15 março 2015

Vamos começar as atividades!





Boa tarde galera,

Vamos começar nosso semestre realizando uma atividade individual, a ciranda cirandinha, que consiste em ler o texto abaixo e postar uma pergunta a respeito do texto aqui nos comentários em seguida o próximo aluno responde a pergunta postada acima e faz outra e por ai vai. Só lembrando que o primeiro aluno que fizer a pergunta deverá responder a última pergunta postada até sexta-feira.

LOPEZ, A. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José (org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005; p.21-34. (Formação de Professores EAD, 27). Baixar do 4shared.


Vamos praticar?

Qualquer dúvida mande um email para a monitoria (monitoriadiplomaticaunb@gmail.com)

OBS: Atividade individual; prazo até 6ªf  20/mar às 18:40hs
_____________
Carolina Bueno

55 comentários:

  1. como a diplomática contemporânea contribui para análise documental atual?

    ResponderExcluir
  2. Para responder essa pergunta precisamos entender o conceito de Diplomática Contemporânea. De acordo com Duranti em mensagem eletrônica enviada em II de setembro de 2009, a diplomática contemporânea significa fazer uso do conhecimento arquivístico para enriquecer o corpo do conhecimento da diplomática dos documentos e fazê-lo crescer. [...]. Dessa forma, diplomática vê os documentos de arquivísticos como entidades individuais, enquanto o arquivologia vê como agregações, ou seja, trata os documentos dentro do contexto no qual foram acumulados.Assim, a associação das duas dá-se um elemento exato no qual, “a diplomática cuida da gênese documental, dos elementos de forma e do status de transmissão (minuta, original e cópia) do documento; enquanto a arquivologia trata de contextualizá-lo, classificá-lo, temporalizá-lo e preservá-lo” (Rondinelli, Rosely Curi. O Documento arquivístico ante a realidade digital: Uma revisão conceitual necessária. FVG,2013).


    Como método de ensino através de blogs pode auxiliar o crescimento da Arquivologia e quais seriam as formas de divulgá-los na internet?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço que as perguntas se atenham ao texto "História e Arquivo".

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atividade "Blog da vez" propõe a interação dos grupos através da escolha periódica de um blog para ser avaliado pelo restante da turma. A turma deve avaliar aspectos como atratividade do tema tratado pelo blog, a interface e o layout do mesmo.

      As atividades no blog auxiliam na busca por aprendizado do aluno sobre temas relacionados à Arquivologia e à Diplomática. Por conta da maior interação que há entre o futuro arquivista e plataformas digitais, há também familiarização com os novos documentos digitais que estão surgindo?

      Excluir
    2. Atinente à pergunta da Mariana Lima Felipelli, deve-se levar em consideração que o futuro profissional de arquivo é aquele que terá que constantemente se atualizar. Diante disso se entra no seguinte questionamento: com o fato de que a familiarização não é uma opção, mas definitivamente ela tem que acontecer, uma vez que os arquivos digitais são uma realidade que bate à parta, o arquivista deve fazer essa familiarização de arquivos digitais concomitantemente com o conhecimento que já tem de arquivos nos mais variados suportes? A resposta para tal questionamento é também sim. O objeto de estudo do Arquivista são os arquivos, os quais são afetados pelas constantes inovações tecnológicas que influem diretamente na maneira em que a sociedade produz seus registros. Os arquivos contemporâneos caracterizam-se pelo grande volume de documentos e pela coexistência de vários suportes. Ao lado do suporte tradicional, o papel, surgem filmes, fitas magnéticas, discos óticos etc. Do mesmo modo, novos tipos documentais passam a ser agregados aos arquivos, ampliando o conceito do documento. O papel do futuro arquivista será também prestar informação a essa sociedade, não obstante, terá que sim se obrigar à familiarização com os novos documentos digitais que vão surgindo, assim como tem que estar preparado para a coexistência de vários tipos de suporte.

      De acordo com o texto História e Arquivo, a autenticidade, a imparcialidade, naturalidade e organicidade são as especificidades dos arquivos. Tais aspectos referem-se essencialmente aos documentos em si; não às atividades que o geraram, não a seus produtores e tampouco a sua utilização, quer pelos seus produtores, quer pelos pesquisadores. Qual a importância, administrativamente falando, em se agregar esse quarteto de caraterísticas específicas aos documentos em si?

      Excluir
    3. Respondendo a pergunta do David Maciel, é importante lembrar que os arquivos são de extrema relevância para representar todo o ciclo vital de um indivíduo ou instituição, fazendo necessária a preservação de cada especifidade para que se tenha um conjunto de documentos regido pela veracidade em suas informações. Segundo o autor: O documento de arquivo é, sobretudo, uma prova de que determinadas ações administrativas foram realizadas. O arquivo é um conjunto sistematizado de provas de tais ações, que abrange, em principio, toda a existência de seu titular e a arquivologia irá se preocupar em entender tanto os motivos que levou determinado individuo, ou instituição, a produzir um dado documento como as razões de sua preservação. O interesse da contextualização arquivística recai sobre as atividades desse produtor, expressas por documentos; estes mantém com as atividades uma relação de indicialidade.

      De acordo com o autor, O documento de arquivo devidamente contextualizado direciona, primeiramente, as possibilidades de analise da informação, uma vez que estabelece as prioridades de acordo com a organicidade, e é justamente esse direcionamento que nos permite ampliar a capacidade de compreensão e análise do documento. Sendo assim o que a organicidade dos documentos estabelece para que haja essa possibilidade de análise e compreensão citada pelo autor?

      Excluir
    4. Para responder a pergunta da Samantha é preciso observar que a organicidade é uma peça importante, pois facilita o trabalho futuro de avaliação, descrição e consulta de documentos, permitindo a acessibilidade dos documentos sobretudo a compreensão.
      Para que isso seja possível o autor afirma: "A sua produção estabelece as unidades básicas do arquivo; as séries."
      E de acordo com a Norma brasileira de descrição arquivística (NOBRADE), série é:
      "Subdivisão da estrutura hierarquizada de organização de um fundo ou coleção que corresponde a uma seqüência de documentos relativos à mesma função, atividade, tipo documental ou assunto." Assim, o que conduz o pesquisador no arquivo não será o assunto e sim as funções para o titular.

      O documento de arquivo é produto de uma vontade administrativa, após cumprida essa vontade há uma ação feita com o intuito de preservar esses documentos. O que é levado em consideração para identificar essa vontade da produção dos documentos?

      Excluir
    5. É levado em conta o contexto da produção do documento. Por isso é necessários fazer 4 perguntas: Quem? Quando? Como? E o porquê da produção do documento? Já que nesse momento o objetivo é entender o produtor dos documentos deixando para uma segunda etapa compreender a informação dada por ele.

      Diferencie autenticidade de veracidade no âmbito do estudo da diplomática.

      Excluir
    6. Respondendo a pergunta do Lucas Torres. A veracidade diz respeito às qualidades das informações passadas pelos documentos. Já a autenticidade está ligada ao processo de criação do documento. E é considerado assim, o documento em que suas informações são exatamente o que apresenta ser, mesmo contendo informações falsas. Há documentos em que podem ser confundidos os dois conceitos, quando contém suas informações isoladas, e não há dados que determinem o contexto do documento, assim sendo impossível estabelecer sua autenticidade. Para que não possa haver essa “confusão”, é preciso juntar o documento com a organicidade de seu produtor, separando a veracidade da autenticidade.

      Segundo o texto houve um projeto chamado, Brasil Nunca Mais, onde foram recolhidos documentos sobre o regime militar. Quais as características e importância dos documentos coletados?

      Excluir
    7. Respondendo a pergunta da Mariana Rodrigues Braga. Pelo menos essas duas: Neutralidade e Imparcialidade. Eles são de suma importância pois provam que a repressão que ocorreu no país e podem desmascarar os aparelhos utilizados. São uma arma de justiça a favor da nossa história.

      Sabendo que, no contexto de produção é enfocado o conceito de função, podemos dizer que essa função tem significado objetivo para o produtor e subjetivo para o usuário?

      Excluir
    8. Como resposta ao questionamento do colega acima, acredito que a função tem sim significado objetivo para o produtor, uma vez que está é natural, decorrente de suas atividades, como citado pelo autor: é produto de uma vontade administrativa. Para o usuário, depende. Caso este faça parte da instituição em que a documento foi criado (usuário interno), sim, é objetivo. Se por ventura o usuário esteja pesquisando o acervo (usuário externo como por exemplo um historiador), aí a função assume um significado subjetivo para o usuário. O contexto da pesquisa poderá atribuir uma nova função ao documento.

      Qual a importância do contexto de produção documental?

      Excluir
    9. Com relação ao questionamento do Henrique e Lucas Boanerges, entendo que mais importante do que o conteúdo do documento, é o contexto que envolveu sua produção. O produtor age objetivamente e intencionalmente na criação, no entanto o usuário, no caso o Historiador, tem em mente seu objeto de pesquisa, porém não obstante, no decorrer de sua pesquisa não é raro encontrar outras linhas de pesquisa, diferentes de sua proposta oficial. Os Arquivos possibilitam uma pesquisa aberta, nesse caso sim se deve considerar a subjetividade pesquisa.

      Considerando, que após a escola dos Annales, houve uma quebra de paradigma, e o exercício da historiografia, ou seja a produção do conhecimento histórico, passou a ser impactada pela história social e considerar toda atividade humana passível de produção histórica, ou seja a visão positivista de conhecimento expresso, engessado, acabado em si mesmo com uma temática com início, meio e fim, geralmente exaltando a figura de um único indivíduo capaz de mobilizar um acontecimento ou fato gerador, já não é suficiente para justificar todo um contexto de produção documental.

      A contextualização parte desse princípio, de investigação de evidências, possibilidades, hipóteses que indicarão tendências abertas que podem mudar de acordo com novos acontecimentos ou quebras de paradigmas.

      Quais instrumentos o Arquivista pode utilizar para auxiliar por meio das informações do arquivo a produção de novos conhecimentos?

      Excluir
    10. Respondendo a Colega Roberta, creio que uma gestão documental eficiente aliada aos suportes tecnológicos que temos hoje, que facilitam de maneira rápida e eficaz o acesso a informação, além de uma difusão dos arquivos informando sobre as informações contidas no acervo para o público externo. Assim o acesso ao arquivo para pesquisas, que inclusive podem auxiliar no desenvolvimento da instituição ou órgão que o detém, será menos escasso. Para um arquivo que difundiu e organizou seu acervo em prol do acesso para informações e pesquisas, é evidente que houve um trabalho árduo na difusão e mudança na visão do usuário para que ele entenda que o acervo arquivístico vai muito além de fornecer documentos com finalidade de provas jurídicas para situações rotineiras. Existem informações importantes que alisadas de uma ponto de vista diferente podem agregar e expandir nossos conhecimentos. E o arquivista ele deve facilitar a compreensão e a forma de ter acesso a essas informações.


      No texto é colocado um exemplo de documento, boleto bancário, que possui três finalidades distintas . Cite ao menos um exemplo de documento que assim como o boleto bancário pode adquirir mais de uma finalidade, e que esteja presente no nosso cotidiano.

      Excluir
    11. Respondendo a colega Greice, as 3 finalidades são : o recibo de pagamento que consiste em provar o pagamento do titular do documento. A ficha de caixa,que deveria se tornar um recibo de caixa. No entanto com a automatização do sistema bancário esse documento tem sido descartado e o último documento é a Ficha de compensação,que testemunha o recolhimento do dinheiro no banco contratado pelo credor.Com isso o exemplo que está presente em nosso cotidiano é a fatura do cartão de crédito.

      Com os avanços das tecnologias muda-se o jeito que as pessoas produzem seus registros,cite alguns dos principais suportes utilizados hoje em dia.

      Excluir
    12. Respondendo a pergunta da Maria .
      O papel continua sendo o principal suporte utilizado nos arquivos contemporâneos , porém devido ao avanço tecnológico crescente das últimas décadas novos suportes foram sendo criados e utilizados tais como filmes , fitas magnéticas , discos óticos , discos de vinil , cartões de memória , hard drives .

      Segundo Luciana Duranti " a imparcialidade dos documentos arquivísticos não significa que os leitores dos documentos devem crer que eles reproduzem os fatos e atos dos quais são parte e parcela ".
      Cite outros fatores contribuintes para a compreensão da verdade que pode ser retirada do documento.

      Excluir
    13. Peço que as perguntas se atenham ao texto "História e Arquivo".

      Excluir
  4. Galera bom dia, ocorreu um pequeno erro de comunicação entre a monitoria e o texto selecionado. Para as três pessoas que responderam sobre o texto referente os blogs não tem problema.
    o texto correto é o
    "LOPEZ, A. História e arquivo: interfaces. In: MORELLI, Ailton José (org). Introdução ao estudo da História. Maringá: EDUEM, 2005; p.21-34. (Formação de Professores EAD, 27). Baixar do 4shared."

    Perdão pelo transtorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A url do texto é a segunite:
      http://www.4shared.com/document/TedCEAzH/Histria_e_Arquivo_-_Interfaces.html

      Excluir
  5. Respondendo a pergunda do Iury.

    Como importantes fontes produtoras da história, existem determinadas características dos documentos de arquivo que os tornam indispensáveis para a construção do conhecimento e da busca da verdade.
    Apesar da mesma não poder ser absoluta do ponto de vista histórico, a imparcialidade, naturalidade, autenticidade e organicidade presentes nos documentos de arquivo segundo Luciana Duranti (1994 p. 24-25), tornam os documentos de arquivo indispensáveis para a construção do conhecimento e busca pela verdade.
    A confiabilidade nos documentos de arquivo é algo a ser considerado, são informações que em um primeiro momento não existem para cumprir este papel de relatar a verdade, mas sim para comprovação e embasamento da vida administrativa e cotidiana de uma instituição/pessoa. E é exatamente nessa desvinculação que os arquivos são fundamentais na consecução da história e do entendimento, pois relatam rotinas, procedimentos e relações, e por meio de tais ações contextualizam sua época, o modo de viver de determinada instituição, de uma sociedade. Entendendo-se a contextualização do documento de arquivo em seu tempo, aliado às características anteriormente ditas, é possível dizer que estes são fundamentais construtores não só da verdade, mas de uma memória social.

    Para entendermos um pouco mais como o documento de arquivo pode ser imparcial e retratar a verdade, explique o que é naturalidade.

    ResponderExcluir
  6. Respondendo a Greice Sobrinho...

    Como fora acercado no texto, é oportuno citar a atribuição da FOTOGRAFIA como documento multi-acionável consoante ao modo o qual seu portador deseja a conceber. A incumbência de um material fotografico pode se dar no escopo do acervo pessoal de seu generante, podendo assim traduzir-lhe uma reminiscencia em uma suporte física e duradouro. Outra disposição da fotografia é sua cifra de evidência que pode coadjuvar ou até mesmo definir circunstancias de justiça e julgamento. E por fim, é azado explorar a face artística da fotografia, uma vez que esta protagoniza grandes exposições e exibições do ramo.

    Com base nas noções e referencias do texto, cite o complexo de características fundamentais para a elucidação solida e concisa de um documento como arquivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De acordo com o texto as quatro principais características são: autenticidade, imparcialidade, naturalidade e organicidade.

      Excluir
  7. De acordo com Lopez (2005, p. 24) o autor afirma e que ‘é preciso lembrar que se o documento genérico é qualquer informação fixada em um suporte, o documento de arquivo é mais específico, pois se trata, necessariamente, do produto de uma vontade administrativa, assim , o mai importante para o pesquisador é identificar essa vontade, ou seja: o contexto de produção’ e que ‘os arquivos, por sua vez, também são afetados pelas constantes inovações tecnológicas que influem diretamente na maneira em que a sociedade produz seus registros’ (p.23).
    Diante dessas afirmações e levando-se em consideração que atualmente informações e documentos arquivísticos também estão disponibilizados em suportes e meios digitais como, por exemplo, sites institucionais, blogs e redes sociais como nós, enquanto futuros arquivistas poderemos ajudar o pesquisador para que este encontre uma informação autêntica e fidedigna e garantir que a autenticidade, imparcialidade, naturalidade e organicidade presentes nos arquivos tradicionais estejam presentes também para os arquivos e documentos arquivísticos digitais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os documentos arquivísticos por si só mantém suas características. De acordo com o Dicionário de terminologia arquivística, são "Conjunto de documentos, que independente da natureza ou suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades das pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas"; As inovações tecnológicas afetam a maneira como esses registros são feitos, mas o arquivista deve usar essa tecnologia em prol da arquivística, ou seja, os mesmos critérios e o mesmo olhar devem ser aplicados nos documentos digitais. Deve-se usar mecanismos tecnológicos que evitem a violação e o extravio desses registros, mas todos devem ter as mesmas características de fidelidade, autenticidade, imparcialidade e contextualização.

      Para Luciana Duranti, (1994, p 24-25) o arquivo privilegia a contextualização documental ao invés da informação veiculada. explique a diferença.

      Excluir
    2. No arquivo o documento ganha um novo contexto e novas características além do motivo pelo qual foi criado, ou seja, no arquivo o documento além de servir de prova ele também exerce o papel de entender o produtor e as suas atividades e as condições e a época que o documento foi gerado. Já a informação veiculada é o que compõe o documento na forma pelo qual de fato foi criado.

      Exemplifique as referências contextuais do documento típico de arquivo.

      Excluir
  8. Respondendo a pergunta da Rayssa, o documento típico de arquivo já nasce com com as referências contextuais bem indicadas. Segundo o texto, a informação que nele é colocada pela atividade produtora tende a ser a mais direta possível, para garantir que seu objetivo inicial seja garantido. A informação que veicula inicialmente é indissociada da atividade que gerou o documento, mas pode adquirir uma autonomia relativa. As informações de um documento de arquivo ganham inteligibilidade quando referenciadas dentro de um contexto de produção. No entanto, as leituras, interpretações e inferências que não estejam diretamente relacionadas à gênese institucional dos documentos não constituem classificação arquivística e, por vezes, confundem o historiador.

    Explique a comparação feita por Michel de Certeau, quando diz que o trabalho do historiador assemelha-se à transformação de matérias-primas, citando a relação dessa afirmação com os arquivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resposta de Clara de Luccas:

      Ok, vou responder a pergunta do Diego Coelho.

      O trabalho do historiador surge num momento posterior à produção documental, justificado por possibilitar o acesso às séries existentes no contexto, respeitando sua naturalidade e finalidade. É necessário partir de um pressuposto de transparência e imparcialidade, para que as atividades relacionadas ao conjunto não sejam influenciadas por opiniões isoladas, mas sim pelos fatos descritos no conteúdo.

      Em um âmbito institucional, o que vale mais: a veracidade ou a autenticidade do documento? Justifique.

      Excluir
  9. Para responder o professor precisamos antes de mais nada compreender que a autenticidade se refere ao processo de geração do documento e sua legitimidade em exercer suas funções administrativas e que a veracidade versa sobre a qualidade (verdade) das informações do mesmo. Sob o ponto de vista institucional o documento autêntico se mostra mais válido que o verossímil haja vista que ainda quando o mesmo contém informações de cunho calunioso ainda se pode depreender os motivos e porquês que levaram seu autor a fazê-lo daquela forma. E ainda sim o mesmo não deixa de ter sua licitude. Já um documento dotado de verdade que, porém, não se reveste de autenticidade, possui menos serventia em um âmbito institucional haja vista sua limitação inerente à falta de legitimidade.


    Cite vantagens em se trabalhar com um documento de arquivo devidamente contextualizado.

    ResponderExcluir
  10. Respondendo a pergunta do Alessandro Duarte.

    Para entender o conteúdo de um documento, é preciso que tenhamos em mente o contexto histórico para que foi criado. A partir dessa junção, podemos compreender melhor o documento e assimilar as diretrizes em que o documento atuou. Algumas vezes é mais importante analisar o contexto em que foi produzido do que o próprio documento em si.


    Discorra sobre a autenticidade dos documentos de arquivo e como isso afeta o trabalho do historiador.

    ResponderExcluir
  11. Segundo Durandi,(1994) "Os arquivos são criados como verossímeis e confiáveis para quem os necessita para agir. São mantidos como garantias apropriadas para ação futura e para informações [...] E são preservados por seus produtores ou sucessores como registro de atividade passadas."
    Sendo assim a autenticidade está ligada ao processo de criação e custódia dos documentos que por sua vez são produtos de uma rotina que visa determinada ação, os documentos são gerados dentro das instituições e para uma determinada função, mesmo que com tempo ele possa adquirir outras funções, dentro da organização ele foi criado para atender as necessidades da mesma por isso eles são autênticos.
    Uma das fontes do historiador é o arquivo, e a autenticidade dos documentos é fator muito importante para esse profissional, visto o exemplo do texto História e Arquivo : Interfaces em que o texto cita o projeto Brasil Nunca Mais que recuperou processos e documentos do período da ditadura militar no Brasil para denunciar torturas e violações dos direitos humanos, no contexto em que esses documentos foram criados foi para atender as necessidades administrativas do regime militar e com isto o historiador pode pode ver autenticidade dos documentos e juntamente com outros fatores fazer a análise de suas pesquisas.

    ResponderExcluir
  12. Qual a importância da contextualização documental para o historiador? Tendo em vista que o Arquivo é uma das fontes de informação desse profissional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um documento pode assumir diversas significações e funções no tempo e no espaço, implicando em interpretação distinta. Daí a importância da contextualização documental para o historiador.

      Sebastião Amaro

      Excluir
  13. Respondendo a pergunta da Roseni, a questão da contextualização é importante para a abordagem em que o historiador analisa o documento não de uma forma pontual e ilustrativa que sugere em uma análise em um viés positivista, mas em um contexto de criação onde são levados vários fatores a serem analisados pela sua contextualização.
    Segundo Le Goff (1990), a história é construída por uma multiplicidade de documentos, desde fotos a um polem fóssil, e o documento de arquivo tem uma gama cada vez maior de suporte que contem sua informação e o historiador necessita de uma análise a partir do documento, seu suporte inserido em um contexto.
    O documento de arquivo se torna uma importante fonte de informação para a construção da história pela sua preservação para prova em um âmbito administrativo, carregando consigo uma especificidade, sistematização de prova e o fator principal a ser analisado em um primeiro momento por um pesquisador ou historiador, que é o porque e em que contexto esse documento ou um fundo documental foi produzido.


    Disserte sobre a relação entre autenticidade e veracidade de um documento de arquivo.

    ResponderExcluir
  14. A autenticidade dos documentos de arquivo diz respeito aos critérios de produção dos documentos, se o documento seguiu todos os critérios estabelecidos (autoridade produtora, assinaturas, forma, etc) pode-se dizer que é um documento autêntico. A veracidade está associada as informações contidas em um documento de arquivo, se forem informações verdadeiras pode-se dizer que o documento é verossímil. Um documento pode ser autêntico sem ser verossímil ou o inverso. O correto é que o documento Seja autêntico e verossímil.

    Explique resumidamente o conceito de imparcialidade, naturalidade e organicidade e como essas características se aplicam nas instituições.

    ResponderExcluir
  15. Respondendo ao questionamento anterior, defino aqui os termos:
    Imparcialidade- Significa,a não interferência,manter a neutralidade.
    Naturalidade: Significa, conservar a forma de origem.
    Organicidade: É o vínculo que os documentos guardam entre si e que expressam as funções e atividade da organização que os produziu.
    A aplicação destes termos com a instituição, é de suma importância, pois é utilizando de cada um deles, que garantimos a certeza de um documento sem alterações, e com ordem.
    Diante do que já foi perguntado,como você aplicaria o conceito de organicidade,em documentos digitais?

    ResponderExcluir
  16. Respondendo ao questionamento da colega Érica:
    A acumulação natural de informação garante que (sendo operada coerente gestão das informações e documentos, junto a estabelecimento de padrões e adoção de softwares confiáveis) a memoria da instituição permaneça intacta. Modificando apenas a forma de organização física do acervo, não o alterando em se tratando de "organicidade".

    Dando continuidade a atividade, fica a pergunta:
    Como um documento "não-autêntico" pode alterar o resultado de uma pesquisa?

    Márcio Eduardo de Melo Cruz
    12/0127814

    ResponderExcluir
  17. Respondendo a pergunta do Márcio Eduardo

    Um documento não-autentico, normalmente, necessita de outros documentos para que possa provar sua veracidade. No momento em que ocorre a pesquisa deve-se localizar todos esses múltiplos para que possam ser observados os sinais de validação, tendo assim, ciência de que a informação é mesmo verdadeira. Nesse sentido a pesquisa se altera em relação a complexidade na busca da recuperação da informação.


    Correlacione e especifique o por que de "produzir documentos em série" ser uma característica do documento de arquivo.

    ResponderExcluir
  18. Respondendo ao colega Eduardo:
    Se a documentação utilizada, for falso o contexto do documento será comprometido, e à informação utilizada será corrompida, e o mesmo será considerado falso. Por isso o historiador ou pesquisador que estiver realizando uma pesquisa deverá procurar saber contextualizar a informação, procurando saber por que foi criada, como, quem e quando.

    Quando a documentação de arquivo está devidamente organizada de acordo com suas atividades e o seu produtor, obtemos assim uma estrutura confiável, e com isso conseguimos afastar a ambiguidade. Por quê?

    ResponderExcluir
  19. Pois quando a documentação de arquivo está devidamente organizada, assegura ao documento a ampliação máxima de suas potencialidades. Essa ampliação fornece uma base sólida para que a ambiguidade seja afastada do uso posterior do documento, ampliando as potencialidade analíticas.

    ResponderExcluir

  20. A imparcialidade, que afirma que os arquivos são inerentemente verídicos, pode parecer inadmissível para alguns historiadores não acostumados com os arquivos, Isso pode vir a ser um equivoco por má interpretação dos mesmos. Explique a situação

    ResponderExcluir

  21. A imparcialidade, que afirma que os arquivos são inerentemente verídicos, pode parecer inadmissível para alguns historiadores não acostumados com os arquivos, Isso pode vir a ser um equivoco por má interpretação dos mesmos. Explique a situação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os documentos arquivísticos são criados naturalmente nas instituições. A imparcialidade justifica a veracidade dos documentos.
      Muitas vezes um determinado documento é criado em um setor com determinada função. De acordo com que este documento cumpra para o que foi criado, ele pode "caminhar" pela organização e sua função pode ser modificada de acordo com a contextualização em que esta sendo inserido.
      Essa troca de contextualização e de funções dentro da organização faz com que o historiador confunda sua interpretação sobre a imparcialidade do documento.

      Excluir
  22. Para o historiador, o documento contextualizado deve ser analisado á luz da lógica histórica. E tal postura implica repensar e rediscutir o conceito de documento. Explique porque esse conceito deve ser repensado para que abranja a noção de documento para a história.

    ResponderExcluir
  23. O documento de arquivo é específico, pois trata-se do produto de uma vontade administrativa. O mais importante para o Historiador é adequar-se ao significado de arquivo, identificando essa vontade, o contexto da produção. Devemos ressaltar que os documentos não se resumem à análise do Historiador, eles são, antes de tudo, os frutos, os meios, os testemunhos de determinadas funções e atividades desenvolvidas pelos seus produtores. Acredito que o Historiador deve buscar conhecer mais sobre o Arquivo e suas definições e a partir disso trabalhar suas ideias. Não vejo necessidade em modificar o conceito já existente sobre documento pois documento de arquivo cumpre sua finalidade específica e a mesma deve ser respeitada e compreendida.


    Paola Carucci (1987,p.14 tradução nossa) discorre sobre a importância do contexto de produção documental para compreender a informação veiculada pelo documento. O que ela diz a respeito?

    ResponderExcluir
  24. Segundo CARUCCI (1987, p. traduçãonossa)

    Evidentemente o documento interessa por seu conteúdo, pelas informações que transmite. Todavia, as notícias que ali são representadas ou descritas requerem, de quem as adequa às capacidades técnicas, que sejam traduzidas em cânones de representação, os quais, por sua vez, podem constituir objeto de análise, sendo, esses testemunhos diretos da atividade de documentar.


    >> Com base no texto em questão, qual a definição de SÉRIE utilizada pelo autor?

    ResponderExcluir
  25. Segundo a autora séries são conjuntos de documentos de um mesmo titular, referentes a mesma atividade, pertencentes a mesma espécie documento.

    Com base no texto qual a diferença entre autenticidade e veracidade?

    ResponderExcluir
  26. Respondendo a pergunta da Ingrid Albuquerque.

    A veracidade está relacionada à qualidade das informações do documento, enquanto a autenticidade diz respeito ao processo de geração do documento.

    qual a importância do contexto de produção documental para a compreensão da informação?

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Segundo o autor, o documento de arquivo é, antes de mais nada, uma prova administrativa de determinadas atividades. Ele contextualiza sua própria gênese administrativa e os vínculos diretos com os processos e as funções responsáveis por sua existência.
    Já que o documento se trata do produto de uma vontade administrativa se faz necessário saber: Quem? Quando? Como? E Porquê? da produção dos documentos. Seu valor e compreensão vão além do simples material tendo também o interesse em saber as circunstâncias de sua criação e sua guarda.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Explique que mudanças podem ter ocorrido na evolução do conhecimento histórico e no papel do historiador com a adoção de uma postura não positivista em relação aos documentos.

    ResponderExcluir
  31. Respondendo a Cynthia.
    Quando o historiador muda seu parâmetro de estudo para uma postura não positivista, o referencial de estudo dele muda por conseguinte. Pois, de inicio, o historiador só estava levando em consideração o que estava exposto nos documentos e, quando ele faz um estudo histórico levando em consideração o contexto dos documentos, várias informações que estavam de forma transversal no acervo aparecem e assim trazem maior riqueza de informação ao estudo da história.

    Pergunta: Explique como o documento de arquivo pode servir de prova a mais de uma situação e como os historiadores podem se relacionar com essa premissa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o documento de arquivo pode adquirir mais funções relacionadas com a sua função primaria, como o exemplo apresentado do boleto bancario, cabe ao historiador usar a inferencia quando ocasiona essa eloquencia no documento de arquivo

      Excluir

clique para comentar