11 maio 2018

Atividades para o dia 18/05

A primeira atividade (em grupo obrigatória) é continuação da dinâmica realizada em aula, na qual um grupo toma conhecimento e apresenta a proposta de outro grupo.

Cada grupo deverá indicar no blog dos colegas, no post relativo às séries a serem trabalhadas nas oficinas (atividade para a aula do dia 11/05), um comentário sobre a proposta, indicando eventuais sugestões e ajustes.

Essa primeira etapa deve ser realizada até o às 21:00hs  do dia 15/05 (3a. feira) e indicar nos comments aqui: "grupo xyz realizou comentário no blog do grupo wyz na seguinte url: http://nomedogrupodoscolegas.blogspot.com.br/postondefezocomentario.

Na segunda etapa, o grupo que recebeu o comentário deve responder ao comentário e indicar como resposta ao grupo, nos comments daqui: "grupo wyz respondeu o comentário do grupo xyz na url: http://nomedogrupodoscolegas.blogspot.com.br/postondeestaocomentario. Essa segunda etapa deve ser realizada até às 13:00hs do dia 18/05.
Os pares de grupo são os mesmos trabalhados em aula:
ArqMorto-vivo <---> Metamorfose
ArqEm foco <---> Patriarq
ArqMídia <----> Anatomia
LaCasa <--->Aliança

******************************************

A segunda atividade (em grupo obrigatória) é postar um roteiro da oficina, olhando para isso as recomendações gerais no blog DTD Virtual aqui. O roteiro também deve ser postado no próprio blog, com indicação de url nos comments daqui, até às 13:00hs do dia 18/05. Lembrem-se que nesta data teremos o ensaio geral das oficinas na FCI (prévia).


******************************************

A terceira atividade (individual optativa) consiste em comparar os conceitos de tipologia documental, segundo o grupo de Madrid (acesso aqui) e de diplomática especial, segundo Luciana Duranti (acesso aqui), em uma pequena reflexão. Postar a reflexão diretamente aqui até às 13:00hs do dia 18/05.

48 comentários:

  1. O grupo Arquivo em Foco realizou um comentário no blog do grupo PatriArq no seguinte url: https://patriarqui.blogspot.com.br/2018/05/proposta-de-serie-documental.html?showComment=1526080880401&m=1#c6904753796420707835

    ResponderExcluir
  2. O grupo Aliança Diplomática realizou um comentário no blog do grupo La casa del Archivo no seguinte url: https://lacasadel-archivo.blogspot.com.br/2018/05/plano-de-classificacao-tipologico_11.html

    ResponderExcluir
  3. O grupo La Casa del Archivo realizou um comentário no blog do grupo Aliança Diplomática na seguinte url:

    https://aliancadiplomatica.blogspot.com.br/2018/05/analise-diplomatica-e-tipologica-do.html?showComment=1526408307174#c5396683421509033720

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O grupo Arquivo Morto Vivo realizou um comentário no blog do grupo Metamorfose Documental disponível na seguinte url: https://metamorfosedocumental.blogspot.com.br/2018/05/tramite-elaborando-fluxograma-no-bizagi.html?showComment=1526397048855#c6070950

    ResponderExcluir
  6. O grupo Anatomia Documental realizou comentário no blog do grupo ArqMidia na seguinte URL: https://arqmidiadtd.blogspot.com/2018/05/plano-de-classificacao-tipologico-e.html?showComment=1526417356497#c993947372479762446

    ResponderExcluir
  7. O grupo La Casa del Archivo respondeu o comentário do grupo Aliança Diplomática na url: https://lacasadel-archivo.blogspot.com.br/2018/05/plano-de-classificacao-tipologico_11.html?showComment=1526426717250#c4092472699991383902

    ResponderExcluir
  8. Grupo Metamorfose Documental realizou comentário no blog do grupo Arquivo Morto Vivo na seguinte url: https://arquivomorto-vivo.blogspot.com.br/2018/05/analise-de-serie.html?showComment=1526428148305#c3680180940993018961

    ResponderExcluir
  9. Grupo Aliança Diplomática respondeu ao comentário do grupo La Casa del Archivo disponível na URL: https://aliancadiplomatica.blogspot.com/2018/05/analise-diplomatica-e-tipologica-do.html?showComment=1526497378870#c3722242226697104549

    ResponderExcluir
  10. Atividade individual

    A partir da leitura do Manual do grupo de Madrid, é possível concluir que para eles a tipologia documental consiste em identificar as séries documentais, o que requer um estudo amplo.
    Já DURANTI, em seu texto "Introducción terminológica", define diplomática especial como sendo um ramo da diplomática que realiza crítica, pois aplica os conceitos gerais da diplomática às especificidades dos documentos.
    Sendo assim, se for considerado que a tipologia documental analisa séries documentais específicas. Então, é possível concluir que a diplomática especial e a tipologia documental realizam estudos semelhantes.

    ResponderExcluir
  11. Atividade Individual:

    Duranti, ao se basear em Georges Tessier, simplifica sua definição de “Diplomática Especial” em duas afirmativas: a de que a “Diplomática (Geral)” seria um modelo teórico, um corpo de conceitos, capaz de criar “noções fundamentais e a exposição de método”; enquanto a “Diplomática Especial” se debruçaria sobre documentos “específicos, concretos, reais e facilmente exemplificáveis”, ou seja, açambarca das pressuposições estabelecidas pela primeira, como base teórica para suas análises específicas.

    Já os Arquivistas de Madrid desenvolvem o conceito de “Tipologia Documental” como um estudo aprofundado do documento, a partir de elementos intrínsecos a qualquer documento, levando em conta ainda, a tramitação do documento em si.

    Em tempo, as duas definições abrangem possibilidades de análise muito próximas, já que ambas sinalizam para a singularidade dos documentos.

    ResponderExcluir
  12. O grupo Anatomia Documental respondeu o comentário do grupo ARQ|MÍDIA na url:

    https://anatomiadocumental.blogspot.com.br/2018/05/classificacao-do-fundo-escolhido_10.html?showComment=1526518312554#c3843012811939951835

    ResponderExcluir
  13. Atividade Individual

    Segundo Madrid, tipologia documental é como um demostrativo das atuações da administração refletidas em um determinado suporte e com os mesmos elementos intrínsecos. Ainda segundo o texto, a tipologia documental proporciona um conhecimento maior das séries documentais.

    Quanto à diplomática especial, segundo Luciana Duranti, é uma área da diplomática, uma disciplina em que os princípios se individualizam e se desenvolvem a fim de serem aplicados a documentos singulares, concretos e reais, levando em consideração as suas especificidades.

    ResponderExcluir
  14. Atividade Individual

    O grupo de arquivistas de Madrid busca identificar as séries documentais através de amplos estudos da Tipologia Documental, que naquela época, não podia ser descrito, pois a diplomática tradicional se restringia à investigação de documentos de fundos estatais. Já a diplomática especial para Duranti, é o ramo da diplomática que individualiza os princípios teóricos. A autora menciona que quando se estuda criticamente um documento a diplomática estuda o fato e a vontade que o gerou bem como o desenvolvimento de seu processo genérico e o caráter de sua forma física intelectual. Em síntese, a teoria é a diplomática geral e a crítica é a diplomática especial, e estas duas se influenciam mutuamente.

    A diplomática especial analisa as especificidades e individualidades dos documentos. Essa demanda não era atendida pela diplomática tradicional, e essa carência foi o que levou o grupo de arquivistas de Madrid a criar um modelo de análise tipológica que atendesse à suas necessidades.

    ResponderExcluir
  15. Roteiro da Oficina do Grupo Aliança Diplomática: disponível na URL: https://aliancadiplomatica.blogspot.com.br/2018/05/roteiro-da-oficina.html

    ResponderExcluir
  16. Atividade individual

    De acordo com Duranti, o objeto da diplomática não é qualquer documento escrito, mas sim um documento arquivístico. Aquele que é criado ou recebido por uma pessoa física ou jurídica no exercício das suas atividades. Ao se analisar cuidadosamente um documento arquivístico escrito, descobrimos que há muito mais que um suporte, uma forma e um conteúdo. Por isso, a diplomática estuda o fato e a vontade que se origina esse documento, qual o propósito e a consequência. O desenvolvimento do seu processo genético e o caráter de sua forma física e intelectual. A forma de um documento escrito é, portanto, o conjunto de suas características que podem ser separadas da determinação de uma questão em particular, das pessoas ou lugares. Eles são os únicos a dar razão para a verdadeira natureza das notas escritas.
    Segundo o grupo de Madrid, os tipos de documentários são derivados das funções desenvolvidos pelos órgãos das instituições. Cada função é traduzida em um ou vários tipos de documentário. Assim, a função ou atividade de contagem ou censo a população dá origem a contagens, registros e censos; a função ou atividade do relatório produz relatórios; da necessidade de comunicar a correspondência e de justificar pagamentos e cobranças vêm os recibos, faturas, ordens de pagamento, etc. Cada tipo de documentário tem seus próprios personagens internos, uma forma de produzir e transacionar em comum: os dados contidos em um mandamento pagamento ou renda será o mesmo em todos as prefeituras, embora o formato possa variar; todos os minutos são levantados de acordo com um procedimento determinado; em todas as letras é indicado a data, o local, o remetente e o destinatário.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Atividade Individual:

    Luciana Duranti define diplomática especial como sendo um ramo da diplomática (sendo esta geral), é a aplicação nos casos individuais, individualização dos princípios teóricos formulados e analisados pela diplomática, isto é, diplomática aplicada em documentos singulares. Já tipologia para o grupo de Madri é um termo mais amplo em que é capaz de definir as séries documentais, analisando para isso vários componentes dos documentos.


    ResponderExcluir
  19. Atividade individual

    Para o grupo de Madrid, a tipologia documental consiste num estudo aprofundado para identificação das séries documentais. Dentre os itens deste estudo estão a quantidade, a complexidade e o conteúdo das séries.
    A diplomática especial, para Duranti, é a aplicação dos conceitos, chamados de Diplomática Geral, aos casos individuais e específicos.
    Percebe-se que ambos os conceitos estão bem próximos, no sentido de se voltarem para o estudo concreto das séries documentais, e suas particularidades.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Na Tipologia Documental, do texto de Madrid, tem-se uma visão com caráter mais administrativo, que demonstra uma imagem mais nítida da administração na instituição, informando mais sobre as séries. Como por exemplo nos aspectos: “oficina produtora”, destinatário, tramite e legislação. A Diplomática Especial, segundo Duranti, é um ramo derivado de uma diplomática geral que leva em conta os princípios formulados para uma análise individualizada dos documentos, os quais são concretos, reais e singulares, além de se levar em conta a individualidade de cada um. Logo ambos os conceitos são semelhantes ao levarem em conta a importância da análise dos documentos, mas no texto de Madrid se tem uma visão com pouca individualidade, porém bastante detalhista, já no outro, Duranti, há um olhar focado e preciso.

    ResponderExcluir

  23. Atividade Individual:

    Duranti aborda a ideia da diplomática especial, sendo essa uma disciplina voltada à uma análise que leva em conta as especificidades de documentos singulares, concretos e reais. A autora se baseia em Georges Tessier, trazendo ainda o conceito da diplomática geral, que abrange tanto a diplomática especial como outras correntes de análise.
    Já o grupo de Madrid se baseiam na tipologia documental para a análise do documento. Essa análise é feita de forma mais ampla, tendo como base elementos intrínsecos, observando ainda a tramitação do documento na organização, sendo possível a identificação das séries documentais.
    Apesar de ambos possuírem o mesmo proposito, o de analisar o documento, possuem formas diferentes de realizar essa análise, o grupo Madrid de forma mais detalhada e Duranti sendo mais concisa.

    ResponderExcluir
  24. Para os arquivistas de Madrid o tipo documental é a representação das funções desenvolvidas pelos instituições em um determinado suporte e intrínsecos a eles existem caracteristicas específicas que levam a uma compressnsao macro sobre seu conteúdo. A junção das espécies documentais com as funções arquivisticas que as geram compoem as séries documentais. Além disso, eles ressaltam que documentos como representação das atividades humanas irão se repetir continuamente no lapso temporal.
    Com outras palavras, Luciana Duranti realiza uma divisão na diplomática e denomina de diplomática especial o um ramo se individualiza os princípios teóricos da diplomática para aplica-los a documentos de maneira crítica, visando assim abstrair dessa atividade também o aspecto reflexivo da função arquivística produtora do documento.

    ResponderExcluir
  25. O grupo Arquivo Morto Vivo respondeu o comentário do grupo Metamorfose Documental.

    Disponível na URL: http://arquivomorto-vivo.blogspot.com.br/2018/05/analise-de-serie.html

    ResponderExcluir
  26. Projeto de roteiro para oficina:

    https://patriarqui.blogspot.com.br/2018/05/projeto-de-roteiro-para-oficina-de-dtd.html

    ResponderExcluir
  27. Atividade individual:

    Para o grupo de Madrid o estudo documental minucioso das séries permitiria a compreensão da tipologia documental, ou seja, a necessidade de entender o contexto é básica. Para Duranti, a diplomática especial consiste na análise aprofundada dos documentos levando em conta sua individualidade. As duas ideias se assemelham, mas a diferença é em que para o grupo de Madrid a análise é feita sobre o conjunto e para Duranti é focada em cada documento.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Atividade Individual

    De acordo com o Grupo de Archiveros de Madrid, o estudo da tipologia documental, se baseou na criação de um modelo de descrição de um tipo documental que se adaptasse com as necessidades dos arquivos, ou seja, a uma valorização do contexto a qual esse documento foi criado e usado. Então aspectos como o trâmite da organização, oficina produtora, destinatário, legislação e acesso são abordados nessa analise.

    Duranti traz duas definições acerca da diplomática, uma “geral” que serve de modelo teórico e conceitual a fim de criar uma noção base para então, a diplomática “especial” que foca nos documentos específicos, reais usando com base os conceitos gerais em busca da analise especifica.

    Ambas as analises buscam a singularidades dos documentos, seja olhando para o documento em si ou para seu contexto, organização e trâmite.

    ResponderExcluir
  30. Roteiro da oficina do grupo Anatomia Documental: https://anatomiadocumental.blogspot.com.br/2018/05/roteiro-da-oficina_18.html

    ResponderExcluir
  31. Roteiro da oficina do grupo La Casa del Archivo: https://lacasadel-archivo.blogspot.com.br/2018/05/roteiro-da-oficina-de-diplomatica-e.html

    ResponderExcluir
  32. Atividade Individual

    Segundo o grupo de Madri, tipologia documental requer a identificação das séries documentais e a identificação delas exigiram um estudo mais amplo possível de tipologia documental, pois naquela época, não podia ser descrito, pois a diplomática tradicional se restringia à investigação de documentos de fundos estatais.
    Segundo Duranti em seu texto “Introducción terminológica” o conceito de diplomática especial é um ramo da diplomática, na qual os princípios teóricos formulados e analisados pela diplomática são individualizados, desenvolvidos e classificados para serem aplicados em documentos singulares, concretos e reais. Sendo assim, percebe-se que os conceitos são próximos, porém cada um possui uma forma de analisar e identificar as séries documentais.

    ResponderExcluir
  33. Atividade individual

    A tipologia documental para os arquivistas de Madrid são advindas das funções desempenhadas pelos órgãos das instituições, possuindo características documentais próprias de acordo com o ambiente organizacional envolvendo os elementos extrínsecos e intrínsecos dos documentos de arquivo.

    Para a Luciana Duranti a diplomática especial consiste na aplicação de conceitos segundo elementos individuais dos documentos e necessários as atividades da instituição em análise, levando em consideração as especificidades sobre as atividades e funções para que os documentos reflitam o que é a instituição de modo concreto e real.

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. O grupo Arquivo em Foco respondeu o comentário do grupo PatriArq em seu blog, disponível na seguinte url:

    https://arquivoemfoco2018.blogspot.com.br/2018/05/caracteristicas-extrinsecas-tipo-de.html?showComment=1526657453093#c2041218564800596254

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. Atividade Individual:

    De acordo com o texto Madrid, a tipologia documental é a representação das diferentes funções administrativas refletidas em certo suporte e com os mesmos elementos intrínsecos para cada um, determinando seu conteúdo, além de oferecer um conhecimento maior e identificação de cada serie documental.

    Segundo Duranti, a Diplomática especial (um ramo da Diplomática), é uma disciplina onde suas atividades são aplicadas de maneira individual, sendo analisadas as especificidades de documentos singulares, concretos e reais.

    Com isso, podemos perceber a semelhança das análises documentais das duas definições, onde ambas aplicam da mesma forma a individualidade e especificidade na analise documental.

    ResponderExcluir
  38. Os arquivistas de Madri definem a tipologia documental a partir de características intrínsecas dos documentos, pois eles defendem que os documentos retratam a realidade das atividades e funções do produtor. Esse documentos refletem o contexto e possuem um trâmite que também deve ser considerado na análise tipológica. Com isso, a tipologia documental trabalhada pelo modelo de Madri é ampla, pois analisa contexto de produção e o vínculo que cada documento possui com a atividade que o gerou.
    Em relação à denominada diplomática especial, Duranti propõe a análise tipológica a partir de aspectos específicos e individuais dos documentos, partindo da ideia de que a análise se realiza com documentos concretos e reais, nos quais pressuposto teóricos e muito generalizados não conseguem analisar com completude. Por isso, a análise individual corresponde a uma maneira mais próxima da realidade dos documentos.
    Os dois modelos se convergem no ponto de vista da análise específica, individualizada e que depende da realidade que o documento foi produzido, visto que o modelo de Madri objetiva caráteres intrínsecos; e Duranti colabora com o seu modelo que defende os aspectos concretos e reais que os documentos possuem.

    ResponderExcluir
  39. Grupo ARQ|MÍDIA (Danilo Reinaldo, Hugo Novaes, Paulo Henrique Marra e Roberto Fleury)

    Atividade 1 (Segunda Etapa)
    Resposta ao comentário do grupo Anatomia Documental na url:
    https://arqmidiadtd.blogspot.com.br/2018/05/plano-de-classificacao-tipologico-e.html

    Atividade 2: Roteiro da Oficina ARQ|MÍDIA

    ResponderExcluir
  40. O Grupo Arquivo Morto-Vivo fez a postagem de seu roteiro, disponível na URL http://arquivomorto-vivo.blogspot.com.br/2018/05/ola-sobreviventes-este-e-o-roteiro-da.html

    Sara Matutino

    ResponderExcluir
  41. Atividade Individual

    A partir do Manual de Madrid podemos definir tipologia documental como o estudas das séries de forma bem ampla, abrangendo até o seu trâmite, ou seja, se estudo o documento de forma aprofundada, desde os elementos intrínsecos do documento. Se estuda até o trâmite pois a série documental aqui é vista como se fosse um espelho que reflete as atuações da administração de uma organização.

    Para DURANTI, a diplomática especial, parte do conceito de diplomática geral, que seria um modelo teórico, um corpo de conceitos, aptos a criar noções fundamentais, para a definição de diplomática especial como sendo o estudo que se focaria sobre documentos específicos, concretos, reais e facilmente exemplificáveis. Em síntese, estes dois conceitos se assemelham, pois estudam o mesmo objeto através do mesmo método.

    ResponderExcluir
  42. (Atividade Individual)

    Os conceitos de tipologia documental trabalhados pelos arquivista de Madrid se assemelham ao conceito de diplomática especial abordado por Duranti. Enquanto os primeiros defendem que a identificação das séries documentais ocorrem a partir da análise aprofundada dos elementos intrínsecos e extrínsecos dos documentos em um contexto institucional, a autora Luciana Duranti mostra que a diplomática especial é o estudo aprofundado, específico, de cada documento dentro do contexto que o gerou.

    ResponderExcluir
  43. Segunda atividade
    Metamorfose Documental
    https://metamorfosedocumental.blogspot.com.br/2018/05/folder-da-oficina.html

    ResponderExcluir

clique para comentar