Imagem copiada do site da Proged
Amigos do 2º/2012. Gostaram da palestra do Leonardo Moreira? Muito educativa, não é?
Com base no que foi dito na aula de ontem, teremos uma atividade em grupo e obrigatória, para esta semana!
Nos comentários da atividade anterior (diplo-poder de síntese), ficou explícito que alguns alunos não leram os textos e não entenderam bem o que era pra ser feito...
A vida está corrida, o semestre está prolongado, porém, precisamos nos focar nas nossas metas e nos objetivos para terminarmos bem o semestre, concordam?
Para isto, daremos uma oportunidade para que vocês deem um "grow-up" na nota de vocês, fechado?
Documentos digitais é ponto de partida e problemática para muitas palestras, reuniões, teses de mestrado, doutorado, livros e, principalmente, para a vida de um arquivista!
Baseando-se nos textos da aula do dia 11/01/13 e na palestra do nosso colaborador Leonardo, o grupo deverá formular um post nos blogs próprios a respeito dos documentos digitais e das problemáticas e informações levantadas ontem pelo palestrante.
Tópicos para a postagem:
Tema central: "Um problema, nacional ou não, ocasionado pelos documentos digitais". Quanto mais complexa e analisável, melhor.
1- Abordar a correlação feita, pelo menos, por Lopez, Duranti, Ruipérez, Conarq; Nesta postagem, não aconselhamos outras bibliografias
2- Citar as problemáticas e os temas levantados pelo Leonardo Moreira na palestra baseando-se nos textos escritos acima;
3- Interdisciplinarizar a problemática dos documentos digitais (interdisciplinarizar com outras disciplinas, outras abordagens, por exemplo: jurídica, financeira, econômica, histórica, política, linguística);
4- No fim da execução da tarefa, TODOS os membros do grupo deverão fazer um breve comentário- pessoal- ( de 8 a 12 linhas) a respeito da palestra do Leonardo e correlacioná-la com a reportagem do post;
Observações:
-Não se esqueçam de citar as referências bibliográficas da reportagem e das imagens a serem usadas;
- A reportagem pode estar nos seguintes idiomas: português, inglês, espanhol, alemão e italiano;
-Se o grupo optar por uma reportagem que não esteja na língua vernácula, deverá traduzi-la para português (os outros colegas também precisam entender);
-O post deverá ser escrito na 3ª pessoa e os comentários individuais, na 1ª pessoa do singular (eu penso, eu acho, eu creio, eu entendo);
-Amigos, o professor André está viajando a trabalho e não está tendo tempo para responder aos e-mails. Se tiverem dúvidas perguntem a nós monitoras: Cíntia, Daniella e Héllen. Via e-mail, facebook, twitter, na UnB, na FCI...
- O link para a atividade realizada deverá ser disponibilizado nos comentários deste post.
exemplo:
"Segue o link para a atividade do grupo XXXX: http://.........
Os membros: A, B, C e D participaram da atividade"
- O prazo para a atividade se encerra no dia 18/01/2013 às 18h59.
Capiche?
Devido a complexidade da tarefa, o grupo que melhor efetuá-la ganhará um brinde!
Abraços e boa-sorte!
______________
Héllen
____________________________
PS.:
Colegas, eu realmente não entendi a razão das dificuldades surgidas. O problema real foi que vocês confundiram esta atividade com a que o Leonardo comentou em sala de aula e que ele ainda vai postar.
Quem tiver dúvidas nesta atividade postada por mim, envie e-mail a nós. Dúvidas, por si só, são muito peculiares e próprias de cada um.
Recebi algumas dúvidas e as estou respondendo com calma e tentando ser o mais elucidativa possível.
Cada aluno, até agora, teve uma interpretação diferente, dos 9 e-mails que respondi e das 3 conversas que tive, cada um entendeu uma coisa. Não consigo elaborar um corpo de texto em um e-mail com tantas questões, não é preguiça ou desleixo, mas seria muito trabalhoso, chato, repetitivo e o tamanho da mensagem ficariam descomunal.
Ok?
Não se desesperem, façam uma coisa de cada vez e não misturem as atividades.
Certo?
Abraços,
Héllen.
_______________________
Colega "anônimo", lamento se você não conseguiu entender que a reportagem entra como um meio elucidativo de vocês conseguirem transpor o conhecimento adquirido.
Por meio dela é possível correlacionar o conteúdo aprendido com a realidade prática, arquivística ou não, e entender a importância da diplomática na realidade.
Você não conseguiu compreender essa parte didática da pesquisa - busca e atualização do conteúdo repassado em aula -, a fim de não ficarmos meramente na teoria solta e desassociada dos acontecimentos atuais.
Não há como esclarecer uma dúvida que eu desconhecia existir.
"Seja como for o que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras"
William Shakespeare
Héllen.
____________________________
PS.:
Colegas, eu realmente não entendi a razão das dificuldades surgidas. O problema real foi que vocês confundiram esta atividade com a que o Leonardo comentou em sala de aula e que ele ainda vai postar.
Quem tiver dúvidas nesta atividade postada por mim, envie e-mail a nós. Dúvidas, por si só, são muito peculiares e próprias de cada um.
Recebi algumas dúvidas e as estou respondendo com calma e tentando ser o mais elucidativa possível.
Cada aluno, até agora, teve uma interpretação diferente, dos 9 e-mails que respondi e das 3 conversas que tive, cada um entendeu uma coisa. Não consigo elaborar um corpo de texto em um e-mail com tantas questões, não é preguiça ou desleixo, mas seria muito trabalhoso, chato, repetitivo e o tamanho da mensagem ficariam descomunal.
Ok?
Não se desesperem, façam uma coisa de cada vez e não misturem as atividades.
Certo?
Abraços,
Héllen.
_______________________
Colega "anônimo", lamento se você não conseguiu entender que a reportagem entra como um meio elucidativo de vocês conseguirem transpor o conhecimento adquirido.
Por meio dela é possível correlacionar o conteúdo aprendido com a realidade prática, arquivística ou não, e entender a importância da diplomática na realidade.
Você não conseguiu compreender essa parte didática da pesquisa - busca e atualização do conteúdo repassado em aula -, a fim de não ficarmos meramente na teoria solta e desassociada dos acontecimentos atuais.
Não há como esclarecer uma dúvida que eu desconhecia existir.
"Seja como for o que penses, creio que é melhor dizê-lo com boas palavras"
William Shakespeare
Héllen.
Vai ter duas coisas pra fazer nessa semana???????
ResponderExcluirAs duas serão obrigatórias????
Gostaríamos de saber se haveria a possibilidade de mandar um e-mail para quem quiser,para que saibamos o que erramos, no que nos equivocamos, já que está claro que grande parte da turma sentiu dificuldades em entender o que as últimas atividades solicitavam.
ResponderExcluirAtividade postada em: http://arquivoneticas.blogspot.com.br/2013/01/para-quem-esta-precisando-de-uma.html
ResponderExcluirOs membros: Aline, Diana, Maiara e Priscila participaram da atividade.
O professor disse que iria nos avaliar inclusive quanto ao nosso português, porém os posts da monitoria estão vindo com erro... Complicado, hein?
ResponderExcluirAs tarefas estão mal formuladas. Alguém nos diga como é que essa "reportagem" aparece no meio do nada? Línguas estrangeiras... OI?
Se alguns alunos deixaram de ler etc, não venham acusar a maioria, simplesmente não deem notas a eles.
Isso tudo está muito ficando chato e constrangedor.
Segue o link da atividade: http://arquivodeexportacao.blogspot.com.br/2013/01/documentos-digitais-velha-nova-era.html
ResponderExcluirM
ResponderExcluirMeu sangue subiu após ler essa atividade, são 3 monitoras, alguma tem competência de explicar aonde entra essa reportagem na atividade? que confusão vocês fizeram em? isso que dar querer passar uma atividade complicada sem o professor por perto, e ainda mais, MAL EXPLICADA!
ResponderExcluirEscrevo desde um cyber café em minhas FÉRIAS (direito constitucional) para pontuar apenas três coisas:
ResponderExcluir1) Deixar o sangue ferver anonimamente é muito fácil; doravante o blog não aceita mais comentários anônimos;
2) As monitoras e os convidados estão se esforçando ao máximo para que não haja interrupção das atividades já que a UNB não me deu opção de não tirar as férias por questões legais. Um pouco de flexibilidade e interesse por parte dos alunos anônimos ajudaria muito no desenvolvimento do curso.
3) O aprendizado é algo pessoal e intransferível. As tarefas propostas são apenas elementos que acreditamos que possam facilitar esse processo; se os anônimos "acham" que estudar e fazer as tarefas propostas não ajuda no processo, simplesmente não há o que fazer; há gente que é autodidata e escolhe por si mesmo o que, como e quando estudar; se for esse o caso: boa sorte.
Tuila Barros
ResponderExcluirAcredito, que como eu, a maioria dos alunos não entendeu a questão da reportagem pelo fato de a monitora não citá-la durante a explicação em: Tópicos para a postagem. Lá explica o que se deve fazer, discutir no post. Logo abaixo ela já cita "a reportagem..." (?)E não haveria necessidade de ser em outro idioma, já que obrigatoriamente deveria ser traduzida. Segundo ponto que questiono (mas não são obrigadas a aceitar), é o fato do comentário no post do grupo. Basicamente, o que é escrito no post já é uma opinião do grupo, porém, escrito em terceira pessoa. O fato de escrever em primeira pessoa, não vai mudar absolutamente nada em relação ao post em terceira pessoa.
Segue o Link para a atividade do Grupo Stark: Documentos Digitais-a velha nova era http://www.starkmed.blogspot.com.br/2013/01/documentos-digitais-velha-nova-era.html#links
ResponderExcluirMembros que participaram: Jéssica Queiroz, Fernando Medeiros, Maria Helena, Patrick Ramos e Rodrigo de Freitas
Segue o link para a atividade do grupo ArquivoPP:
ResponderExcluirhttp://arquivopp.blogspot.com.br/2013/01/documentos-digitais-velha-nova-era.html
Os membros: Danyella Cristina, Jéssica Oliveira, Luís Eduardo e Yago Werner participaram da atividade
Segue o link para a atividade do Grupo 4x4 :
ResponderExcluirhttp://arquivologia4x4.blogspot.com.br/2013/01/i-ultima-aventura-passamos-por.html
Membros : Luis Monteiro, Tayna Alves, Mariá dos Anjos e Ana Maria.
Segue o link para a atividade do grupo Arquivo é Esporte:
ResponderExcluirhttp://bloguidofutebol.blogspot.com.br/2013/01/atividade-documentos-digitais.html
Os membros: Lucas moreira e Nicolaus participaram da atividade
Segue o link da atividade d grupo Batom Bike
ResponderExcluirhttp://batombike.blogspot.com.br/search/label/Atividade%20obrigat%C3%B3ria
Participaram desta atividade: Erika, Jéssica Sampaio,Juliana e Marina
Segue o link da atividade do grupo Arquivo news:
ResponderExcluirhttp://arquivonnews.blogspot.com.br/
Participantes desta atividade: MATHEUS APOLINARIO DE ANDRADE, RAISSA MOT CASTRO, VINICIO LUIS, DOUGLAS ZICA
ResponderExcluirSegue o link da atividade do grupo DIGA:
http://formaturasunb.blogspot.com.br/2013/01/reportagem-httpwww.html
Participantes desta atividade: Ayla Cortês, Douglas Pitombo, Gabriel Spezia e Ingrid Cordovil
Segue link do Grupo UnB Virtual
ResponderExcluirhttp://unbvirtual.blogspot.com.br/
Danielle Ventura
Armando
Lucas