01 outubro 2025

Exercício 01-out

 Considerando os modelos mínimos de diplomática e tipologia constantes do texto 2 (ref. e link abaixo): 

  1. escolha 01 documento do filme trabalhado por seu grupo na unidade 1;
  2. indique o nome do documento e o minuto de sua primeira aparição no filme;
  3. aplique o modelo de diplomática mínima nesse documento; e
  4. identifique fundo, espécie, função e tipo documental nesse documento;
  5. responda no comment deste post, certificando-se que seu nome está devidamente identificado

prazo: 01/10/2025 23:59hs


2: LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: MARQUES, Antonio José; STAMPA, Inez Tereznha Stampa. (Orgs.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.
https://www.marxists.org/portugues/tematica/livros/diversos/arquivo02.pdf

15 comentários:

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  2. Documento escolhido: Diário de Charles Horman

    Minuto de aparição no filme: 05:58

    Análise Diplomática:

    Língua: Língua inglesa (idioma nativo do autor).

    Estilo de linguagem: Informal, narrativo e reflexivo, com uso pessoal e para futuros trabalhos.

    Protocolo inicial ou Protocolo:

    Título: Não apresenta título formal, apenas a forma de diário.

    Assunto: Relatos pessoais e observações de Charles sobre o cotidiano e o contexto político no Chile.

    Datas: Inseridas manualmente pelo autor em cada entrada (marcando os dias dos registros).

    Invocação: Inexistente (não se destina a outra pessoa).

    Titulação: Ausente.

    Saudação inicial: Inexistente.

    Texto propriamente dito:

    Preâmbulo: Não há preâmbulo formal; inicia-se diretamente com a narrativa pessoal.

    Exposição: Relato das experiências e impressões do autor.

    Notificação: Não possui caráter notificatório, mas informativo ao próprio autor.

    Dispositivo: Inexistente, pois não é um documento normativo ou jurídico.

    Sanção/Corroboração: Ausente.

    Anúncio dos sinais de validação: Inexistente, pois não há autenticação oficial.

    Protocolo Final ou Escatocolo:

    Precação: Ausente.

    Saudação final: Ausente.

    Datas: Presentes ao final de algumas entradas, marcando o fechamento de cada registro.

    Subscrição: O próprio punho de Charles Horman, em seu estilo de escrita.

    Identificação tipológica:

    Fundo: Fundo pessoal de Charles Horman // Depois de desaparecido: Fundo familiar

    Espécie: Diário.

    Função: Registrar reflexões pessoais, experiências e percepções sobre o ambiente vivido.

    Tipo documental: Diário pessoal manuscrito.

    Reforça a análise feita em sala de que documentos examinados pela diplomática, quando gerados em contextos de ditaduras ou genocídios, exigem diferentes formas de identificação, pois apresentam dificuldades para a aplicação dos critérios tradicionais de análise.
    (Tognoli, 2013, p.148)

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  3. Documento escolhido: Caixa de lembranças da infância (primeira aparição no minuto 23:40 do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain).

    Aplicação da diplomática mínima:

    Suporte: caixa de metal contendo brinquedos e fotografias.

    Forma: conjunto material organizado e não padronizado.

    Conteúdo: memórias pessoais da infância, como brinquedos, figurinhas, fotografias.

    Contexto de produção: reunido por um menino nos anos 1950 como registro de sua infância.

    Identificação tipológica:

    Fundo: pessoal (pertencente ao antigo morador do apartamento de Amélie, Dominique Bretodeau).

    Espécie: coleção de objetos da infância (agrupamento de documentos e objetos).

    Função: relembrar da infância.

    Tipo documental: álbum/memorial pessoal, constituído de forma não orgânica, caracterizando-se como coleção.

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  4. Documento escolhido: Diários de David Irving
    Minuto de aparição no filme: 18:14

    Análise Diplomática:

    Língua: Inglês.

    Estilo de linguagem: Pessoal, informal em alguns trechos, voltada à autoexpressão e ao registro de reflexões pessoais, com caráter de observação histórica segundo o ponto de vista do autor.

    Protocolo inicial ou Protocolo:

    Título: Não há título formal no documento exibido, mas se trata dos diários pessoais de David Irving.

    Assunto: Reflexões, comentários e registros de eventos relacionados à Segunda Guerra Mundial, especialmente com viés revisionista e negacionista do Holocausto.

    Datas: Variadas; a cena não especifica uma data exata do trecho analisado, mas presume-se que sejam registros feitos entre os anos 1970 e 1990.

    Titulação: Ausente.

    Saudação inicial: Ausente (não é uma carta ou documento dirigido a terceiros).

    Texto propriamente dito:

    Preâmbulo: Inexistente (por ser um diário pessoal).

    Exposição: O autor narra fatos do cotidiano e suas reflexões sobre documentos históricos e figuras nazistas, demonstrando postura revisionista.

    Notificação: Não possui caráter notificatório; é um registro pessoal.

    Dispositivo: Inexistente (não é documento normativo ou que disponha de ordens ou determinações).

    Sanção/Corroboração: Ausente (não há confirmação oficial de conteúdo ou validade).

    Anúncio dos sinais de validação: Inexistente.

    Protocolo Final ou Escatocolo:

    Precação: Ausente.

    Saudação final: Ausente.

    Datas: Algumas entradas são datadas, mas a exibida no filme não está claramente visível quanto à data específica.

    Subscrição: O nome do autor (David Irving) pode ser deduzido, mas não aparece assinado formalmente no trecho exibido.

    Identificação Tipológica:

    Fundo: Acervo pessoal de David Irving.

    Espécie: Diário (documento de caráter privado e pessoal).

    Função: Registro pessoal e ideológico — utilizado para anotações subjetivas, observações sobre fatos históricos e desenvolvimento de narrativas revisionistas.

    Tipo documental: Pessoal e histórico, com valor probatório no contexto judicial por revelar intenções e crenças do autor, mesmo sem função oficial.

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  5. Análise do Documento: Diários Pessoais de Irving

    1. Identificação do Documento:

    · Documento Analisado: Os diários pessoais de Irving.
    · Localização no Filme: Aparecem no minuto 18:15.

    2. Análise Diplomática (Estrutura Externa):

    · Língua: Inglês britânico.
    · Estilo de Linguagem: Pessoal, íntimo e reflexivo, com um tom não institucional.
    · Protocolo Inicial: Não apresenta data ou cabeçalho formal. É um texto simples, sem um protocolo estabelecido.
    · Título: Não é introduzido formalmente, mas provavelmente é algo relacionado ao autor em primeira pessoa (ex.: "Meu Diário").
    · Assunto: Reflexões do autor sobre seu ponto de vista acerca de fatos históricos.
    · Data: Não é apresentada no filme, mas presume-se que siga o formato de anotações cotidianas (ex.: mês, dia e ano).
    · Titulação: Não há uma titulação formal.

    3. Análise Diplomática (Estrutura Interna):

    · Preâmbulo: Não há, mas o texto pode iniciar com uma contextualização do que será escrito.
    · Exposição: Apresenta os fatos de acordo com a visão e percepção de David Irving.
    · Notificação: Não se aplica, pois não é um documento jurídico.
    · Dispositivo: Não há, pois o documento não contém cláusulas ou ordens.
    · Sanção/Corroboração: Não existe em diários pessoais. O autor baseia-se apenas em sua própria visão.
    · Anúncio dos Sinais de Validação: Não há.
    · Protocolo Final: Não há.
    · Saudação Final: Não há.
    · Datas e Subscrição: Não há data formal. Quanto à assinatura, dependendo do caso, pode não ser explícita.

    4. Identidade Tipológica:

    · Fundo (Natureza): Pertence a Irving; é um documento pessoal.
    · Espécie (Formato): Diários/Anotações pessoais.
    · Função: Relatar a visão e a mentalidade de David Irving sobre os acontecimentos, mesmo que de forma deturpada.

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  6. * Filme: Menino 23
    * Documento escolhido: Tijolo com inscrição de suástica nazista.
    * Minuto da primeira aparição no filme: 3:10

    *Diplomática mínima:
    - Denominação da espécie: Tijolo
    - Características internas: Inscrição da suástica nazista.
    - Características externas:
    Forma: Original.
    Formato: Paralelepípedo.
    Suporte: Barro.
    Gênero: Imagético/simbólico.
    Sinais de validação: Inscrição da suástica nazista.
    - Trâmite: Produzido para construção e demarcação de propriedade com ideologias nazista.

    * Identificação arquivística:
    Fundo: Fazenda Cruzeiro do Sul / Família Rocha Miranda
    Espécie: Tijolo
    Função: Registro de ideologia e propriedade
    Tipo documental: Tijolo com inscrição simbólica

    *Ivaneide Sarmento - 222010804

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  7. Tailane Fonseca Santos

    Nome do Documento: Carta do marido de Madeleine Wallace (falsificada por Amélie).

    Minuto de Aparição: A carta falsificada é "encontrada" e lida por Madeleine por volta do minuto 00:52:00.

    Análise Diplomática

    Gênese:

    Ação: Criação de prova.

    Autor: Amélie Poulain.

    Destinatário: Madeleine Wallace.

    Espécie: Carta.

    Forma:

    Suporte: Papel.

    Formato: Folha de papel para correspondência.

    Linguagem: Escrita (em francês).

    Conteúdo: Declaração de amor póstuma e ficcional, explicando a razão do desaparecimento do marido de Madeleine e reafirmando seu amor.

    Contexto:

    Fato: A tristeza de Madeleine Wallace causada pelas cartas cruéis de seu marido.

    Trâmite: A carta é forjada e inserida no cotidiano de Madeleine para que ela a encontre como se fosse uma correspondência antiga e perdida.

    Identificação Arquivística

    Fundo: Fundo Pessoal de Madeleine Wallace.

    Espécie: Carta.

    Função: Manter relações pessoais e afetivas.

    Tipo Documental: Carta de amor / Carta de reconciliação.

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  9. Filme: Negação

    Análise do documento escolhido: Relatório da SS sobre deportações
    Minuto que aparece: 1:19:31

    Diplomática mínima:
    Fundo: Fundo administrativo da SS (Schutzstaffel)
    Espécie: Relatório administrativo
    Função: Registrar oficialmente as deportações de judeus para campos de concentração
    Tipo documental: Relatório oficial

    Protocolo e estrutura:
    Título: “Bericht über die Deportationen”
    Língua: Alemã
    Invocação: Ausente (destinado ao arquivo interno da SS)
    Titulação: Ausente
    Estilo: Formal, técnico e impessoal
    Datas: Incluídas no documento
    Validação: Carimbo e assinatura oficial da SS
    Exposição: Descrição detalhada dos transportes e números de deportados
    Saudações: Inexistentes
    Subscrição: Oficial responsável da SS

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  10. Filme: Fahrenheit 451

    1. Documento escolhido: Ordem de Queima / Mandado de Busca de Livros
    Nome do documento e minuto da primeira aparição no filme: Ordem de Queima (Mandado de Busca de Livros) — aproximadamente entre 5 e
    10 minutos.

    2. Aplicação do modelo mínimo de diplomática no documento:
    - Elemento: Aplicação no documento;
    - Protocolo/Número: Código ou número da ordem, Ordem Nº 4523;
    - Emissor/Autoridade: Departamento de Censura / Corpo de Bombeiros;
    - Destinatário: Equipe ou oficial responsável pela execução
    - Objeto/Conteúdo: Ordem para busca e queima de livros na residência;
    - Suporte: Papel;
    - Forma/Expressão: Texto formal, assinatura, selo ou carimbo;
    - Meio/Emissão: Documento impresso, comunicação oficial interna.

    3. Identificação de fundo, espécie, função e tipo documental:
    - Fundo: Departamento de Censura / Corpo de Bombeiros (órgão estatal
    responsável pela execução das ordens);
    - Espécie documental: Ordem administrativa / Mandado de busca e destruição;
    - Função: Ordenar a busca e destruição de livros, controle e execução das políticas
    de censura do Estado;
    - Tipo documental: Documento normativo / mandado administrativo / ordem de execução.

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  11. 1. e 2. Documento escolhido: Caixa de lembranças de Dominique Bretodeau.
    Minuto da primeira aparição: Por volta dos 23 minutos do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain.

    3. Modelo de diplomática mínima:
    Denominação do documento: Caixa de lembranças
    Contexto de produção: Produzido ao longo da infância de Bretodeau, com o objetivo de guardar memórias afetivas
    Finalidade: Preservar lembranças íntimas e pessoais; documento de memória
    Características internas principais (disposição e como se comporta): Não há uma organização lógica ou cronológica clara – os objetos estão soltos, são memórias acumuladas ao longo do tempo que demanda interpretação emocional para compreensão
    Conteúdo: diversos objetos que remetem à infância de Bretodeau: brinquedos pequenos, fotografias, figurinhas.
    Características externas principais
    Gênero: pessoal
    Forma: caixa metálica retangular
    Formato: tridimensional
    Dimensões: pequena (não deu para ter uma precisão, o filme não trouxe)
    Suporte: metal, papel, plástico (nos objetos internos)
    Validação: ausente, pois é de natureza pessoal/privada
    Trâmite: A caixa foi montada por Dominique Bretodeau na infância, com objetos pessoais de valor afetivo. Esquecida por décadas atrás de um azulejo no banheiro, ela é redescoberta por Amélie, que decide devolvê-la anonimamente. Ao reencontrar suas memórias, Bretodeau se emociona e retoma o contato com sua filha, dando um novo sentido àquela antiga recordação.

    4.
    Fundo: pessoal de Dominique Bretodeau
    Espécie: coleção de documentos pessoais
    Função: registro afetivo
    Tipo documental: caixa de recordações

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  12. NOME DO DOCUMENTO E MINUTO:
    Jornal — 16:05.

    APLICAÇÃO:
    • Contexto de produção: Jornal produzido durante o golpe militar do Chile.
    • Produtor: Instituição jornalística.
    • Destinatário: Público leitor.
    • Suporte: Papel
    • Autenticidade: Autêntico pois instituições informacionais tem credibilidade social e capacidade para se produzir, mas não é verídico por omitir informações.

    Identificação arquivística:
    • Fundo: Jornal/Charles/jonalista
    • Espécie: periódico
    • Função: Informar
    • Tipo documental: textual

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  14. Filme: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
    Documento escolhido: Gravações feitas por Joseph na cafeteria
    Minuto da primeira aparição no filme: 24:40

    Diplomática mínima
    Denominação: Gravações de Joseph
    Suporte: fita magnética
    Formato: fita cassete
    Gênero: audiovisual
    Forma: original
    Produtor: Joseph
    Local: Café des Deux Moulins
    Contexto: Narrações gravadas em fita cassete por gravador portátil sobre as situações envolvendo pessoas que fazem parte da vida do produtor em ambiente de trabalho delas.

    Identificação de:
    Fundo: Arquivo pessoal do Joseph
    Espécie: Gravação sonora
    Função: Registro para controle de pessoas que fazem parte da vida do produtor (ex e atual do produtor)
    Tipo documental: Gravação sonora para controle de terceiros

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  15. Documento: Listas oficiais da ditadura chilena, entregues a Ed Horman em cooperação com a Embaixada dos EUA.
    Minuto: 26:56

    Suporte: papel (lista impressa/ datilografada).
    Autor: órgãos militares chilenos (produtores diretos do documento).
    Destinatário: Embaixada dos EUA e familiares, neste caso, Ed Horman.
    Espécie documental: lista oficial / rol administrativo.
    Forma: documento textual, formalizado por meio de registro administrativo. Provavelmente timbrado ou autenticado pela instituição emissora.
    Conteúdo: relação de presos libertados, mas com omissão intencional do nome de Charles Horman.
    Finalidade: comprovar, perante instituições e familiares, quais pessoas haviam sido oficialmente liberadas pelo regime.

    Fundos:
    Fundo da ditadura militar chilena, como órgão produtor direto.
    Fundo da Embaixada dos EUA no Chile, que recebeu e incorporou essas listas em seus próprios arquivos diplomáticos.
    Fundo pessoal de Ed Horman, quando a lista passa às mãos do pai, adquire caráter de documento pessoal no conjunto documental da família, com função probatória e de denúncia.

    Espécie documental: lista administrativa / relação nominal.
    Função: administrativa e política, registro oficial de controle de presos; instrumento de “prova” para legitimar a narrativa do regime.
    Tipo documental: lista de prisioneiros libertados e/ou lista de controle de presos

    Mesmo que o documento seja formalmente autêntico (timbres, formato oficial), ele não expressa a verdade histórica. O nome de Charles não aparece, não porque ele estivesse vivo e em liberdade, mas porque o regime optou por apagar sua existência das listas. Isso mostra como o documento oficial pode ser usado como instrumento político, reforçando a necessidade de análise crítica (diplomática + contexto) e não apenas da forma.

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