26 agosto 2015

Ciranda Cirandinha Documental...


                     Crianças Dançando, de Hans Thoma - 1884 (Disponível em: Art Prints On Demand)

     Boa tarde pessoal, peço perdão pela demora nas postagens dessa semana. Tive uns contratempos com Internet e a partir da próxima semana as atividades serão postadas com maior antecedência.
     Para esta semana, o professor indicou a leitura dos textos:

- LOPEZ, A. Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores. In: Antonio José Marques; Inez Tereznha Stampa. (Org.). Arquivos do mundo dos trabalhadores: coletânea do 2º Seminário Internacional. São Paulo; Rio de Janeiro: CUT; Arquivo Nacional, 2012, p. 15-31.(Disponível aqui)

- LOPEZ, A. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José (org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005; p.21-34. (Formação de Professores EAD, 27). (Disponível aqui)

    Com base no primeiro texto, vocês terão de realizar uma ciranda cirandinha, funciona assim: A primeira pessoa a postar deve realizar uma pergunta, em seguida, outra pessoa responde esta pergunta e deixa outra referente ao mesmo texto, e assim suscetivamente.
    Esta atividade é individual e obrigatória, as perguntas devem ser feitas e respondidas nos comments abaixo até as 17:00 Hrs da sexta do dia 28/08.

Ps: A primeira pessoa a propor uma pergunta nos comennts deverá responder a última pergunta que tenha sido postada até as 17:00 Hrs, tendo até as 18:40 Hrs do mesmo dia para responder.
__________
Thadeu Alexander.

67 comentários:

  1. Segundo o Autor do texto: O documento, entendido genericamente, é qualquer informação fixada em um suporte, o documento de arquivo é mais específico, pois se trata de uma vontade administrativa. Quais são as diferenças entre um documento e um documento arquivístico?

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  2. RESPOSTA: Com já exposto no enunciado, documento de forma genérica é qualquer informação em um suporte, os quais são armazenados apenas em função de seu conteúdo e preservados, quase sempre, por motivos pessoais e/ou subjetivos. Já os documentos de arquivo são mais específicos e possuem relação direta com as funções administrativas do titular arquivístico, além disso são dotados de organicidade e carregam em si o reflexo da vontade administrativa que o criou, ou seja, ou documentos devem trazer informações relativas a “quem?”, “quando?”, “como?” e, principalmente, “por quê?” foram produzidos e guardados como registros significativos e probatórios.

    PERGUNTA: Sabendo-se que segundo o texto o arquivo é um conjunto sistematizado de provas de ações, que deve abranger toda a existência de seu titular. Então, no que permeia o interesse da contextualização arquivística?

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  3. RESPOSTA: “O interesse da contextualização arquivística recai sobre as atividades do produtor, expressas por meio de documentos, os quais mantêm uma relação de indicialidade com as atividades”.( p.16) Se é o documento que expressa as atividades do produtor , é por meio dele que identificamos funções e finalidades, por isso mesmo, que é dele que devemos partir quando buscamos o contexto arquivístico no qual está inserido.

    PERGUNTA: Qual é a principal dificuldade de retratar as atividades das instituições na sua produção documental, quando falamos de movimentos socais?

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  4. RESPOSTA: As atividades reais das instituições devem ser sempre retratadas pela organização arquivística de forma mais fiel possível para haver uma contextualização da produção documental. Quando se trata de movimentos sociais, a principal dificuldade nesse retrato se deve ao fato de que as funções realmente desenvolvidas por uma instituição não são devidamente registradas ou explicitadas oficialmente. Ou seja, há uma diferenciação entre a teoria e a prática. Cabe, então, ao arquivista separar a função real da instituição (registrada pelos documentos de arquivo) da função hipotética (não explicitada em documentos de arquivo).

    PERGUNTA: Dentro de organizações há a separação entre atividades-meio e atividades-fim que irá determinar o alcance que os documentos terão. Diante disso, como essa distinção reflete no tratamento documental?

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  5. RESPOSTA: A distinção entre documentos das atividades-meio e das atividades-fim reflete tanto no tratamento documental quanto na avaliação e definição da guarda permanente. A preservação dos documentos-meio ocorre pela sua vigência legal e seu uso administrativo, enquanto os documentos-fim são, geralmente, destinados à guarda permanente. Apesar das diferenças entre os documentos, a organização e o interesse da sociedade, essa tendência se repete nos acervos de movimentos sociais.

    PERGUNTA: De acordo com o texto, quais são as diferença entre as disciplinas: Diplomática e Arquivologia?

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  6. Resposta: A Diplomática tem suas origens relacionadas à investigação da autenticidade de documentos medievais referentes à comprovação de posses de títulos de nobreza e de posses de terras, por meio da análise das características externas dos documentos e dos modos de escrita. A diferença entre as duas se dá no fato que a Diplomática tende a individualizar cada documento, enquanto a Arquivologia procura a inserção de cada documento em conjuntos mais amplos, caracterizados pelas atividades que os produziram.

    Pergunta: É fundamental o desenvolvimento de metodologias próprias que além de se atentarem para a particularidade das entidades geradoras de arquivos se atentem também para as especificidades dos documentos dentro desse universo que vem sendo ampliado diariamente. De acordo com o autor porque é preciso repensar o papel que os arquivos exercem diante da sociedade e o que é necessário para o estabelecimento de limites de interpretação, análise e uso das informações pelo cidadão?

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  7. Resposta: O papel dos arquivos deve ser repensado no intuito de ser mais participativo e não ser um mero coadjuvante ao repor o passado. Na visão do autor, os arquivos devem contribuir para a constituição das múltiplas visões da história e para a construção de inúmeras memórias, tendo em vista que, as memórias registradas trazem consigo testemunhos de um grupo dominante num determinado período, podendo não representar a memória coletiva daquela sociedade. No tocante à segunda questão levantada, o autor aponta como crucial a necessidade dos padrões de geração, organização, seleção e disponibilização estarem dispostos de forma clara para que o cidadão possa compreender estes parâmetros.

    Pergunta: O autor inicia o texto dando exemplos de documentos de arquivo e de coleção. De acordo com a visão do autor, diferencie estes dois tipos de documentos, apontando as principais características de cada um.

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  8. Os documentos de arquivo, são dotados de organicidade, isto é, estão organicamente relacionados entre si em função das atividades do titular. Já os documentos de coleção, são armazenados apenas em função de seu conteúdo, sem relação direta com as funções administrativas do titular arquivistico.
    O autor refere-se às atividades-meio e atividades-fim, aponte as diferenças e explique-as.

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    1. pergunta repetida vide http://diplomaticaetipologia.blogspot.com/2015/08/ciranda-cirandinha-documental.html?showComment=1440631532252#c7920771179276406553
      (Julia)

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Resposta: Atividade-meio aquela que não é inerente ao objetivo principal da instituição, trata-se de serviço necessário, mas que não tem relação direta com a atividade principal o qual está associada. Como atividade-fim, aquela que caracteriza o objetivo principal da instituição. Em linhas gerais a preservação dos documentos-meio restringe-se a vigência legal e a seu uso administrativo, em contrapartida, os documentos-fim são frequentemente utilizados para a guarda permanente.

    Pergunta: De acordo com a abordagem do texto sobre modelos e propostas de como proceder para realizar a análise diplomática, cite os quatro elementos mínimos para identificar e caracterizar os documentos na forma sistemática do assunto em questão.

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  11. Resposta: De acordo com o texto, os quatros elementos mínimos para identificação um documentos seria:
    -Denominação da espécie ( o nome do documento)
    -As características internas principais ( como informação está disposta e como ela se comporta)
    -As características externas (como forma, formato, dimensão, suporte, gênero e sinais de validação)
    -O trâmite ( quais as etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documentos em pauta)

    Pergunta:De acordo com o texto qual é de fato a responsabilidade da tipologia ?

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  12. Resposta

    Segundo o texto, a tipologia documental é responsável por permitir a compreensão do documento identificado pela Diplomática (espécie) dentro da organicidade do arquivo. A junção da espécie com a função de uso para o titular do arquivo é responsável por definir o tipo documental.


    Pergunta

    De acordo com o texto, a tipologia documental é responsável por estabelecer a ligação do documento diplomático com a função do titular arquivístico. Para isso é necessário que a análise tipológica seja feita de uma forma correta. Quais seriam os passos mínimos para uma elaboração de tipologia mínima?

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  13. RESPOSTA: De acordo com o texto, os passos mínimos para a elaboração de tipologia mínima são quatro:

    1- Identificar as espécies do acervo da organização (análise diplomática).
    2- Identificar quais as funções (quanto ao uso pelo titular do arquivo) se relacionam a quais documentos.
    3- Sistematizar um esquema hierárquico que consolide as informações relativas às ocorrências documentais daquele titular, que seja capaz de articular as espécies com as respectivas funções
    (plano de classificação).
    4- Não se esquecer de registrar todos os passos do processo e as definições que foram sendo elaboradas.

    PERGUNTA: Segundo o texto, qual o risco que a ausência de uma análise tipológica pode acarretar?

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  14. RESPOSTA: A não realização da análise tipológica coloca em risco o entendimento do significado dos documentos, tornando os documentos apenas peças ilustrativas sem nexo de causalidade com as ações e interesses de seus produtores.

    PERGUNTA: Quais os controles necessários na utilização de termos para as funções arquivísticas e simplificação dos tipos arquivísticos?

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  15. RESPOSTA: É necessário controlar a utilização de termos para as funções arquivísticas, uma vez que qualquer troca ou erro de termo pode causar danos para um arquivo. Deve-se conhecer não somente o arquivo com o que se trabalha, mas também saber quais são as atividades desempenhadas pela instituição, qual sua missão e até sua visão. O arquivista deve compreender a relação que o documento tem com seus sucessores ou mesmo antecessores, de modo a ser um mediador entre "o que se pretendia desempenhar (ou o que se afirmava como objetivo hipotético) e o que de fato foi feito (registrado pelos documentos de arquivo)." (LOPEZ, 2012, p. 18).

    PERGUNTA: No decorrer no texto, verifica-se que há fotos de arquivos pessoais. Sendo assim, quais as diferenças entre documentos de arquivo e documentos de coleção?

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    1. Pergunta repetida. Vide: https://www.blogger.com/profile/02574431304949905641 (Vinicius)

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    2. NOVA PERGUNTA: Os sinais de validação são importantes, pois marcam a autenticidade de atos e documentos, através de carimbos, marca d´água, timbres... É correto afirmar que os sinais de validação dos documentos digitais são idênticos aos dos documentos em formato de papel?

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    3. Nova resposta: Não é correto afirmar que os sinais de validação dos documentos digitais são idênticos aos documentos em formato papel. Primeiramente porque os documentos digitais tem sinais ocultos apostos nos metadados, e também porque os sinais de validação são diferentes. Por exemplo, a análise de uma assinatura em um documento digital (assinatura digital) é diferente da análise da assinatura em um documento em papel (que normalmente possui relevo e pode ser sentida pelo tato).

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  16. Resposta: Documentos de coleção são armazenados apenas em função de seu conteúdo, sem relação direta com as funções administrativas do titular arquivístico.
    Já os documentos de arquivo são dotados de organicidade, isto que dizer que estão organicamentw relacionados entre si em função das arividades do titular.

    Pergunta: Levando se em consideração o exemplo de uma análise diplomática mínima apresentada no texto, defina o que é forma e dê exemplos.

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  17. RESPOSTA: Forma é um elemento físico que pode ser chamado também de tradição documental onde é o estágio de preparação e transmissão de um documento. Um exemplo de forma pode ser cópia de algum documento ou o mesmo só que na forma original.

    PERGUNTA: A junção da espécie com a função é responsavél pelo o que? Dê um exemplo do tipo arquivístico.

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  18. Este comentário foi removido pelo autor.

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  19. RESPOSTA: A Junção da espécie com a função de uso para o titular do arquivo é responsável por definir o tipo documental, o que significa para o exemplo dado no texto que existem quatro tipos arquivísticos distintos, um deles é: Um memorando de apreensão (espécie), é um registro de apreensão de filme (Função arquivística), memorando de apreensão para registro de apreensão de filme (Tipo Arquivístico)

    PERGUNTA: Desde que foi criada a Confederação Geral do Trabalho em 1895 previa a existência de um arquivista em seus estatutos, mas naquela época o arquivista não tinha a posição e importância que conhecemos hoje, com base nas informações do texto qual era a função do arquivista e quem assumia tal papel?

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    1. favor identificar-se melhor, já que há duas vivianes na turma

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    2. Desculpa professor! Sou a Viviane Cruz de Sousa Cardoso do Vale.

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  20. RESPOSTA: O arquivista era “o guardião” dos documentos que provavam a existência jurídica, a composição, o funcionamento e a orientação reivindicativa e política da organização sindical. A função de arquivista naquela época era exercida por um militante sindical que não fosse arquivista. Dessa forma, a função se caracterizava mais como um mandato político do que como um trabalho técnico e administrativo.

    PERGUNTA: O que fez a disciplina diplomática ganhar importância no trabalho arquivístico?

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  21. RESPOSTA: A disciplina ganhou importância no trabalho arquivístico, uma vez que ela permite compreender, de modo sistemático, as características básicas e essenciais do documento, para que posamos melhor identificar o que cada documento é.

    PERGUNTA: De acordo com o texto, é possível que para um mesmo titular arquivístico, haja diferentes documentos, ligados a funções distintas?

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  22. RESPOSTA: Sim, é possível que um mesmo titular arquivístico possua documentos diferentes e ainda com funções distintas. Isso se dá, normalmente, em organizações que não tenham padronização normativa quanto à produção e trâmite dos documentos, gerando uma diversidade de funções documentais que ocorrem na mesma espécie documental.

    PERGUNTA: É necessário que o cidadão tenha acesso as informações que dizem respeito a sociedade, como nos acervos de movimentos sociais. De acordo com o texto, quais os limites de análise, interpretação e uso das informações e documentos pelo cidadão?

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    1. Independentemente da complexidade da organização sempre vão existir documentos diferentes com funções diferentes. Acho que a questão foi mal-formulada e a resposta embarcou...

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  23. Este comentário foi removido pelo autor.

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  24. RESPOSTA: A guarda, organização e disponibilização de documentos que informam sobre as atividades dos trabalhadores e dos movimentos sociais costumam ser sigilosas em relação às ações oficiais e formais do Estado tendo um certo controle ao acesso a esses documentos.

    PERGUNTA: De acordo com o texto, quais são os modelos e propostas para realizar a análise diplomática dos documentos?

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    1. Ruan, peço que vc explique melhor essa questão do sigilo. Não me lembro de ter colocado a questão nesses termos...

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    2. Este comentário foi removido pelo autor.

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    3. De acordo com o texto, a distinção entre atividades-meio e atividades-fim irão determinar, dentro das organizações, o alcance que os documentos terão. A disponibilização de documentos referentes as atividades dos trabalhadores e dos movimentos sociais, geralmente são classificados como restritos em relação às ações oficiais e formais do Estado, tendo um certo controle ao acesso a esses documentos.

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  25. Resposta :Para definir o que o documento é torna-se necessário identificar, no mínimo, as seguintes informações: denominação da espécie (o “nome” daquele documento), as características internas principais (como a informação está disposta e como ela se comporta), as características externas principais, como, entre outras, forma, formato, dimensões, suporte gênero e sinais de validação e o trâmite (quais as etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documento em pauta).


    Pergunta :O que costuma acontecer em organizações sem padronização normativa quanto à produção e trâmite documentais?

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  26. Não foi essa a pergunta do Ruan. Ele falou de modelos e não de etapas....

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    1. Obrigado. O texto cita um exemplo de uma análise diplomática mínima realizada em documento do Projeto “Memória da censura no cinema brasileiro 1964-1988 (MCCB), por um grupo de alunos da disciplina Diplomática e Tipologia Documental da UnB (DTD), em 2010, para discussão dos documentos relacionados ao cineasta Glauber Rocha. São características de uma análise diplomática mínima: denominação do documento, forma, formato, dimensões, suporte, gênero e validação.

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    2. A sua resposta estaria correta se a pergunta tivesse sido outra... conversamos melhor na aula. De qualquer modo valeu o esforço da argumentação.

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  27. Este comentário foi removido pelo autor.

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  28. Resposta:Organizações que não possuem um padronização normativa de gestão documental,principalmente no que se refere a produção documental,tendem a ter dificuldades na compreensão da tipologia dos documentos,pois há uma grande diversidade de funções referentes a mesma espécie documental no âmbito do mesmo titular arquivístico.A falta da sistematização também leva a perda do contexto arquivístico e a impossibilidade de identificar a vontade administrativa que deu origem ao documento.

    Pergunta:Qual o nome do instrumento arquivístico que representa a síntese sistemática da tipologia e da diplomática documental?

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  29. Resposta: O instrumento que representará a síntese sistemática da tipologia e da diplomática documental é o plano de classificação. Esse será confeccionado para ser capaz de articular, organicamente, as correspondências entre os diferentes documentos do arquivo de um dado titular com as respectivas funções.

    Pergunta: A analise diplomática de um documento (como por exemplo uma foto) que se integra em quatro fundos distintos pode ser considerada a mesma ou a analise se altera de fundo para fundo ?

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    1. Resposta: A análise diplomática de uma foto em quatro fundos distintos como colocado no exemplo, não tem uma análise diplomática distinta pois o que se analisara é um documento isoladamente: sua denominação, forma, formato, suporte, dimensão, gênero textual e validação.

      Pergunta: Qual a importância dos arquivos Privados?

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    2. Rodrigo, a resposta está quase excelente; sugiro que a complemente com a questão da tipologia (apesar de não ter sido perguntada...)

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  30. RESPOSTA: De acordo com o autor, os arquivos privados são de fundamental importância para a história e a memória, sobretudo aqueles mais diretamente relacionados com a sociedade, como arquivos de empresas prestadoras de serviços públicos, arquivos pessoais de personagens relevantes para a vida nacional, arquivos de associações (sociais, econômicas, culturais), sindicatos, agremiações políticas, entre outros.

    PERGUNTA: O autor indica elementos mínimos para análise diplomática dentre estes expõe algumas características externas como formato, suporte, gênero e sinais de validação. Então a fim de reforçar os conceitos apresentados na última aula e a partir das informações extraídas do texto conceitue e exemplifique estas características externas (formato, suporte, gênero e sinais de validação).

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  31. RESPOSTA: Formato - Configuração física de um suporte, de acordo com a sua natureza e o modo como foi confeccionado. Ex: livro; Suporte - Material sobre a qual as informações são registradas. Ex: Papel; Gênero - Configuração que assume um documento de acordo com o sistema de signos utilizados na comunicação de seu conteúdo. Ex: Textual, Virtual; Sinais de Validação - Fatores que marcam a autenticidade de atos e documentos. Ex: Carimbos e assinatura.

    PERGUNTA: O que a ausência de uma analise tipológica em um documento põe em risco?

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    1. Pergunta repetida: https://www.blogger.com/profile/00627463192302338605 (Nathália)

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  32. A tipologia documental é responsável por estabelecer a ligação do documento diplomático com a função do titular arquivístico, sendo assim a ausência deste pode ter sérias consequências para a unicidade do arquivo, pois um documento por si só não representa nada arquivisticamente, porém em um contexto de arquivo ele é tem uma grande importância para o fundo documental em que ele está inserido.

    PERGUNTA: Quais os principais elementos que devem ser considerados para o estudo e identificação dos documentos de arquivo?

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    1. Pergunta repetida: https://www.blogger.com/profile/13463888520275045900 (Poliana)

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  34. Renata Cunha 13/0077364

    RESPOSTA: Denominação da espécie (o "nome" do documento), as características internas principais (como a informação é apresentada), as características externas (forma, formato, dimensão, suporte, gênero) e o trâmite.

    PERGUNTA: Quais são os passos para a elaboração de uma tipologia mínima?

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    1. Pergunta repetida: https://www.blogger.com/profile/13463888520275045900 (Vitor)

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  35. Os principais elementos são o produtor e seu contexto, ou seja, suas funções e atividades exercidas em prol de um objetivo.

    Segundo o texto Identificação de tipologias documentais em acervos de trabalhadores, sem a definição cuidadosa e profunda de uma tipologia documental para os acervos [...] a elaboração classificatória será totalmente retórica. Por quais motivos ele afirma isto?

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  37. Mateus Matos 13/0126187

    R: A ausência da análise tipológica põe em risco a compreensão do
    correto significado dos documentos, hoje inteligível para aqueles que foram
    contemporâneos à sua produção e aos fatos a ele relacionados, mas que se
    tornarão enigmas para os pesquisadores de um futuro não tão distante. Caso
    os movimentos não despendam esforços (contratando profissionais de arquivo
    e/ou capacitando os próprios colaboradores) para organizar corretamente –
    de modo contextualizado – seus próprios registros administrativos – que
    se converterão em registros da memória organizacional, podendo servir de
    base para a construção de uma história que considere os atores sociais –, tais
    documentos, quando muito, estarão fadados a se tornarem peças ilustrativas,
    desprovidas de nexo quanto às ações e interesses reais de seus criadores. (LOPEZ, 2012)

    P: De acordo com Luciana Duranti, os documentos modernos possuem duas características principais, quais são elas ?

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    1. Vc não respondeu, apenas usou, corretamente, uma citação minha que respondia à pergunta.

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  38. De acordo com Luciana Duranti (1996, p.61), nos documentos modernos, o fracionamento do trâmite
    e a subdivisão das informações surgem como características principais. Estes possuem informações subdivididas em múltiplos documentos, num grande processo. Deste modo, a compreensão do sentido institucional de um documento moderno passa, também, pelo conhecimento de seu trâmite administrativo e das relações que o mesmo documento guarda com seus sucessores e antecessores nesse trânsito.

    Pergunta: Como o Documento 3, apresentado pelo o autor, pode ser entendido, arquivisticamente, no Acervo da Central Única dos Trabalhadores (CUT)?

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  39. Este comentário foi removido pelo autor.

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  40. RESPOSTA: O documento 3 é entendido, arquivisticamente, pelo acervo da Central Única dos Trabalhadores (CUT), como um periódico ligado à função de registro de divulgação (de informação) dessa organização.

    PERGUNTA: Com base no texto e na tirinha de Laerte Coutinho " Era um bilhete, não o texto definitivo" p-22, que tipo de problema pode ser causado pela incorreta identificação da forma do documento ao longo do trâmite?

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    1. Resposta: Corre-se o risco de divulgar um documento antes de o mesmo está na sua forma definitiva.

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  41. Resposta: Corre-se o risco de divulgar um documento antes de o mesmo está na sua forma definitiva.

    Pergunta: Com base no texto, Identificação de Tipologias Documentais em Acervos dos Trabalhadores, quais especificidades distinguem os documentos e ao mesmo tempo os complementam, nos ponto de vista da Diplomática e da Arquivologia?

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  42. RESPOSTA: Primeiramente são pontos de vista “diferentes”, A diplomática tende a individualizar cada documento, enquanto a Arquivologia busca a inserção de cada documento em conjuntos mais amplos, caracterizados pelas atividades que os produziram.
    Existem diferentes modelos e propostas de como proceder para fazer análise diplomática, porém , as características a serem buscadas são:
    • Denominação da espécie.
    • As características internas principais .
    • As características externas principais.
    • O trâmite (quais as etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documento em pauta).

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  43. Atividade encerrada no que tange ao controle do professor

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