático, existe diferença entre autenticidade e genuinidade? Se existe aponte-as. Um documento, produzido com elementos e padrões típicos de seu local e tempo, permanece diplomaticamente autentico se tais elementos forem falsos?

    Só uma perguntinha: podemos responder as questões de nossos colegas ou isso será feito em outro post/aula/ocasião?

    Até a proxima galera!

    ResponderExcluir
  4. Blog Hora de Comunicar!

    Para Duranti a Diplomática é uma Ciência autônoma.
    Quais são os elementos que caracterizam a Diplomática como Ciência?

    Segundo José Augusto:
    "Já no século XX, notadamente na França, com Tessier e Bautier, a área repensa
    o conceito de documento diplomático, aproximando-se da Arquivística na medida em que seu objeto passa a ser todas as peças de arquivo, o que leva a que, na Itália, autores como Carucci promovam um repensar da Diplomática como ciência autônoma"
    Essa afirmativa caracterizaria uma Ciência Auxiliar?

    Para Duranti, como é definido o objeto da Diplomática e qual o impacto desta definição para a pensamento diplomático e tipológico?

    Questões - Grupo - Blog Hora de Comunicar

    ResponderExcluir
  5. Fundo da Garagem

    Para Duranti, "é necessário conhecer as atividades específicas de cada organismo e isso só é possível a partir das informações reveladas no próprio documento". Onde poderíamos encontrar informações sobre a atividade e a função dos documentos que não foram reveladas nele?

    No texto do José Augusto Guimarães vimos que a produção e a diversidade documental aumentaram muito nos últimos anos. Por isso, que papel poderiam ter os documentos de apóio e os documentos narrativos para a análise tipológica?

    Guimarães diz que "nos dias de hoje a diplomática permite ao arquivista identificar o contexto de criação em que foram criados a partir da análise de um único documento". De que maneira isso é possível?

    ResponderExcluir
  6. Blog da Lanchonete do Roberto

    Não é de hoje que a importância da Diplomática e a autenticidade são discutidas na história da humanidade, esse assunto já era de grande interesse até mesmo na Idade Média. Diante disso foram publicados alguns volumes que se preocupavam com a diferenciação do verídico e a falsificação, e às vezes nem tudo que era declarado nesses volumes era verdade. Qual acontecimento foi considerado como algo ruim para disciplinas técnicas modernas em meados do século XVII que prejudicou a confiabilidade dos documentos?

    A Diplomática contemporânea fornece subsídios à análise documental na arquivística e encontra um lócus investigativo com Luciana Duranti. Desta forma, o que pode ser constatado a partir dos estudos sobre a aplicação do método diplomático aos documentos modernos?

    ResponderExcluir
  7. Escoteiros Diplomáticos...

    No texto do José Augusto Guimarães são apresentadas pelos autores da Diplomática Clássica e Contemporânea algumas definições do objeto de estudo da Diplomática. Quais as diferenças conceituais das definições do objeto da diplomática paresentadas no texto?


    “Podemos concluir que Luciana Duranti, é, sem, dúvida um marco teórico tanto para a Arquivística quanto para a Diplomática, uma vez que consegue fundir essas duas disciplinas científicas em uma só, a Diplomática Arquivística, ou Diplomática Contemporânea.” Diante do exposto, identifique os principais discursos que deram origem ao pensamento que a Duranti defende.

    Como podemos criar o contexto de produção de um conjunto documental por meio da análise tipológica do documento?

    ResponderExcluir
  8. Diploarte disse...

    A importância da Diplomática/Tipologia pode integralmente ser observada no que tange a preservação da Memória Histórica, pois é através delas que os procedimentos de análise minuciosa se desenvolverão nos documentos históricos como a observância de aspectos de autenticidade e veracidade, a função que estes desempenharam na época em que foram acumulados/produzidos e a escrita característica, a grafia comum à época etc.
    Estes procedimentos se tornam necessários face a concepção de que os acervos/arquivos históricos são fontes substanciais para os pesquisadores e por conseguinte preservadores da memória coletiva. Partindo-se do pressuposto de que a memória histórica pode também estar presente em outras áreas, cabe-se questionar: os conceitos e métodos de investigação diplomáticos poderiam ser aplicados em outras áreas como a Museologia tendo em vista que o "material" pode também sofrer falsificações? Ou a Diplomática pode somente ser amplamente discutida a priori, somente na Arquivologia?

    ResponderExcluir
  9. Complementando o post do Rodrigo.

    1) Qual a inovação trazida por Jean Mabillon no seu tratado 'De re diplomática'? O que influenciou para a diplomática de hoje?
    2) No que consistia a diplomática arquivística? Quais eram suas bases?
    3) Segundo Duranti, documentos dispositivos e probatórios - identificados na Idade Média, não são mais suficientes. Por que?

    Utilizando os textos como base, é fato a utilização da tipologia e diplomática na nossa profissão. Mas onde, na prática, utilizamos com mais frequência? Plano de Classificação a partir das tipologias são efetivas? Por que?

    ;)

    ResponderExcluir
  10. Ahh sim... o post acima é responsabilidade do blog DIPLOARTE.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, pessoal.
    Como eu ainda não fui dormir, então, ainda é dia 10. haha. Juro que eu achava que o prazo para a realização dessa atividade fosse dia 11...

    Enfim...

    A partir da leitura dos textos, respoda:


    1. Embora a Arquivologia e a Diplomática tenham evoluído separadamente, essas duas disciplinas sempre tiveram um objetivo inicial em comum. Que objetivo é esse?

    2. Cite uma contribuição importante da Diplomática para a Arquivística.

    3. De acordo com Luciana Duranti, para o quê mais a Diplomática pode ser utilizada além do estabelecimento da autenticidade ou falsidade dos documentos?

    4. A partir do texto de Luciana Duranti, explique o que diferencia a ciência arquivística da ciência arquivística especial e a diplomática da diplomática especial. Responda, ainda, o que diferencia a arquivística especial da diplomática especial.

    5. O que é um documento original?

    6. Uma cópia autêntica de um documento original é diplomaticamente um documento autêntico? Justifique.

    7. Defina: cópia imitativa, cópia 'pseudo-original', cópia simples e cópia autêntica.



    Grupo: Liga, vai.

    ResponderExcluir
  12. Perguntas do grupo Arquivo Divino

    1. Segundo Duranti, se o documento não é um original ou um rascunho, é uma cópia. Uma cópia se define, em termos gerais como: “A transcrição ou cópia de um escrito original”. Em que situação uma cópia pode reproduzir completa ou parcialmente o documento em suas estruturas internas e externas, sendo isto algo coerente?
    E quando pode reproduzir o valor do original?

    2. De acordo com o texto de José Augusto C. Guimarães, existe um momento de transição da Diplomática tradicional, que basicamente visa à espécie documental, para a Diplomática contemporânea. Duranti denomina esse momento de turning point. Em que contexto ocorre essa transição e em que medida Luciana Duranti contribuiu para esse turning point teórico metodológico na área.

    3. Como destaca Duranti, foram na Alemanha e na Áustria, com as contribuições de Theodor Von Sickel e Julius Ficker, que os mais significativos avanços ocorreram na área. No que se resumem essas contribuições? O que influenciaram na Diplomática atual?

    4. No texto de Duranti ela afirma que existe uma confusão entre diplomática, diplomacia e paleografia. Ela também diz que as razões para a confusão entre diplomacia e diplomática são etimológico-históricas, e há razões cientificas para a confusão com paleografia. Comente essas confusões diferenciando e definindo diplomática, diplomacia e paleografia.

    5. Defina e comente, segundo os textos em questão, a relação entre Diplomática e Arquivística.

    6. Duranti afirma que toda a literatura diplomática teve influência na sua formação. Quais foram os pensadores que Duranti alega a influenciarem mais e como se deu essa influência.

    7. Duranti desenvolve na América do Norte a aplicação dos conceitos diplomáticos a documentos contemporâneos, especialmente eletrônicos e, com sua obra Diplomatics: New uses for an old science revela um turning point na Arquivística, estabelecendo um marco teórico na área. Quais foram as principais contribuições dessa obra em especifico de Duranti para o mundo arquivístico?

    ResponderExcluir
  13. As perguntas do blog "Pode beijar a noiva" vão ser respondidas no blog hora de comunicar no seguinte endereço: www.bloghoradecomunicar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. O Liga,vai fará o post com as respostas das perguntas do blog Arquivistas peregrinos.

    ResponderExcluir
  15. o blog imagem ação responderá as questões do diploart

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. As respostas das perguntas feitas por Alica e Ecione poderão ser encontradas, nos próximos dias, no blog Diploarte.

    Acessem:
    diploarte.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Questões do grupo Documentos de Universidades:

    1 - Em que difere a concepção de Duranti, em relação aos demais autores, sobre a questão do uso da Diplomatica em relação a autenticidade e falsidade de documentos?

    2 - Por que Jose Augusto Guimaraes considera o trabalho de Duranti como um marco tanto para a Arquivistica quanto para a Diplomatica?

    ResponderExcluir
  19. As questões do Grupo Documentos de Universidades serão respondidas no blog três por quatro em breve.

    http://fotografia3por4.blogspot.com/

    Segue a questão que formulamos:

    Guimarães e Tognoli relatam resumidamente a história da Diplomática. Lê-se que entre os séculos XIX e XX, houve um período conhecido pelos documentistas como "crise da Diplomática", que clamava uma "ampliação do conceito de documento e a ruptura das tradicionais fronteiras cronológicas". Isso, de fato aconteceu? Faça um paralelo do objeto de estudo da Diplomática antes e depois da "crise".

    ResponderExcluir
  20. As perguntas do blog Arquivo Divino logo estarão respondidas no blog Arquivistas Peregrinos.

    http://arquivistasperegrinos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Pessoal,

    O blog Documentos de Universidades não postou a tarefa, porque alegou que a ferramenta não estava permitindo. Então, as mandou por e-mail, em tempo, para o professor. Assim sendo, seguem abaixo as questões deste blog para serem respondidas pelos colegas:

    1 - No texto de Guimarães, ele se refere a documentos de Archivo e Documento de Diplomática, qual a diferença ente estes?

    2 - Utilizando de quais métodos Duranti, pode Aplicar a mesma diplática que era utlizada em documentos medievais para provar sua altenticidade, em documentos comteporâneos e até eletrônicos, sendo que a diplomática sofrel aterações ao decorrer do tempo?

    Até mais,

    Flávia Ataide Costa

    ResponderExcluir
  22. O Fundo da Garagem em breve responderá as questões do Hora de Comunicar.
    Nosso endereço: http://fundogaragem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. O Blog lanchonete do roberto responderá as questões do blog "Pode Beijar a Noiva".

    ResponderExcluir
  24. Aguardem as respostas das questões elaboradas pelo Blog Fundo de Garagem.

    ResponderExcluir
  25. O blog "Arquivo divino" responderá as perguntas do blog "Liga, vai".

    ResponderExcluir
  26. Boa tarde Galera,

    Documentos de Universidades responderá as questões dos Escoteiros

    ResponderExcluir

clique para comentar