06 junho 2016

Comentários da prévia das oficinas físicas



Disponível em Thumbs


Para complementar os debates e a análise da prévia das oficinas físicas apresentadas na última sexta feira, está na hora de vocês realizarem um Feedback pessoal.

Escolham, no mínimo dois grupos, e comentem qual a ideia ou método, recurso, etc, que achou mais interessante e que irá implementar no seu grupo e porque.

Atividade em individual e obrigatória, podem responder nos comments abaixo mesmo até as 18:40 do dia 10/05.
________
Thadeu Alexander.

33 comentários:

  1. Observação das prévias do dia 03 de junho.
    Grupo 1. Ciência hemérica - o grupo em como objetivo analisar a falsificação de documentos. O foco principal é analisar a credencial de vaga para deficiente tendo em vista casos de falsificação de credenciais na cidade de Recife. O grupo também utiliza três documentos de identidade para exemplificar tipos de falsificação. O tema falsificação é relevante e está totalmente atrelado aos objetivos da disciplina Diplomática. A temática, no entanto, se distancia dos objetivos do grupo Paideia.
    Grupo 2. Sallus - O grupo tem como objetivo analisar uma bula de medicamento e o trâmite de tal bula a partir da perspectiva da indústria farmacêutica. O trabalho do grupo é muito importante e se destaca entre os grupos da disciplina pelo uso de documento muito popular, mas pouco conhecido. A metodologia de trabalho do grupo se aproxima do que se propõe no Paideia (análise de avaliação e trâmite do documento).

    ResponderExcluir
  2. Grupo Queima de arquivo_ O grupo escolheu documentos de Glauber Rocha, cineasta brasileiro, o qual, considerado como subversivo, foi alvo de espionagem e perseguição na época da Ditadura Militar, fazendo, assim, a análise de documentos do mesmo relacionando-o com a queima de arquivo. Ao final da apresentação queimarão um documento produzido pelo público participante, o que é bastante interessante pois faz alusão ao nome do grupo e ao tema tratado pelo mesmo. Para o Grupo Salus, a dinâmica mostra uma maneira prática e simples de prender a atenção do público e interagir com os mesmos, facilitando o contato e compreensão destes com a diplomática e a tipologia documental, o que é fundamental para as oficinas, já que terão como público-alvo pessoas que nunca tiveram contato com a área.

    Paideia_ O grupo, o qual possui como tema a análise de documentos da vida acadêmica do ser humano, darão enfoque na oficina em uma prova acadêmica de um aluno da Universidade de Brasília, em relação ao trâmite, recursos e estâncias possíveis que o discente pode explorar caso se sinta prejudicado com a nota de certa avaliação. O tema escolhido é bastante interessante e traz ao estudante algo da realidade da sua vida acadêmica, importante e útil, mas que ele desconhece. Por falarem do trâmite do recurso do documento, não muito explorado, torna-se, de fato, importante para o grupo Salus que analisará a estrutura e o fluxo de um documento por um viés não muito conhecido, no entanto de grande relevância para o público.

    ResponderExcluir
  3. Observação das prévias do dia 03 de junho

    Grupo nº 1: O grupo Salus busca analisar documentos relacionados com a área da saúde e de maneira mais específica, a bula de remédio inserida no fundo da indústria farmacêutica. Durante a prévia, o grupo confeccionou a simulação de um remédio com sua respectiva bula, relacionada com o conteúdo explorado durante a disciplina, como também um folder com a explicação de conceitos importantes. Além disso, houve uma atenção com trâmite do documento escolhido e com suas análises diplomática e tipológica, o que vai ser considerado nas oficinas física e virtual do grupo Paideia.

    Grupo nº 2: O grupo Titias DTD tem por objetivo analisar os mais diversos documentos de viagem, focando, em sua prévia, na solicitação de um intercâmbio, bem como nas etapas seguintes se esta for aceita. Para isso, foi elaborada uma dinâmica que permite tanto a interação com os participantes da oficina como o entendimento dos processos e dos documentos envolvidos no intercâmbio. A dinâmica realizada e o trâmite documental são pontos importantes a serem considerados pelo grupo Paideia, adaptadas à temática da avaliação discente e dos recursos disponíveis aos alunos na Universidade.

    ResponderExcluir
  4. Análise individual das apresentações prévias das oficinas realizadas no dia 03 de Junho de 2016.

    1. Grupo Paideia: Busca-se vislumbrar como temática uma análise dos documentos naturais da vida acadêmica do ser humano, onde escolheram como documento principal uma possível prova acadêmica realizada na Universidade de Brasília, considerando em tal análise a legislação vigente e o trâmite, para que assim seja transmitido informações relevantes e úteis para o público, bem como relacionando com os conceitos ministrados na disciplina. É interessante o fato deles começarem a exposição com um "espetáculo" onde uma estudante estaria desesperada por causa poucos pontos para passar na nota de uma disciplina, então uma integrante do grupo intervém e tenta a ajudar trazendo os conceitos da diplomática e da tipologia, bem como uma análise geral do contexto. Tal abordagem pode ser aderida ao grupo Ciência Hemérica, que pode trazer a questão da legislação referente aos diretos dos deficientes e o relacionar o tramite expresso em um fluxograma, bem como criar uma apresentação ou gatilho chamativo para que comecem as apresentações, assim traz-se-á uma análise mais consistente e pode-se chamar atenção ao grupo, despertando o interesse pelo tema.

    2.Grupo Pego no Ato: A proposta do grupo é explorar o tema da falsificação e fraudes de diversos tipos de documentos, o que é semelhante ao tema do grupo Ciência Hemérica, e que eles optaram por focar na análise de cartas, isto é, em correspondências que não sejam autenticas. Onde eles vão apresentar cartas forjadas, como por exemplo a do caso do menino Bernado, em Odilaine Ugliane escreve uma carta de despedida em seu nome. Além disso, o grupo trás três carteiras de identidade e pedem para o grupo analisar quais são falsas e quais são verdades. O que é extremamente interessante para o grupo Ciência Hemérica, pois quanto mais interatividade, melhor se prende a atenção e pode-se ensinar mais acerca destas análises arquivísticas. Então é interessante apresentar o nosso documento e propor que identifiquem quais são verdadeiros ou falsos. Quanto a trazer análises de casos o grupo já havia pensado nisso, e traz-se-á o caso do Passe VEM, onde se analisa o casa de falsificação do passe que permite o livre transporte para deficientes.

    ResponderExcluir
  5. O Grupo Paideia na sua proposta de oficina vai analisar a documentação da vida acadêmica dos estudantes e principalmente fazer conhecer as diferentes instâncias e recursos existentes das pessoas que não se deram muito bem naquela prova e perderam a chance de aprovação na disciplina... Sim, elas vão ensinar direitinho como pedir "clemência" no lugar certo. Isto é, a documentação e o trâmite corretos são essenciais para resolver a situação pendente. Ao comparar com o grupo das Titias DTD podemos verificar a semelhança de tomar como exemplo a nossa instituição (UnB) para a tramitação documental. Pode chorar, mas se reprovar não vai viajar de intercâmbio não, viu?!

    O grupo Sallus se propôs a abordar a bula de medicamentos como documento de arquivo. Mas antes do medicamento e sua bula serem liberados para comercialização devem ser testados e aprovados pela Anvisa -Agência Nacional de Vigilância Sanitária- e obviamente pelo próprio laboratório fabricante. Pode-se afirmar que para que o medicamento e respectiva bula cheguem até o paciente/cliente final muuuuuita documentação é tramitada entre pelo menos duas instituições diferentes. Isso converge com a proposta das Titias DTD já que para fazer um intercâmbio o estudante tem que tramitar uma documentaçãozinha boa entre pelo menos duas instituições diferentes também. Se quiser fazer um intercâmbio, não tem outro remédio... é tramitação na veia!

    ResponderExcluir
  6. Grupo Salus - A proposta apresentada pelo grupo foi de fazer a análise das bulas de medicamentos, comentando os processos de tramite ao logo da sua produção até chegar a caixinhas dos medicamentos e também toda a disposição das inconformações contidas em uma bula. Tratada como documento de arquivo, a bula foi escolhida por ter a ver com o tema do grupo e sobre tudo chama a atenção por ser um documento não muito comum em algumas análises, o que pode atrair a atenção do público, assim como a queima do documento que será feita pelo nosso grupo (Queima de Arquivo) por ser algo diferente e fora do comum prenderá a atenção do público.

    Grupo Diplomática Sonora - O grupo irá fazer uma explicação e análise de alguns termos e documentos utilizados na música diferenciando, por exemplo, o que é e o que compõe uma patente e o direito autoral. Eles farão o uso de instrumentos musicais para interagir com o público de forma a chamar atenção, principalmente do público que conhece ou tem alguma noção de música, um dos tipos de meios que faremos para chamar e prender a atenção do público, porém este grupo será mais visado e pode chamar mais atenção de um público específico.

    ResponderExcluir
  7. 1. O Tabularium. Este grupo tem como finalidade a abordagem de marcas famosas pirateadas. Para a Oficina de DTD, a discussão se dará em torno das falsificações relacionadas ao selo do Inmetro em brinquedos pirateados de marcas famosas, como Estrela, Hot Wheels, Mattel, entre outras. O grupo abordará os perigos que uma criança está exposta ao utilizar brinquedos que não foram analisados pelo Inmetro e diferenciar, em questão de segurança, os brinquedos aprovados e os pirateados. Irão discutir, por fim, a apreensão dos brinquedos pirateados pelo órgão responsável por esta atividade: a Delegacia de Apreensão. Apesar de a ideia e recursos utilizados pelo grupo O Tabularium serem diferentes dos do grupo Paideia, o tema escolhido está diretamente relacionado com a Diplomática.

    2. Titias DTD - Check in na Diplomática. O grupo tem como objetivo a análise diplomática de documentos de viagem. Para a Oficina de DTD, o grupo apresentará, em forma de teatro (onde o espectador participará como ator principal), a análise e o trâmite de documentos relacionados a uma viagem de intercâmbio que um aluno da UnB tenha interesse. O grupo mostrará como os documentos saem do aluno interessado, passa pela UnB até chegar à Escola no exterior, e como estes documentos retornam com o aceite ou não da proposta de intercâmbio. O grupo Paideia também tem o foco na análise e no trâmite de documentos, porém com o tema relacionado a avaliação de aprendizagem de aluno e solicitação de recurso para os órgãos responsáveis.

    ResponderExcluir
  8. Titias DTD – O grupo irá mostrar o trâmite e produção da documentação necessária para fazer intercâmbio, o público terá papel atuante durante a apresentação da oficina. A análise do trâmite e sinais de validação nos documentos para aferir sua autenticidade, o grupo Queima de arquivo também pretende fazer o público entender a importância dos sinais de validação, do tramite dos documentos, entender com o auxílio de atividades lúdicas.
    Grupo Salus – A abordagem sobre bulas como documentos de arquivo, sua análise diplomática e tipológica, e o trâmite da sua produção, tema de utilidade pública. O brinde é uma caixa de remédio confeccionada pelo próprio grupo contendo uma bula que associa conteúdos abordados ao longo do curso. O grupo Salus irá analisar sinais de validação que constatem a autenticidade do documento (bula) e sua veracidade, ponto que o grupo Queima de Arquivo irá considerar na oficina.

    ResponderExcluir
  9. Observação das prévias das oficias do dia 03 de junho - Maria Arlinda
    Paideia – O grupo pretende mostrar todas as instâncias de recursos que os estudantes podem recorrer caso se sintam prejudicados em relação à alguma nota, ou seja, vão mostrar também o tramite desses recursos. Isso vai ao encontro da ideia principal do Grupo Titias- DTD, que focará no trâmite do processo de intercâmbio.
    Em relação ao Grupo Sallus, que irá analisar as bulas de remédios como documento arquivístico e utilidade pública, mostrando toda sua trajetória e evolução leis, decretos, resoluções e consulta pública. O grupo de forma dinâmica pretende fazer um jogo com os participantes que irá mostrar o tramite, a análise tipológica e diplomática, que de certa maneira é complementar ao que vai ser apresentado pelo Grupo Titias- DTD.

    ResponderExcluir
  10. 1 – O grupo Paideia: Tem como proposta analisar os documentos de formação acadêmica de um cidadão, e oferecerão um capelo de formatura como lembrancinha da exposição, o que pode ser implementado no grupo Ciência Hemérica através da lembrança de um pirulito em forma de placa, que conterá informações do grupo e estará relacionado ao assunto e ao documento principal explorado pelos Heméricos.

    2 – O grupo O Tabularium: Comentarão sobre marcas famosas de brinquedos sendo falsificadas pelo mundo, citando o fundo do Imetro e delegacia, ideia que de algum modo será implementada no grupo Ciência Hemérica no momento em que comentarão sobre o Detran para abordar também a falsificação, porém de documentos como os que são utilizados por deficientes no trânsito em seu dia a dia.

    ResponderExcluir
  11. Comentario sobre a previa das oficinas

    O grupo salus esta com a proposta de analizar de acordo com a diplomatica e tipologia documental,neste caso especialmente um documento que todas as pessoas deviam observar,a bula de remedios.Alem das explicaçoes que serao dadas de como diplomatica e a tipologia podem ajudar a analizar esse documento ,o grupo usara abordagens dinamicas para interagir com o publico presente como bula de remedios confeccionada voltada para os assuntos em questao.
    O grupo titias fara tambem explicaçoes relacionadas a disciplina para interagir com o publico como e o caso do grupo citado,por considerar esse metodo adequado para o momento.

    O grupo paideia vai focar em uma prova academica,o que completa o objetivo do grupo que tem como tema a analise da vida academica,esse grupo esta concentrado em trazer para os participantes das oficinas como acontece todo o tramite dessa documentaçao e sua analise diplomatica e tipologica.
    Tema importante para todos os alunos que vao aprender como agir se caso algum dia se encontrarem em situaçao parecida,ogrupo titias tambem pretende apresentar tramite de uma documentaçao para alunos que pretendem fazer intercambio,porque e uma boa maneira de aprender como funciona a tramitaçao desses documentos.

    ResponderExcluir
  12. Comentario sobre a previa das oficinas

    O grupo salus esta com a proposta de analizar de acordo com a diplomatica e tipologia documental,neste caso especialmente um documento que todas as pessoas deviam observar,a bula de remedios.Alem das explicaçoes que serao dadas de como diplomatica e a tipologia podem ajudar a analizar esse documento ,o grupo usara abordagens dinamicas para interagir com o publico presente como bula de remedios confeccionada voltada para os assuntos em questao.
    O grupo titias fara tambem explicaçoes relacionadas a disciplina para interagir com o publico como e o caso do grupo citado,por considerar esse metodo adequado para o momento.

    O grupo paideia vai focar em uma prova academica,o que completa o objetivo do grupo que tem como tema a analise da vida academica,esse grupo esta concentrado em trazer para os participantes das oficinas como acontece todo o tramite dessa documentaçao e sua analise diplomatica e tipologica.
    Tema importante para todos os alunos que vao aprender como agir se caso algum dia se encontrarem em situaçao parecida,ogrupo titias tambem pretende apresentar tramite de uma documentaçao para alunos que pretendem fazer intercambio,porque e uma boa maneira de aprender como funciona a tramitaçao desses documentos.

    ResponderExcluir
  13. Achei as idéias do Grupo Salus sensacionais. A associação didática entre DTD e a bula de remédio tornou atrativa a oficina e o brinde em formato de caixa de remédio ficou ótimo. Estaremos pensando em alguma associação parecida entre o folder Queima de arquivo, a DTD e a investigação CNV.

    A interação proposta pelo Grupo Titia DTD entre o visitante e todo o fluxo do processo de intercâmbio universitário é interessante, mas não conseguimos viabilizar, ainda, como fazer com que o participante de nossa oficina possa fazer algo semelhante. Talvez criando locais diferentes de visitação em nosso "stand".

    Também considerei corajoso o tema a ser enfrentado pelo Grupo Paideia, o que , com certeza, vai atrair prioritariamente a atenção dos passantes pela área das oficinas. Teremos que caprichar em algum material visual ostensivo para também conquistarmos algumas visitas.

    ResponderExcluir
  14. Observação das prévias das Oficinas.
    Grupo Pego no Ato: o grupo irá falar sobre as falsificações de carteira de identidade, irão expor três carteiras de identidades, com uma verdadeira e as outras falsas. A intenção da dinâmica é de colocar a pessoa que irá até a oficina para pensar e dizer quais são verdadeiras e qual é a identidade falsa. Terá certificado de participação, folder etc. Irão também focar em um caso específico do menino Bernardo, onde irão analisar a carta feita como despedida.

    Grupo Paideia: esse grupo irá focar na análise de avaliação de aprendizagem do aluno na graduação. Vão analisar o trâmite de documentos usados em sala pelo professora, como prova, trabalhos, até o seu arquivamento ou eliminação.

    ResponderExcluir
  15. 1- Grupo Paideia: Propõe analisar a temática de uma prova de uma aluna de graduação da Universidade de Brasília. Além disso, buscam através de um mapeamento feito pelo "Bizagi" mostrar os trâmites corretos (instâncias de recursos aos alunos, as normas que podem ser utilizadas...), desse determinado documento escolhido pelo grupo desde o início até o arquivamento. Foi interessante o grupo Paideia, iniciar sua apresentação da oficina com uma "encenação" no qual, uma aluna está desesperada com sua nota da prova de graduação e logo um participante traz as instruções de como prosseguir e talvez solucionar o caso. Para o grupo Pego no Ato o que seria interessante implementar essa ideia de chamar atenção do público, trazendo o conhecimento da Diplomática e Tipologia Documental e de certa forma essa dinâmica.


    2- Grupo Ciência Hemérica: A proposta utilizada foi abordar documentos usados por deficientes no dia- a- dia, levando em consideração a Diplomática e as Tipologias Documentais, trazendo de forma clara a autenticidade dos documentos e o valor de prova e falaram um pouco sobre o Detran. O que seria interessante para o grupo Pego no Ato, implementar essa questão na oficina já que, vão abordar a falsificação, verificação da autenticidade e as proveniências dos documentos escolhidos.

    ResponderExcluir
  16. O grupo Queima de Arquivo irá fazer a análise de documentos da ditadura militar e irão falar sobre os sinais de validação e as informações contidas, além da ótica da censura, que mesmo sem ser realmente avaliado, muitos documentos eram censurados por militares com orientações restritas. Como dinâmica o grupo irá queimar um documento produzido pelo público. A interação com o público é uma das coisas que irão se assemelhar entre o grupo Queima de Arquivo e o grupo Salus.

    O grupo Paideia irá iniciar sua oficina realizando um teatro em que uma aluna de graduação precisa de apenas 0,5 pontos numa prova uma disciplina para conseguir seu diploma, em seguida irão explicar como ela pode recorrer esses pontos para que consiga a menção necessária para formar, como é o trâmite da prova e quais são todas as formas de recurso para tal. A relação com o grupo Salus é quanto ao trâmite do documento, já que em nossa apresentação, também iremos falar to trâmite da bula de medicamentos.

    ResponderExcluir
  17. Comentários sobre a apresentação prévia das oficinas:
    1) HERMENÊUTICA: A proposta do grupo é a analise diplomática e tipológica dos documentos de estacionamento especial para deficiente. O assunto é bastante interessante, ainda mais da forma que foi proposta, mostrando curiosidades do assunto e as peculiaridades do documento. A proposta de um "mini teatro" no dia da apresentação oficial também é bastante interessante.
    2)PAIDIEA: O objeto de trabalho do grupo é a vida acadêmica, provas e diplomas. A apresentação começa com uma encenação, bem criativa. São apresentadas as formas de recursos possíveis para uma revisão de nota e consequentemente o alcance do diploma.
    O que eu achei interessante nos dois grupos e que levei a debate para uma possível implementação no meu grupo é a encenação criativa, como forma de explicar o conteúdo e chamar a atenção do publico.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Grupo Paideia
    O grupo vai analisar uma prova como documento de arquivo e dará uma atenção especial para a explicação do trâmite dessa prova, assim como o meu grupo Salus fará com o nosso documento escolhido para a oficina, a bula de remédio. Considerei a oficina bem planejada, a escolha do documento foi coerente com o tema do blog e também é interessante para os visitantes que assistirão a oficina por se tratar de um documento tão comum no cotidiano dos estudantes.

    Grupo Titias DTD
    A oficina do grupo terá foco nos documentos necessários para uma realização de intercâmbio e todo o trâmite documental que ocorre nesse processo, desde o momento que a pessoa decide fazer um intercâmbio até a realização do mesmo. Os visitantes participarão ativamente na dinâmica que o grupo preparou, o que pretendemos fazer também na dinâmica planejada pelo grupo Salus.

    ResponderExcluir
  20. O grupo Salus ao criar uma bula descrevendo os princípios da diplomática e a tipologia torna a apresentação muito interessante, a ideia de criar as caixinhas de remédio e dar como brinde vai chamar atenção do público. Após chamar atenção do público será mais fácil mostrar para o leigo como é feita a análise diplomática e tipológica da bula de remédio. Outro aspecto a ser abordado é o processo de criação da bula e se esse documento é ou não de arquivo.

    Grupo da Titia DTD vai montar uma apresentação simulando o processo para que o aluno faça intercâmbio, o foco é no trâmite dos documentos. A apresentação ficou dinâmica e chama a atenção do público, foi uma apresentação interessante, consegue prender a atenção do expectador ao acompanhar a atuação dos integrantes do grupo. Durante a apresentação fica claro a tramitação dos documentos que vão autorizar o aluno a fazer o intercâmbio.

    ResponderExcluir
  21. 1- O Grupo Paideia, vai propor uma análise de uma avaliação de aprendizagem do aluno de graduação, focando os aspectos diplomáticos e tipológicos do documento, buscando trazer a compreensão do telespectador quanto ao trâmite do documento desde à produção até o arquivamento ou eliminação. O Grupo elencou alguns objetivos da área da arquivologia para alcançar certos objetivos, para a identificação de normas e as mudanças que ocorreram ao longo do tempo. A relação do grupo Paideia com o Grupo O Tabularium, estará relacionado quanto ao trâmite e ao documento quanto a sua autenticidade.

    2- O Grupo Ciência Hémerica, irá abordar a falsificação de documentos, especificando os documentos utilizados por deficientes, considerando a Diplomática e a Tipologia documental como instrumentos para análise e verificação da autenticidade e garantia quanto as possíveis valores de prova. O grupo Ciência Hemérica não terá muitas relações com o Grupo O Tabularium, porém será um desafio apresentar pontos vistos no decorrer do semestre na oficina.

    ResponderExcluir
  22. Grupo Queima de Arquivo: tratará sobre a documentação produzida na Ditadura de 64, explanando o assunto se baseando em documentos de proveniência internacional e fazendo uso de pirotecnia.

    Grupo Diplomática Sonora: trataram sobre o registro de uma música, poesia ou outro tipo de obra musical no banco de dados da biblioteca nacional. Haverá uma simulação de registro na oficina, bem como uma tocadora de ukulelê que registrará sua música na oficina para exemplificar a inscrição do banco de dados.

    ResponderExcluir
  23. O grupo Paideia ira explorar a análise de um documento comum aos estudantes,uma prova,o objetivo é demostrar os procedimentos necessários para sua produção até sua destinação final.

    O grupo Titias DTD irá apresentar ações necessários para a produção dos documentos exigidos para fazer intercâmbio,como o trâmite e seus respectivos precedimentos legais,além de expor os sinais de validação que atestem a autenticidade do documento.

    ResponderExcluir
  24. 1) O Grupo Salus abordará a bula, como documento principal da oficina, a relação com a diplomática e tipologia estará intimamente ligada ao documento. É interessante, porque o grupo confeccionará uma bula de remédio com o conteúdo da diplomática e tipologia de uma maneira criativa e dinâmica com o público leigo. A relação do Grupo Salus com o Grupo O Tabularium são poucas, porém o objetivo está bem ligado que é o foco na autenticidade e trâmite do documento em extremo acordo com a disciplina.

    2) O Grupo Paideia chamará atenção do público com um tema bastante importante aos estudantes, pois usarão a avaliação de um aluno de graduação para provar ao público o entendimento do trâmite e arquivamento deste documento e, o quanto é necessário compreender os recursos que podemos utilizar para quando ocorrer algum problema com notas, por exemplo. O teatro que será feito fará com que o público se familiarize com o tema que, focará na diplomática e tipologia do documento neste caso. As relações do Grupo Paideia com o Grupo O Tabularium terá ligação, pois o foco será fazer o público alvo entender a importância da diplomática e tipologia de uma maneira familiar e, também dinâmica para que seja um ambiente de compreensão a todos.

    ResponderExcluir
  25. A)O grupo Ciência Hemérica irá analisar a falsificação de credenciais utilizadas por deficientes para poder estacionar em vagas exclusivas. Foram feitas algumas sugestões para que o grupo chame a atenção na oficina e atraia o público. É um assunto bem interessante já que é bastante comum vermos a sinalização sendo desrespeitada, mas não temos como saber se há alguém falsificando também, para se apropriar de benefícios. Esse tema é bastante diferente do tema proposto pelo grupo Paidéia, mas ambos buscam a atenção das pessoas com pequenas encenações, teatro.

    B) O grupo Salus irá analisar uma bula de remédio e todo o seu trâmite tendo como fundo a indústria que criou o remédio. O grupo criou uma bula seguindo todos os sinais de validação necessários e também irá mostrar utilizando o Bizagi, todo o processo desde a criação até a guarda. Essa idéia é bem parecida com a do grupo Paidéia, já que também irá mostrar o trâmite de um documento que no caso do grupo será uma avaliação da UnB.

    ResponderExcluir



  26. Queima de Arquivo - abordarão o tema dos sinais de validação e do trâmite da produção documental baseando-se na repressão do período ditatorial de 1964 e em sua perseguição ao cineasta Gláuber rocha. Para facilitar a compreensão do público nao afeito à arquivologia, promoverão a queima física de documentos produzidos pelo próprio grupo, simbolizando o tema estudado. Assemelham-se ao grupo O Tabularium na questão de estudo do trâmite da produção documental.

    Paidea - Terá como tema a documentação produzida pelos estudantes durante o período universitário, dando ênfase em provas e como pedir recursos. Novamente a questão se assemelha ao grupo O Tabularium no sentido de ser abordada a questão do trâmite. O grupo Paideia utilizará como didática uma 'peça teatral', visando facilitar a compreensão do público leigo.

    ResponderExcluir



  27. Queima de Arquivo - abordarão o tema dos sinais de validação e do trâmite da produção documental baseando-se na repressão do período ditatorial de 1964 e em sua perseguição ao cineasta Gláuber rocha. Para facilitar a compreensão do público nao afeito à arquivologia, promoverão a queima física de documentos produzidos pelo próprio grupo, simbolizando o tema estudado. Assemelham-se ao grupo O Tabularium na questão de estudo do trâmite da produção documental.

    Paidea - Terá como tema a documentação produzida pelos estudantes durante o período universitário, dando ênfase em provas e como pedir recursos. Novamente a questão se assemelha ao grupo O Tabularium no sentido de ser abordada a questão do trâmite. O grupo Paideia utilizará como didática uma 'peça teatral', visando facilitar a compreensão do público leigo.

    ResponderExcluir
  28. Salus - Irá abordar a bula de remédios segundo a legislação brasileira, focando em seu sinais de validação. Grupo criou a própria bula e a usará como material interativo com o público. Esta interação inspirará o Queima de Arquivo no sentido de trazer dar um material ao qual nosso grupo entrará em contato direto com o público-alvo.

    Pego no ato: Tratará de falsificações e se utilizará de três identidades, sendo apenas uma verdadeira, como documento. Seu próprio documento será utilizado como interação com o público, pois este precisará descobrir qual a identidade autêntica. Assim como o Queima de Arquivo, o grupo se valerá bastante dos sinais de validação de seu documento para prender a atenção e dar introdução ao conteúdo diplomático.

    ResponderExcluir
  29. O Tabularium: O grupo irá tratar da falsificação de brinquedos, citando sinais de validação como o selo do inmetro e os perigos do uso de brinquedos falsificados, utilizados documentos do fundo do Inmetro e da delegacia contra falsificações.

    Pego no ato: O grupo irá falar sobre falsificação da carteira de identidade e expor alguns exemplos, comparando cédulas originas e falsificadas e como dinâmica de participação de público irão desafiar o público a descobrir os documentos originais.

    ResponderExcluir
  30. A proposta do grupo Salus é analisar uma bula enquanto documento de arquivo. A avaliação da autenticidade de um documento do cotidiano é algo que nós, do Pego no Ato, também faremos – porém com carteiras de identidade. Também será analisada a configuração da informação na bula em questão e uma caixa de remédio personalizada com informações sobre a oficina será entregue de brinde, o que é bastante interessante e, de certa forma, similar ao certificado de participação que nosso grupo oferecerá aos participantes.
    O grupo O Tabularium vai falar sobre brinquedos falsificados e sem autorização do Inmetro para serem vendidos. O trabalho deles se assemelha ao do Pego no Ato ao tratar de falsificações, porém é criativo que eles trabalhem com objetos tridimensionais ao invés de documentos tradicionais. Com certeza a oficina chamará atenção, e a utilização de artefatos diferenciados é algo a se considerar para nossa própria oficina.

    Lígia Carneiro

    ResponderExcluir
  31. Grupo 1 - Ciência hemerica. O grupo analisa a falsificação de documentos, tendo como foco a credencial de vagas para deficientes físicos. O grupo também disponibilizou 3 carteiras de identidade para os participantes analisarem e decidirem sobre a validade desses documentos. O tema se difere bastante do escolhido pelo grupo Diplomática Sonora, apesar da falsificação ser um tópico que remete bastante ao abordado pelo nosso grupo.

    Grupo 2- Sallus. O grupo aborda a questão legal das bulas de medicamentos, mostrando as normas atuais, o tramite para a aprovação de bula. O grupo também criou seu próprio remédio com uma bula de acordo com todas as normas impostas. O grupo também tem um tema bem diferenciado.

    ResponderExcluir
  32. Grupo 1 - Ciência hemerica. O grupo analisa a falsificação de documentos, tendo como foco a credencial de vagas para deficientes físicos. O grupo também disponibilizou 3 carteiras de identidade para os participantes analisarem e decidirem sobre a validade desses documentos. O tema se difere bastante do escolhido pelo grupo Diplomática Sonora, apesar da falsificação ser um tópico que remete bastante ao abordado pelo nosso grupo.

    Grupo 2- Sallus. O grupo aborda a questão legal das bulas de medicamentos, mostrando as normas atuais, o tramite para a aprovação de bula. O grupo também criou seu próprio remédio com uma bula de acordo com todas as normas impostas. O grupo também tem um tema bem diferenciado.

    ResponderExcluir
  33. A proposta do Pego no Ato é muito bacana, nos mostraram quase tudo que será apresentado nas oficinas, relacionando os temas aprendidos em Diplomática e Tipologia com a falsificação de documentos oficiais. O grupo Sallus também tem uma proposta boa e inclusive diferenciada do que estamos acostumados, que seria falará sobre os procedimentos que envolvem o registro da bula de remédios, colocando os pontos legais para o registros e autenticação desses.

    ResponderExcluir

clique para comentar