A atividade se divide em duas partes: uma pergunta e uma resposta.
1 - pergunta:
Cada grupo deverá postar, nos comments abaixo, uma pergunta relevante sobre autenticidade e veracidade, relacionada ao filme trabalhado na 2nda rodada (unidade 3). A pergunta deverá trazer tanto a identificação dos integrantes do grupo, como a do filme em questão.
2 - resposta:
Cada grupo deverá localizar, nos comments abaixo, a pergunta feita por outro grupo referente ao filme que foi por eles trabalhado na 1ra rodada (unidade 2) e responder no mesmo espaço. Não se esquecer de identificar os integrantes e o filme analisado.
PRAZOS: pergunta 5ªf 16/10/2025 até 12:00hs
resposta 2ªf 20/10/2025 até 18:00hs
Menino 23 (Grupo 06 - Aquiles, Adohilton, Gabriel, Gustavo)
ResponderExcluirComo a Diplomática Arquivística pode avaliar a autenticidade e a veracidade dos documentos apresentados em Menino 23, considerando que registros oficiais (como fichas de adoção e relatórios institucionais) foram utilizados para legitimar práticas ilegais e desumanizadoras e existem relatos orais que contrapõe esse senso?
Grupo 4 (Cérgio, Douglas, Ivaneide, Karina e Sandra)
ExcluirA autenticidade diz respeito ao que o documento é, enquanto a veracidade trata do que ele afirma ser e se seu conteúdo corresponde à realidade.
Em Menino 23, registros oficiais, como fichas de adoção e relatórios institucionais, eram autênticos na forma, pois foram emitidos por instituições legítimas, mas não eram verídicos em seu conteúdo. Esses documentos serviram para encobrir práticas ilegais e desumanizadoras, como a exploração de crianças negras enviadas do orfanato para a fazenda da família Rocha Miranda, sob a aparência de adoções regulares.
A análise diplomática permite perceber essa contradição ao confrontar a função declarada do documento (proteger e amparar crianças) com sua função real, que era mascarar um sistema de trabalho escravo e racismo.
A veracidade é estabelecida ao cruzar o conteúdo dos documentos oficiais com outras fontes, como os relatos orais dos sobreviventes, as fotografias e os tijolos marcados com a suástica. Esse cruzamento de informações revela o contexto de produção e expõe as intenções ocultas nos registros institucionais.
Relatos orais possibilitaram a compreensão do contexto de produção e demonstraram que a diplomática mostra que autenticidade não é sinônimo de veracidade, essa surge do confronto entre o que foi registrado e o que foi vivido. Em Menino 23, a diplomática revelou como registros oficiais foram usados legitimar práticas de opressão e o como o olhar crítico sobre esses documentos permitiu revelar a história que tentaram ocultar.
Filme Ainda Estou Aqui - Grupo 1 (Bianca, Camila, Fernanda, Heloísa, Tailane)
ResponderExcluirQual a sua análise sobre o álbum de fotos de supostos terroristas comunistas (subversivos) mostrado à Eunice, durante sua prisão, no filme "Ainda estou aqui"? O álbum é autêntico e verídico?
Analisando o álbum de fotos dos chamados subversivos mostrado a Eunice, consideramos que se trata de um documento autêntico e verídico. Autêntico porque traz fotos tiradas das pessoas fichadas pelos militares, nas quais podemos ver os rostos e o número de fichamendo nos retratos, e uma legenda indicando o nome da pessoa retratada, ou seja, o documento é aquilo que alega ser, um álbum de fotos de pessoas presas pelo Estado.
ExcluirEm relação à veracidade, o documento se mostra verídico arquivística e diplomaticamente, pois reúne as características para tal no que se refere à qualidade das informações contidas no documento. Tendo sido produzido organicamente pelo Estado na sua função de "segurança nacional" apoiado no arcabouço legal da época. Dito isso, reafirmamos a consideração do álbum de fotos, pela ótica da Arquivologia e da Diplomática, como autêntico e verídico.
Missing- ( grupo 2- Kelvin, Lorena, Maria Clara, Natanael, Roxane).
ResponderExcluirDe que forma o documento de óbito de Charles se comprova autêntico e verídico mesmo com sua demora para ser entregue a família?
Grupo 06 - Adohilton, Aquiles, Gabriel, Gustavo.
ExcluirO documento de óbito é considerado verídico a partir do contexto dos diários e de toda a investigação realizada pela família. No entanto, há a necessidade de construir um questionamento acerca da veracidade histórica e da atuação do Estado diante da morte e do desaparecimento de Charles. Enquanto documentação produzida pelo Estado, mesmo que de forma póstuma, o documento nasce como autêntico e verídico em razão do órgão produtor. Assim, o documento final representa uma construção situacional sobre o desaparecimento, baseada nas provas reunidas e nas documentações pessoais.
Fahrenheit - Grupo 4 ( Cérgio, Douglas, Ivaneide, Karina e Sandra)
ResponderExcluirNa reportagem da morte do Montag, como a diplomática é aplicada para identificar o que é autêntico e o que é verídico ?
Na reportagem sobre a morte de Montag, a diplomática nos ajuda a notar a diferença entre o que é autêntico e o que é verdadeiro.
ExcluirA notícia é autêntica pois foi feita e passada em um canal oficial, nesse caso, o documento realmente existe e segue o formato de uma reportagem real
Mas não é verídico, o que se diz na repostagem é mentira. Montag não morreu, o governo inventou isso para enganar a população.
A diplomática nos mostra que algo pode parecer verdadeiro/autêntico, e ainda sim não dizer a verdade/ não ser verídico.
O filme "Negação" retrata a batalha judicial entre David Irving e Deborah Lipstad, na qual a defesa de Lipstad baseia sua estratégia nos documentos de arquivos da época da Segunda Guerra Mundial, como fotos do crematório e documentos nazistas que citam "câmara de gás". Baseado nos conceitos de autenticidade e veracidade dos documentos de arquivo, explique o porquê dessa estratégia e da dispensa dos depoimentos dos sobreviventes de Auschiwitz.
ResponderExcluirGrupo 3 - Darlene, Larice, Marcelo, Marina e Zilmar
Maria do Socorro, Luísa Rodrigues e Lucca de Oliveira
ExcluirO fabuloso mundo de Amellie Poulain
De que maneira o filme permite refletir sobre os conceitos arquivísticos de autenticidade e veracidade a partir dos documentos presentes, na narrativa como as cartas anônimas e as fotografias do gnomo, considerando que suas intervenções a autora e a fidelidade dos registros?
A estratégia da defesa de Deborah Lipstadt no filme "Negação" foi se basear na autenticidade e veracidade dos documentos de arquivo nazistas (como fotos dos crematórios e ordens que citavam "câmaras de gás") por três razões principais:
Excluir1. Força Probatória: Documentos de arquivo, especialmente os criados pelos próprios nazistas, são considerados provas objetivas e autênticas de que o Holocausto ocorreu, pois foram gerados no curso normal das atividades dos perpetradores, sendo difíceis de contestar.
2. Veracidade Histórica: A análise desses documentos por especialistas (historiadores e peritos) provou que David Irving estava mentindo e manipulando os fatos históricos, validando a acusação de difamação contra ele.
3. Dispensa dos Sobreviventes: O depoimento dos sobreviventes foi dispensado para protegê-los do interrogatório agressivo de Irving, que tentaria desqualificar seus relatos emocionais. A defesa priorizou a prova documental fria para focar na má-fé de Irving, em vez de colocar as vítimas no centro do ataque negacionista.
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ResponderExcluirResposta sobre o filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain:
ResponderExcluirMaria do Socorro, Luísa Rodrigues e Lucca de Oliveira - O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
Pergunta:
De que maneira o filme permite refletir sobre os conceitos arquivísticos de autenticidade e veracidade, a partir dos documentos presentes na narrativa, como as cartas anônimas e as fotografias do gnomo, considerando as intervenções da autora e a fidelidade dos registros?
Resposta:
O filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” permite refletir sobre os conceitos de autenticidade e veracidade dos documentos ao mostrar como cartas, bilhetes e fotografias podem ganhar novos sentidos quando retirados de seu contexto original.
A autenticidade de um registro diz respeito à sua origem, autoria e à prova de que não foi alterado desde sua criação, enquanto a veracidade refere-se à correspondência do seu conteúdo com a realidade.
As cartas anônimas enviadas pelo correio para a entrega das fotos são documentos autênticos e verídicos, visto que, mesmo tendo sido postados ou pela amiga aeromoça de Amélie, ou a própria Amélie, são entregues, dentro do contexto do filme, fazendo com que o pai de Amélie acredite que foi o próprio gnomo de jardim que enviou as fotos.
Entretanto, não há informações para se verificar como estava a assinatura do remetente na carta de forma que possa ser feita a análise formal da situação, bem como de marcas postais que possam ser autênticas em relação aos seus locais de origem. É possível identificar quem tira e envia as fotos no filme, mas o personagem não têm como saber e isso gera dúvidas e interpretações equivocadas por parte dele.
Já as fotografias do gnomo viajante, mesmo tendo sido tiradas de maneira a incentivar o pai de Amélie a viajar, são autênticas e verídicas, por ser o que ela diz ser: o registro do gnomo nos lugares do mundo e demonstrarem aquilo de fato, ou seja, o registro daquele momento, no caso, as viagens do gnomo (fotos tiradas de uma polaroid).
Assim, o filme evidencia que a autenticidade de um documento depende não só da sua integridade física, mas também da manutenção do contexto, da autoria e da intenção original. Quando esses elementos se perdem ou são reinterpretados, o documento pode continuar existindo, mas passa a representar uma nova realidade construída.
Bianca Meneses e Silva, Camila Alves Rodrigues, Fernanda Guimarães de Farias,
Heloisa Helena Martins Mir, Tailane Fonseca Santos.