27 outubro 2011

Artigo sobre o blog como ferramenta de ensino-aprendizagem


Acabou ser lançado o número especial da  revista PG&C, que traz um artigo sobre a experiência didática deste blog. O Artigo "Blogs como ferramenta de ensino-aprendizagem de Diplomática e Tipologia Documental: uma estratégia didática para construção de conhecimento" é uma versão ampliada e atualizada da comunicação “Blogs como ferramenta de estudo de Diplomática e Tipologia: um ponto de vista discente”, de André Porto Ancona Lopez, Flávia Ataíde Costa, Larissa Marques Martins, Natália Ribeiro, Rodrigo Fortes de Ávila, Rosamaria Gonçalves de Mello, Thalissa Amália Velter e Thays Rodrigues dos Santos, apresentada no IV Congresso Nacional de Arquivologia, em Vitória-ES, Brasil, ano de 2010. O artigo atual vem assinado por André Porto Ancona Lopez,  Rodrigo Fortes de Ávila, Rosamaria Gonçalves de Mello e Thays Rodrigues dos Santos.

Clique aqui para ter acesso à versão completa.

Resumo:
Os conceitos da Diplomática vêm sendo revisitados e apresentam uma nova configuração dentro do debate contemporâneo das tecnologias de informação e comunicação (TICs), porém continuam a ser tratados de maneira tradicional no universo do ensino de Arquivologia. O artigo busca mostrar uma tentativa de transformação do paradigma tradicional a partir da modificação de uma disciplina através da construção de uma ferramenta de ensino que tem como base os elementos da comunicação 2.0 e a novas TICs. A disciplina Diplomática e Tipologia Documental (DTD), ministrada na Universidade de Brasília (UnB), iniciou, no 1º semestre de 2009, o uso de blogs como um mecanismo de interação professor–aluno e aluno-aluno. O corpo discente tem a oportunidade de postar em seus blogs os trabalhos feitos em sala ou fora dela, além de comentar os trabalhos dos outros grupos e discutir sobre os mais variados temas relacionados com a Arquivologia e sua aplicabilidade a diversas áreas, analisando filmes e reportagens atuais sob a ótica da Diplomática, aproximando a disciplina ao dia-a-dia dos alunos. Os blogs permitem a quebra das fronteiras físicas, ampliando o ambiente de discussão, no qual os alunos podem opinar, discordar, relatar experiências e ter acesso a outras fontes de pesquisa, construindo conhecimento em rede.
Clique aqui para ter acesso à versão completa.
_________
André Lopez

4 comentários:

  1. Leitura agradável e que nos leva a algumas reflexões, como por exemplo: O como fazer uma aprendizagem universitária construída em diversos ângulos e simultaneamente. O trabalho está de parabéns... Neste momento pude relembrar o momento de estudante universitário quando tinha que ficar até a madrugada lendo textos obrigatórios. O que diferente deste que não é obrigatório posso dizer que li e indico a todos que se interessem pelo assunto, não só da aprendizagem da diplomática mas também desta metodologia ensino-aprendizagem que este grupo vem melhorando a cada semestre. A Ciência também agradece.

    ResponderExcluir
  2. uma contribuição expressiva aquilo que os europeus chamam de "Archival Pedagogy" ou Pedagogia Arquivística

    ResponderExcluir
  3. Com objetivo de ensinar, eis um exemplo de sucesso na adoção didática dos documentos de academia de ginástica; análise diplomática em mesa de bar, documentos ligados à moda,
    documentos relacionados aos cães, documentos de sex-shop, fotografias e documentos de
    fotógrafo, fundo arquivístico de companhia de teatro, documentos de concessionárias de
    veículos, documentos, arquivos de empresas jornalísticas, documentos do movimento
    escoteiro, documentos de empresa de tatuagem, documentos sobre clonagem humana e
    falsificações e documentos de um serial killer. Isto é prática da Pedagogia Arquivística. Os arquivos ensinam e são insumos educativos para os quais os profissionais deveriam ser preparados para utilizar e, no meu conhecimento, no Brasil não o são. Arquivistas devem ser educadores, pois o documento ganha hoje a expressão para informação e conhecimento.

    ResponderExcluir

clique para comentar