Copiado de University of the Fraser Valley |
Que a gestão documental é uma atividade fundamental para que os arquivos sejam efetivamente arquivos (isto é: capazes de não apenas guardar e preservar documentos de valor probatório para seus titulares, mas também dar acesso organizado a eles, permitindo sua utilização para o exercício cotidiano de atividades) é algo que parece ser bastante consensual. A questão fica um pouco mais complexa quando se passa para a parte prática, ou seja: como fazer a GD? Como garantir que os técnicos que dia-a-dia recebem, carimbam, emitem, circulam, armazenam etc. documentos nas repartições administrativas de uma instituição tenham práticas condizentes com uma boa GD, que possibilitarão, mais a frente, boas práticas arquivísticas? Como colocar tudo isso em prática com os documentos contemporâneos, em meio digital, com questões ainda não resolvidas quanto a forma de sua preservação física, lógica e informacional? Longe de buscar resolver tais problemas, os links abaixo (indicados por Bogdan Popovici) ajudam a perceber algumas recomendações que estão sendo feitas no exterior;
- Links para apresentações da University of Washington usados no treinamento de pessoal;
- Cartilha educativa da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos para o pessoal de nível gerencial;
- Chave para implantação de GD em artigo de Dennis Kiker
- GD para registros em SharePoint2010 em artigo de Michael Miller;
- Relatório sobre preservação digital de e-mails de Christopher J. Prom, da Digital Preservation Coalition.
- Acesso a dados pessoais no Facebook
E no Brasil, além da e-Arq Brasil, o que mais tem sido feito por outras iniciativas? Se você tem informações para dar sobre isso, por favor, use o campo comment abaixo para compartilhá-las com os leitores deste blog.
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André Lopez
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