03 junho 2010

Pesquisa de opinião


Parabéns!

Os alunos deste semestre estão de parabéns. Fazendo os desafios e discutindo os assuntos abordados na nossa disciplina. Discussão está que não está somente em nível de UnB, pois nos blogs, além do blog mãe, já chegaram ao nível internacional.

Estamos orgulhosos com o trabalho que alguns estão tendo. Nós dizemos alguns, porque mesmo em período de greve estivemos monitorando as atividades em grupo e individualmente.
Para que esta ferramenta continue sendo tão eficiente e eficaz queremos saber a opinião de vocês a respeito. Então, a partir de agora comentem, aqui no blog-Mãe, os seguintes itens:

a)  Você está acompanhado os blogs do curso?
b) Qual é o motivo principal que leva você a acompanhar os blogs?
c)  Qual é o seu blog preferido?
d) Os blogs os incentivaram a procurar textos e sanar dúvidas mesmo durante a greve?
e) O que acha que poderia ser feito para melhorar e ampliar as discussões?
f) O que você tem achado dos comentários dos alunos nos diversos blogs?
g) Qual o post que você mais gostou (indique o blog)?
h) Etc...

Esses comentários são livres e a atividade não é obrigatória.

11 comentários:

  1. Todos os blogs estão com boas propostas, mas a realidade é que acompanho apenas os mais atualizados e completos. Existem os "preferidinhos" que visito todos os dias. Gosto de acompanhar os blogs para ficar por dentro dos debates sobre a disciplina, exercicios, desafios, que me ajudam e sanar algumas dúvidas. O meu blog preferido é o fundo da Garagem, pois ele é bastante atualizado e com posts interessantes e costumam divulgar todos os exercicios do blog mãe, além disso gosto do nível de humor presente nas postagens. Não me senti influenciada pelos blogs a leitura para solução de dúvidas, mas durante a greve um visitante externo deixou questões no meu blog “hora de comunicar” e houve uma mobilização do grupo para solucionar a dúvida dele, buscamos em diversos materiais e respondemos logo. No caso das discussões, não sei a opinião de vocês, mas o grande número de exercícios, desafios e demais atividades postadas no blog mãe, deixam as discussões um pouco comprometidas, pois em uma semana temos diversos focos diferentes. Confesso que me perco um pouco. Os comentários ainda são poucos nos diversos blogs, mas sempre que estão presentes acredito que estimulam os blogs. Meu post preferido é atual, Copa do mundo em 4 rodas, no Fundo da garagem.

    ResponderExcluir
  2. Acho a proposta do blog muita boa. Para ser sincera, olho e acompanho apenas os blogs que me interessam quanto ao assunto e que eu vejo que mantém atualizações...gosto de acompanhá-los por causa do interesse que tenho nos assuntos, porque gosto de saber como os outros grupos estão mantendo o ritmo de atualizações e, quando tenho dúvidas a respeito de alguma tarefa ou desafio, acho interessante saber o posicionamento e as opiniões dos outros grupos. Particularmente, gosto muito do blog Hora de Comunicar... acho muito interessante o ritmo e quantidade de postagens, além dos temas dos textos. Me senti estimulada, pelos blogs, a realizar discussões sobre os temas (não especificamente a procurar textos). Acredito que tem faltado interação entre os blogs. Na realidade, ela acontece de maneira forçada, quando existe uma tarefa ou dúvida que faça essa prática necessária. Gosto muito do conteúdo do conteúdo do blog mãe, mas acho que são colocados para os grupos quantidades excessivas de desafios e/ou tarefas. Além de ser difícil mantê-los dentro do prazo, eles não são sequer respondidos ou resolvidos, daí não sabemos o que fizemos de errado. Por isso acho que não conseguimos ter mais interesse e não rendemos tanto quanto poderíamos. Gostei muito da postagem "Conheça o Arquivo Nacional" do blog Hora de Comunicar...acho importante mostrar o seu desenvolvimento e a sua história.

    ResponderExcluir
  3. Acompanho os blogs do curso quase que diariamente, mas custumo entrar nos mais atualizados e na maioria das vezes para ler os posts das atividades propostas pelo blog mãe. Os blogs acrescentam muito no nosso aprendizado e por isso gosto de acompanha-los com frequência. Tenho preferência pelo blog Documentos de Universidades por ser centrado na disciplina e na universidade. O post que mais gostei foi Diferença entre diplomática e tipologia documental (blog Documentos de Universidades) pelo simples fato de ter sanado minha dúvida. Os comentários nos blogs ainda são poucos, e eu acredito que isso esteja acontecendo pq a maioria dos alunos (como é o meu caso) visitam os blogs mas não comentam. Talvez esteja faltando um estímulo por parte dos blogs para que os alunos não só visitem como também participem.

    ResponderExcluir
  4. Acho também muito legal o uso que é feito dos blogs na disciplina. Com certeza me fez ficar mais alerta aos textos e ao que se tem de problemas em todos os níveis das nossas relações academicas. Antes eu viajava na maionese sobre algumas coisas, hoje eu enxergo algumas tretas xD.

    Posso dizer também que saí do nível básico de conhecimento em HTML. xD

    Tenho uns 3 blogs q visito sempre, mas o preferido é o Hora de Comunicar. Acho bem atual e tras bastante novidades sobre arquivologia e sobre o tema deles.

    ResponderExcluir
  5. bom, eu confesso que na greve eu dei uma paradinha, e não acompanhei os blogs...
    mas volta as aulas e volta todas as atividades,né?!!!
    Semestre passado eu não gostava desse negócio de blog, pra ser sincera, mas agora que estou COMEÇANDO a aprender a mexer e utilizar suas ferramentas, estou achando muito mais interessante.Confesso que como não sou muito boa com tecnologias, em geral, eu custo a fazer qualquer tarefinha ou novas postagens...mas estou me superando a cada dia, e isso é bem legal!
    Meus blogs predileto são o Liga, vai e o Fundo de garagem, mas todos têm algo a acrescentar.
    Com os blogs a gente se intera mais da disciplina e cria mais contato com os outros aluno e com o próprio professor!

    ResponderExcluir
  6. A proposta de administrar um blog como ferramenta de ensino e pesquisa é muito interessante,mesmo durante a greve, o blog foi produtivo para os estudos não só em diplomática, mas para a àrea arquivística.
    Pesquisar novas formas de pensamento, trocar
    informações sobre a Arquivologia e a relação
    da temática é o pricipal motivo para o acompanhamento dos blogs.
    O Blog que mais chama a atenção é o Liga, vai. e Arquivo Divino. A temática, as postagens e a organização do Layout é muito agradável.O post que mais gostei foi do Blog Liga, vai.

    http://amigosdadiplomatica.blogspot.com/2010/04/5-coisas-que-voce-nao-sabia-que-um.html#comment-form

    O blog oferece uma relação confortável para os alunos - professor e acrescenta melhor interação para discussões acadêmicas.

    ResponderExcluir
  7. Bem, a proposta de usar o blog como ferramenta para ministração da disciplina é bastante válida. Isso foi capaz de dar uma dinamicidade que não é vista nas outras matérias. Além disso, a experiencia de trabalhar com um blog foi inédita para mim, e tenho certeza que para boa parte dos alunos. Talvez, se nao fosse a matéria de Diplomatica e Tipologia, eu nunca me interessaria por um Blog.

    Entretanto, como algumas colegas disseram acima, em algumas situações me perdi e deixei de acompanhar os blogs da turma. Para falar a verdade, os únicos blogs que realmente consigo acompanhar são o meu, Documentos de Universidades, http://diplomaticauniversitaria.blogspot.com/ e o blog mãe.

    Mas a ideia é inovadora... é muito mais dinâmico do que qualquer matéria que fiz pelo moodle. Além disso, o blog aproximou o professor da turma e vice-versa.

    ResponderExcluir
  8. A idéia de utilizar o blog como uma ferramenta de estudo foi para mim uma surpresa e um desafio, até porque minha imagem sobre blogs não era muito legal. :D
    Coisas mudaram, idéias mudaram... Percebi que podemos encontrar coisas boas e construtivas nos blogs. Confesso não olhar muito todos os blogs, olho os que têm os assuntos que mais me interessam. Os 'preferidinhos' são Hora de Comunicar e Fundo de Quintal. São os blogs com mais atualizações e post interessantíssimos, não excluindo os outros blogs, que estão bem legais também.

    Parabéns a todos e vamos navegar nesse grande universo do blog. :D

    ResponderExcluir
  9. Blog do Fundo de Quintal? Aquela banda de samba do Rio né Fabi!! rss ;P

    ResponderExcluir
  10. Mr. Anônimo,

    Não se esqueça que ela é daquele grupo que chama o blog-mãe de blog-avó. Por essa lógica, fundo de quintal e fundo de garagem devem ser coisas equivalentes. Pelo menos ambos são fundos. Já pensou se ela falasse assim: "o blog coleção de garagem...", ou pior: "o blog coleção de quintal..."???

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkkkkkkk
    fala sério, vcs se amarram! ;)
    O que seriam das aulas de Diplomática sem minhas gafes?! :P

    Agora postar como anônimo é sacanagem! Rs Como vou zuar de volta!?

    Só peço desculpa aos meninos do Blog FUNDO DE GARAGEM. Confesso que estava escutando pagode quando postei... :S Nada que interfira no que acho do blog, tá massa!

    ResponderExcluir

clique para comentar