11 setembro 2014

Metendo a mão na massa


Na semana passada os grupos propuseram desafios sobre autenticidade e veracidade. Agora chegou a vez de enfrentá-los da seguinte forma:

1) um grupo escolhe um desafio a ser respondido;
2) indica aqui, neste blog, a url do desafio que vai responder
3) responde aqui, neste blog, ao desafio;
4) indica no blog desafiante que já fez reposta aqui, dando a url do respectivo comment
5) faz uma análise, aqui, neste blog, dos aspectos gerais do blog do grupo desafiante.

A atividade é em grupo, obrigatória, com prazo até as 18:59 do dia 12/09.

27 comentários:

  1. O blog "Desvendando a Diplomática" irá responder ao desafio do blog "Diplomaticando"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grupo Diplomática do Diploma (Diplomaticando - http://diplomaticando.blogspot.com.br/2014/09/autenticidade-e-veracidade.html), propôs o desafio a respeito de um documento de identificação onde não podemos dizer com certeza se ele é falso, pois somente o emissor do documento pode afirmar se o mesmo é autentico ou não. Analisamos bem a foto do documento para respondermos a seguinte questão: como o grupo procederia se alguém apresentasse este documento para fins de identificação?


      Caso um documento desses chegasse para nós (Blog Desvendando a Diplomática), chegamos à conclusão de que ficaríamos bastante desconfiadas com relação à autenticidade e veracidade dele. Observamos que a foto é de uma pessoa conhecida pela maioria da população. Somente com a imagem não conseguimos ver as informações contidas no verso do documento, então imaginamos que ele está em nossas mãos. Teríamos que analisar minuciosamente todos os componentes de uma carteira de identidade (RG) para verificar se está dentro dos padrões de segurança exigido. É necessário também entrar em contato com o órgão emissor desse tipo de documento para ter realmente a certeza se ele é falso ou não, pois como dito anteriormente, somente o órgão emissor do documento pode afirmar isso. O que poderia nos ajudar também seria pedir outros documentos de identificação daquela pessoa.

      Excluir
    2. O Blog das colegas “Diplomaticando” teve seu tema escolhido pela percepção da grande quantidade de documentos gerados durante a vida acadêmica de um estudante. O blog irá falar sobre cada um dos documentos presentes no decorrer do nosso curso como, por exemplo, registro, carteira estudantil, cadastro na biblioteca, lista de frequência, avaliações, declarações de estudante, dentre vários outros, mostrando a realidade do dia – a – dia em uma Universidade através da ótica de um estudante.

      O design do blog está totalmente de acordo com o tema. Vários diplomas espalhados, afinal o diploma é o motivo pelo qual passamos todos esses anos estudando e ralando, não só para adquirir o diploma fisicamente, mas também para adquirir conhecimentos e grandes experiências para nossa carreira profissional. Interessante o tema escolhido, pois muitos de nós estudantes temos várias dúvidas sobre esse tipo de documento no decorrer dos semestres e o blog pretende explicar os procedimentos de cada um deles.

      Excluir
  2. O blog "Diplomática em Performance" irá responder ao desafio do blog "Arquivoraz"
    Link: http://arquivoraz.blogspot.com.br/2014/09/autenticidade-e-veracidade-odocumento.html

    ResponderExcluir
  3. Nosso grupo, responsável pelo blog "Diplomática Documental" irá responder ao desafio do blog "Tipologicamente Falando" cujo o link é: http://tipologicamentefaland0.blogspot.com.br/2014/09/autenticidadeveracidade.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grupo apresentou no desafio um documento que, conforme mencionado no enunciado do blog é “falsificado” e tem em sua imagem uma autenticação do dia 10 de novembro de 2009, feita pelo 5º Tabelionato de Notas, cartório localizado no bairro Comércio, em Salvador. Tal documento foi utilizado para denunciar falhas nos serviços prestados nos tabelionatos da capital baiana.
      Assim, o documento trata-se de uma cópia que foi assinada por uma autoridade teoricamente competente que “autenticou” um documento em que duas pessoas públicas, o ex-presidente e a atual presidente, constam como casados o que na realidade não procede.
      Desta forma, tendo ciência do contexto em que as pessoas identificadas na certidão não são casadas e, também, que consta no próprio enunciado do desafio que o documento é falso, ele não é autêntico pelo seu conteúdo.
      Embora exista no documento um carimbo oficial dando-lhe autenticidade, trata-se evidentemente (conforme o enunciado) que foi uma falha do Cartório, além disso carece o documento de veracidade, pois seus dados não conferem com a realidade observável no contexto.

      Excluir
    2. O Blog dos colegas " Tipologicamente Falando" tem letras (texto) em fonte muito nítida de fácil visualização e tamanho agradável. Chama a atenção que os colegas conseguiram um "fundo" que combina com o tema, pois tem várias caricaturas (de um mesmo personagem, um homem) com balões de texto (vazios) que passam uma impressão que estão realmente falando. Aconteceu um fato curioso no blog, pois a "postagem" foi feita as 23:54 e constou no blog que foi feita às 19:54, não sei se fiz algo que possa ter ocasionado isso. O desafio foi muito interessante por ser um caso concreto.

      Excluir
  4. O blog “Passaporte na mão e pé na estrada” vai responder ao desafio do blog “Potinho Vermelho”
    http://potevermelho.blogspot.com.br/

    O blog trouxe a historia da “Operação Bernhard”, onde os prisioneiros dos campos de concentração nazista eram obrigados a criarem notas, passaportes, dentre outros documentos falsos. Todos chefiados por Salomon Sorowitsch, considerado um dos maiores falsificadores de todos os tempos.

    O blog da ênfase nas libras esterlinas que essa operação produziu. Quanto à pergunta, se essas notas são autenticas e verídicas, apesar da perfeição das notas elas não podem ser consideradas autenticas tão pouco verídica. Segundo Duranti, documentos autênticos são aqueles que foram escritos de acordo com as práticas do tempo e lugar indicado e assinado com o nome de pessoas competentes para criá-los. Portanto o emissor dessas notas, o banco central inglês, não foi o responsável por tal e também não autorizou essa impressão. Dessa forma as notas não são verídicas e não possuem valor monetário já que não foi emitida pelo órgão responsável pela produção do dinheiro, sendo assim notas falsas.

    Quanto ao blog http://potevermelho.blogspot.com.br/, vale destacar a criatividade dos desafios, o layout da pagina, com uma imagem de fundo condizente com o nome do blog. A fonte e tamanho do texto também são de fácil leitura onde não cansa a vista, com diferenciação da cor das letras do fundo. Talvez falte uma maior divulgação de assuntos relacionados ao blog, no mais o blog está muito bom.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. O grupo "O Homem Documentado" responderá o desafio proposto pelo grupo "Passaporte na mão e pé na estrada''.

    Pergunta: "Uma pessoa precisa abrir uma conta num banco, e para tanto levou uma conta de condomínio como documento de comprovante de residência. Levando em consideração que é um documento de fácil manipulação e com base no texto de Larcher "Análise de documentos em um contexto bancário", a conta de condomínio é um documento autentico para o assunto em questão? E quanto a sua veracidade?"


    R: A conta de condomínio pode vir a ser utilizada sob tipologia de comprovação de residência, que é um fator requerente na hora da abertura de conta. As questões a respeito da autenticidade e veracidade devem ser analisadas com base no documento em si, seu formato, suas marcas de segurança (Logos institucionais) e a convergência de dados em geral. Visto isso, não é possível checar se o documento em questão demonstrado na imagem pode atingir tal grau de confiabilidade diplomática. Porém, anexado a outros documentos como o comprovante de pagamento ou demais comprovantes de residência, a conta de condomínio pode sim se configurar autêntica para tal finalidade, e sua veracidade sustentada com o anexo de outros documentos de tipologia semelhante.

    Comentários sobre o Blog:

    O blog "Passaporte na mão e pé na estrada" (http://passaarq.blogspot.com.br/), criado com finalidades de desempenho de avaliação acadêmica, aborda como temática principal as várias análises referentes a diplomática e tipologia documental que podem ser aplicadas com base no documento Passaporte internacional de viagens. Devido sua utilização de acordo com atividades propostas academicamente, a sequência de postagens do blog é referente ao desempenho de tais atividades, contanto, demais dados relacionados a área de Arquivologia já foram postadas deliberadamente no blog em questão.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O Blog Potinho Vermelho irá responder o desafio do blog Desvendando a Diplomática!

    ResponderExcluir
  9. O Blog "Potinho Vermelho" irá responder o desafio do blog "Desvendando a Diplomática "(http://desvendandoadiplomatica.blogspot.com.br/2014/09/de-acordo-com-atividade-proposta_10.html)

    O Blog baseia seu desafio no texto/palestra da Daniella Larcher, a respeito de autenticidade e veracidade, que discorre sobre a experiência e sobre o trabalho desenvolvido por ela na Caixa Econômica Federal.
    O Desafio lança mão de dois comprovantes com valores diferentes de depósitos porém com toda numeração de controle, datas e interessados iguais.
    Como a mesma Dani disse e é visível, trata-se de um Photoshop em uma das imagens, porém analisando em qualquer contexto que não seja o simples didático, discordo da posição a respeito de que é mais fácil tirar do que colocar um numero, na verdade, de fato é mais fácil, mas ninguém depositaria R$240,00 e mudaria pra R$40,00, não faz sentido.

    O blog possui uma temática de descoberta e misteriosa com apresentações criativas; layout muito bonito sem problema algum de visualização e com cores que não cansam a vista.

    ResponderExcluir
  10. O Blog "Terminologia...Só Que Não" irá responder o desafio do Blog "O Homem Documentado"!
    http://diplomatica-thel.blogspot.com.br/2014/09/atividade-de-autenticidadeveracidade.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog "O Homem Documentado", tomando como base o texto da Daniella Larcher, propôs o desafio sobre as tentativas, com uso de documento de identidade falso,em agências bancárias. Apresentam um documento de identidade adulterado, aonde não podemos afirmar sobre a sua autenticidade, já que não somos o produtor do documento. Somente sendo possível essa afirmação pelo próprio dono do documento de identidade. Quanto a veracidade, podemos concluir pela análise do documento em questão, que está comprometida, devido as rasuras/alterações presentes. Rasuras/alterações que iram nos impossibilitar de analisar a qualidade das informações contidas no documento analisado.

      Excluir
    2. Análise do blog desafiante:
      O blog O Homem Documentado (http://diplomatica-thel.blogspot.com.br/), feito com objetivo de avaliação da disciplina Diplomática e Tipologia Documental, a principal abordagem do blog são as atividades da disciplina, que são postados em uma sequência que segue a ordem das atividades propostas, tem boa disposição dos links, fácil identificação dos participantes do grupo, fonte de fácil leitura, a imagem de fundo é interessante e combina com o nome do blog.

      Excluir
  11. O blog arquivoraz respondeu ao grupo Diplomática em performance no dia 9 de setembro de 2014 as 06:23 e a resposta está no link: http://diplomaticaemperformance.blogspot.com.br/2014/09/autenticidade-x-veracidade.html?showComment=1410269025870#c7327523798013878493.

    Apesar do documento enganar muitas vítimas, não o considero autêntico. Para Duranti o documento autêntico deve apresentar todos os elementos necessários para designá-lo como autêntico, ou seja, deve estar de acordo com os padrões estéticos, físicos, de conteúdo ... utilizados pelo produtor do do documento. Esse documento é emitido pela Receita Federal que no seu site informa a mensagem abaixo, em que explica que não envia documentos e emails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.

    Também não é verídico por três razões que foram identificadas. A primeira referente a terminologia utilizada no documento, a segunda pelo link para o qual a vítima é direcionada não tem nenhuma relação com a receita federal e tão pouco possui .gov e por fim o último parágrafo que não possibilita o contribuinte ir à uma agência resolver a pendência.

    Abaixo a mensagem divulgada no site da receita : http://www.receita.fazenda.gov.br/Novidades/Informa/emailfalsos.htm

    Alerta: mensagens eletrônicas (e-mails) falsas em nome da Receita Federal
    A Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) continua sendo motivo para golpes na internet. A Receita Federal reforça o alerta para que não abram, nem respondam mensagens que chegam em suas caixas postais eletrônicas em nome do órgão. A Receita não envia e-mails sem autorização do contribuinte e nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.

    Mensagens falsas, enviadas em nome de órgãos públicos e de empresas privadas, continuam a circular na Internet. Quadrilhas especializadas em crimes pela internet tentam obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e principalmente financeiras dos contribuintes. Estas mensagens cada dia mais criativas e sempre invocando “urgência” iludem o cidadão com a apresentação de telas que misturam instruções verdadeiras e FALSAS, que usam nomes e timbres oficiais, informando, por exemplo, que "o CPF está cancelado ou pendente de regularização", "afirmando que a declaração de Imposto de Renda possui erros e deve ser enviada uma declaração retificadora", ou “comunicando erros na Restituição do Imposto de Renda e citando valores residuais a serem recebidos” etc. Em seguida estimulam o contribuinte a responder questionamentos ou instalam programas nos computadores utilizados, que assim, acabam por repassar, a estes fraudadores, dados pessoais e fiscais.

    Veja como proceder perante estas mensagens:

    1. não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;

    2. não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal; e

    3. excluir imediatamente a mensagem.

    Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (146).

    O blog Diplomática em performance tem um layout agradável, informações atualizadas e muito fácil de visualizar o conteúdo. Agradou bastante.

    Visite também nosso blog : http://arquivoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. O Blog Arquivoraz propôs para desafio analisarmos a imagem de um certificado de seguro. Analisando a imagem podemos identificar várias informações como CNPJ da empresa, nome do beneficiário, CPF, assinatura entre outros. Só observando a imagem não conseguimos provar que o documento é autêntico e verídico, pois para Duranti o documento autêntico deve apresentar todos os elementos necessários para identifica-lo como autêntico, ou seja, deve estar de acordo com os padrões estéticos, físicos e de conteúdo. E só a instituição que o produziu poderá determinar se o documento é autêntico ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog possui um layout objetivo e um plano de fundo com uma sequência de números binários, que relaciona-se com ciência da informação. Os colegas publicaram matérias bem interessantes não apenas da área de diplomática como também de outras áreas ,publicaram também eventos do nosso curso.

      Excluir
  13. responderemos o desafio do blog htttp://diplomaticadocumental.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Url do desafio: http://diplomaticadocumental.blogspot.com.br/2014/09/tarefa-3-o-documento-para-o-qual.html?showComment=1410551543732#c3253310448724586127

      Resposta do desafio: o documento com a foto alterada não é mais autêntico, muito menos verídico. Uma vez alterada a foto, foi alterada também as informações como ele fora criado, tirando dessa forma a autenticidade. Não é verídico pois as informações não se referem à pessoa da foto.

      Análise do blog. Layout simples, interessante. Não dá para saber o tema do blog, e falta padronização nas postagens como fonte e títulos.

      Excluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. O grupo Tipologicamente Falando vai responder ao desafio do blog Diplomática Documental. diplomaticadocumental.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O grupo Diplomática Documental (http://diplomaticadocumental.blogspot.com.br) propôs o desafio da análise é uma carteira de identificação militar de um policial. Este documento de identificação foi perdido pelo seu legítimo dono em uma festa muito provavelmente ao se identificar na entrada. Tal documento embora já estivesse com a “plastificação “ se soltando, continuava válido. Ocorre que o senhor “Fulano de Tal” de mesmo sexo e idade aproximada a da pessoa identificada no documento, aproveitou-se da falha na plastificação do documento para substituir a foto original pela sua e assim tentar entrar em alguns eventos sem efetuar o devido pagamento se passando por policial. Em uma destas festas o responsável pelo controle de entrada achou estranho o documento, teve a impressão que havia uma foto sobreposta a uma anterior. ( Segundo Daniella Larcher, “Não há como se afirmar que o documento é falso, e sim que é suspeito – mesmo que as tentativas de forja sejam grosseiras). Para evitar problemas com o suposto policial liberou a entrada, porém ficou com uma dúvida na cabeça, seria aquele documento autêntico? Legítimo?

      Nosso grupo chegou a conclusão que a probabilidade de achar esse documento falso é grande, pois a foto de identificação não condiz com a veracidade das informações da pessoa em questão, portanto poderíamos desconfiar e "afirmar" sua ilegitimidade.

      Excluir
  16. O blog diplomática documental tem um desing de uma estante de livros, como se fosse um biblioteca.. é bastante interessante e abrange os temas abordados na matéria. O blog também tem a proposta de comportar as atividades propostas em sala de aula, como exercícios, atividades e desafios.

    ResponderExcluir
  17. Link para o texto de hoje (17/10):
    http://repositorio.unb.br/handle/10482/12895

    ResponderExcluir

clique para comentar