08 dezembro 2012

Autenticidade e Veracidade - a missão.

Imagem do acervo pessoal de Daniella Larcher

Eis aqui o momento que todos esperavam: vamos conversar sobre autenticidade, veracidade e é claro: diplomática.
Com base na leitura de DURANTI 1 (Baixar da rede CID; Baixar do 4shared) e o texto da tutora Daniella Larcher (disponível AQUI)  faremos a seguinte atividade:

Todo mundo tem documentos pessoais, mas vamos descobrir os fraudadores dentro de nós. Cada um tem de inventar um exemplo de documento a ser fraudado (ou alterado, ou falsificado, ou adulterado, ou.. ou..) e nós vamos discutir como e porque esses documentos não servem para o propósito que estão sendo apresentados.  Mas para isso, precisamos voltar no tempo até o post da atividade relampago de 27/04/2012; o princípio da atividade é o mesmo: vamos criar situações em que haja menos UM documento no qual exista questões relativas à autenticidade e a veracidade.

Passos para a atividade:

1) A primeira pessoa deverá criar nos comentários do texto da tutora Daniella Larcher uma situação em que haja pelo menos UM documento no qual possamos discutir situações relativas à autenticidade e à veracidade.
2) A próxima pessoa a comentar deve responder à situação do comentário anterior e embasar sua resposta no texto de DURANTI, capitulo 1 (Baixar da rede CID; Baixar do 4shared).
3) Ao final do comentário, a pessoa deve criar um novo exemplo/situação para que o próximo aluno possa responder.
4) A terceira pessoa deve repetir os passos 2 e 3 ou seja: analisar o comentário anterior e dar um novo exemplo/situação e assim por diante...

Orientações:

- a atividade é individual e obrigatória;
- não se esqueça de indicar nome e matricula no comentário;
- indiquem qual análise estão fazendo, para não haver confusão;
- o comentário deve ser feito unicamente no post do texto da tutora
- o prazo para resposta é até dia 14/12/2012 às 18:59 h
- a análise deve ser feita de acordo com o texto, contendo elementos explicitamente.

Iremos discutir sobre o resultado da atividade em sala de aula.

____________
Daniella Larcher


Um comentário:

clique para comentar