24 agosto 2018

Atividade individual para o dia 30/08

  • Ler o texto 

LOPEZ, André Porto Ancona. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José (org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005; p.21-34. (Formação de Professores EAD, 27).(Acesso aqui).

  • Fazer e responder perguntas sobre o texto no modelo Gira-gira(Acesso aqui).


Atenção: Perguntas repetidas não serão consideradas.

O prazo se encerra ás 22 hs do dia 30 de agosto de 2018.

60 comentários:

  1. No referido texto, o autor evidencia a contextualização. De que forma o produtor ganha importância nessa questão?

    ResponderExcluir
  2. Luiz Augusto Spindola Filho - 160134731

    Resposta à pergunta do Tales: O produtor cria um documento arquivístico para provar uma atividade. Essa atividade, por sua vez, é decorrente das funções administrativas de seu produtor. O autor do texto diz que os documentos mantêm uma relação de indicialidade com as atividades (p. 24).

    O produtor ganha importância porque são as ações realizadas no âmbito de sua função que irão contextualizar os documentos produzidos. O autor diz que para entender o contexto de um documento arquivístico é necessário saber: Quem? Quando? Como? e o porquê da produção do documento (p.25)

    Pergunta: O autor afirma que a autenticidade tende a se confundir com a veracidade. Como essa confusão pode ser evitada no estudo da diplomática?

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Resposta a pergunta do Luiz: Segundo o texto, se o documento for considerado isoladamente a veracidade pode ser facilmente confundida com a autenticidade. Mas quando analisamos o documento juntamente com a organicidade de seu produtor (dentro de um contexto),fica bem claro essa separação de autenticidade e veracidade.

    A veracidade está relacionada com a qualidade da informação. Já a autenticidade está relacionada com o processo de geração do documento, fato de o documento ser o que ele aparenta ser.(p.25)

    Pergunta: Quais são as quatro características principais dos arquivos citadas no texto?

    ResponderExcluir
  5. Resposta: Autenticidade, Organicidade, Impessoalidade e Naturalidade.


    Pergunta: Quais os benefícios da padronização de documentos arquivísticos?

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Os benefícios são: amplia a capacidade de análise e compreensão documental.


    No caso de uma informação falsificada, o descolamento do texto compromete o uso do documento (p.25). Como destacar uma informação contextua(lizada?

    (Rosangela silveira)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Resposta Rosângela: O documento de arquivo é produzido em série, sendo assim, ele se correlaciona com outros documentos criados no exercício das mesmas funções. Logo, a compreensão de um documento dentro do seu contexto institucional gira em torno do seu trâmite administrativo e das relações que ele guarda com os documentos antecessores e sucessores (p.31).
    O destaque da informação contextualizada pode ser feita através da análise das séries que são o conjunto de documentos pertencentes a mesma atividade e espécie documental, frutos de uma acumulação natural e orgânica.Dessa forma, permite a análise de todo seu contexto e não de informações isoladas.

    Pergunta: Considerando que o documento de arquivo é reflexo direto do seu produtor (p.26) Como ele pode ser imparcial?

    ResponderExcluir
  11. Resposta Gabriela: Os documentos possuem a característica de imparcialidade devido à sua neutralidade em relação a realidade do seu produtor, são reflexos das atividades administrativas desenvolvidas. A imparcialidade no entanto é uma verdade administrativa, e não de conteúdo, visto que o documento retrata fielmente as ações do seu produtor.

    Pergunta: Tendo como base a contemporaneidade dos arquivos e seus diversos suportes (p. 23). Por que um historiador deve compreender as especificidades desses materiais?

    ResponderExcluir
  12. Resposta Natalia: Porque esses documentos já existiam antes da ação de algum historiador então, o mesmo, deve levar em consideração que esses documentos de arquivo vem de uma atividade adiminstrativa e devem ser analisados no seu contexto de produção.

    Pergunta: No texto é citado: "Os arquivos não são documentos coletados artificialmente [...]" A qual característica principal dos arquivos essa citação está relacionada? Explique.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Resposta da pergunta da Francisca: Está relacionado ao princípio da naturalidade, ou seja, são acumulados naturalmente direcionados aos objetivos práticos da administração.


    Pergunta: Qual a importância da adoção de padrões pelos documentos de arquivo?

    Jéssica Gonçalves

    ResponderExcluir
  15. Resposta a pergunta da Jéssica: auxiliam na redução da ambiguidade presente no documento não contextualizado , onde possibilita a compreensão e utilização do mesmo.

    Pergunta: Qual o direcionamento de um documento de arquivo contextualizado?

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Resposta a pergunta da Andreza: Uma vez estabelecida as prioridades de acordo com a organicidade, o documento de arquivo contextualizado possibilita a análise da informação com maior inteligibilidade.

    Pergunta: O que caracteriza os arquivos contemporâneos?

    ResponderExcluir
  18. Resposta a pergunta da Rebecca: De acordo com o autor, se caracterizam pela coexistência de vários suportes e pelo grande volume de documentos, isso por causa das grandes inovações tecnólogicas e pela forma como a sociedade passou a produzir seus documentos.

    Pergunta: O que são séries documentais e qual sua relação com a organicidade?

    ResponderExcluir
  19. Resposta a pergunta da Janaína: As séries documentais correspondem a documentos de mesma espécie documental, produzidos por uma única instituição e resultantes de uma mesma atividade ou função. A organicidade nas séries documentais permite uma melhor contextualização em relação a criação dos documentos e suas funções desempenhadas na instituição que estão atrelados, facilitando assim uma posterior análise da informação ao reduzir a ambiguidade e permitir uma maior inteligibilidade.

    Pergunta: Do ponto de vista arquivístico, como um documento pode se modificar ao longo de sua existência?

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Respondendo o Felipe Ferrão: O documento pode assumir função diferente da de sua criação. Tudo depende de como ele será utilizado. Uma conta de luz, inicialmente, tem a função de cobrança mas ao longo do tempo pode adquirir a função de comprovante de endereço apenas.
    Pergunta: Você concorda que o arquivo privilegia a contextualização documental? Por que?

    ResponderExcluir
  22. Resposta a pergunta do Ciro: Concordo sim. Seguindo a afirmação da Duranti, o arquivo favorece a contextualização documental por se tratar de um conjunto documental sistematizado que são provas das atividades dos produtores e, portanto, comprovam sua existência.

    Pergunta: Qual a característica do arquivo que o torna inerentemente verídico? Justifique.

    ResponderExcluir
  23. Resposta a pergunta do Hugo: Os documentos são inerentemente verídicos... a imparcialidade é uma característica dos documentos de arquivo, não de seus criadores, os quais são naturalmente parciais aos seus próprios interesses. Ou seja, está direcionado à estrutura e à finalidade do ato jurídico, caracterizando-se o campo da diplomática.

    Pergunta: Segundo o texto um mesmo documento pode servir a vários interesses, nesse contexto qual o papel do arquivista e do historiador?

    ResponderExcluir
  24. Resposta a pergunta da Meryn: Para o arquivista, o principal papel do documento é administrativo, sendo acumulado de acordo com as funções de uma instituição, de um determinado fundo. Já para o historiador, o documento é uma prova histórica, onde ele preenche as lacunas com deduções a partir do que está documentado. Lembrando que o contexto de produção é essencial tanto para o arquivista quanto para o historiador.

    Pergunta: O que são as séries documentais e qual sua importância num arquivo?

    ResponderExcluir
  25. Resposta a pergunta da Andrea Reis: Série documental são documentos típicos das atividades administrativas correlacionadas no exercício das mesmas funções, porém se diferem por suas particularidades. A série documental é de grande importância para o arquivo pois norteará o usuário em suas buscas pela função do documento e não pelo assunto.

    Pergunta: O historiador em suas pesquisas utiliza de teoria, métodos e fontes para ter credibilidade científica, como o arquivo pode agregar valor à produção de conhecimento histórico?

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Resposta a pergunta da Nathalia: Nos fatos históricos há grandes lacunas, existindo várias interrogações sobre. Desta forma o arquivo e seus documentos custodiados servem para preencher estas lacunas, sendo assim os arquivos são umas das mais importantes fontes seriais para a pesquisa histórica.

    Pergunta: Quais seriam as consequências num contexto arquivístico sem a organicidade?

    ResponderExcluir
  28. Ana Carolina Rabello Nascimento respondendo a pergunta do Kássio.

    Segundo o Dicionário de Terminologia Arquivística (1996, p. 57), a organicidade é a “Qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas”.
    Contudo, já a versão impressa do Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005, p. 127) apresenta a definição do verbete “organicidade” como “Relação natural entre documentos de um arquivo em decorrência das atividades da entidade produtora”.

    Neste mesmo ínterim, por sua vez, o verbete “organicidade” é definido pelo Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia (2008, p. 270) enquanto a: “[...] qualidade segundo a qual os arquivos refletem a estrutura, funções e atividades da entidade acumuladora em suas relações internas e externas”.

    Seguindo essa linha de raciocínio, não há dúvidas que a organicidade documental é característica primordial do documento de arquivo, ao associá-lo com o seu produtor, dentro de um processo com estrutura determinada.

    Desta forma, o conceito de organicidade é aspecto considerado fundamental no universo arquivístico. Ou seja, um conjunto documental só é considerado arquivístico se o conjunto for orgânico. Portanto, não há nem o que se falar em de um contexto arquivístico sem a organicidade.

    Se um arquivo é formado por um conjunto de documentos que se originam de ações articuladas em prol da missão de uma entidade, tem-se que ele resulta em um todo orgânico cujas partes são inter-relacionadas de modo a fornecer o sentido do conjunto.

    A Organicidade do arquivo realiza-se através da acumulação dos documentos. Um arquivo sempre tem alguma Organicidade, as próprias atividades acabam por impor alguma ordem aos documentos gerados.

    __________________________________________________________________________
    Pergunta: A respeito da produção do conhecimento histórico, tem-se como condição sine qua non validar os passos percorridos a fim de retratar, de forma imparcial, a veracidade dos fatos. Assim, o historiador deve-se pautar, durante o seu desenvolvimento metodológico científico, na articulação entre a teoria, o método e a fonte. Neste contexto, como os documentos de arquivo e a contextualização documental podem ser considerados elementos fundamentais na criação de uma credibilidade científica?

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Resposta: A partir das propriedades individuais e conjuntas dos documentos e do seu contexto. O documento de arquivo trata necessariamente de uma vontade administrativa de seu respectivo produtor e a prova de que determinadas ações foram realizadas. As especificidades do documento podem ser indicadas por quatro princípios: autenticidade, imparcialidade, naturalidade e organicidade enquanto que a contextualização recai sobre as atividades do produtor, analisando essas vontades a partir das indicialidades dos documentos dentro do seu próprio contexto de produção no espaço e no tempo.

    Pergunta: Em qual situação as informações presentes nos documentos ganham inteligibilidade?

    Paulo K. Borges

    ResponderExcluir
  31. Mateus Ribeiro - 160137659

    Respondendo a pergunta do Paulo, as informações presentes nos documentos ganham inteligibilidade quando referenciadas dentro de um contexto de produção, que pode ser entendido como a vontade administrativa que gerou um produto: o documento de arquivo.

    Pergunta: O assunto dos documentos deve ser o norte do pesquisador no arquivo? Caso a resposta seja não, qual deve ser?

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. Resposta Mateus: Não.O pesquisador deve se preocupar com o contexto da entidade produtora do documento arquivístico, sabendo quem, como e o porquê da produção desses documentos. O documento de arquivo é, sobretudo, uma prova de que determinadas ações administrativas foram realizadas. O objetivo, então, é entender o produtor dos documentos e não a informação dada por eles (p. 24)

    Pergunta: O que deve ser feito para evitar a ambiguidade dos documentos arquivísticos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No contexto do acervo, a organicidade dos documentos em relação a sua produção estabelece as unidades básicas do arquivo: as séries. O documento devidamente contextualizado direciona, primeiramente, as possibilidades de análise da informação, uma vez que estabelece as prioridades de acordo com a organicidade. Isso nos permite ampliar as capacidades de compreensão e análise do documento. Essa ampliação fornece uma base sólida para que a ambiguidade seja afastada do uso posterior do documento (pelo historiador , por exemplo), ampliando as potencialidades analíticas. A adoção de padrões e elementos formulares pelos documentos de arquivo, transpostos para a organização arquivística , também auxiliam na redução de ambiguidade presente em qualquer documento não contextualizado (p. 31).

      Pergunta: Segundo o texto, o que as inovações tecnológicas interferem nos arquivos contemporâneos?

      Isabela Costa

      Excluir
  34. As inovações tecnológicas interferem e influenciam na produção de documentos, pois ditam novos modelos destes. Juntamente a isso, a produção em meio digital se torna desenfreada, pois são criados documentos de formas e modelos diferentes, muitas vezes cópias de cópias já preexistentes fisicamente, em que o Historiador/Arquivista deve fazer uma análise prévia destes para consideração dentro de seus estudos, quanto à autenticidade e veracidade.

    Pergunta: Explique, conforme o autor cita, o porquê da análise de documentos históricos deva ser feito de maneira contextualizada, tanto em relação a outros documentos correlatos, quanto em relação à sociedade ao qual esse documento foi originado, e não de maneira individual.

    Renato Cesar de Oliveira
    16/0143535

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondendo o Renato: Porque os documentos não se resumem à análise do pesquisador; são, antes de tudo, os frutos, os meios, os testemunhos de determinadas funções e atividades desenvolvidas pelos seus produtores. A produção de um documento, ao contrário de sua utilização de pesquisa, não é consciente ou inconsciente, mas natural e espontânea.

      Pergunta: Por sua facilidade de acesso e sua suposta sistematização, aliadas a um espectro cronológico amplo, os arquivos tendem a ser uma das mais importantes fontes seriais para a pesquisa histórica. (p.23). Nesse contexto, segundo o autor, o que é o documento de arquivo?

      Excluir
    2. Respondendo a Miryam, segundo o autor o documento de arquivo é uma prova administrativa de determinadas atividades. Ele contextualiza sua própria gênese administrativa e os vínculos diretos com os processos e as funções responsáveis por sua existência.

      Pergunta: para o autor inglês Thompson, o que é conhecimento histórico?

      Kayla Alemar. 14/0169300

      Excluir
    3. Respondendo a colega Kayla Alemar, segundo Thompson o conhecimento histórico é pela sua natureza, provisório e incompleto, mas não, por isso, inverídico, seletivo, mas não, por isso, inverídico, limitado e definido pelas perguntas feitas à evidência, e os conceitos que informam sobre essas evidências.

      Pergunta: De acordo com o texto, quais são os principais pontos/conceitos apresentados que influenciam o nosso trabalho como Arquivista na atualidade?

      Rafael Saviano - 160142474.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Resposta a pergunta do Rafael: Atualmente, de acordo com o texto, podemos citar o fracionamento do trâmite e a subdivisão da informação em vários documentos, cabendo ao arquivista deter o conhecimento sobre o trâmite administrativo e a relação do documento com as etapas anteriores e posteriores do trâmite, visando maior compreensão institucional e também citando a subdivisão em suportes diferentes.

      Pergunta: De que forma o documento de arquivo pode adquirir diferentes funções ao longo de sua existência?

      Luan Borges 16/0132649

      Excluir
    6. Resposta a pergunta do Luan:
      O documento de arquivo pode adquirir diferentes funções a partir da necessidade para o tal, assumindo papéis diferenciados dos iniciais. Podendo até se tornar um documento de arquivos diferenciados.

      Pergunta:Como podemos garantir Que a ambiguidade seja afastada no uso posterior do documento?

      Júlia Porto Giovannini 16/0128960

      Excluir
    7. Pergunta repetida, desculpa

      Pergunta:explique a diferença entre o documento genérico e o documento de arquivo.

      Julia Porto Giovannini 16/0128960

      Excluir
    8. Resposta a pergunta da Júlia:
      Segundo o autor o documento genérico é qualquer informação fixada em um suporte, enquanto o documento arquivístico é uma prova administrativa de seu produtor, possui características específicas, prova uma ação e deve ser preservado mesmo após as atividades para o qual foi criado tenham sido cumpridas.

      Pergunta: Que questionamentos devem ser feitos para se identificar o contexto de produção de um documento arquivístico?

      Geovana de Castro Cardoso 16/0007194

      Excluir
    9. Resposta da pergunta da Geovana:
      Para se identificar o contexto de produção de documentos arquivísticos em geral, deve-se questionar à priori quem é o produtor, em seguida qual atividade é geradora dentro desse documento e seu contexto dentro da organização, e em terceiro lugar e não menos importante, a que fundo este arquivo pertence. Estas são as três perguntas que possibilitam a identificação do contexto de produção;

      Pergunta: Considerando o documento como elemento de prova, tanto jurídica quanto histórica, em relação à ditadura militar e ao funcionamento da maquina pública durante um período regido por políticas militares, quais considerações ser feitas a partir da gestão documental 'enviesada', parcial?

      Excluir
    10. Os documentos recolhidos apresentam a particularidade de serem documentos "subversivos", coletados e armazenados pelos opressores políticos. Características que garantem uma correta contextualização destes documentos, pois as entidades que a produziram não puderam eliminá-las e nem camufla-las. Os documentos criados pela ditadura militar puderam ser utilizados como base para denunciar os abusos cometidos pela mesma.

      Pergunta:Considerando o texto, o autor afirma que os arquivos são uma fonte valiosa para a História. De que forma essa importância é destacada por Michel de Carteau?

      Excluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Resposta: O autor afirma que o arquivo é um operador que perverte o tempo e o transforma em espaço a construir. Esta máquina desempenha um papel fundamental em nossas escolhas futuras, para que não se repita os mesmos erros do passado. O documento de arquivo e uma das principais fontes para o pesquisador é, antes de mais nada, uma prova administrativa de determinada atividade.

    Pergunta: Segundo o autor os documentos não se resumem apenas a análise do pesquisador. Explique? (P.26)

    Beatriz Martins Rodrigues 16/0113849

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta: Os documentos não se resumem apenas a análise dos pesquisadores porque além da interpretação ideológica, os documentos possuem uma ordem natural e espontânea, formada a partir dos frutos, dos meios e dos testemunhos das funções e atividades desenvolvidas pelos produtores. Como exemplo, o autor cita os documentos, que registraram a cassação dos direitos políticos , na ditadura militar, que serviram também como base para o projeto que denunciou os abusos cometidos pelo regime militar, dando notoriedade à imparcialidade dos documentos arquivísticos.


      Pergunta: Na página 24, o autor menciona os documentos genéricos e os documentos arquivísticos, afirmando que o documento de arquivo é mais específico por ser produto da vontade administrativa. Nessa linha de raciocínio explique o que é o contexto de produção documental e qual a sua importância?

      Excluir
  40. Resposta para a pergunta da Beatriz: Independente de haver pesquisa histórica ou não, os documentos existem, pois eles são, antes de tudo, os frutos, os meios, os testemunhos de determinadas funções e atividades desenvolvidas pelos seus produtores, devido a isso o arquivo assume uma postura de neutralidade perante os fatos e a realidade, embora o produtor não seja neutro.

    pergunta: Quais as etapas, sugeridas por Thompson, para a produção do conhecimento histórico?

    Ana Paula Farias

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Resposta:
    1. Um problema;
    2. Uma hipótese;
    3. Uma discussão;
    4. Busca de evidências;
    5. Diálogo entre hipótese e evidência;
    6. Transformações nas hipóteses;
    7. Questionamento das evidências;
    8. Conclusão parcial (abrindo possibilidades para novos questionamentos).

    Pergunta: Na página 24, o autor menciona os documentos genéricos e os documentos arquivísticos, afirmando que o documento de arquivo é mais específico por ser produto da vontade administrativa. Nessa linha de raciocínio explique o que é o contexto de produção documental e qual a sua importância? (Base: Páginas 24, 25 e 26)

    Pamella Rodrigues
    Matrícula: 16/0140528

    ResponderExcluir
  43. Resposta referente a pergunta da Pamella:
    A produção documental é um reflexo das atividades exercidas por uma instituição independe ao interesse ideologico, caso o tenha, partidário, ou demais inclinações opinativas. Tendo em vista sua função administrativa tanto a imparcialidade é garantida por ser um reflexo das funções e atividades da mesma, não cabendo impessoalidades. Para sabermos se o documento se encaixa no conceito arquivístico é necessário identificar o contexto de produção, as ferramentas disponíveis que o texto nos traz são questionamentos em relação ao mesmo, que são estas: "Quem? Quando? Como? E, principalmente o porquê? da produção dos documentos" Pois o mesmo é uma prova das ações administrativas que foram realizadas e posteriormente, pode ser uma prova histórica, um recorte tanto de quem produziu como da época em que foi produzido.

    Pergunta:
    Para Michel de Cearteau a que o trabalho do historiador assemelha-se?

    Hanna Braga Franco
    160050561

    ResponderExcluir
  44. Resposta para Hanna- assemelha - se a transformação de matérias - prima ,feitas com o minério já refinado, em produtos standart. Não obstante, devemos observar que a qualidade de refino desse minério influência idas às operações subsequentes.Cabe ao historiador, ao lidar com documentos de arquivo, entender e respeitar sua lógica, a fim de não comprometer todo um árduo procedimento de pesquisa, que vai desde a formulação do problema as conclusões, passando pela escolha das fontes e o subsequentes diálogo com elas.
    Pergunta - Porque um tipo de documento de arquivo é produzido em série ?


    Isabella Araújo 160125626

    ResponderExcluir
  45. Resposta: O documento de arquivo é produzido em série por nascer para atender a uma atividade administrativa, e essas atividades são rotineiras. Com isso, inevitavelmente, muitos documentos possuirão formatos semelhantes e atenderão às mesmas funções.

    Pergunta - Para o autor do texto, qual a postura que implica repensar e rediscutir o conceito de documento para ampliar a noção de documento para a história?

    Guilherme Gomes - 16/0123224

    ResponderExcluir
  46. Resposta referente a pergunta do Guilherme: Segundo Thompson, o conhecimento histórico surge do problema levantado pelo historiador e a hipótese é a solução dada ao problema que são os questionamentos para então compreender os conceitos aprendidos. A partir de então, temos as evidências como fontes históricas, na qual proporcionam oportunidades de estudar o problema pelas hipóteses levantadas, e assim sucessivamente. Fazendo essa comunicação entre hipótese e evidência é o que significa repensar e rediscutir o conceito de documento para a história.

    Pergunta: A respeito do crescimento tecnológico, como influenciam no modo que a sociedade produz seus registros arquivísticos?

    Renata Cristina Alves Mendes
    16/0143420

    ResponderExcluir
  47. Respondendo à pergunta da Renata: O fenômeno da expansão do número de documentos é uma característica do crescimento tecnológico e, por consequência, com o aumento de tipologias documentais. A diversidade de novos suportes fazem com que as mídias digitais e os discos óticos passem a ter igual relevância como o papel ocupando os espaços dos acervos para a transmissão de informações.

    ResponderExcluir

clique para comentar