02 setembro 2014

Autenticidade/veracidade


Considerando que a imagem acima é um registro fotográfico aparentemente autêntico, porém a questão da veracidade, em função da nossa tradição e práticas de gestão documental fica, em aberto. Qual é sua opinião sobre a imagem acima?

Na próxima aula teremos uma importante palestra com Daniella Larcher, especialista em detecção de fraudes em documentos pessoais bancários, que apresentará exemplos curiosos e bem representativos do problema.

A atividade de preparação para a palestra consistem em 
(a) ler o texto feito por ela especialmente para o blog DTD aqui;
(b) apresentar um documento que possa ser discutido quanto à sua autenticidade e veracidade, seguido de um desafio sobre o mesmo, do qual conste referencia ao texto de Larcher;
(c) postar o desafio no blog de seu grupo;
(d) postar nos comentários do post referencial a url do desafio.
O prazo é até as 18:59 hs da próxima 6ªf, dia 05/set e a atividade é em grupo e obrigatória.
  • Post referencial: 
    • LARCHER, Daniella. A autenticidade vista por uma aluna de DTD. Blog Diplomática e tipologia documental, 09/ago/2012. (Acesso aqui

7 comentários:

  1. Desafio postado em: http://diplomaticadocumental.blogspot.com.br/2014/09/tarefa-3-o-documento-para-o-qual.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Favor ler melhor as instruções e postar a url em local correto

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A imagem acima, embora esteja escrito nas pastas "informes", "memorandos" e “oficios multiples", as pastas não lembram muito os tamanhos A4 ou Ofício normalmente utilizados pelas instituições para a impressão de seus documentos, pelo contrário as pastas que aparecem na imagem lembram as antigas caixas para guardar fitas VHS. Além disso, uma das imagens de mulheres (a segunda da direita para a esquerda) lembra a apresentadora de TV Brasileira chamada Xuxa. Minha opinião é que embora a imagem seja aparentemente autêntica, conforme o enunciado da atividade, ela aparenta não guardar muita correspondência com as suas próprias anotações/descrições, faltando assim legitimidade a imagem.

    Nosso grupo escolheu como documento uma carteira de identificação militar de um policial e o nosso desafio está disponível no link abaixo:

    http://diplomaticadocumental.blogspot.com.br/2014/09/tarefa-3-o-documento-para-o-qual.html

    ResponderExcluir
  5. A imagem aparentemente se trata de fitas VHS e sua antenticidade pode ser facilmente contestada visto a subjetividade das anotacões das fitas e as respectivas fotos nelas estampadas. Nao se pode dizer o que há de fato como conteúdo nas fitas.

    ResponderExcluir
  6. Professo coloquei o exercício extra no nosso blog. http://arquivoraz.blogspot.com.br/2014/09/exercicio-extra.html

    ResponderExcluir

clique para comentar