29 outubro 2014

De volta ao fluxograma



Olá pessoas

Sobre fluxograma, já sabemos que é uma ferramenta de apoio administrativo, que representa graficamente um processo ou um fluxo de trabalho, através de diagrama, usando figuras geométricas normatizadas e setas que fazem a ligação entre essas figuras.

Tem o objetivo de simplificar e racionalizar o processo de trabalho, permitindo uma análise mais detalhada de cada atividade e o relacionamento entre elas, entendendo com clareza o funcionamento --tanto em uma visão micro, como macro-- da instituição, indicando falhas e promovendo agilidade no processo para resultados eficientes.

Também pode mapear o caminho percorrido por um determinado documento, por exemplo, através dos vários departamentos da organização, bem como sua destinação final.

Reconhecida a sua importância na gestão de processos, a proposta desta ATIVIDADE INDIVIDUAL é que vocês representem, esquematicamente, através de um fluxograma, um dos processos em que há participação do Arquivo que você trabalha/trabalhou. Pode ser a tramitação de um tipo documental, o processo de escolha da caixa arquivo, o tratamento de uma massa documental etc. Usem a criatividade para traçar um mapeamento dentro da Instituição. Façam uma análise crítica e proponham melhorarias para este processo.

A atividade deve ser postada até as 18:59 do dia 31/10/2014 e deve ser utilizada a ferramenta apresentada pelo Luiz na aula do dia 10/10/2014. Cada um deve postar no blog do próprio grupo, não esquecendo de indicar aqui a url do exercício.

Boa atividade!

Há um manual aqui no caso de dúvidas.


___________________
Beatriz Mirela Ferreira

8 comentários:

  1. O Blog Desvendando a Diplomática respondeu essa atividade no post do dia 17 de Outubro de 2014: http://desvendandoadiplomatica.blogspot.com.br/2014/10/fluxograma-do-documento-mcebyte_17.html.

    Essa atividade foi passada no dia que aconteceu a palestra do Luiz, ou seja, 10/10/2014. Foi passado para a sala que a atividade poderia ser realizada em grupo e postada nos blogs respectivos.

    Por esse motivo nós colocamos aqui o link para o acesso desta atividade.

    Grata

    ResponderExcluir
  2. Cara Veléria e demais alunos,
    A atividade que o Luis passou foi o mapeamento de um processo com um documento da MCEbyte. A proposta desta atividade, apesar de ser parecida, não é a mesma.

    Grata

    ResponderExcluir
  3. Segue o link da atividade do Blog Diplomática em Performance
    http://diplomaticaemperformance.blogspot.com.br/2014/10/atividade-da-semana-exercicio-de.html

    ResponderExcluir
  4. Link da atividade proposta!
    http://passaarq.blogspot.com.br/2014/10/atividade-diplomatica-2910-fluxograma.html

    Bruno Machado Morais - 12/0112426

    ResponderExcluir
  5. Link da atividade: http://passaarq.blogspot.com.br/2014/10/atividade-diplomatica-3110-de-volta-ao.html.

    Alef Batista Ferreira - 12/0108402.

    ResponderExcluir
  6. http://terminologiasqn.blogspot.com.br/

    José Lucas Costa do Amaral
    120122821

    ResponderExcluir
  7. Link da atividade: http://diplomaticaemperformance.blogspot.com.br/
    Marisa Aparecida Corrêa Batista 120129256

    ResponderExcluir
  8. http://arquivoraz.blogspot.com.br/2014/11/fluxograma-do-boletim-de-ocorrencia.html

    ResponderExcluir

clique para comentar