16 março 2015

01 - Atividade em Grupo Optativa

Bom dia pessoal, como atividade optativa, poderíamos abordar o que comentei com os grupos no laboratório de informática; a escolha de possíveis temática associadas à disciplina de Diplomática e Tipologia e edição das propostas e estéticas de cada blog.

Primeiro, façam a leitura do texto a respeito do uso de blogs como metodologia de aprendizagem para uma melhor compreensão do uso desta didática.
LOPEZ, A. et al. Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia Documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento.Perspectivas em Gestão do Conhecimento. João Pessoa, Vol. 1, Número Especial (2011): Perspectivas em Arquitetura da Informação, p. 86-99. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/10790/6098

Em seguida, façam uma pesquisa, do ponto de vista arquivístico, de qualquer assunto ou noticia em que seja possível fazer associações diretas e indiretas com a matéria vista na primeira aula, em conjunto com o conteúdo de Arquivo Permanente-I. 

Postem vossa reflexão no próprio blog e indiquem nos comments daqui, junto com o título da atividade, o link da resposta até às 18:40hr do dia 20/03.


________
Thadeu Alexander.

10 comentários:

  1. TJDFT construirá Centro Arquivístico pioneiro no Brasil TJDFT construirá Centro Arquivístico pioneiro no Brasil

    No dia 27 de fevereiro será realizada licitação para contratar uma empresa responsável pela construção do Centro Arquivístico Permanente da Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O Centro Arquivístico terá uma área de 5.600 m² e irá abrigar 153.800 caixas de processos de guarda permanente e com valor histórico. O Centro Arquivístico receberá e guardará processos e documentos históricos, das 1ª e 2ª Instâncias, além de documentos da área Administrativa, e outros documentos históricos em suportes especiais, que serão armazenadas e acondicionadas de forma a garantir a sua preservação, conforme as normas arquivísticas vigentes. Ele será o primeiro Centro Arquivístico do Brasil a seguir todas as normas referentes à construção de arquivos estabelecidas pelo Conselho Nacional de Arquivo - CONARQ.
    Congresso internacional sobre gestão de informação e documentos corporativos, ECMShow, terá três novas edições regionais: uma em Porto Alegre em 22/11/2012.
    O maior encontro do setor na América Latina é realizado tradicionalmente em São Paulo, com a participação de especialistas renomados do exterior. No ano passado, Brasília recebeu a primeira edição especial do evento, com foco exclusivo no governo. Criado em 2010, o congresso internacional apresenta as recentes novidades e tendências mundiais do segmento, com a participação de dezenas de palestrantes consagrados dentro e fora do Brasil, entre eles especialistas da AIIM (Association for Information and Imaging Management), a mais importante entidade mundial do setor; além de uma exposição tecnológica com os principais players do mercado.
    PORTO ALEGRE / Dia: 22 de novembro / Local: Fiergs – Centro de Eventos. Informações pelo site ECMShow.

    Fonte:CNJ, Arquivologia - UFSM,Jornal Contábil, http://www.tst.jus.br/noticias-memoria/-/asset_publisher/0qM8/content/tjdft-construira-centro-arquivistico-pioneiro-no-brasil/pop_up?_101_INSTANCE_0qM8_viewMode=print


    A notícia pesquisada evidencia a falta de locais adequados ao armazenamento e acondicionamento de documentos de guarda permanente, trata-se da construção do 1º centro arquivístico, a seguir todas as normas do CONARQ.
    A preocupação se estende com o espaço que será dedicado aos documentos administrativos, indicando que a iniciativa pretende por meio da aplicação de metodologia própria, técnicas científicas, observando as normas estabelecidas com a contribuição de especialistas, ser um marco inicial nas construções de locais adequados a guarda não apenas de documentos históricos, de guarda permanente como também processos administrativos possam receber tratamento apropriado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somente a URL deve ser postada aqui, o texto deve ser postado no seu respectivo blog.

      Excluir
  2. Diplomática em Cena - Atividade Optativa:

    http://diplomaticaemcena.blogspot.com.br/2015/03/como-parte-da-atividade-optativa.html

    Encontramos um site com definições e informações importantes sobre conceitos de tipologia documental em arquivos que acreditamos ser essenciais para o aprendizado das disciplinas diplomática e arquivo permanente. Confiram!

    ResponderExcluir
  3. http://arquizero.blogspot.com.br/2015/03/classificacao-dos-seres-e-nomenclatura.html

    ResponderExcluir
  4. http://investigacao-arquivistica2.blogspot.com.br/2015/03/incendioconsome-arquivo-historico-da.html

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. http://naomenteoficial.blogspot.com.br/2015/03/a-mente-musica-os-arquivos.html

    ResponderExcluir
  7. http://arquivosjuridicosdiplomatica.blogspot.com.br/2015/03/atividade-optativa-1.html

    ResponderExcluir
  8. Foco D.O.Cumental.

    http://foconodocumental.blogspot.com.br/2015/03/atividade-optativa-01.html

    Encontramos uma reportagem no facebook do Arquivo Público de São Paulo sobre a "Transparência na Gestão Pública" que é matéria do Diário Oficial.

    ResponderExcluir
  9. Temática: História e Semana da Arte Moderna
    Minissérie documental que resgata momentos marcantes da história brasileira, na transição do século XIX para o século XX. Produção: Instituto Legislativo Brasileiro - ILB.
    http://diplomaticaemperformance.blogspot.com.br/p/noticias.html

    ResponderExcluir

clique para comentar