20 março 2019

Atividade para o dia 25/03



  • Ler o texto 



  • LOPEZ, André Porto Ancona. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José (org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005; p.21-34. (Formação de Professores EAD, 27).(Acesso aqui).



    • Fazer e responder perguntas sobre o texto no modelo Gira-gira(Acesso aqui).




    • Atenção: Perguntas repetidas não serão consideradas.

      O prazo se encerra ás 19 hs do dia 25 de março de 2019

      46 comentários:

      1. Selecionar as fontes confiáveis, focar na pesquisa e estudo dos documentos são tarefas fundamentais para responder aos questionamentos feitos pela história e pelo historiador. Acessar as fontes por si só não é suficiente para ilustrar o recorte temporal que si pretende.
        Qual apoio o historiador encontra nos documentos de arquivo e na Arquivologia para corroborar com o fazer histórico?

        ResponderExcluir
      2. Respondendo a pergunta do Daniel, o historiador encontrará nos documentos de arquivo informaçoes mais especificas do que um documento qualquer. Através do contexto de produção do documento, que é um das preocupacoes da Arquivologia, é possível se ter uma noção de quem, quando, como e o porquê daquela vontade administrativa acontecer e poder usar o documento de arquivo como prova documental. Como o estudo dos arquivos foca na contextualização documental, o historiador poderá entender muito mais o produtor do documento, para entender seu conteúdo e a informação que está registrada.

        Pergunta: Como o conhecimento do contexto do documento e seu tramite ajuda a entender as subdivisões de informações que existem nos documentos modernos?

        ResponderExcluir
      3. Respondendo a Izabela, o texto fala que o documento genérico é qualquer informação registrada no suporte, no entanto, o documento de arquivo é mais específico, pois é o produto de uma vontade administrativa e que para identificar essa vontade, deve-se entender o contexto de produção. Saber: quem, quando, como e porquê. O texto afirma ainda que o interesse da contextualização arquivística recai sobre as atividades do produtor. Se em relação ao tramite, ela quis relacionar o exemplo dado no texto do boleto, o texto diz que ao decorrer da existência, o documento pode assumir funções diferenciadas. No caso do boleto, ele se transforma conforme a etapa administrativa.

        Pergunta: Em determinado momento, o texto afirma que autenticidade e veracidade podem se confundir, quando isso ocorre e como isso se relaciona com o contexto?

        ResponderExcluir
      4. Respondendo ao comentário da Marília, segundo o texto a autenticidade e a veracidade se confundem quando o documento é colocado de forma isolada. Isso ocorre porque não há dados o suficiente para relacionar o documento com um contexto, impossibilitando o estabelecimento da autenticidade.

        Pergunta: Segundo o texto, os arquivos são usados como fontes para os historiadores, mas são produzidos com um propósito alheio a essa atividade de pesquisa. Quais são os outros propósitos para o documento de arquivo?

        ResponderExcluir
      5. Respondendo ao comentário de Vinícius Yuzuki: os documentos são provas administrativas e de registro de atividades. Funcionam de forma probatória e lança olhares sobre o desempenho de funções desenvolvidas ao longo da História e elucida o estudo do historiador. Arquivos demandam ação de preservação.
        Pergunta: Quais são as 4 principais características sintetizadas no Arquivo, que em muitas das vezes, os historiadores as questionam?

        ResponderExcluir
      6. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      7. Respondendo ao Lucas
        As características são Autenticidade que diz respeito às características estruturais do documento, sob prova jurídica e permite ao documento atestar sua prova autêntica.
        A imparcialidade é definida pelo nascimento natural, independente da vontade de seu criador, do documento em razão de uma necessidade administrativas.

        Naturalidade fala acerca da acumulação não intencional de um documento. Sua avultação se dá devido ao inter relacionamento dos documentos.

        Organicidade é o cerne de qualquer arquivo. É ela quem abarca todas os princípios teóricos e estruturas físicas e lógicas, que permite a constituição de um fundo devidamente estabelecido segundo conceitos arquivísticos.

        Pergunta: o texto fala sobre o locus de um historiador sobre seu objeto de estudo. Porém, precisam de métodos que formulam sua linha de pensamento. Como um historiador, e por que meios ele direciona e estrutura seu método de pesquisa?

        ResponderExcluir
      8. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      9. Respondendo a pergunta do Leonardo.
        O historiador estrutura sua pesquisa sempre em um problema e uma hipótese, sendo esta, um elemento mutável de acordo com os resultados adquiridos aos poucos.
        A partir do momento que é definido esses elementos, o pesquisador pode começar a pensar em seu objeto de estudo e onde encontrará suas fontes, dialogar com pesquisas anteriores, além do delimitar seu cronograma de pesquisa, metodologia, entre outros passos de uma pesquisa.

        Pergunta: O texto cita alguns exemplos de conexões do documento com a sua razão de criação. Como a organicidade auxilia o historiador na melhor compreensão da suas fontes ?

        ResponderExcluir
      10. Respondendo a BIANCA IANAE
        A adoção de padrões e elementos formulares pelos documentos de arquivo, transpostos para a organização arquivística, também auxiliam na redução da ambiguidade, presente em qualquer documento não contextualizado. A eloquência do documento típico de arquivo amplia as possibilidade compreensão e utilização do mesmo. O documento típico de arquivo já nasce com as referências contextuais bem indicadas facilitando a apreensão das informações pelos pesquisadores.

        Paulo Tarciso P. Valadares - mat.: 17/0043266

        Pergunta: Quais são as principais atividades dos arquivos que se destacam como fontes para a pesquisa histórica ?

        ResponderExcluir
      11. Respondendo a pergunta do Paulo Valadares: as atividades que destacam o arquivo como fonte para a pesquisa histórica se encontram na sua facilidade de acesso e sua suposta sistematização, aliadas a um espectro cronológico amplo; como complemento o professor e autor André Lopez mencionou, apesar da abertura de possibilidades de trabalho com as mais diversas fontes não significa que o historiador poderá se utilizar livremente dos documentos, é necessária, a compreensão das especificidades dos materiais com os quais estão lidando, tendo sempre em mente, na maioria das vezes, tais registros já existiam, independentemente da ação do historiador. Por fim, cintando Michel de Certeau: o arquivo é um operador que perverte o tempo e o transforma em espaço a construir.
        Pergunta: Como pode ser afastada a ambiguidade do uso posterior do documento, e como essa possibilidade amplia as potencialidades do documento de arquivo?

        ResponderExcluir
      12. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      13. Respondendo a pergunta da Ingrid : O documento arquivístico, quando está em um contexto, direciona a análise da informação, estabelece prioridades devido a organicidade. A organicidade é a responsável por permitir o uso de documentos posteriormente sem que haja ambiguidade, pois dá um direcionamento prévio, podendo futuramente ampliar as capacidades de compreensão e análise do documento, incluindo até mesmo informações primárias mas com maior inteligibilidade.

        Pergunta : Quanto ao instrumento utilizado na pesquisa de um historiador, quais as diferenças de uma pesquisa histórica, que é realizada com documentos de arquivo e não documentos genéricos? Quais principais benefícios e facilitações que o documento de arquivo traz para o historiador durante a sua pesquisa?

        ResponderExcluir
      14. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      15. Respondendo a pergunta do Gabriel: O documento de arquivo diferente do documento comum, que se define apenas como informação fixada em um suporte, é produto de uma vontade administrativa, sendo assim o pesquisador além de procurar pela informação contida no documento deverá procurar quem produziu, quando produziu, como produziu, e o porquê da produção dos documentos. Um Arquivo sistematizado com documentos devidamente contextualizados traz uma boa análise da informação, oferece uma base solida para o pesquisador e diminui a possibilidade de ambiguidade em seu uso posterior, amplia a capacidade de compreensão, sendo uma matéria-prima que o historiador deve refinar e buscar diálogo com outras fontes.

        Pergunta: Como observado no os documentos de arquivos não são coletados artificialmente, e por isto trazem características específicas, sendo assim como são produzidos os documentos de arquivo? Como se diferem uns dos outros? E como se modificam ao longo de sua vida?

        ResponderExcluir
      16. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      17. De acordo com o autor, o típico documento de arquivo é produzido em série, justamente por ser fruto de atividades rotineiras, correlacionando-se a outros documentos criados no exercício das mesmas funções. Tais documentos, diferentes em suas individualidades, por se referirem a informações específicas, são similares no formato e no papel desempenhado no cumprimento das atividades do seu produtor.
        Esse documento também pode modificar-se ao longo de sua existência, assumindo funções diferenciadas. Pode mesmo se tornar documento de arquivos distintos, a despeito de uma informação primária praticamente idêntica, como, por exemplo, no caso de um boleto bancário utilizado pra cobrança de mercadorias ou serviços. (pág. 27).

        Pergunta: Quais as características do conhecimento histórico são citadas no texto? Por qual autor?

        ResponderExcluir
      18. Respondendo a Maria Luiza: Segundo o autor Thompson, deve existir uma evidência e uma hipótese, para então começar a analisar o problema. E assim surgindo novas questões até que se chegue a uma conclusão.


        Pergunta: O que um documento de arquivo bem contextualizado proporciona?

        ResponderExcluir
      19. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      20. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      21. Respondendo a pergunta da Stephanie: O documento de arquivo bem contextualizado proporciona uma análise melhor das informações dos documentos, em conjunto com a organicidade.


        PERGUNTA: Segundo o autor, pelo fato dos arquivos serem afetados pelas constantes inovações tecnológicas que influem diretamente na maneira em que a sociedade produz registros.
        O historiador pode apenas utilizar os documentos para fins de pesquisa apenas respeitando os princípios teóricos e metodológicos da história? Explique.

        ResponderExcluir
      22. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      23. Não, o historiador não pode utilizar livremente tais princípios da história apenas, se faz necessária uma compreensão das especificidades dos materiais com os quais o mesmo está lidando. No entanto, os arquivos servem como fonte para orientação em pesquisas históricas, são oriundos de outras atividades e não dependem da ação de um historiador para que isso aconteça.

        Pergunta: "As informações presentes no documento de arquivo ganham inteligibilidade quando referenciadas dentro de um contexto de produção." Tendo este trecho acima apresentado em vista, e possível afirmar que um documento de arquivo só pode ser considerado de fato arquivístico se o mesmo apresentar, dentro de um contexto, as características de organicidade e autenticidade? Fundamente.

        ResponderExcluir
      24. Respondendo ao Pedro Victor
        Sim, pois um documento de arquivo devidamente contextualizado, que é prova de determinada ação que foi realizada pelo seu produtor, nos permite através da análise da informação, entender de maneira mais ampla as razões de sua produção.

        Pergunta - Pode-se dizer que os documentos de arquivo do projeto Brasil nunca mais, durante a ditadura militar, deixou de ter seu caráter objetivo de produção documental, a partir do momento em foi utilizado para denunciar aquelas atividades praticadas?

        ResponderExcluir
      25. Respondendo a pergunta da Amanda Larissa:
        Sim, pois os documentos passaram a ser utilizados para pesquisas e denuncias do projeto, que tinha como objetivo, mostrar a verdade dos fatos que levaram a produção dos documentos.
        Pergunta:
        "Esse documento pode modificar-se ao longo da sua existência, assumindo funções diferenciadas." com base nessa afirmação, explique como um documento, que foi criado com um objetivo, pode assumir outra função.

        ResponderExcluir
      26. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      27. Respondendo a pergunta de alguém da turma: O documento assume um função diferente conforme a etapa administrativa, no exemplo do boleto dado no texto, primeiro é um documento de cobrança que tras consigo sua contextualização, o titular tem que realizar um pagamento de um serviço cobrado, depois boleto deixa de ser um documento de cobrança para ser constituir em um documento que comprove o pagamento, mas para o seu produtor trata de um documento de gestão pessoal do titular com informações necessárias as cobranças, o valor pago e sua autenticação.

        Joyce Damasceno Botelho 170014304
        OBS: Não consigo postar com meu e-mail pessoal nem como anonimo (foi a alternativa que consigo foi pelo e-mail do grupo, desculpa)

        Pergunta:
        "O documento é definido como uma informação associada a um suporte material". Quais objetos banais presentes no dia-a-dia um pesquisador poderia utilizar como fonte de informação para sua pesquisa? Seja criativo e exemplifique.

        ResponderExcluir
      28. Respondendo a pergunta da Joyce: há vários objetos que podem ser usados por um pesquisador para complementar suas pesquisas sobre acontecimentos passados, objetos que muitas vezes não são considerados importantes para pesquisa, mas que contextualizam melhor a situação estudada e que é possível fazer comparações e distinções entre a época atual e a pesquisada. São objetos, a maioria das vezes, pessoais como vestuários, que caracterizam e confirmam a época estudada, a faixa etária dos envolvidos e até a classe social; brinquedos infantis para comparar as diferenças das sociedades, que hoje por exemplo poderiam ser utilizados tablets, enquanto antigamente eram utilizados pipas, peões e bonecos com mais frequência; acessórios que podem até determinar se uma pessoa poderia ser menos ou mais religiosa caso possuísse jóias com símbolos religiosos ou jóias com símbolos considerados profanos na época; entre outros.

        Pergunta: qual a importância da padronização dos documentos?

        ResponderExcluir
      29. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      30. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      31. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      32. Respondendo a pergunta da Ingrid Jacob: A padronização dos documentos proporciona uma segurança maior das informações por seguirem um modelo vindo dos sinais de validação como a marca d'água do órgão ou empresa, por exemplo. Conta também com o formato do texto ou formulários próprios de cada instituição, locais para assinatura e QR code sendo para todos o mesmo padrão para evitar falsificação e adulteração do documento.

        Pergunta: Durante a "vida" dos documentos eles podem obter várias funções até chegarem a sua destinação final. Como essas funções vão sendo obtidas?

        ResponderExcluir
      33. Resposta: Através dos trâmites e da necessidade do qual o documento foi criado, ao longo do tempo vai adquirindo informações que podem influenciar na sua destinação final ou pode trazer ao documento outras funções em arquivos diferenciados.

        Pergunta: Sobre o boleto bancário o texto diz, "As partes do original tornam-se diferentes documentos do ponto de vista arquivístico, embora a informação primária nela expressa seja praticamente idêntica, admitindo apenas três distinções." Quais são essas distinções? Cite algumas características arquivísticas que diferenciam os documentos.

        ResponderExcluir
      34. Respondendo a pergunta da Samantha Melo: A primeira distinção diz respeito à identificação dos documentos, a sua denominação. A segunda ocorre no comprovante do banco, através de números normais, postos no alto, e através do código de barras, colocado embaixo. E a terceira, indicação do local de pagamento, que não aparece no recibo do sacado. Apesar de terem praticamente a mesma informação, os documentos distintos observados no boleto bancário são completamente diferentes do ponto de vista arquivístico, tanto na titularidade quanto na finalidade.

        Clara Elisa - 13/0106020

        Pergunta: Imparcialidade é uma das características principais dos arquivos. Como isso é possível?

        ResponderExcluir
        Respostas
        1. É possível porque isso é uma característica do próprio documento e independe de seu criador.

          Gabriel S. Zayat 14/0140697

          Pergunta: Quais as diferenças entre autenticidade e veracidade?

          Excluir
      35. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      36. Respondendo o Gabriel: As duas são características complementares que podem ser confundidas. A veracidade diz respeito a qualidade das informações no documento, sobre o conteúdo que existe nele e a autenticidade está ligada a geração do documento ela diz respeito às qualidades que o legitimam para que ele possa exercer a plenitude de sua função administrativa.
        Guilherme Barbosa 17/0011607

        Pergunta: O que a Imparcialidade Abrange? Exemplifique.

        ResponderExcluir
      37. Este comentário foi removido pelo autor.

        ResponderExcluir
      38. Resposta ao Guilherme: abrange todos documentos arquivisticos.
        pergunta: de exemplos de como a organicidade se consolida nos arquivos.

        ResponderExcluir
      39. Resposta ao José: A organicidade dos Arquivos se dá ao fato de os documentos acumularem-se de forma natural, progressiva e contínua, lhes garantindo coesão espontânea e estruturada.
        Pergunta: Explique porque o autor afirma que o típico documento de arquivo é produzido em série.
        Matheus Machado 17/0019179

        ResponderExcluir
      40. A hora para finalizar a atividade está marcada para às 19:00 , entretanto por motivos de logística não poderei esperar até a hora limite para responder a última pergunta. Decidi responder agora e deixar outra questão já formulada.
        Respondendo ao Matheus Machado.
        O documento é produzido em série por ser fruto de atividades rotineiras e que correlacionam-se com outros documentos produzidos no exercícios das mesmas funções.
        Pergunta de segurança caso alguém ainda não respondeu.
        Pergunta: Segundo o texto e em relação a organicidade, quais características já o acompanham desde o nascimento?

        ResponderExcluir
      41. Levando em conta que as características dizem respeito ao documento de arquivo infere que ele já nasce com referências contextuais bem indicadas, ou seja, a informação presente no documento visa ser mais objetiva possível e por mais abrangentes que estas informações isoladas possam ser elas ganham um contexto único ao se analisar o contexto de produção.
        Pergunta: Como o historiador deve lidar com os documentos de arquivo?

        ResponderExcluir
      42. INFO CC CARTÃO DE CREDITO
        WhatsApp: 088 98 10 51 543

        Somos correspondentes bancários das seguintes instituições: BANCO BRADESCO S.A. – (CNPJ 60.746.948.0001-12), BANCO SANTANDER BRASIL S.A. – (CNPJ 90.400.888/0001-42), CAIXA ECONÔMICA FEDERAL. – (CNPJ: 00.360.305/0001-04).

        Dentre disso confeccionamos cartões e informações de várias instituições financeiras, caso você trabalha com esse tipo de material nos procure pelo WhatsApp. Estaremos aqui para tirar todas as suas dúvidas, lembrando quê nós não trabalhamos com Clone.

        Boletos bancários:

        * Pagamos boletos bancários e só cobramos 50% do valor.

        SPC E SERASA

        * Tiramos seu nome da Inadiplência dos órgãos de proteção ao consumidor SPC E SERASA.

        * Tiramos RG,CPF E RG DE NASCIMENTO

        Obs: só nos procure se estiver realmente interessados.


        CNH:


        Trabalhamos também com emissão de CNH ( carteira nacional de habilitação). Avisamos que dentro disso emitimos todas as categorias exemplo: AB, AC,AD e AE. Fazemos também a renovação da sua CNH e transferimos o seu prontuário para qualquer Estado Nacional.

        WhatsApp: 088981051543

        ResponderExcluir

      clique para comentar