09 fevereiro 2013

Surpresa!!!

Mr. V en el Carnaval de Yungay/2013,
foto por André Porto Ancona Lopez®
Os congressos de Arquivologia do Mercosul ocorrem com regularidade bi-anual (ou quase) desde 1996. O último, o IX, foi realizado no Paraguai em 2011, no qual se definiu a continuidade do evento para 2013, em La Plata, na Argentina 

Após, confirmações, indefinições, disputa jurídica e cancelamento oficial a situação segue instável, porém com a possibilidade de adiamento para 2014 na Bolívia. 

A atividade optativa, individual ou em grupo, sugere:
a) a análise de autenticidade e veracidade das informações da ata final do IX CAM - Paraguai, 2011 (disponível aqui);
b) a busca de elementos da convocatória inicial para o X CAM, previsto para ocorrer em 2013 em La Plata, Argentina e respectiva análise de autenticidade e veracidade das informações;
c) a busca de elementos do cancelamento do CAM de La Plata e análise de autenticidade e veracidade das informações;
d) a análise diplomática e tipológica do manifesto difundido pelo IX CAM em 08/02/2013 (disponível aqui);
e) a redação de um pequeno texto reflexivo sobre o papel da diplomática na sociedade, discutindo co caso concreto do X CAM.
Tendo em vista o interesse geral quanto aos desdobramentos do X CAM para a comunidade arquivística em geral, a atividade é aberta a todos os interessados. Sob a ótica formal da disciplina atual (turma 2/2012), as melhores reflexões poderão vir a substituir (ou ampliar) a avaliação de algumas atividades obrigatórias (pendentes e/ou futuras), desde que realizadas antes da aula de 15/fev.

__________
André Lopez

8 comentários:

  1. Como sabemos, a diplomática preocupa-se com a autenticidade dos documentos. Ao analisar a Ata Final do último Congresso de Arquivologia do Mercosul, os meios que podem levar à afirmar que se trata de um documento autêntico legalmente, são as assinaturas em sua última folha, pois considera-se que não são falsificadas, e a legitimam. O telefone para contato encaminha à crença de que não houve nenhuma ilegalidade, e que, portanto não há motivos de se evitar maiores esclarecimentos, confiando é claro, que o número esteja correto. Quanto à autenticidade diplomática, o que se percebe é que os documentos contemporâneos não apresentam tantos elementos formais que comprovem as práticas do tempo e do lugar indicados em seu texto, o que dificulta também a identificação das autoridades competentes pela sua criação. Apesar disso, a Ata Final é autêntica diplomaticamente por ter uma estrutura documental adotada quase que mundialmente, portanto segue o padrão da atualidade e no espaço que se propõe. Historicamente considera-se que é verídica por conter informações verdadeiras, ou seja, as decisões e os avanços a que se chegaram no último CAM. Esta Ata é o registro do que foi discutido nesta reunião, seguiu um trâmite e foi aprovada por seus participantes, logo é autêntica, e seu conteúdo atesta a realidade, portanto, é verídica. Mesmo que o X CAM não ocorra onde ficou decidido e nem na data determinada, a Ata refletiu o que se concluiu naquela data e naquele local.

    A Federação de Arquivistas da República Argentina (FARA) é a responsável pela organização do X CAM, como se aprovou e apresentou no CAM de 2011, no Paraguai, onde também se acordou La Plata como a cidade de realização. O site Mundo Archivístico, que é bastante completo e parece ser uma fonte confiável, menciona que em primeira instância participariam algumas Associações de Arquivistas do Brasil, e nos dá acesso ao que diz a circular número 1. Não tem-se elementos suficientes para confirmar a veracidade da Circular. Na internet encontram-se poucas informações sobre as convocatórias do X CAM, previsto para este ano de 2013. Ainda segundo o site Mundo Archivístico, foram difundidas convocatórias por uma Comissão Diretiva que não é a da FARA e nem foi sugerida pela mesma. A Coordenadora de tal Comissão alega ter sido eleita, porém esta Comissão não possui regulamento ou ato constitutivo, e não há nenhum outro documento que comprove o que anunciou em sua tentativa de explicação, o que coloca em questão a autenticidade da Circular de forma geral, por não ter sido produzida conforme e por quem deveria, apesar de apresentar as qualidades que precisa para cumprir sua função administrativa.

    PRISCILA MEDEIROS PEREIRA RODRIGUES

    ResponderExcluir
  2. (CONTINUAÇÃO)

    A imprensa vem destacando o cancelamento do CAM de La Plata. O que nos diz o site Mundo Archivístico é que diante de tais acontecimentos a FARA decidiu realizar o X CAM em outra cidade da Argentina e ainda em 2013. Já o site Archiext informa que o evento acontecerá em 2014, em outro país a ser designado, e o mesmo se encontra na página do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília. O Portal do Arquivista apresentou uma notícia que parece ser a mais atual, onde se diz que a sede oficial do X CAM será a cidade de Santa Cruz de La Sierra, da Bolívia, e que a programação é para os dias 5,6 e 7 de Março de 2014. A análise quanto à veracidade e a autenticidade das informações ainda deixava dúvidas, uma vez que a questão é polêmica e não se pode ter certeza se estes pronunciamentos correspondem ao que de fato se sucederam e se foram realizados por quem realmente tem esta atribuição, porém o Manifesto difundido pelo IX CAM esclareceu a situação e se trata de um documento autêntico e verídico pelas mesmas razões da Ata Final do IX CAM. Este documento tem o formato de manifesto, está em suporte eletrônico ou digital, a sua forma parece ser uma cópia e seu gênero é textual. A espécie é Manifesto, seguindo a estrutura solicitada e dispondo as informações que justificam o ato e se desejam tornar públicas. A função arquivística considerando seu titular como a Faculdade Politécnica da Universidade Nacional de Assunção é de Registro das decisões tomadas, declaradas e publicadas. Portanto o tipo arquivístico em resumo pode ser: Manifesto para registro de decisões publicadas.

    O conhecimento da diplomática ajuda a comunidade arquivística a refletir sobre os desdobramentos e consequentemente à análise da autenticidade e da veracidade dos documentos que tratam a respeito do caso do X CAM, de forma a apoiar ou criticar as condutas, posicionar-se. A Diplomática auxilia a sociedade a reconhecer se um documento é autêntico, se apresenta as características necessárias para ser aceito como verídico no consenso de sua abrangência. Sua contribuição também está nas funções arquivísticas ao ajudar a definir de forma suficientemente detalhada o que são os documentos.

    PRISCILA MEDEIROS PEREIRA RODRIGUES

    ResponderExcluir
  3. A ata final do IX CAM (Paraguai, 2011), apesar de não ter a formatação padrão de ata brasileira, não ter nada indicando que é uma ata e a versão que nos foi apresentada, para ser analisada, se tratar apenas da suposta digitalização da mesma, acredito pode ser considerada autentica por ter sido supostamente criada, mantida e conservada sob custódia de acordo com procedimentos que podem ser comprovados. Também acredito que é verídica, apesar de não estar presente no evento.
    A questão da escolha da nova sede ser na Argentina para 2013 é autentica se foi selecionada de acordo os procedimentos pré-determinados e também é verídica para aquele momento, é como diz Le Goff: a história “é fiel e móvel”.
    O manifesto traz que diante os fatos ocorridos e a ata da ANAA (2012), seria cancelado o evento na Argentina para 2013, designando a Bolívia para a sede em 2014. É aparentemente autentico com os sinais, como o formato e as assinaturas, que garantem a autenticidade. Quanto à veracidade também não vejo motivos para dizer que não é verdadeiro e cumpre a sua função de informar a comunidade interessada. Sites como o “arquivista.net”, “arquivisticaufes” e “aaerj.org.br” também divulgaram a notícia do cancelamento e da confirmação da Bolívia como sede em 2014. Nesses sites há a informação que o cancelamento é por causa de fatos conhecidos publicamente sobre a organização do congresso, mas a sensação é que há fatos obscuros ou mal informados sobre o assunto.
    Segue uma análise diplomática e tipológica do manifesto difundido pelo IX CAM em 08/02/2013:
    Análise diplomática:
    a) Suporte: papel* (se analisarmos o disponível digitalmente, seria: eletrônico); b) Forma: original*(se analisarmos o disponível digitalmente, seria: cópia); c) Formato: manifesto; d) Gênero: textual; e) Espécie: Manifesto do IX CAM.

    Análise tipológica:
    Denominação: Manifesto do IX CAM para registro das decisões
    Definição: Documento oficial assinado por autoridade competente que comunica o cancelamento do X CAM na Argentina e dá outras providencias.

    Caracteres Externos:
    - Suporte: Papel*.
    - Classe: Textual.
    - Formato: Manifesto.
    - Forma: Original*.
    Órgão Produtor: La dirección de la carrera ciências de la información de la Facultad de politécnica de la Universidad National del Asuncion y el equipo coordinador de la realizacion del IX CAM
    Destinatário: arquivistas do Mercosul

    Conteúdo/Assunto: Informações sobre as decisões tomadas de cancelamento da Argentina com sede do XCAM em 2013 e publicação oficial da Bolivia como sede do X CAM em 2014, alem de outras providencias.
    Acesso: Público/Ostensivo.
    A diplomática na sociedade assume um relevante papel, no sentido que permite que ao observar um documento e buscar encontrar nele sinais que indiquem e garantam a sua autenticidade, como por quem foi produzido, o formato, assinaturas. Como fizemos nos documentos apresentados sobre o caso concreto do X CAM. Deve-se estar atento para não cair facilmente em erro e saber analisar e discutir sobre o mesmo. Pensando bem, do jeito que nos foi apresentado qualquer um poderia criar aquele documento e quem o acha-se na internet iria considera-lo verdadeiro, pois se presume que uma noticia que sai em vários sites reconhecidos é verdadeira. É claro que para entender o contexto que ele está inserido precisamos também fazer uma análise tipológica.



    Maiara Coutinho Carvalho – 10/0113257

    ResponderExcluir
  4. Grupo Stark: Jessica Queiroz, Fernando Medeiros, Maria Helena, Patrick, Rodrigo Freitas.

    Ao analisar a Ata final do IX CAM, realizado no Paraguai em 2011, pode-se notar que a mesma se difere muito do modelo padrão de ata em uso no Brasil, que segundo o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia é “um documento que contém a narração, por escrito, do que aconteceu em uma sessão ou em reuniões de sociedades, instituições, congressos e similares”. Fazendo uma análise quanto à espécie Ata, podemos observar nesta a ausência do protocolo inicial e final como se costuma visualizar nas atas brasileiras, que, segundo Bellotto, são tais como: número da ata, designação da hora, nome das pessoas presentes, sua qualificação e declaração de abertura da sessão pelo presidente e secretário.
    Apesar disso, o documento em questão pode ser considerado autêntico e verídico por se constituir verdadeiramente com o que se propõe a ser, a Ata final do IX Congresso de Arquivologia do Mercosul. Isto pode ser constatado observando as assinaturas no final da Ata que faz com que ela tenha, portanto, testemunhas que legitimam e garantem a autenticidade do documento e a veracidade de suas informações. Entre estas assinaturas identificamos a do Coordenador, o Dr. Celso Cabrera González.
    Dito isto, a Ata final do IX CAM-Paraguai é diplomaticamente um documento autêntico por suprir aparentemente a formalidade necessária para este tipo de documento, e é também verídico por conter informações verdadeiras sobre o último congresso realizado no Paraguai que são garantidas pelas três assinaturas do documento, número de telefone e FAX.
    Em 2011, em meio à realização deste congresso no Paraguai, foi definido que o próximo seria realizado na Argentina, em 2013. Buscando por referências na Internet, encontram-se diferentes informações. Segundo o blog “Olhar arquivístico”, em outubro de 2012, foi publicado que o X CAM seria organizado pela ANAA, Associação Nacional de Arquivistas Argentinos, em outubro de 2013 na cidade de La Plata. Tempo depois, em meados de dezembro de 2012, o site “De olho na CI” publicou que o congresso seria realizado na Província de San Luiz, Argentina, nos dias 14, 15, e 16 de outubro de 2013, e organizado pela Federação de Arquivistas da República Argentina (FARA). Ainda neste site, obtém-se a informação de que o tema a ser abordado neste evento seria: “Formação acadêmica, prática profissional, investigação: os lugares da memória, Arquivos na construção da identidade na América Latina”. Com esses choques de informações, não há como considerá-las autênticas e verdadeiras. Não são autênticas porque documento não apresenta caráter oficial, e não são verídicas pela divergência das informações.
    No Site “Mundo Archivistico”, encontra-se uma publicação que trata do cancelamento do X CAM. Eles acusam a Argentina de se autoproclamar sede do novo congresso no país de forma arbitrária, o que levou a Associação de Arquivistas do Uruguai a sugerir um terceiro país como sede do X CAM. Após discussão, no sitio “Portal do Arquivista” encontra-se a confirmação da realização do X CAM na Bolívia na cidade de Santa Cruz de La Sierra, programado para 5, 6 e 7 de março de 2014. Da mesma forma, no portal da Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, encontra-se a mesma afirmação, o que leva o leitor acreditar que essas informações são verdadeiras, porém deixando dúvida quanto a sua autenticidade, pois apesar desses sítios parecerem ser de confiança não se pode visualizar nenhum documento oficial assinado por autoridades que ateste a sua autenticidade. Quanto às informações encontradas no site do “Mundo Archivistico” sobre o cancelamento do X CAM, podemos concluir que estas são verdadeiras e autênticas por conter um comunicado que a própria mesa diretiva da FARA constituiu e, por isso, nos leva a confiar em suas informações.

    Continua...

    ResponderExcluir
  5. O documento do Manifesto do IX CAM, que fora realizado, também pode ser considerado diplomaticamente autêntico e verdadeiro devido às mesmas assinaturas e contatos que estão presentes no corpo do texto do documento ser àquelas presentes na Ata citada acima, e ainda por tratar assuntos sobre o X CAM. Quanto a sua análise tipológica, o seu formato é manifesto, o suporte é eletrônico, sua forma é cópia, o gênero é textual, sua espécie é Manifesto do IX CAM, e por fim, sua função arquivística é Manifesto do IX CAM para registro.
    A Diplomática, enquanto ciência com o objetivo de busca de autenticidade e veracidade dos documentos é a área do saber que nos auxilia quanto ao caráter probatório de quaisquer documentos e, neste caso, com relação aos documentos da CAM.
    Os documentos disponíveis não se parecem com uma Ata, como dito, já que a Ata é uma descrição de um evento qualquer realizado sob os cuidados ou de uma entidade ou de uma pessoa física com autoridade instituída para tal, apresentando características tais como um texto direto, introdução característica referencial ao dia, mês, ano e local, sem parágrafos, datação ao final do documento e assinatura daquele(s) responsável(is).
    O que chama-se Ata nesta atividade, de acordo com as características tipológicas documentais, parece-se mais com um relatório, já que tal documento relata o que se passou e, em momentos até se comemora o que se alcançou como consequência de tal encontro. É dividido em tópicos, seções e em subseções, o que se pode – e se deve – observar em um relatório.
    Neste caso, se a Diplomática e a Tipologia estabelecem parâmetros e padrões para se caracterizarem os documentos, aqui seria necessária a observância de tais elementos para, primeiro, saber-se do que se trata para, em seguida, classificar tais documentos, sendo então o papel da Diplomática cumprindo socialmente porque certas questões de início seriam cumpridas e respeitadas, tornando os trâmites mais claros e objetivos e, portanto, críveis.


    REFERÊNCIAS:
    Heloisa Bellotto, Como fazer análise Diplomática e Tipológica de Documento de Arquivo,p.48, v. 08

    http://www.deolhonaci.com/news/congresso-de-arquivologia-do-mercosul/

    http://olhararquivistico.blogspot.com.br/2012/10/x-congresso-de-arquivologia-do-mercosul.html

    http://www.arquivista.net/2013/02/04/cancelado-x-cam-congresso-de-arquivologia-do-mercosul/

    http://www.mundoarchivistico.com/?menu=noticias&id=1732

    http://www.aaerj.org.br/

    ResponderExcluir
  6. Grupo DIGA: Douglas Pitombo, Ingrid Cordovil, Gabriel Spezia, Ayla Cortes:

    O documento em questão, mesmo não apresentando em seu conteúdo a informação de que o documento seja uma ata, apresenta elementos característicos desta, portanto podemos considerá-la como um documento autêntico. A presença de assinaturas, considerando que sejam de pessoas competentes para realização de tal, torna esta ata um documento legal. Considerando que as atividades realizadas, decisões e outras informações contidas na mesma, sejam verdadeiras, dizemos que o documento também é verídico.
    Na página 7 da ata é citada no tópico IV o próximo lugar onde será realizada o congresso: o X CAM, a partir disso podemos dizer que a informação é verídica e também autêntica, já que como dito anteriormente, apresenta elementos capazes de comprovar tal afirmação. Mesmo que o evento não ocorra no lugar indicado, a informação não deixa de ser verdadeira, porque foi mencionado o que foi decidido no IX CAM.
    De acordo com o site arquivista.net, onde a Asociación Nacional de Archivistas Argentinos comunica o cancelamento da X CAM e propõe a designação do encontro em outro país, não temos como confirmar a veracidade desse comunicado, mas essa mesma informação aparece em outros sites como o MundoArchivistico.com, o que nos faz acreditar que a informação e verídica, já se tratando da autenticidade do documento, esse deixa a desejar pois não possui nenhum tipo de carimbo ou assinatura que confirme sua autenticidade.
    Análise diplomática do documento:
    Documento em suporte digital/eletrônico, na forma de um documento original digitalizado no formato de um manifesto, com gênero textual e espécie Manifesto do IX CAM.
    Analise Tipológica:
    Denominação: Manifesto.
    Definição: Documento de caráter oficial que comunica o cancelamento do X CAM e discorre sobre outras providências.
    Caracteres externos:
    Gênero: Textual ;
    Suporte: Digital/ Eletrônico;
    Formato: Original digitalizado;
    Forma: Original;
    Produtor: La dirección de Carrera ciência de la información de la Facultad de politécnica de la Universidad Natonal del Asuncion y el equipo coordinador de la realizacion del X CAM;
    Destinatário: Arquivistas que acompanham as ações da CAM;
    Conteúdo: Cancelamento da X CAM;
    Acesso: Público.

    Portanto, qual é a função e papel da diplomática atualmente? Na diplomática é importante observar o papel da diplomática em todos os seus fatores, bem como a sua relação aos documentos sendo ele interdisciplinar, cultural e histórica que apresenta diante dos documentos e da realidade tem sido fundamental na construção de fontes e contextos historiográficos. Infelizmente, vista de forma usual como um fator fundamental para a burocracia. Não obstante, a análise diplomática, ao verificar a autenticidade, e consequentemente, a veracidade documental resgata a o documento histórico e a unidade nacional, assim como a política e patrimônio social. Pela característica interdisciplinar da arquivologia pode-se notar também que a diplomática num campo associado a outras disciplina e culturas. Como é o caso da CAM (Congressos de Arquivologia do Mercosul) e a sua proposta de unir os laços, trocar informações e notar as necessidades que ocorrem na documentação entre os países do Mercosul. De maneira que a X CAM estímule os arquivistas e as disciplinas ligadas a arquivologia, e se torne referência nacional.

    ResponderExcluir
  7. A) A Ata final do IX CAM – como podemos perceber é autêntico legalmente , pois segundo Durante: “Documentos legalmente autênticos son aquellos que soportan uma prueba sobre sí mismos, a causa de la intervención durante o después de su creación de un representante de una autoridad pública que garantiza su genuinidad”, também podemos afirmar que é autêntico diplomaticamente, pois foi escrito de acordo com a prática do tempo e lugar indicado no texto tornando-se eivados de fé pública. A mesma também possui autenticidade histórica por apresentar informações verídicas, na última folha é possível verificar a existência de assinaturas ratificando o que está estrito na ata.

    B) No ponto IV da Ata disserta sobre a próxima sede do evento , através de votação com os coordenadores foi decido que seria realizado na Argentina na cidade de La Plata, consideramos a decisão autentica e verifica conformo exposto no item anterior.

    C) A Ata apenas faz referência do local onde foi decidido o próximo evento, o único fato que certifica a decisão é assinatura dos coordenadores, entretanto não é o suficiente para afirmar que o evento acontecerá no local escolhido tanto que ocorreu o cancelamento.

    Entendemos que existe a necessidade da criação de um documento do CAM que certifique o local, data de inscrição e realização das atividades para a confirmação da realização do evento, devendo conter as assinaturas dos coordenadores.

    D) Análise diplomática:
    - autêntico legalmente: pois prova a intenção da mudança do local da realização do evento.
    - autêntico diplomaticamente: documento feito por pessoas com autoridade para produzi-lo.
    - autêntico historicamente: é verídico, pois apresenta assinatura dos coordenadores do evento.

    Análise Tipológica:
    *consideramos o documento eletrônico para análise.
    - Suporte: eletrônico;
    - Forma: copia;
    - Formato: Manifesto;
    - Gênero: textual;
    - Fundação: o registro das decisões do manifesto IX CAM.


    E) O papel da diplomática na sociedade é primeiramente indicar se algo pode ser definido como documento, e se sim, e um documento arquivístico. Após isso ela ajuda com uma anáise detalhada, observando fraudes, sinais, etc. que comprovem ou não, a veracidade e autenticidade dos documentos. Como foi feito no caso do X CAM, aonde descobrimos que a informação contida no documento e sua autenticidade, eram verdadeiras, com base nas assinaturas das autoridades contidas nos dois documentos serem as mesmas.

    ResponderExcluir
  8. Atividade realizada por Raissa Mota e Matheus Apolinario do grupo Arquivo News

    ResponderExcluir

clique para comentar