22 março 2015

O Jogo da Diplomática

                             
Copiado de Didileaks

Boa tarde pessoal, nesta atividade iremos fazer um intercâmbio entre o conteúdo da Diplomática visto aplicado a uma obra cinematográfica recente: O Jogo da Imitação (The Imitation Game/ EUA-UK/ Morten Tyldum/114 min).

A atividade consiste em assistir o filme e responder aos seguintes questionamentos:
a) Por que a solução do "enigma" pode ser considerada uma solução diplomática?
b) Podemos afirmar que se houvesse na equipe de Alan Turing um especialista em Diplomática a vitória aliada teria sido ao menos 2 anos mais rápida? Por que?
A atividade é individual optativa e deve ser postada até ás 18:40hrs do dia 27/03

_______________
Thadeu Alexander

33 comentários:

  1. a) A diplomática estuda as estruturas formais dos documentos. No filme, Turing só consegue desvendar a criptografia da ENIGMA ao perceber que as mensagens trocadas pelos navios e submarinos alemães obedeciam a estruturas formais, no caso, todas elas possuiam a saudação "Hi Hitler".
    b) Um especialista em diplomática auxiliaria a equipe, pois ele teria conhecimento das estruturas formais utilizadas nas correspondências. Saudações, cabeçalhos, palavras-chaves são estruturas que compõem tipos documentais, e, portanto, o estudo delas auxiliaria na descoberta de padrões de mensagens criptografadas.

    ResponderExcluir
  2. a) Pode ser considerada uma solução diplomática porque a chave para o enigma deu-se a partir da analise estrutural da informação dos documentos interceptados. Somente após perceberem que se tratavam de um mesmo tipo documental, com determinadas características e com uma determinada informação repetida em todos os documentos (hi hitler) que a equipe de Alan teve a possibilidade de desvendar o enigma. Ou seja, a análise estrutural e a disposição das informações dos documentos foram a chave.

    b) Sim, podemos afirmar. Porque a equipe de Alan Turing analisavam os documentos interceptados de forma equivocada, sempre de forma individualizada, como se fossem várias séries documentais diferentes uma das outras, sem qualquer ligação lógica. Entretanto, todas as mensagens interceptadas se tratavam de uma mesma série documental, todas eram ordens de ataque do exército nazista, ou seja, apresentavam uma mesma estrutura e a mesma disposição das informações no documento. Independentemente da codificação que fosse usada pelo exército alemão no dia de análise dos documentos interceptados, um especialista em diplomática teria percebido que os diversos documento se tratavam de uma série idêntica, e que todos apresentavam uma saudação "Hi Hitler", que, como no filme mostra, foi a chave para decifrar o enigma. Apesar de terem chegado ao resultado de decifrar o enigma, com um profissional em diplomática, o mistério teria sido revelado muito mais rapidamente.

    ResponderExcluir
  3. a) Partindo-se do conceito de que a Diplomática leva ao estudo a estrutura dos documentos, tais como o formato, suporte, espécie... Ela também se preocupa em informar o que é o documento, quais são suas características externas e internas, ou seja, físicas e de informação respectivamente. Com isso, quando Alan e sua equipe perceberam que em todas as mensagens havia a mesma informação de saudação (Hi Hitller) é que foi possível se filtrar essa característica interna contida no enigma.

    b) A Diplomática contemporânea debruça-se sobre a confiabilidade e a autenticidade dos documentos de arquivo, mas não mais de uma forma isolada, como a equipe do Alan fazia com cada mensagem que era decifrada contendo a mesma saudação, já mencionada acima. A metodologia não estuda apenas o interior do documento de uma forma isolada, sua estrutura formal, sua autenticidade, mas, para além disso, a sua espécie e tipo, sua inserção em um conjunto orgânico, faltou essa análise à equipe, o que um diplomata captaria de pronto. Penso que a guerra poderia acabar em dois momentos com um integrante diplomata na equipe: 1º) no instante em que percebessem o teor informativo (saudação) contido em todas as mensagens, isso antes mesmo de se construir o Christopher (antecessor do que hoje chamamos de computador), pois saberiam qual informação procurar nas mensagens interceptadas, não perdendo tempo em se construir a máquina desvendadora, nem tentando decifrar todo o enigma que era sempre mudado dia após dia; e 2º) após o enigma ser desvendado. A guerra foi sendo administrada por mais dois anos por receio de os nazistas perceberem e mudarem o design do enigma. Ora, o design nada mais é que a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de artefatos, tais como vestimentas, máquinas, ambientes, mas no caso em questão se tratava de famílias de letras (textual), sendo assim, isso não seria um problema, uma vez que se tivesse alguém capaz de analisar os documentos em um conjunto orgânico, ele saberia o que procurar.

    ResponderExcluir
  4. De acordo com o dicionário brasileiro de terminologia arquivística diplomática é a disciplina que tem como objeto o estudo da estrutura formal e da autenticidade dos documentos.
    O filme relata a história de Alan Turing que foi um cientista que foi contratado pelo governo britânico durante a segunda guerra mundial para quebrar o “enigma” que era um código que os alemães usavam para enviar mensagens, e o seu trabalho é criar uma máquina para decodificar as mensagens alemãs.
    Tendo em vista esses conceitos pode-se dizer que Enigma pode ter uma solução diplomática, pois se trata de decodificar mensagens que tem um padrão e a diplomática é exatamente isso, é ver estruturas de documentos e pode-se dizer sim que se houvesse um especialista em diplomática o trabalhado teria sido mais rápido, pois ele poderia traçar mais rápido a estrutura das mensagens e decodifica-las de forma mais ágil.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. A) A equipe de Turing analisava cada documento de forma isolada, sem considerar a hipótese de que fizessem parte da mesma série documental. Eles só conseguiram, de fato, desvendar a Enigma quando observaram as estruturas que todos os documentos continham. A partir da estrutura fixa Hi Hitler, que estava presente em todos os documentos analisados, ou seja, a partir da análise diplomática dos documentos, que consiste no estudo de estruturas fixas presentes nos documentos.

    B) Sim. Caso houvesse um especialista em diplomática na equipe de Turing, o mesmo se atentaria ao fato dos documentos pertencerem à mesma série documental e a partir disso ganharia tempo. A descoberta da estrutura fixa teria sido mais rápida do que a equipe conseguiu.

    ResponderExcluir
  7. A) A equipe de Turing analisava cada documento de forma isolada, sem considerar a hipótese de que fizessem parte da mesma série documental. Eles só conseguiram, de fato, desvendar a Enigma quando observaram as estruturas que todos os documentos continham. A partir da estrutura fixa Hi Hitler, que estava presente em todos os documentos analisados, ou seja, a partir da análise diplomática dos documentos, que consiste no estudo de estruturas fixas presentes nos documentos.

    B) Sim. Caso houvesse um especialista em diplomática na equipe de Turing, o mesmo se atentaria ao fato dos documentos pertencerem à mesma série documental e a partir disso ganharia tempo. A descoberta da estrutura fixa teria sido mais rápida do que a equipe conseguiu.

    ResponderExcluir
  8. A) A diplomática busca decifrar a estrutura formal, a autenticidade e a veracidade dos documentos. Quando Alan e sua equipe observaram o padrão presente nos documentos analisados, com a informação "Hi Hitler", foi possível decifrar o enigma nazista. Desta forma, a análise da estrutura da mensagem pode ser comparada com a análise da estrutura documental da diplomática.

    B) O especialista facilitaria sim a descoberta da estrutura presente nas mensagens, uma vez que teria profundo conhecimento. Saberia assim, que os documentos interceptados deveriam ter sido analisados em conjunto e não individualmente.

    ResponderExcluir
  9. a) De acordo com a leitura de alguns textos é possível compreender que a Diplomática “ È agora a chamada “Diplomática contemporânea”, cuja metodologia é bastante concentrada no estudo dos tipos documentais e de toda sua vinculação orgânica de gênese, atuação e uso” (BELLOTTO). Porque ela segue critérios para uma análise mais precisa dos documentos. O filme mostrou que mediante as inúmeras informações que eles tinham, era preciso uma espécie de código para conseguir que o enigma fosse decifrado. Apos muito tempo de observação o Turing e sua equipe conseguiram o código que faltava, todas as mensagens que eles recebiam tinham uma informação que era padronizada “Hi Hitler” e assim, quando conseguiram descobrir sua importância foi possível decifrar o enigma. Isso só foi possível avaliando as informações que eles tinham e pelas ligações que foram interceptadas, fazendo um paralelo com a diplomática isso mostra que a um padrão nas estruturas das ligações e também das mensagens que eram passadas, isso mostra a estrutura fixa dos documentos.
    b) Com certeza. Um profissional saberia mais rapidamente o que analisar para decifrar o enigma em menos tempo. A começar porque eles iriam olhar o conjunto de documentos e não o documento de forma individual, eles também teriam os padrões a serem observados, a estrutura do documento. Como por exemplo, a saudação “Hi Hitler” que foi mostrada, como estaria o tempo naquele dia, que era outro critério padrão e que auxiliam para uma análise mais precisa dos documentos.

    ResponderExcluir
  10. a) A diplomática é o estudo da estrutura formal dos documentos, segundo o dicionário de terminologia arquivística. No filme é retratado que Alan Touring, um matemático, e sua equipe desvendam as mensagens da Enigma, a comunicação alemã, cruzando informações padronizadas que se repetem em todas as mensagens. Assim como a proposta da diplomática a equipe estuda a forma como a informação está estruturada nas mensagens recebidas, cruzando as palavras repetidas , A palavra Weather e a saudação nazista Heil Hitler por exemplo , criando uma espécie de código e por conseguinte decifrando a mensagem escondida.

    b) Sim. A presença de um profissional especialista em diplomática acarretaria na descoberta dos padrões das mensagens alemãs mais cedo do que é mostrado no filme. Tal profissional se atentaria aos padrões estabelecidos dentro das mensagens de imediato. A equipe de Touring se preocupava em decifrar todas as mensagens ao mesmo tempo, enquanto um profissional de diplomática iria se preocupar não na mensagem em si, mas na estrutura apresentada. Eventualmente no enredo do filme, a equipe descobre tal medida e consegue quebrar a Enigma, e garantir a vitória dos aliados na Grande Guerra .

    ResponderExcluir
  11. a) O fato de o enigma ser uma máquina criptografada e poder ser desvendada por palavras-chave pode justificar o uso da diplomática para desvendar o conteúdo das cartas, além do horário predefinido em que as mensagens eram enviadas.

    b) Caso houvesse um especialista em diplomática o trabalho seria muito mais dinâmico, visto que o conteúdo das mensagens, bem como suas características estruturais, possui padrões que são facilmente reconhecíveis pela máquina, desde a pessoa que seu operador os conheça também. Assim, a máquina descriptografará rapidamente e fará o trabalho em muito menos tempo que um humano.

    ResponderExcluir
  12. a) Usando o conhecimento da Diplomática a estrutura formal dos documentos é observada com maior rapidez, sabendo que documentos oficiais obedecem a algum padrão pré definido e reconhecido por quem produz e por quem recebe a mensagem. No filme, a solução do enigma se deu após Turing achar o padrão ao perceber que não precisava analisar toda a mensagem e sim se atentar ao que sabia que previamente estaria na mensagem e no caso combinaram a expressão “hi Hitler” presente em todos os documentos com a palavra “tempo” presente nos documentos de previsão do tempo emitidos sempre em um horário determinado.


    b) Sim. Um especialista em Diplomática se atentaria mais facilmente aos detalhes determinantes do padrão documental e na relação entre os documentos de uma mesma espécie ajudando o Turing a desvendar com maior rapidez o mistério no filme. Enquanto o resto da equipe se preocupou em analisar e comparar sempre todos os itens presentes nos documentos ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  13. a) Pois foi através da análise dos documentos que Turing e sua equipe desvendaram o enigma das mensagens alemãs que seguiam um padrão nas estruturas formais (Hi Hitler) .

    b) Sim, pois um especialista no estudo das estruturas formais de documentos perceberia que pertenciam a uma mesma série documental, devendo ser analisados em conjunto e não individualmente como ocorreu no filme, chegando mais rapidamente na solução do enigma.

    ResponderExcluir
  14. a) Por que a diplomática ela vem analisar as espécies documentais, e as mensagens da enigma eram espécies que tinham uma estrutura documental, tanto que só descobriram o enigma vendo que as mensagens tinham o mesmo padrão, uma mesma estrutura.

    b) Sim. Um especialista em diplomática obsevaria as mensagens já interceptadas, em conjunto e não individualmente o que foi um erro, e observaria que as mesmas tinham um padrão, e que a estrutura das mensagens era sempre similar, sempre havia palavras repetidas, tinham sempre a previsão do tempo e a saudação a Hitler.

    ResponderExcluir
  15. a) Pode ser considerada diplomática por causa das metodologias utilizadas para descodificar as mensagens capturadas. A busca inteligente por meio de características semelhantes tem muito a ver com a Diplomática em si, pois através desses grupos de características semelhantes podem ser identificadas funções inerentes às informações contidas nos documentos, e foi o que aconteceu, através de uma pista, onde tudo começou a fazer sentido na metodologia que usaram.

    b) Sim, a resposta é simples, a pista encontrada, a que deu todo o sentido pra solução do “enigma”, envolviam a aplicação da Diplomática, ou seja, se tivesse ao menos um que fosse especialista no assunto, o processo não iria ter demorado tanto, ou demorado tempo algum.

    ResponderExcluir
  16. a) O princípio utilizado na decodificação da máquina Enigma foi o de que a partir dos padrões no envio das mensagens utilizados tornou-se possível observá-los e configurar a máquina de Turing para descriptografar. Tudo se deu a partir da percepção que algumas palavras, ditas expressões previsíveis, como “TEMPO” e a assinatura das mensagens (“Heil Hitler”), sempre se repetiam. Com isso as probabilidades se afunilaram e a máquina pôde resolver as mensagens em tempo hábil. Como a diplomática se utiliza de princípios que analisam a estrutura dos documentos é exatamente o uso dessa metodologia que culminou na percepção dos padrões e a conseqüente possibilidade de resolução da Enigma.

    b) Afirmar categoricamente que a vitória se daria 2 anos mais rápida pode ser um equívoco haja vista os 2 elementos que se mostraram essenciais estar presentes para que a solução da Enigma viesse: a máquina de Turing precisaria estar concluída e a percepção de padrão entre os documentos também. Mesmo que dispondo de um especialista em Diplomática a resolução e o conseqüente fim da guerra estariam encurtados no número de dias que se passaram desde a finalização da construção da máquina e a percepção por Alan que os padrões se repetiam nos documentos. Dado o extenso tempo levado na montagem da máquina é bem capaz que o especialista em Diplomática já tivesse se atentado aos repetidos modelos intrínsecos aos documentos e assim desde o primeiro dia de funcionamento da máquina a mesma já lograria êxito em sua decodificação.

    ps: grande filme com enredo brilhante.

    ResponderExcluir
  17. A- O préstimo da diplomática no filme em questão intercorre no sentido em que para a elucidação do enigma se faz inescusável a aplicação de juízos imprescindíveis a diplomática, tais como, estrutura documental, espécie, formato, entre outros. Dessa maneira, a equipe de Alan é contemplada com sucesso na busca de indícios documentais que acusam a trama nazista (Heil Hitler).
    B- Com toda certeza. Um especialista na extensão arquivística seria não só apropriado à ocasião, como imperioso a toda operação. Partindo da premissa que este profissional exerceria uma profunda e aplicada analise documental é inteiramente responsável afirmar que toda a delucidação da trama se daria de forma fatal e direta.

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. a) O enigma só foi resolvido por Turing devido a análise estrutural dos documentos, onde observou-se a estrutura fixa “Hi Hitler”.
    b) Um especialista teria sim a capacidade de desvendar o enigma mais rapidamente, pois ele estudaria os documentos em conjunto.

    ResponderExcluir
  20. a) com a análise estrutural dos documentos pode-se desvendar o Enigma. Com a ajuda da Diplomática que estuda mais a fundo as características internas e externas dos documentos, no caso do filme documentos com características fixas. A equipe de Touring analisou e percebeu que a frase Heil Hitler estava presente em todos os documentos, com isso verifica-se que todos os documentos pertenciam a mesma espécie documental.

    b)Sim. Seria mais fácil considerando que o especialista em diplomática saberia que os documentos possuem a mesma espécie e a mesma função então eles seriam de uma série igual, e com isso conseguiriam solucionar o Enigma mais rápido .

    ResponderExcluir
  21. a)Sabe-se que a diplomática estuda a análise estrutural dos documentos, assim podemos fazer uma comparação com as mensagens analisadas por turing que seguiam uma estrutura formal e possuíam características em comum (hi hitler).
    b)Sim. Pois o especialista em diplomática veria aquelas mensagens como um conjunto documental e não documentos individuais como estava fazendo a equipe de Turing. O especialista notaria as características em comum, e as lógicas sequenciais das mensagens e perceberia que eles seguiam os conceitos de uma mesma série documental.

    ResponderExcluir
  22. a) No Filme Alan Turing, utiliza-se do método dedutivo utilizando de premissas, que são típicas da diplomática que é uma disciplina voltada para o estudo das estruturas formais dos documentos. Ele utilizou sequências de palavras repetidas como por exemplo “Hi Hitler”, para encontrar um padrão de repetição que desse sentido a sua teoria e solucionasse o “ENIGMA”.

    b) Sim, a vitória seria mais rápida, pois o profissional de diplomática perceberia que mais importante do que dominar o código da linguagem, que posteriormente ficou claro que era o que menos importava, tratava-se de encontrar um padrão de similaridade entre as mensagens. Um profissional da área perceberia com maior rapidez, a lógica documental ou seja tipologia, estrutura, espécie e padrão.

    ResponderExcluir
  23. A) Pode sim ser considerada uma solução diplomática, pois a diplomática é voltada para o estudo das estruturas formais que os documentos apresentam. E Alan Turing apenas conseguiu solucionar o enigma quando percebeu que as mensagens tinham uma informação padronizada em suas estruturas, que era a mensagem de saudação: “Hi Hitler”.

    B) Sim, pois um especialista em Diplomática teria o conhecimento para saber que as mensagens poderiam vir com alguma informação/característica padronizada nas suas estruturas. Assim, a equipe analisaria as mensagens em conjunto e não isoladas como eles faziam. Fazendo com que alcançassem a vitória mais rapidamente.

    ResponderExcluir
  24. A) Na Diplomática estudamos as semelhanças presentes nos documentos, assimilando essas semelhanças dispomos dispomos de estruturas textuais que se agrupam. E deste agrupamento temos a classificação.
    A solução de Enigma tratava-se de identificar um tipo documental e decodifica-lo.

    B) Um especialista em Diplomática, teria notado que os códigos de Enigma seguem um padrão, uma estrutura. Portanto quando esse conceito fosse discutido e posto em prática, a equipe teria acionado a máquina decodificadora mais rápido e a vitória aliada teria sido também mais rápida.

    ResponderExcluir
  25. A) Na Diplomática estudamos as semelhanças presentes nos documentos, assimilando essas semelhanças dispomos dispomos de estruturas textuais que se agrupam. E deste agrupamento temos a classificação.
    A solução de Enigma tratava-se de identificar um tipo documental e decodifica-lo.

    B) Um especialista em Diplomática, teria notado que os códigos de Enigma seguem um padrão, uma estrutura. Portanto quando esse conceito fosse discutido e posto em prática, a equipe teria acionado a máquina decodificadora mais rápido e a vitória aliada teria sido também mais rápida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a) É considerada uma solução diplomática, pois segue uma forma estabelecida, dados fixos como palavras repetidas, e pela própria estrutura padrão encontrada em todos os textos.

      b) Sem dúvida, o conhecimento diplomático ajudaria muito, pois são aplicações práticas de estudos teóricos e metodológicos em que o profissional observaria de imediato todo o conjunto e sua estrutura, bem como informações padronizadas conseguindo assim através de sua análise diplomática um resultado bem mais rápido que o esperado.

      Excluir
  26. a) Sendo o objeto da diplomática o estudo das estruturas dos documentos e dado que a solução do enigma envolveu a análise do padrão, da estrutura de uma série de mensagens pertencentes à mesma espécie documental, podemos afirmar que a solução do enigma foi diplomática.

    b) Sim. Um especialista em diplomática iria desde o princípio considerar os documentos como um todo, não de forma isolada, facilitando assim o processo de análise e decodificação, o que resultaria em obtenção dos resultados mais rapidamente, com a consequente repercussão na Guerra.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. A) No filme podemos considerar a solução como uma solução diplomática, pois essa se ocupa da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial. Não sendo possível dissociar a diagramação e a construção material do seu contexto jurídico e administrativo da gênese documental. No filme no momento em Alan e sua equipe observaram o padrão presente nos documentos analisados, com a informação "Hi Hitler", foi possível decifrar o enigma.

    B) Sim. Se houvesse um especialista em diplomática o trabalho seria muito mais dinâmico. Eles saberiam que a analise dos documentos interceptados deveriam ter sido feitos de acordo com conjunto documental e não individualmente.

    ResponderExcluir
  29. a) Por que a solução do "enigma" pode ser considerada uma solução diplomática?
    Pois a solução do enigma dependia da decodificação da estrutura documental dos códigos trocados todos os dias pelos alemães. Como a ciência diplomática estuda as características do documento, a solução do enigma é uma solução diplomática.

    b) Podemos afirmar que se houvesse na equipe de Alan Turing um especialista em Diplomática a vitória aliada teria sido ao menos 2 anos mais rápida? Por que?
    Sim, porque um especialista em diplomática observaria a repetição idêntica em todo começo de código das mensagens. Ele não se preocuparia utilizar da lógica para decifrar o código como o resto da equipe de Alan Turing estava trabalhando e, sim em observar as semelhanças e as características presentes em cada mensagem codificada trocada pelos alemães.

    ResponderExcluir
  30. No filme, Alan Turing só consegue desvendar a criptografia da ENIGMA quando percebe que as mensagens trocadas pelos alemães obedeciam a estruturas formais com padrões que facilitariam a decodificação se houvesse um especialista em diplomática na equipe, pois a diplomática estuda padrões nos documentos.

    ResponderExcluir
  31. A) A equipe de Turing conseguiu descodificar as mensagens criptografadas através de uma análise estrutural dos documentos. Desta forma, a diplomática se faz presente uma vez em que suas metodologias se aplicam em princípios que analisam as séries documentais.

    B) Sim. Um especialista em diplomática perceberia que a análise não poderia ser feita de forma isolada, observando o padrão contido nas mensagens.

    ResponderExcluir
  32. A) A solução do enigma pode ser considerada diplomática pois ela se constitui da análise formal dos documentos e Turing conseguiu solucionar a decodificação do enigma somente após perceber que as mensagens eram enviadas de maneira padronizadas, obtendo assim o objetivo pelo qual a máquina Cristopher foi construída.

    B) Sim, porém não sei se sem a máquina seria possível decodificar toda a mensagem. Então acredito que talvez não em 02 anos, mas teria levado o tempo apenas da sua construção para que o enigma fosse solucionado.

    ResponderExcluir

clique para comentar