21 junho 2013

Uma ideia genial

Copiado de http://www.girona.cat/sgdap/cat/dia_internacional_arxius.php

No último dia 07 de junho o Arquivo Municipal de Girona (AMGi) promoveu uma atividade para lá de interessante em comemoração ao Dia Internacional dos Arquivos. A ideia de Lluís-Esteve Casellas (chefe da Seção de Gestão Documental e Arquivos) é de uma simplicidade impressionante e conseguiu abrir o arquivo a um número significativo de cidadãos (pelos meus cálculos, cerca de 50) que se dispuseram a passar uma tarde de intensas atividades na instituição. O publico leigo pode tomar contato efetivo com diferentes atividades práticas dos arquivos, as quais têm profunda influencia em suas vidas cotidianas. 

O diretor do AMGi, Joan Boadas i Rasset, efetivou a ideia com 4 tipos distintos de atividades:
  • oficinas práticas sobre problemas cotidianos relacionados aos arquivos, voltadas para o cidadão comum;
  • apresentação de documentos significativos do AMGi;
  • visita guiada às instalações do AMGi;
  • palestras sobre questões cotidianas relacionadas aos arquivos e de interesse geral da população.
A dinâmica foi bem prática e interessante, com a possibilidade de cada participante fazer até 6 oficinas ou 5 oficinas mais a visita guiada, além de assistir às apresentações dos documentos e as palestras. 

As oficinas foram ministradas pelos técnicos do arquivo e trataram de temas de interesse geral, como, arquivos familiares, preservação de documentos pessoais, cuidados com fotografias físicas e digitais etc. Foram ofertadas 09 estações de trabalho, que consistiam de um bate-papo com os técnicos por cerca de 30 minutos, permitindo que os participantes fizessem um rodízio, assistindo, durante toda a tarde, várias oficinas. Em geral cada oficina tinha algo como 5 a 6 participantes e era realizada com base em um material de referencia bastante elementar, com cerca de 3 páginas por oficina, distribuído a todos no momento da inscrição. 

Para quebrar a monotonia, após uma hora e meia de bate-papos havia pausas para pequenas apresentações de documentos importantes do AMGi, denominadas "Documento convidado". Na primeira, houve a apresentação de uma foto de 1899 (ver reprodução digital aqui) com explanação sobre questões técnicas da fotografia, aspectos de preservação, importância do registro para a cidade atual etc. Na sequência, reiniciaram-se as oficinas, sendo facultada aos interessados uma visita guiada pelas instalações do arquivo. O esquema se repetiu com a apresentação de novo documento convidado, desta feita um manuscrito antigo, cuja análise também trouxe à luz do público elementos relacionados à paleografia e historicidade de documentos antigos. Após uma nova visita guiada e uma rodada final das oficinas o evento entrou na fase final com a preparação de uma palestra sobre os arquivos pessoais no século XXI. 

O conferencista Lluís-Esteve Casellas abordou com eloquência, com exemplos muito acessíveis ao publico leigo, a questão da transformação dos documentos tradicionais para o meio digital, tendo como base a discussão de cartas físicas e correspondências eletrônicas. Sua conclusão foi um convite à aproximação da sociedade aos arquivos com a frase "arquivistas são como os médicos de família: consulte-nos!". O encerramento deu-se com rápidas palavras de Joan Boadas sobre a importância das ferramentas sobre o passado para imaginar mudanças na sociedade atual, situando os  arquivos como elementos do futuro. Sua breve argumentação foi embasada na tribo amazônica dos Pirajás, cuja língua tem a particularidade única no mundo de não ter orações subordinadas e nem referencias temporais, estando aquela sociedade "condenada" a viver eternamente o presente, sem possibilidade de imaginar o futuro.

Links relacionados:

6 comentários:

  1. tema definido:

    http://arquivosanonimos.blogspot.com.br/2013/06/trabalho-para-oficina.html

    ResponderExcluir
  2. Ideia para a Oficina: http://arquiivosecreto.blogspot.com.br/2013/06/trabalho-final-ideias-iniciais-para.html

    ResponderExcluir
  3. Tema da Oficina:
    http://unbvital.blogspot.com.br/2013/06/fonte-httpwww.html

    ResponderExcluir
  4. Tema da oficina: http://arquivodesomdtd.blogspot.com.br/2013/06/nossa-oficina.html

    ResponderExcluir
  5. Tema da oficina: http://saarq2013.blogspot.com.br/2013/07/trabalho-final-oficina.html

    ResponderExcluir
  6. Fizemos a tarefa, só esquecemos de postar
    (vide a data de postagem)

    http://los-archivistas.blogspot.com.br/2013/06/documentos-fotograficos.html

    ResponderExcluir

clique para comentar